[Resenha] Amigas para Sempre

Amigas para Sempre - Kristin Hannah

Amigas para Sempre - Kristin Hannah
Duologia Firefly Lane - Livro 01
Sinopse - Editora Arqueiro - 2014 - 448 páginas


Mais uma vez Kristin Hannah nos surpreende diante da simplicidade que arrebata. Não deixem-se enganar pela sinopse aparentemente óbvia de Amigas para Sempre, pois a trama é infinitamente maior do que se propõe, Hannah é uma daquelas autoras que te faz ver o invisível.

Ambientado no meio oeste americano, o romance nos faz acompanhar três décadas da amizade de duas mulheres, Kate e Tully, da juventude a idade adulta, seus sonhos, desejos, dúvidas, escolhas e consequente questionamento do caminho que cada uma delas decidiu seguir no decorrer dos anos.

Hannah tem como peculiar característica em sua escrita a abordagem temática da família, portanto esse ponto permanece largamente explorado, entretanto neste enredo ela volta-se especificamente ao universo feminino para explorar os sentimentos entre amigas, a amizade, as disputas, a competição, a inveja, a insegurança afetiva, mas principalmente o perigo da falta de comunicação, “das coisas que não são ditas” e como isso pode prejudicar uma grande amizade. 

A escrita em si, sutilmente, é um grito de alerta, talvez para que possamos reavaliar nossos próprios afetos, para que através da mesquinhez e egoismo de suas personagens possamos enxergar o quanto temos sido egoístas e mesquinhos com as pessoas com as quais no relacionamos, esse efeito “Hannah” de: “Abra seus olhos e olhe para você mesmo” (Rosem Ferr), é o que mais me cativa a ler os livros dessa sensacional escritora.

“Pensamentos – até mesmo medos – são coisas feitas de ar e sem forma, até que os tornamos sólidos com nossa voz. E depois que lhes damos esse peso eles podem nos esmagar.”

Todos seus personagens são meticulosamente desenvolvidos e inesquecíveis, se Tully nos insere nos bastidores das grandes redes jornalisticas, Kate nos fará adentrar na pressão emocional das mulheres que fazem a escolha de serem mães em período integral e o preconceito que sofrem em função dessa escolha, e neste contexto a questão da escolha da carreira em detrimento da família será avaliada friamente, bem como, o preço a pagar em ambos casos. Neste sentido a forma como o amor desenvolve-se na vida dessas duas mulheres também será cruamente avaliada.

Portanto preparem seus corações, Amigas para Sempre é um livro denso, profundo, emocionante e revelador que nos remete a memórias, que nos faz questionar nossas escolhas, ou no mínimo reavaliá-las, se você já teve ou tem uma grande amiga, é inevitável que seu coração se volte a ela frente as peripécias de Tully e Kate, diante de seus desacertos e reconciliações.

Mais um detalhe, impossível não chorar com Kristin Hannah, ela sempre nos pega em um ponto ou outro, inevitável ficar imune.

A narração em 3ª pessoa sob o ponto de vista tanto de Tully como de Kate nos faz mergulhar na profunda dimensão emocional e dramática dessas duas incríveis personagens, e navegamos com cada uma delas na intensidade dos sentimentos e amor incondicional que as une, que as separa, enlaçando-as em uma infinita polaridade.

Uma leitura ímpar, magnífica, transformadora.
Obs. Se você tem uma filha adolescente “precisa” dele, leia e reveja seus valores! 

Série Firefly Lane


Um final fechadinho conclui esse tomo #1, mas para quem quer saber... e depois???
A história continua no tomo #2 “Por toda eternidade”, que em breve vou resenhar aqui.


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários ;)

25 comentários

  1. São dois livros que quero muito ler, já li resenhas boas e ruins para esses livros, mas o que me prende à eles é a temática de amizade, preciso muito comprar 4(dois de cada) para mim e para minha amiga querida, queria que fosse um presente bem especial e sei que ela assim como eu vai amar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria mesmo um presente atencioso e especial ♥ Bjs!

