[Resenha] As Mentiras de Locke Lamora

As Mentiras de Locke Lamora - Scott Lynch

As Mentiras de Locke Lamora - Scott Lynch
Série Nobres Vigaristas - Livro 01
Sinopse - Editora Arqueiro - 2014 - 464 páginas


Bem vindos ao submundo de Camorr... onde nada é o que parece ser! As Mentiras de Locke Lamora, volume I da Série Nobres Vigaristas, é a primeira dose embriagante que o genial Scott Lynch nos estende... estamos no “Último Erro”, uma taberna de Malfeitores, portanto erga seu copo de rum de açúcar escuro do Mar de Bronze, como todos os seus “pezons” e façamos um brinde: 

À Scott Lynch e sua criatura: Locke Lamora!

Diferente de tudo que já li, Lynch é um desbravador dos limites, o real e o surreal anelam-se com uma maestria ímpar, Camorr é uma cidade híbrida e incomum que nos remete à um misto de Veneza e Inglaterra vitoriana, sua arquitetura futurista de torres de vidro de suntuosa grandeza se contrapõe aos subúrbios sórdidos de pobreza sub-humana; um mundo repleto plantas milagrosas e venenos mortíferos, drogas incomuns e animais manipulados alquimicamente. 

Medindo força com a escória mafiosa de Capa Barsavi... Uma sociedade de anti-heróis.

Nossos anti-heróis Locke, Jean, Pulga, Galdo e Calo, Os nobres vigaristas, são criados e treinados pelo padre Correntes na suprema arte da malandragem, ele mesmo um mestre em disfarces e golpes, para disputar sua maestria entre bandidos, nobres trapaceiros, assassinos, torturadores, gangues que brigam por território e posição, entretanto a forma como esses jogos perversos e assustadores desenrolam-se é divertida, irônica, irresponsável e muito sangrenta hahaha!

Os 16 capítulos picotados em cenas alternadas dão agilidade à ação, às vezes alucinante diante da alternância de foco narrativo nos subcapítulos, “esclarecedores” interlúdios nos transportam ao passado de cada um dos integrantes dos Nobres Vigaristas, onde vislumbramos seu eclético treinamento em diversas artes que ocorre em clima de ação e aventura contínua, quebrando a linearidade da trama em verdadeiras espirais de tempo. Esses interlúdios nos envolvem empaticamente com os órfãos diante da determinação e concentração em alcançar a excelência na arte designada a cada um deles por seu mestre Correntes, o que reflete em um mergulho intimista na essência das personagens.

“Nosso Locke aqui tem o cérebro maldoso ao extremo e sabe mentir com maestria...” 

Narrado em 3ª pessoa mas recheado com diálogos inteligentes, afiados, que desafiam a etiqueta e o decoro, seja destilando venenoso humor negro em paródias filosóficas, palavrões, declarações fulminantes nas situações mais bizarras ou em fugas espetaculares hilárias.

O golpista X O pirata.

A trama intrincada, repleta de ardis, traições e reviravoltas, exige certa concentração, afinal as personagens na íntegra são inescrupulosas e indignas de confiança, portanto haja sinapses para acompanhar o enredo ousado, que estabelece a polaridade protagonista/antagonista no ápice da crueldade da qual foi dotado o Rei Cinza… ou seria Capa Raza?

Atravessando os limites da libertinagem.

Locke é ousado, carismático, envolvente, dissimulado, sem noção do perigo, insano. Seus planos mirabolantes são fruto de uma mente perspicaz, de notável inteligência, capaz de aprofundar-se no lado mais escuro da natureza humana, aliás esse parece ser o mote deste volume: O inconsciente, seus estreitos caminhos úmidos, os segredos neles contidos ou aprisionados na forma de imagens oníricas, memorias de infância, vinganças antigas, no mistério da origem do próprio Locke.

“Não preciso de ninguém para me lembrar que estamos mergulhados em água escura até o pescoço. Só peço a vocês que se lembrem de que os malditos tubarões somos nós.”

Scott Lynch faz jus a todos elogios que alcançou com sua obra, concordo plenamente que ele desponta como um dos grandes autores de ficção fantástica contemporânea.

Me encantou, surpreendeu, divertiu, inquietou, emocionou, me fez gargalhar, contorcer os músculos e os sentidos, e no último capítulo... UAU! Redemoinho de emoções, delirante, sensacional. Locke Lamora é único, apaixonante, inesquecível e... como diria Elizabeth Swann*: - Pirata...

* Protagonista de Piratas do Caribe.

