[Resenha] O Lado Mais Sombrio

O Lado Mais Sombrio - A.G.Howard

O Lado Mais Sombrio - A.G.Howard 
Série Splintered  - Livro 01
Sinopse - Editora Novo Conceito - 2014 - 368 páginas


O Lado mais Sombio é o 1º livro da escritora americana A.G.Howard. Ele não é uma versão de Alice no País das Maravilhas ou de Alice no País do Espelho, mas inspira-se na paixão da autora pelo universo criado por Lewis Carroll. O livro é ambientado no País das Maravilhas, utiliza vários de seus clássicos personagens - além de outros criados por Howard -, mas a protagonista dessa vez é Alyssa, a tataraneta de Alice, portanto muitos anos se passaram, muita coisa mudou por lá e Alyssa viverá sua própria aventura.

Alyssa Gardner tem consciência de que não é uma pessoa normal, de que seu cérebro possui uma "bomba hereditária" que poderá levá-la à loucura a qualquer momento, da mesma forma que aconteceu com todas as suas ancestrais femininas. Seu mórbido passatempo artístico consiste na criação de mosaicos utilizando gesso, folhas e flores secas, cacos de vidro e insetos mortos, obtidos nas armadilhas que ela constói para capturá-los e silenciá-los quando eles começam a falar demais. Sim, ela escuta as vozes das flores e dos insetos e acha que isso não é muito legal.

"Adorável Alyssa. (...) Você pode curar sua família. Use a chave para levar seus tesouros para o meu mundo. Conserte os erros de Alice e quebre a maldição. Não pare até me encontrar."

Ao mergulhar na Toca do Coelho, o principal objetivo de Alyssa é terminar o que a tataravó deixou incompleto ou consertar o que foi estragado (ela não sabe ao certo), a fim de quebrar a maldição que atormenta as mulheres da família Liddell. Alyssa acredita que dessa forma poderá salvar a mãe, que encontra-se internada num hospício, correndo o risco de passar por um tratamento de eletrochoque. Mas quando a jornada de Alyssa começa nada é simples, suas tarefas parecem nunca ter fim, a cada obstáculo superado dois novos surgem e ela tem a impressão de que está deixando alguma coisa passar, como se fosse uma marionete sendo manipulada o tempo todo.

Que leitura doida!! Rsrsrs... No País das Maravilhas, a Razão e as Leis da Física não se aplicam e até mesmo as Leis da Magia são burladas às vezes. O cenário é surreal, os seres são híbridos e/ou antropomórficos, as formas são bizarras, as cores psicodélicas. Tudo parece um sonho muito louco de uma criança com imaginação fértil. Mas as criaturas que lá habitam não são exatamente como nos livros que contam a história de Alice: o coelho na verdade é um duende descarnado com antenas no lugar de orelhas; as flores são mutantes canibais de múltiplos olhos; a lagarta transformou-se em um lindo, sedutor e misterioso homem/mariposa, o guia que orienta (ou desorienta?) Alyssa através de perigosos caminhos físicos, psíquicos e emocionais. 

"Ele é uma contradição: magia contida pronta para entrar em ação, gentileza em guerra com a severidade, uma língua tão afiada quanto a ponta de um chicote, mas a pele tão macia que a sensação é a que ele está envolvido em nuvens."

E como confusão pouca é bobagem, na história há também um triângulo afetivo envolvendo Alyssa, seu amigo Jeb (que atravesa o portal atrás dela) e o intraterreno Morfeu (que a esperava do outro lado). Mas a prioridade de Alyssa não é escolher um namorado, e sim cumprir sua missão e entender quem ela é de verdade. Não é simplesmente uma questão de escolher com quem ela quer ficar, mas quem ela pode SER, que tipo de vida deseja TER e em qual dimensão irá VIVER: humana ou intraterrena?

Confesso que, por ser uma pessoa muito racional, ter pouca experiência com livros de fantasia e com o gênero nonsense, sofri certo desconforto mental durante essa leitura, em alguns momentos eu me sentia tão tonta quanto a protagonista, frente às voltas e reviravoltas de sua jornada louca. Mas a história também me proporcionou um mergulho profundo nas emoções de Alyssa, e vivenciamos juntas o caos antes de encontrar um ponto de equilíbrio (interno e externo) ao final da história e para mim, esse foi o ponto alto da trama.

A finalização da obra foi incrível e original, amarrou algunas dezenas de pontinhas soltas em um nó bem dado. Percebi que (quase) tudo o que parecia sem sentido tinha, enfim, uma razão para ter acontecido e que valeu (muito) a pena entrar nessa toca junto com Alyssa. Pra quem tem medo de séries, a boa notícia é que O Lado mais Sombrio tem um final mega satisfatório, então leiam sem medo de (enlouquecer) ser feliz!