      Excluir
  2. Eu ainda não li nada da autora, mas só vejo elogios por aí. Realmente, ao lermos a sinopse, a história parece bonitinha, mas sem nada de tão especial. Que bom saber que o livro surpreende e emociona tanto assim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou morrendo de ler esse livro, sabe porque? porque li o livro "por toda a eternidade" primeiro kkkkkkk

    Mas em fim, depois de ler por toda a eternidade fiquei muito curiosa pra saber um pouco mais da história da amizade delas, que convenhamos que é daquelas de dar inveja a qualquer um

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu quero muito ler os livros da autora, eles parecem ser ótimos, fico feliz em saber que você gostou do livro, e que ele é muito mais do que aparenta na sinopse, a resenhas esta ótima parabéns, e espero poder ler ele em breve.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. eu to louca para ler esse livro, preciso de um que me emocione ao extremo e sei que terei isso nessa obra, tenho fé que nesse niver ele vem ai posso juntar com meu por toda a eternidade e comprar uma fabrica de lenços
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Elis, é sempre aqui que fico 'sabendo das coisas'.
    Kristin Hannah tem vários livros publicados nos EUA, agora estão aparecendo por aqui.
    E agora lendo o teu post entendi que estes dois livros são 'Firefly Lane 1 e 2' ou 'Alameda dos Vagalumes', no original, e nas capas lindinhas,dá para ver os vagalumes, curioso ver que foram publicados por duas editoras diferentes aqui, mantendo as capas, mas tirando os vagalumes do título.
    Eu tenho outros livros desta escritora em epub em inglês, que nem olhei direito, sendo bem honesta, eu comecei a ler ' O Caminho para Casa' em papel e em português, e desanimei, que chatice, os personagens uns estereótipos só , tinha a mãe de um casal de gêmeos, obviamente parecidos fisicamente e com personalidades diferentes, e, claro, a mãe era esposa de médico, linda, loira, e rica, casa maravilhosa, vive dedicada aos filhos e eles naquela vida de 'glamour' do ensino médio, só festas e amizades, e de repente, a filha arruma uma amiga pobre que a ajuda a superar a timidez e blah blah blah já se foi metade do livro.
    Espero que melhore com esta série aqui, :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Elis :)
    Acabei de ler a resenha de Cida e saí de lá doida pra ler esse livro. Agora, com a sua resenha, morri de vontade de vez! rsrs
    Eu não solicitei ele pq achei que poderia ler Por Toda a Eternidade sem precisar ele primeiro. Agora vou reverter isso em breve.
    Adorei a resenha!
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  8. Ai gente, esse livro é muito amor. <3
    Eu li uma resenha sobre o Por toda Eternidade e fiquei super curiosa para ler sobre o primeiro livro, mas minha falta de tempo me fez esquecer de procurar. Mas ainda bem que tô participando do TC daqui. HAHA
    E eu só sei de uma coisa: preciso comprar esses dois livros urgentemente. E com certeza darei um exemplar para a minha best. *-----------*
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Rosem
    Ainda não li esse livro, pois achoque a procura foi tão grande que a Arqueiro estava sem exemplar para enviar. Já esperava que esse livro fosse emocionar e falando em amizades fortes como as de Kate e Tully que pode se considerar que são mais que irmãs impossível não tocar em sentimentos e escolhas que tocam o coração e nos fazem chorar.
    Ótima resenha.
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  10. Hm, nao sei se tenho vontade de ler.