Excelente, genial em todos os sentidos!

Série Nobres Vigaristas


Na Série Nobres Vigaristas, cada livro abordará uma nova aventura:

1) The Lies of Locke Lamora (2006) - As Mentiras de Locke Lamora (2014)
2) Red Seas Under Red Skies (2007) - Mares de Sangue (2014)
3) The Republic of Thieves (2013) - República de Ladrões (2015)
4) The Thorn of Emberlain (setembro/2015)

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! By.:.

26 comentários

  1. Amo livros que são ambientados em Inglaterra e Veneza, agora imagina um livro que cria uma espécie de lugar que mistura essa duas excêntricas cidades? Perfeito! Gostei do fato de ser narrado em 3ª pessoa, mas possuir diálogos inteligentes. Algo que me chamou a atenção foi a trama ser repleta de ardis, reviravoltas e traições, isso é bem a cara de premissas de obras que são ambientadas em Veneza!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  2. é interessante esses anti herois que acabam nos cativando! com uma boa história a ser desenvolvida eles acabam sendo os nossos mocinhos! é a primeira resenha que leio do livro e acho que não poderia ser melhor, a opinião da Rosem é sempre muito bem vinda e bem estruturada!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Interessante. Não é o tipo de livros que costumo ler, mas realmente tem algo que chama atenção. Seria uma forma de fugir dos padrões se eu pegasse um livro como esse para ler. Por isso que adoro sites que fazem resenhas de livros, às vezes nos vemos fugindo do costume para nos aventurar em algo novo.
    E o lance deles serem os anti heróis só deixa mais um gostinho de: "esse é diferente" para aguçar mais a curiosidade.
    Adorei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Esse liro já estava na minha lista de desejado, depois dessa resenha vi que preciso mesmo ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi Elis :)
    Quando eu li a sinopse desse livro pela primeira vez, ela não me chamou atenção não, mas agora a cada resenha que eu leio fico com mais vontade de conhecer essa história! Depois dessa sua então... hahaha
    Achei incrível essa trama que o autor criou, as características do Locke me faz querer conhece-lo o mais depressa possível, pois é diferente de tudo que eu estou acostumada a ler.
    A curiosidade esta reinando aqui!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Fala Rosem, tudo bom?
    Olha eu adorei sua resenha e estou cogitando a dar uma segunda chance ao livro.
    Eu comecei a leitura até a parte que o Locke coloca o plano dele em ação contra o cara rico lá. Eu estava achando um pouco chato... parecia que a história não estava andando. Eu curti muito o estilo de narrativa.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. I need !!!! Só tenho uma palavra para descrever: QUEROOOOOOOOOOOOOOO
    Esse foi com certeza o Book Trailer mais gostoso de ver (pena que é curtinho) me fez querer mais e mais o livro, aléma da resenha super bem escrita! Não sabia que era uma série...A capa já me deixou encantada (sou dessas que uma capa ganha de cara), e o contexto onde você descreveu ser alegre, inquietante, empolgante e vários "antes" deixou que eu me sentisse envolvida como uma velha pirata... Vou roubartilhar esse post!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosem!
    Não estava muito interessada por esse livro, mas depois de uma resenha perfeita e desse booktrailer não tem como não ficar curiosa... Amei a descrição que você fez da cidade, estou louca para conhecer melhor essa mistura de Londres e Veneza...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amo esses livros que saem do nosso rotineiro mundo literario nos estados unidos, porque tantos livros se passam la ne... gosto de viajar u.u ( nem q seja so pelas paginas kk ) ainda nao tinha lido nenhuma resenha sobre essa historia e acho que o mundo esta perdendo um grande livro :o livros de epoca sao sempre tao cheios de historia, fantasia e um clima incrivel de que tudo tava ruim mas que os herois vinham e salvam a todos kkkkkkkkkkk
    estou ansiosa para ver todo esse grupo em açao *-*

    ResponderExcluir
  10. Não tinha muito interesse nesse livro, mas fiquei curiosa para conhecer esse anti – herói que é capaz de cativar, além disso gosto de tramas com piratas, já que elas acabam sempre me surpreendendo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosem.
    Eu nunca li um livro em que o antagonista e protagonista são a mesma pessoa. Não gostei muito da história, eu esperava algo diferente, esperava algo como os três mosqueteiros rs. Esperava um Locke Lamora mentiroso, mas bom de alguma forma, talvez eu esteja errada e ele seja diferente do que eu imagino, ou que ele mude nos próximos livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Apesar de ser uma série eu curti a premissa e fiquei curioso, gostei muito da Resenha da Rosem. Apesar de explicar bastante sobre o livro e deixar claro toda a proposta, não ouve uma revelação que estragasse a leitura. E olha que não foi uma resenha curta. Parabéns!

