[Resenha] Um Conto do Destino

Um Conto do Destino - Mark Helprin

Um Conto do Destino - Mark Helprin
Skoob - Novo Conceito - 2014 - 720 páginas
Sinopse: É possível amar alguém tão plenamente que a pessoa não pode morrer? Entre o amor e o destino, entre a luz e a escuridão, milagres podem acontecer! Em uma noite especialmente fria, o exímio mecânico – e larápio – Peter Lake consegue invadir uma mansão do Upper West Side que mais parece uma fortaleza. Ele pensa que não há ninguém em casa, mas a filha do dono o surpreende em plena ação. Assim começa o romance entre o ladrão de meia-idade e Beverly Penn, uma jovem que tem pouco tempo de vida. O amor que os une é tão poderoso que levará Peter Lake, um homem simples e sem instrução, a desejar parar o tempo e trazer os mortos de volta. 

Uma fábula mágica que nos envolve de tal forma, que em certos momentos já não sabemos se estamos lendo ou sonhando... Mark Helprin apropria-se do desenvolvimento da Cidade de Nova York na virada do milênio, sua Industrialização, a exaltação da tecnologia suprema das máquinas, do tráfego naval da bacia do Hudson e os primórdios do jornalismo, para retratar um submundo de imigrantes, ladrões e piratas sem escrúpulos em contraponto com a expansão das grandes fortunas americanas, especificamente da trajetória da família Penn e seus agregados. Entre esses dois universos diversos nasce o amor encantado de Bervely Penn e Peter Lake, que tem como confronto principal a luta entre o bem e o mal.

Belíssimas metáforas nos suspendem da realidade.

A narrativa em 3ª pessoa é fascinante, poética e rica em detalhes: cores, tons, nuances, texturas, sons, nos conduzem a cenários vívidos e sensoriais, entre o realismo e o surrealismo somos expostos a polaridades desnorteadoras. Os saltos entre o grotesco e o belo nos espantam, mas também nos direcionam a um novo olhar sobre a realidade, e neste sentido é preciso salientar que:

A verdadeira literatura é a que nos transforma.

As inúmeras personagens cíclicas são desenvolvidas com maestria, mesmo que sejam todas “extraordinárias”, são verossímeis em função do equilíbrio que o autor mantém sobre suas qualidades e defeitos, seus objetivos, escolhas e frustrações. Ressaltando-se sem dúvida o desenvolvimento de Bervely “Princesa do The Sun” – a iluminada de outro lugar que deve ser salva de si mesma – e Peter Lake, principalmente da III parte em diante. Os impressionantes Hardesty e Virginia são a alma da aventura e reflexão, a Sra. Gamely a estrutura, entretanto é Athansor a personagem mais fabulosa ao roubar a cena em todos os sentidos com suas entradas “Deus Ex Machina” fenomenais.

Filosofia, metafísica e realidade fantástica permeiam a esplêndida trama.

Tanto a Cidade de Nova York como o Inverno são transformados em entes físicos pela escrita visceral de Helprin, em minha opinião, a protagonista e o antagonista “ocultos” do romance, que desenvolvem-se em seu decorrer de modo similar as outras personagens, ou seja magnificamente. 

“...Você é do tipo que ama o impossível.
- No momento, sim.
- E por quê ?...
- Para trazer os mortos de volta à vida...” 

Denso, profundo, mágico... Inesquecível.

Mark Helprin é um dos autores mais fascinantes que já tive o prazer de ler, seu “Winter's tale” que no Brasil foi nomeado “Um conto do Destino” ganha uma posição de destaque entre meus favoritos, equiparando-se em grandiosidade à “Cem anos de Solidão” e “Grande Sertão Veredas”.

Literatura de excelente qualidade! 

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! By.:.

21 comentários

  1. cara esse livro é gigante ahuashusuh e eu nem quero ler ele pq a história não me convence sabe sauhashu ai vi o tamanho e desanimei. tipo nao que eu tenha problemas em ler livros grandes, mas tentar ler um livro q vc nao quer ler e ele sendo gigante desanima um pouco D:

    ResponderExcluir
  2. se antes eu ja queria ler, depois de ler uma resenha tão boa to pra lá de ansiosa pra começar!
    como a alice disse o livro é gigante, mas se a história é tão envolvente as páginas passam tão rápido que você nem vê!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já queria ir ver o filme, mas não tava interessada no livro, pois como a alice falou, é muito grande. Mas agora fiquei mais curiosa. Você parece ter adora! É fofo, mesmo? *----*

    Beijos http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Menina, eu estou empacada neste livro. A leitura não está fluindo. Uma pena.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa, pensei que era a única a não conseguir terminar o livro. Demorei 2 semanas para chegar na página 150, e agora também estou empacada, parei na página 300 e não consigo continuar, não flui mesmo. :\ Uma pena mesmo.

