[Resenha] O Fogo

O Fogo - James Patterson e Jill Dembowski

O Fogo - James Patterson e Jill Dembowski
Série Bruxos e Bruxas - Livro 03
Sinopse - Novo Conceito - 2014 - 272 páginas


Comecei a leitura de “O Fogo” com baixas expectativas, como disse na resenha de “O Dom”, eu tinha me decepcionado com alguns aspectos do livro, o que fez com que não me sentisse tão ansiosa pela sua continuação, mas “O Fogo” acabou sendo o melhor livro da série até agora! Muita coisa melhorou e espero que continue assim.

Depois de um bombardeio da Nova Ordem, toda a Resistência se dissipou, cada um foi para um lado, e os pais de Whit e Wisty desapareceram, deixando-os sozinhos. Seus rostos estão estampados em dezenas de cartazes espalhados pelas ruas da cidade e uma multidão de soldados da N.O está atrás deles.

Tudo já está péssimo e para piorar, uma peste começou a surgir, hospitais ficaram lotados, cheios de gente à beira da morte. Whit e Wisty tentaram ajudar essas pessoas trabalhando como voluntários nos hospitais, até que Wisty ficou doente.

“Nosso mundo é real. (…) Nele se ouvem crianças gritando na escuridão e coturnos de soldados marchando pelas ruas. Tem cheiro de esgoto, doença e derrota.”

A narrativa mudou em comparação aos volumes anteriores, não está mais tão corrida quanto era antes, até os capítulos ficaram um pouco maiores e se focaram mais nos pensamentos das personagens. Desde a primeira página pude sentir essa diferença, Jill Dembowski - a coautora da vez - escreve com emoção, nos transporta para a cena. Se eu amava a série antes, imagina agora!

Adorei o ritmo desse livro, as cenas não foram cortadas ao meio como nos outros, mas o capítulos continuam com aquele mistério que eu tanto adoro e que me faz ler sem parar!

No livro “O Dom”, achei que os personagens perderam o heroísmo que tinham no primeiro volume da série e isso me decepcionou, mas agora estão mais heróis do que nunca (embora eles digam que não) e voltaram aos velhos tempos de não deixar a N.O livre para fazer o que bem entender.

“Afinal, além de nossas vidas, o que temos a perder?”

A coragem nos jovens que fazem parte da Resistência me inspira, eles são acima de tudo amigos e nunca deixam os outros na mão quando as coisas apertam. É por causa disso que a N.O tem tanto medo deles, porque eles não engolem injustiça e tem um motivo para lutar, enquanto o Único só quer dominar o mundo fazendo lavagens cerebrais em pessoas e usando crianças inocentes como soldados.

“O Fogo” é um daqueles livros que dão vontade de gritar “Uhuuuu!” a cada ato de coragem dos protagonistas e dá vontade de estar lá dentro só para fazer parte da Resistência e mostrar para a Nova Ordem que ela controla o mundo, mas não a forma de pensar dos jovens.

“Não há finais felizes, não há contos de fadas. Mas as páginas continuam sendo escritas. O tempo segue em frente.”

Recomendo para todos os jovens que amam "resistir".

Série Bruxos e Bruxas


5 - The Lost (2014 nos EUA)

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários!

Beijos...

28 comentários

  1. Oi Sa! Que bom que este livro recuperou os elementos que você mais tinha apreciado, isso é um problema de série, o autor nem sempre consegue manter o mesmo ritmo em todos os livros, quem dirá nessa que são vários autores escrevendo com o Patterson. Ótima resenha.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cida! Fiquei feliz em saber que a coautora que escreveu o próximo livro é a mesma que esse!

