[Resenha] Tipo Destino

Tipo Destino - Susane Colasanti

Tipo Destino - Susane Colasanti
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 288 páginas


Lani é uma adolescente apaixonada por Astrologia e artes adivinhatórias em geral. Toda segunda-feira, lê seu horóscopo para estar sempre preparada para o que o Destino lhe reservar, um dos grandes mistérios da vida para Lani é: “O quanto de nossas vidas já foi decidido e o quanto podemos influenciar?”.

A melhor amiga dela é Erin, com quem compartilha poucos gostos, a única coisa que as duas tem em comum (além de olhar o horóscopo) é uma terrível lembrança de algo que aconteceu quando elas tinham dez anos, mas Lani pensa que todos já se esqueceram do acidente, e não gosta nem de tocar no assunto.

Tudo estava bem entre as duas até Erin começar a namorar Jason. De cara, Lani começa a sentir certas conexões com Jason, é como se fossem feitos um para o outro, como se o Destino quisesse que os dois se conhecessem mais cedo ou mais tarde, como se fossem Almas Gêmeas. Mas é claro que Lani procura ignorar isso, afinal... Jason está com Erin, assim Lani só se aproxima dele a pedido da amiga, que tem muitos planos de passeio onde os quatro (Lani, Erin, Jason e Blake, o amigo delas) possam sair juntos. Lani luta bravamente contra seus sentimentos até o verão, quando Jason termina por carta o namoro com Erin, que está viajando...

Susane Colasanti já tem alguns livros publicados aqui no Brasil, mas esse foi o primeiro que li da autora, não sabia o que esperar, pela capa e sinopse essa parece uma história de traição entre amigas, que uma rouba o namorado da outra e depois começam a brigar, mas não é bem isso. Desde o começo do livro, Lani deixa bem claro que não quer roubar Jason de Erin, eles apenas se tornam amigos, não classificaria Lani como alguém que traiu a amiga (lembrando que Jason terminou o namoro primeiro).

Ao longo da história vamos nos tornando amigas de Lani, já que a narrativa é feita por ela em 1ª pessoa de forma super leve, Lani não fica de mimimi nem é muito dramática, apenas fala de seus sentimentos e tudo que ocorre dentro de sua cabeça de adolescente! É impossível sentir raiva dela, na verdade a gente só quer que ela fique bem e que tudo dê certo! A narrativa é excelente, é como se estivéssemos lendo o diário de alguém. 

O livro é dividido em três partes. Na parte 1, temos o fim das aulas, período em que Jason e Erin começam o namoro. Na parte 2, vêm as férias de verão, quando Jason termina o namoro por carta e por último, na parte 3, inicia-se o último ano do ensino médio, quando as coisas ficam feias e depois começam a se resolver. Minha parte preferida foi a terceira, achei mais detalhada e rica (em confusões, problemas, pensamentos, sentimentos...), o livro fica melhor a cada página.

Os personagens foram a muitos lugares, praias, clubes, escola, isso faz com que conheçamos melhor a cidade, gostei do fato de a história inteira não ser trancada numa escola! Um tema bem explorado foi a amizade, Lani vai descobrindo quem são seus amigos de verdade conforme as coisas acontecem, ela também erra (só para deixar claro), mas vai aprendendo com seus erros, para que eles não comprometam suas amizades.

Gostei bastante da autora, quero ler os outro livros dela em breve. Mega recomendo!

Outros livros da Susane Colasanti




Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

27 comentários

  1. Da autora, eu já li Bem mais perto e apesar de ter gostado achei meio bobinho demais. Afinal que adolescente abandona toda a sua vida para ir atrás de um garoto que falou com ela apenas uma vez na vida? Enfim. Esse livro me pareceu mais sensato, e você despertou minha vontade de lê-lo =)

    Beijinhos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  2. Oi Samantha! Gostei muito da sua resenha, não estava com vontade de ler este livro, depois de ter lido uma resenha, mas minha opinião mudou. Fiquei feliz pelo fato de haver vários detalhes dos lugares, isso acontece também no livro Bem mais perto, que eu li a pouco tempo e gostei muito. Eu recomendo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os detalhe dos lugares são muito bem explorados nesse livro.
      Obrigado pela indicação, assim que der vou ler "Bem mais perto".

      Excluir
  3. Oi meninas! Sá, eu li este e Esperando por você, o que gostei em ambos é a maneira que a autora sabe falar sobre o universo jovem, ela faz soar tudo bem natural e verdadeiro, o leitor sente confortável e pode se ver na situação, mas em relação a história, eu não curti muito este, não achei legal a atitude da protagonista com o namorado da amiga, mas fico feliz que você tenha gostado. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. também gosto da Colasanti, ela me deixa nostálgica,seus livros me agradam pela jovialidade... só li esse, mas estou curiosa pelos anteriores. Li e resenhei também, como digo Erin e Lani, a meu ver, destruiram a amizade, mesmo que se dê indícios que elas voltaram a ser amigas, naquela situação achei improvável http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei da jovialidade do livro, mas o que me agradou mais foi a narrativa!