      Excluir
  5. Eu queria muito ler este livro, e agora? Também tam quem assistiu o filme e não gostou :)
    Como é que pode ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia assistir o filme, mas vi umas críticas negativas que me desanimaram, por outro lado a Rosem amou o livro então pode ser que a adaptação para o cinema não tenha sido bem executada, por via das dúvidas agora vou ler o livro primeiro. Beijos!!

      Excluir
  6. Ainda não conhecia o livro e também não sabia que tinha uma adaptação dele para o cinema, mas sinceramente gostei da capa e achei a trama instigante. Dica anotada!!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro , tbm nem sabia que tinha o filme dele tbm , mais a capa é linda , amei a sinopse , esse livro parece ser bem legal , Gostaria de ler-o !!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosem! Oi Elis!
    Recebi o meu faz umas duas semanas e fiquei impressionada com o tamanho. Ainda bem que não tenho mais problemas com livros enormes. rs
    Pretendo ler ele antes de assistir o filme (eu e essa minha mania) e já me animei com sua resenha. Espero poder gostar tanto quanto vc gostou.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  9. eu quero muito esse livro.. tomara q eu o ache legal, pq ele é gigante!! mas ja li tantas pessoas falando dele, deve ser muito bom :3 e essa capa ta belissima *o* quero logo ver o filme!

    ResponderExcluir
  10. Comecei a ler esse livro a pouco,ainda estou me ambientando com os personagens e com a história.Cada resenha que leio fico mais ansiosa com a leitura,só que tá difícil porque ele é muito grande e não dá pra levar pra qualquer lugar e meu tempo é curto,então acho que vou demorar um pouquinho pra terminar, a capa é maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  11. É a primeira resenha que leio sobre o livro e me convenceu totalmente, antes não tinha muito interesse na leitura, mas agora simplesmente preciso saber o que vai acontecer... Não sei quando vou conseguir comprar, mas vai ser um dos próximos na lista.
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Livro pequeno né hahaha mas enfim fiquei hiper mega feliz em ver que você gostou do livro, é a primeira resenha que vejo dele, e eu tinha visto alguém postando no face que havia desistido dele, eu tenho muita curiosidade em ler ao livro, e queria saber se vale a pena ou não, já que o livro é enorme né, amei, obrigada por tirar a minha duvida quanto se leio ou não.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. E lendo a sinopse do livro pela primeira vez, parei e analisei melhor a capa: o homem é realmente mais velho que a mocinha. Aliás, 'Um Conto do Destino' tem um enredo tão profundo, que é completamente diferente dos romances que costumo ler. É um livro que apesar de enorme (e como!) entrou pra minha lista de desejados instantaneamente :)

    ResponderExcluir
  14. é lógico que já estou ouvindo falar sobre o livro, mas é a primeira resenha que leio dele. Eu o tenho, recebi um lindo kit da novo conceito, estava na dúvida se leria ou faria um sorteio. Agora já me decidi pela leitura, porque gostei do enredo e devido ao grande elogio que você fez em sua resenha.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  15. Gente, que capa lindaaaaa!
    Não tinha visto esse livro ainda, e a sua resenha me fez coloca-lo na minha listinha <33
    Mas, e essas 720 paginas??! hahaha
    Beijoos

    ResponderExcluir
  16. Oi Rosem! Já coloquei este livro na minha lista de leitura, ele parece mesmo fantástico! Ele me interessa primeiramente por ser um românce impossivel. Mas também tem ação e, bem, estou muito curiosa para saber oque o Peter Lake vai fazer para continuar ao lado da Bervely, não entendi muito bem, não sei se ela morre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Elis...Tudo bem??
    Este livro me chamou bastante a atenção desde seu lançamento, mas confesso que estava com bastante dúvida em relação a leitura dele ( devido ao tamanho e por sua historia), sua resenha foi bem esclarecedora, mas confesso que ainda não inclui ele a lista de desejados, espero ler mais resenhas para ai sim me decidir se realizo a leitura ou não...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro, mas ainda não consegui compra-lo. A história é linda e a resenha ficou perfeita.

    ResponderExcluir
  19. Estou lendo esse livro... e estou amando. Acredito que muitas críticas que esse livro recebe é porque alguns leitores começam a lê-lo buscando um Chick-Lit, um romance que qualquer um pode vivenciar, mas esse livro não é um romance do cotidiano, ele livro fala sobre um amor extraordinário, um amor trágico, um amor que fascina, um amor que é o que muita gente costuma sonhar todos os dias... um amor capaz de todas as coisas. Algumas páginas do livro parecem verdadeiros poemas... é um livro encantador, muito sensível e doce.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!