      Excluir
  2. Ah eu ia comprar Bruxos e Bruxas uma vez, mas sempre leio tantas resenhas negativas desta série que desanimei muito rsrs
    O enredo parece ser interessante, mas não me arrisco rs
    Fiquei feliz em saber que as coisas melhoraram bastante neste volume, espero que o final tenha sido bom! Ainda assim, acho que não arrisco a ler a série por enquanto, mas quem sabe um dia dou uma chance também! :)

    ResponderExcluir
  3. Quando o primeiro livro foi lançado eu fiquei até curiosa para conhecer a trama, porém com as resenhas negativas do segundo livro a vontade passou, mas e bom saber que a trama desse terceiro livro voltou a empolgar,então quem sabe no futuro eu der uma chance aos livros.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. tenho tanta antipatia por esse livro que não tenho a mínima vontade de ler, não fui com a cara da trilogia desde o inicio!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que este volume foi melhor que o anterior, sem aquela correria doida e sem sentido. Mas ainda sim, a série até o momento caiu no meu conceito. Nem esperava por mais dois livros, espero que tenham o que falar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi Samantha :)
    Apesar da sua resenha, não consigo ainda ficar com vontade de ler essa série. Não sei, simplesmente não me chama atenção.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. cara eu simplesmente tenho trauma do escritor. ainda bem q parei no dom uashsuhh e ainda parei na metade viu.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Oi Samantha. Você é uma das poucas que eu vejo escrevendo resenhas positivas sobre esta série. Tenho o primeiro livro, mas ainda não comecei a ler devido a tantas críticas... Bom saber que você gostou bastante deste a ponto de considerar ele o melhor até agora.
    Ainda continuo curiosa com a série.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que logo que o primeiro livro foi lançado, eu fiquei muuuito afim de ler. Muito mesmo. Mas então as resenhas começaram a vir, e fui ne decepcionando cada vez mais, e hoje, minha vontade de lê-los é zero.

    ResponderExcluir
  10. Não sei mais o que pensar, portanto vou esperar os meus livros da série para poder dizer exatamente, muitas resenhas que leio adoram os livros, outras odeiam e na maioria se queixam de que o primeiro livro é médio, o segundo bom e o terceiro péssimo, estou bem desestimulada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só lendo para saber se você vai gostar ou não, essa série é tipo ame ou odeie, dependo do tipo de histórias que você gosta.

      Excluir
  11. Faz um tempinho que li bruxos e Bruxas, mas não continuei com a série... Fiquei curiosa com a sua resenha, mas quero pular para o terceiro livro direto rsrsrs
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Uau! Já tinha lido tantas resenhas dessa série (com críticas) que até tinha desistido de comprar. Que bom que você apareceu Samantha! HAHA
    Olha, achei legal você comentar do livro anterior e dar um destaque na mudança que ocorreu nesse último livro. Mostra que algo pode melhorar (ainda bem, convenhamos).
    Tenho que tomar nota sobre: eu não sabia que era uma série, achava que era uma trilogia. OO' Juro! Nossa, me senti a total poser agora. kkkkkk
    Enfim, você me deu esperanças para essa série novamente. Obrigada! HAHA
    Não posso esquecer: amei a resenha! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Que bom que ele melhora, por essa série eu tou lendo a duras penas. Mesmo sendo para jovens como tentam alguns justificar, a qualidade dela é baixíssima, mas se tem uma melhora ainda tem como acabar bem. O melhor é: o último livro tem o mesmo autor do terceiro, então manter a coerência será muito mais fácil.


    Abraços,
    Ace Barros, navegando por infinitos universos através do:
    Multiverso X

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu confesso não sinto interesse em ler essa série, sei lá, algo nela não me convenceu, e sei lá o autor escreve cada vez com uma pessoa diferente, será que isso não prejudica um pouco na linha de raciocínio? kkkkkkkkk olha a minha ideia, fico feliz que tenha gostado muito do livro e que O Fogo é o melhor da série, quem sabe um dia eu dê uma chance aos livros.
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Tô louca para ler esse livro!! Eu li os outros dois e fiquei apaixonada pelos personagens!! Principalmente pelo Fuinha S3, eu já vi várias resenhas negativas sobre essa serie por isso nem me interessei muito em ler, mas depois que eu li os primeiros capitulos fiquei apaixonada por ela!!! Além de Bruxos e Bruxas ter uma boa história, não é uma serie melosa em que a persongem principal se envolve com qualquer um que tiver calças!! Amei tudo nessa serie, ansiosa para ler esse último livro!!!!