    Multiverso X

    ResponderExcluir
  13. Muito bom quando um livro nos leva a tantas emoções. Gostei também do Book Trailer que eu ainda não tinha visto.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Tenho o direito de não ter uma opinião formada sobre o livro, devido a tantas resenhas positivas e negativas que eu já li? Hahah

    ResponderExcluir
  15. Eu queria mesmo conferir uma resenha deste livro, e fiquei muito feliz em saber que é uma grande obra, tinha certeza que seria algo infantil, não sei bem porque criei esta ideia, mas ao ler sua resenha tirei todas as dúvidas que tinha, preciso ler logo,Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Amei a cidade retratada no livro, foi muito criativo *_*
    Sou apaixonada por humor negro haha, principalmente se for livro de época!!
    Fiquei super curiosa, sou doida por personagens sarcásticos ou divertidos de um modo geral, melhor rir do que chorar!!
    Prefiro ler livros em que o personagem principal é um homem, por que a maioria dos livros em que o principal é uma mulher; elas são sempre muito chatinhas, cheias de não me toque. E os homens são sempre mais audaciosos, o que eu amoooo!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Rosem. Quando comecei a ler a resenha, logo me lembrei de Piratas do Caribe que eu amo. Muito legal a história, tem uma capa bonita e o booktrailer também me deixou curiosa. Muita gente boa elogiando a obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Já tinha vontade de conhecer essa história, depois dessa resenha só tive mais certeza.
    O trabalho espetacular da Arqueiro começa pela capa, misteriosa e sombria dando o clima que será a trama.
    Agora a história em si já aparenta ser totalmente viciante, acompanhar um bando de vigaristas em suas aventuras e em um cidade onde isso ocorre a todo instante e principalmente com muito sangue...kk
    Gosto de leituras assim, recheadas com ironias e humor negro, que nos desafiam e surpreendem, com ritmo e qualidade, com descrição dos personagens tanto físicas como psicológicas e de caráter, Scott criou um enredo realmente fantástico onde vemos os anti-heróis em ação e seu treinamento, foi ousado ao trazer como personagens principal os "vilões" e por isso esse livro assim como a série deve ser inesquecível.

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser legal pois adoro livros que além de nos surpreender também nos diverte.

    ResponderExcluir
  20. Eu não tinha visto nenhuma resenha desse livro ainda,apesar de sempre ao ver esta capa achar ela linda e já ter ficado interessada a partir de sua sinopse, mas a sua empolgação já me ganhou. Eu quero ler ele agora. Sem falar que o personagem principal parece ser daqueles que a gente se apaixona na hora.Livro maisque adicionado a lista de desejados!!
    Parabéns pela resenha!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  21. Já Vi variás Resenhas Desse Livro , Mais nenhuma me Chamou atençao , Nao tenho muita vontade de ler esse livro , Quem sabe eu Dou Uma Chance ao livro em breve !!

    ResponderExcluir
  22. Oi, o livro parece ser super legal, mas sei lá, ele não me interessou muito, mas como eu sou uma pessoa legal, as vezes sempre dou uma chance aos livros que não me interesso muito, pois acabo me surpreendendo com eles, bom esse é bem diferente dos livos que já vi, e que legal que é uma série, eu adoro séries.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Esse livro parece ser mesmo muito bom, não sabia que pertencia a uma série. O enredo me interessa bastante, parece ser cheio de ação e gostei de saber que ainda sim, possui diálogos inteligentes. Parece ser uma estória cativante! :)

    ResponderExcluir
  24. Gosto desse tipo de livro, mas acredita que eu nunca tinha ouvido falar nesse??

    Pois é!

    A história me pareceu interessante, mas não sei se me agrada essa narrativa picotada, a cada hora mudando o foco e tal. Escrita assim é igual uma escrita super pontuada, pra mim: cansa.

    Não vou saber realmente até ter a oportunidade de ler, mas...

    ResponderExcluir
  25. Vigaristas, piratas, fantasmas: :O

    Como ainda não tinha visto esse livro? rsrsr

    Apesar de não gostar muito de anti-heróis (que se tornam mocinhos) a história me pareceu muito bacana.

    Vou procurar saber mais, e procurar algumas promoções, porque eu adorei.

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito da resenha, acho entendi melhor o personagem :)

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!