    Os últimos livros que eu li do tipo (Proteja-me e Alguém Como Você) foram bons, mas nao renderam na leitura, entende? Pra mim foram bem maçantes, mesmo eu tendo consciencia de que são bons livros...Então eu nao me sinto muito compelida a tentar a minha sorte com esse haha

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada da autora, mas pelos comentários deu para perceber que ela tem o dom de emocionar com suas tramas. Gosto de livros que falem sobre amizade e “Amigas para Sempre”, parece ser perfeito. Quero lê-lo em breve.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi meninas! Eu adoro esta autora, nenhum dos livros dela que li me decepcionei, ela sabe como conduzir seus dramas de maneira sutil, vai nos envolvendo aos poucos e quando notamos, as lágrimas estão escorrendo. Esta sinopse, falando de algo que as separou, uma traição, não passa nem perto do que abala a vidas destas mulheres, foi bom assim, a surpresa foi muito boa. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que era continuação! Fiquei surpresa agora hahah quero ler alguma coisa dela, mas pretendo começar por Jardim de Inverno. Depois quem sabe eu não pegue esse livro para ler.

    ResponderExcluir
  14. Oi rosem, pelo visto a autora consegue emocionar e prender em todos os seus livros. Acabei lendo Por Toda Eternidade antes, mas este eu também quero ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada da autora.... Apesar de não fazer muito meu estilo, parece bem interessante. Ah, e as capas (desse e da continuação) são lindas. Só isso já chama a atenção, hehe!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ____________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  16. Sempre ouvi falar muito bem da autora, inclusive tenho um livro dela na estante, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Quando ouvi falar sobre esse lançamento e o da editora Novo Conceito, me interessei bastante pela história. E tua resenha somente me animou ainda mais.
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
  17. este livro ja estava na minha lista , e os livros dessa autora deve ser otimo , porem nunca li nenhum livro dela , mais pretendo , amei a resenha !!

    ResponderExcluir
  18. Olá ELis. Não vejo a hora de poder embarcar na história emocionante e magnifica criada pela diva Kristin Hannah. Li Jardim de Inverno e até hoje considero umas das melhores leituras, Kristin é excelente pra falar de relacionamentos. Já tenho Por Toda Eternidade e estou pirada por Amigas Para Sempre, quero ler lê-los na ordem. Achei super bacana o fato de Tully e Kate sere completamente diferentes e formarem um belo par de amigas. Mesmo com tantos problemas creio que é uma amizade linda. A capa de Amigas Para Sempre está perfeita. Espero poder ler muito em breve! Sua resenha ficou ótima!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  19. ano passado eu nao conhecia nenhum livro da autora, mas esse ano, do nada, houve chuva dessa mulher kkkk e eu estou sem tempo para ler sobre nenhum :/ mas ano q vem sem duvida irei ler sobre ela. Adoro a tematica familiar da autora e acho q serao historias q vao prender minha atençao. mas acabo atrasando as historias, nao so por falta de tempo, mas tambem por achar q vou chorar muito com todas... tenho essa pequena impressao kkk sou boba com historias do genero. Mas ano que vem sem duvida irei começar a explorar sobre a autora

    ResponderExcluir
  20. Oi Rosem!
    Não li nada da autora, mas com tantas resenhas positivas não tem como não ficar curiosa... Acho lindas essas capas, sem contar que acho bem interessante a autora falar sobre a família.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada desta autora...já tenho Por Toda Eternidade aqui, mas nunca li porque recentemente descobrir que é a continuação deste livro rsrsrs Preciso adquirir este logo..
    Gostei muito da resenha, parece ser mesmo um livro muito tocante, por abordar temas tão comuns mas que muita gente precisa refletir sobre!
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Ambos os livros com suas histórias de amizade (confesso não achei que seriam bons), me surpreenderam, segredos e os caminhos que a vida nos leva a tomar e que neles acabamos por perder grandes amigos e ter muitos arrependimentos, um daqueles livros que nos mostram como uma amizade é importante e seus laços são fortes e eternos, podendo suportar e perdoar quando necessário.

    ResponderExcluir
  23. Eu li Por toda a eternidade, pensando que a leitura não influenciaria quando eu lesse o 1° volume (me enganei). De qualquer forma quero ler o inicio dessa história, chorei muito lendo Por toda eternidade, é muito comovente e profundo, têm muitas lições, como no primeiro volume. Beijos

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!