    ResponderExcluir
  16. Não estou acompanhando esta série, mas acho que está sendo lançada digamos 'meio rápido' comparada a outras. Interessante saber que ficou melhor aqui no terceiro livro.
    Notei também três diferentes 'colaboradores' escrevendo com o James Patterson, dizem que é assim que ele consegue ter tanta coisa publicada, sempre trabalhando em uma equipe
    Acabei de encontrar 'The Kiss' ou o volume 4 na página do escritor com uma capa linda, o 'K' de Kiss en lilás, e olhem este livro foi lançado em fevereiro 2013, faz tempo já. :)

    ResponderExcluir
  17. Gostei muita da resenha parabéns, ainda não li O Fogo, mas quero ler em breve.

    Beijos
    Passa lá:
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Samantha!! Tudo bem??
    Primeira resenha que leio de O fogo, e estou bastante animada, pois tenho os dois primeiros livros e estava super desanimada para realizar a leitura devido a tantas resenhas negativas que tinha lido sobre eles, mas fico feliz de você deste!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. nao tenho nem um pingo de coragem para ler essa saga :/ toda resenha que eu lia de qualquer um dos livros, era super negativa! embora voce tenha dito que esse deu uma melhorada, eu ainda nao consigo pensar em ultrapassar os dois primeiros para que a historia comece a melhorar :/ tomara que voce continue amando a serie e que ela continue melhorando kkk

    ResponderExcluir
  20. Olá Samatha! Desde que essa serie foi lançada, eu nunca tive a curiosidade de lê-la. Pelas resenhas os livros parecem ser um pouco fracos, mas as capas são perfeitas. Mas que bom que nesse livro a narrativa melhora um pouco e até os capítulos são maiores. É muito bom quando um autor foca nos pensamentos dos personagens e quando um livro fala de coragem e resistência. Amei o último quote!!!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  21. Se tem uma série que me decepcionou e muito foi essa Bruxos e Bruxas, ainda não li o Fogo, mas todas as resenhas dizem que o livro realmente é muito melhor que os outros, me lembra por incrível que pareça elementos de Harry Potter, a perseguição, jovens lutando contra um mal, trazendo claro algo original como uma ordem que quer fazer de crianças soldados e um "governo" tirano.
    De verdade não sei se a série tem história para aguentar mais dois livros, já que são os coautores que escrevem enquanto James apenas assina, é esperar para ver, vou começare a leitura com expectativas zero, assim qualquer coisa que vier é lucro.

    ResponderExcluir
  22. Ai, espero que tenha melhorado mesmo ehuasheuah apesar de não ser fã tenho esperança que ela cresça e tal.

    Abraços :)
    http://www.ohmydogestolcombigods.com/

    ResponderExcluir
  23. Eu já vi resenhas muito positivas a respeito do primeiro livro da série, mas não acompanhei as resenhas do segundo livro. Lendo sua resenha agora fico triste ao saber que o segundo livro foi ruim...Mas ao mesmo tempo fico feliz que o terceiro tenha melhorado tanto :D

    É uma pena que o premio do top comentarista nao seja um desses livros hahahaha

    ResponderExcluir
  24. Aiw, quero muito ler essa série...
    Mas eu tenho um problema com séries que ainda não lançaram todos os volumes, porque sempre eu termino primeiro que eles são completamente lançados, dai acabo desanimando quando é lançado o próximo livro e não leio com o entusiasmo que li os anteriores (by: divergente)

    Mas.... A série parece ser muito boa, atos de heroísmo, fantasia, caos, tudo isso me deixa pulando de alegria e vontade de agarrar os livros agora mesmo.. rsrsr

    Vou aguardar mais um pouquinho, assim que for lançado o penultimo livro eu saio comprando pra ler todos de uma vez :)

    ResponderExcluir
  25. Oi Samantha!
    Que bom que a série melhorou.
    Eu achava que era uma trilogia, mas ainda faltam dois livros para serem lançados no Brasil :O
    Espero que os próximos continuem focados nos pensamentos dos personagens, me parece que ele é cheio de reflexões. Mostra o lado heróico deles porém mostra também o lado mais frágil. Fiquei com vontade de ler esse livro, antes mesmo de ler o 1° e o 2°.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. nao me interesso em ler essa serie , seila ela nao me deixa intrigada e muito menos curiosa , ja vi muitas resenhas dessa serie , mais nenhuma me faz sentir interesse em ler a serie , umas falam que amaram a serie , outras falam que odeiaram , seila me sinto dividida ! mais nao sei bem se quero ler a serie !

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!