      Excluir
  5. Eu ainda não li nenhum dos livros da autora, lançados pela NC, mas por sua resenha dar para perceber que a autora sabe conduzir tramas sobre o mundo dos adolescentes. Então espero no futuro conhecer sua escrita.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho outro livro da autora (Bem Mais Perto), mas ainda não li. Pelo que leio sobre a escrita dela, é sempre leve e sem grandes dramas, mesmo que eles estejam lá.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo pensei que esse livro ia ter um pouco de drama, para a minha surpresa, não teve!

      Excluir
  7. faz pouco tempo que Tipo destino e achei a leitura super leve, é um livro para se recuperar de alguma ressaca literária... Também não li os outro livros da autora, mas vou esperar as suas resenhas para ver o que achou.
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blospot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler alguma obra dessa autora, e, das sinopses dos livros dela, Tipo Destino é o que mais me interessou.
    Mas pelo que me parece os livros dela, são pra uma leitura bem descompromissada, sem criar grandes expectativas. Quero ler pra ver se é isso mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. cara eu gostei desse livro, não é mega incrível, mas é legal ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. nossa, esse livro parece ser bem legal!
    adorei a resenha!!

    Beijos
    Delicada e Abusada

    ResponderExcluir
  11. Este livro ja esta a pouco tempo na minha lista , estou anciosamente pra ler ele , poorq so tenho lido resenhas e sinopses positivas sobre esse livro , e a capa nao me agradou muito , mais pelo oque vs faloou o conteudo parece ser otimo !!

    ResponderExcluir
  12. Amei a rsenha, quero muito ler esse livro!!
    Beijos, parabens pelo blog!!

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Esse livro parece ter uma história bem leve e fofa, ele está na minha pilha de livros para ler ;)
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  14. Oi Samantha! Oi Elis!
    Tenho um pé atrás com os livros da Susane por conta de Bem Mais Perto e Esperando por Você. Achei ambos fracos e quando comecei a ler Tipo Destino já foi com um receio enorme. Mas me surpreendi. A escrita da autora está muito mais madura e a história é uma graça. *-*
    Beijão
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li nenhum livro de Susane Colasanti.Tenho Tipo Destino,que ganhei de presente,só que minha irmã leu e disse que era chato,minha filha começou a ler e também não gostou,agora depois de ler sua resenha acho que vou dar uma chance pra ele quem sabe também me surpreendo.Bj.

    ResponderExcluir
  16. Eu-quero-muito-ler-esse-livro hahaha desde que o vi como lançamento, fiquei hiper curiosa para ler ele, imagina se apaixonar pelo namorado da sua amiga? Complicado né, mas enfim a historia parece que te pega de jeito né, não sabia que ele era dividido em três partes, detalhe importa e é bom saber que a cada parte fica melhor.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá querida, tudo bem??
    Queria muito ler esse livro! Assim que der mato minha curiosidade! Já vi várias resenhas dele e esta meio " equilibrado" tanto negativas como positivas Apesar de ser cheio de clichês, estou interessada nelo pois ainda não li nada da autora, por parecer uma leitura leve e por esta linda edição!!

    ResponderExcluir
  18. Estou com uns 2 ou 3 livros da autora para ler, quem sabe não faço uma mini maratona?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  19. Gostei da resenha do livro. Despertou a vontade de ler esse livro e outros da autora.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nada desta autora, mas o enredo deste livro é bem interessante, também pensei que seria uma estória de traição entre amigas. Fiquei curiosa para saber como será o desfecho dessa estória e gostei de saber que a amizade é bem explorada, parece ser uma ótima leitura! :)

    ResponderExcluir
  21. Eu estou louuuca para ler esse livro!!
    Já li duas resenhas, com essa, agora o próximo passo é conseguir comprar kkk
    Parece ser ótimoooo

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto desta autora e gostei da sua resenha
    Mas esses livros americanos me passam uma ideia de que a vida no ensino médio é uma festa só :)

    ResponderExcluir
  23. eu tenho muita vontade de ler os livros da autora!! acho q sao aqueles romances juvenis deliciosos!! adorei a resenha, e acho q vou começar por esse... pq confesso atrasar a leitura desse livro por saber q se trata de traiçao entre amigas :/ mesmo q a amiga dela n seja legal e tal :/ mas vou ler

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!