Série Splintered



2 - Atrás do Espelho (2014)
3 - Qualquer outro lugar* (2016)


Sussurros do País das Maravilhas (2017)
(Três contos de momentos mágicos e inesquecíveis)

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários ;)
Beijos (quase) loucos...

38 comentários

  1. cara eu gosto de coisas meio doidas, mas to com medo de ler esse livro e não gosta sabe.
    se bem q é meu estilo de leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei em ti ao ler esse livro, tô super curiosa pra saber sua opinião sobre ele ;)
      Beijos!!

      Excluir
  2. Oi Elis :)
    Amei esse cenário que a autora criou! Gosto muito de livros de fantasia, mas esse é bem diferente dos que eu já li, o que me faz querer conhecer muito essa história.
    Fico mais empolgada em saber que o livro tem um final original, satisfatório e que esclarece todas as perguntas que envolve a trama.
    Essa capa é muito atraente, linda demais!
    Não vejo a hora de mergulhar nas loucuras de Alyssa também! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! O final realmente me conquistou =)
      Bom mergulho, beijos!!

      Excluir
  3. Adorei a resenha e parabéns para quem a escreveu pois realmente foi uma resenha belíssima que me deixou com bastante interesse em ler o livro e conhecer um pouco desse universo literário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciana, pela visita e pelas palavras!
      Beijos...

      Excluir
  4. E u vi no livro que essa personagem era tataraneta de Alice, e isso me deixou meio que com o pé atrás. Nunca li Alice no País das Maravilhas, mas amoo a animação e o filme.
    Então fiquei meio que com medo de me decepcionar, sei lá. Mesmo você falando tão bem do livro..
    Vou tentar passa-lo à frente e arriscar a leitura.. bjos

    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se você curtiu o filme vai conseguir integrar-se bem com a ambientação do livro, que utiliza o mesmo universo. A Alyssa é uma personagem super interessante, depois me conta o que achou, ok? Bjs!

      Excluir
  5. Olá Elis...Primeira resenha que leio, e realmente ele superou minhas expectativas!!Gostei bastante de saber sobre esta nova versão de um clássico e apesar de temer um pouco me perder na historia,achei que sua resenha me esclareceu bastante este fato...Amei esta capa e espero poder conferir em breve!!
    Beijocas e ótimas resenha!!

    ResponderExcluir
  6. Quero MUITO ler esse livro! No momento é o mais desejado da lista, parece incrível, e é bem meu tipo. Sua resenha está maravilhosa, quero escrever tão bem assim um dia :D
    Bom saber sua opinião, me deixou mais curiosa..
    Beijos
    Natálie

    wwww.nossosmundos.com

    ResponderExcluir
  7. Quero mt ler esse livro , ele esta na minha lista a poucos dias !!! , amei a resenha ,

    ResponderExcluir
  8. posso estar sendo muito chata, o que realmente sou, mas não me animo pelo livro, apesar de ser o grande lançamento da editora
    :/
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Elis minha linda,
    Eu sempre achei a história da Alice muito doida pra mim... Não consegui gostar do original, nem do filme do Tim Burton e duvido que este livro, por mais linda que seja essa capa consiga me dobrar... rsrsrs
    Massss eu adorei o quote que você separou, então, confesso que estou dividida!!! hehehe
    Adorei a resenha por me deixar na dúvida de quem tinha a certeza de não ler...

    Um beijo
    Chrys Audi
    blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rá, te peguei!!
      Plantei o bichinho da curiosidade aí, hehe =)
      Beijos Chrys!!!

      Excluir
  10. Que loucura né kkkk imagino como você deve ter se sentindo enquanto lia o livro, eu curto muito fantasias, então já estou meio que acostumada com esse mundo, eu não sabia que o livro estava relacionado com a historia de Alice, fiquei mais curiosa ainda agora, a capa é linda demais, e a capa da continuação demais, já quero antes mesmo dele ter lançado hehehe
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Morfeu na capa do 2º tá nos chamando!!

      Excluir
  11. A Novo Conceito tá fazendo taaaanta propaganda para esse livro, mas eu não curti. Alguma coisa nele não chamou a minha atenção, talvez a capa ou a premissa do livro que não ne agradou... Sei lá, mas essa leitura eu passo.

    ResponderExcluir
  12. Menina!! Que loucura!!! Adorei, hahahaha
    Tô doida pra ler, mas eles chegaram praticamente ontem. Então vai demorar um pouquinho pra eu ler. Mas já estou alucinando aqui. Adorei mesmo!! Tô empolgada agora, rsrsrs.

    Olha só o que você fez, rsrs.

    Bjkas

    Lelê
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O lado mais sombrio é A+!
    Esse livro me encanta até não poder falar mais sobre.
    E como você comentou, algumas pessoas tem dificuldades com o gênero, mas eu especificamente amo! <3
    Sem comentar que a capa do livro é a coisa mais linda desse mundo.
    Comentário hoje vai ser curtinho porque tô com tempo corrido. :(
    Mas a resenha tá show. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Que capa linda!!
    Para falar a verdade nunca tive a oportunidade de ler Alice no país das maravilhas :-(
    Mas eu quero ler esse, parece ser maravilhoso!!
    Não sou muito fã do gênero mágico de mais, mas espero que esse seja bom!

    ResponderExcluir
  15. Eu já estava muito interessada, depois desta sua resenha, agora estou mega interessada e com certeza vou ler sem medo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Oie Elis! na verdade estou em dúvida quanto a ler esse livro! EU sou muito racional ( assim como você), rsrsrs e tenho medo de que todas essas coisas não entrem em minha cabeça! Outra coisa: as vezes acho um pouco sem graça livros que ambientam-se no mesmo lugar que outro foi ambientado (isso quando se trata de um mundo irreal). Mas enfim quem sabe eu não resolva lê-lo e venha me deliciar com as aventuras de Alyssa?!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  17. Oi Elis. Nossa, vc já conseguiu ler este lançamento??? Tá o maior comentário sobre ele por aí, né? Mas também, não é pra menos, uma história que se passa no País das maravilhas com uma descendente da própria Alice, não tem como não ficar curiosa. Mas só pela capa já dá pra perceber que o livro é muito louco mesmo, como você disse rsrsrs. Se o livro termina com um bom final, qual a necessidade de fazer uma série? Mas, que bom que você gostou da leitura apesar da viagem louca rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Elis! Tudo bom?
    Eu já estava louco pela leitura desse livro, no ingles Splintered, até tenho ele no meu kindle. rsrs. Quando fiquei sabendo que a NC ia lançar aqui eu fiquei mega ansioso e um pouco receoso, vai que eu não gosto do livro?
    Mas sua resenha me deixou bastante confiante de que o livro vai me proporcionar uma deliciosa aventura pela loucura rsrs.

    Adorei!

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Elis!
    Esse livro é muito diferente do que os que eu costumo ler e bem diferente de todos os livros que já conheci, mesmo que por sinopse. A autora é muito criativa, espero que a narrativa dela seja tão boa quanto sua criatividade (acredito que sim, ou você teria dito o contrário). Parece que ela se baseou em Alice no país das maravilhas, mas inovou com um ambiente mais sombrio e uma protagonista que sabe sua missão no país da maravilhas.

    ResponderExcluir
  20. Oi Elis,

    Desde quetomei conhecimento desse lançamento fiquei maravilhada e quero entrar de corpo e alma nessa toca com a Alyssia. Fiz uma leitura rápida na sua resenha para poder curtir essa história de cabeça livre de opiniões.

    Já vi que você é igual a mim. Curto leituras desse gênero.

    Beijos mil


    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  21. Já li resenhas desse livro, todas satisfatórias, mas preciso ser sincera o bastante e dizer que ainda não sei se quero ou não ler o livro! Acho que estou tão confusa quanto o cenário e a propria Alyssa... Gente do céu, acho que estou com medo de ler e não gostar e de ler e amar e as continuações nunca sairem. O que fazer??? aiaiaiaiaia

    ResponderExcluir
  22. gente, confesso q nao curti nada os nomes das personagens kkkkkkkkkk todas tem nomes parecidos O.o que coisa boba kkkkkkkk mas eu achei incrivel a historia dele. ( me lembrou da serie Once upon a time wonderland :'( saudades ) estou amando esses livros com releituras dos contos de fadas, sem duvida q lerei esse livro. espero muuito ver como tudo vai se desenrolar pq amei a mistura de vida real da garota, que começa sofrendo brincadeiras e depois vai atras de resolver todos os problemas q ela tem!! lerei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Once upon a time in Wonderland acabou tão fofo né? *-*
      Mas a história do livro é bem diferente da do seriado, embora ambientem-se no mesmo mundo. Beijos!

      Excluir
  23. Estou louca para ler este livro também, parece ser mesmo muito bom e uma leitura mesmo muito doida rsrs
    O enredo me deixou curiosa, parece ser mesmo um livro cheio de aventura e fantasia. Gostei de saber que o final não deixou pontas soltas, adoro livros que são bem terminados. Não sabia que este pertencia a uma série, preciso ler o quanto antes!

    ResponderExcluir
  24. Oi Elis,
    Eu estava bem curiosa para ler uma resenha desse livro e fiquei feliz em saber que sua trama e diferente e original. Espero me aventurar em suas páginas em breve.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Elis!
    Estou louca para ler esse livro, pense depois de terminar a leitura rsrsrs
    O que me conquistou primeiro foi a capa, mas não consegui resistir mesmo foi ao saber que tem a ver com Alice no país das maravilhas, estou torcendo para o coelhinho, da páscoa, não esse duende do livro traga ele para mim.
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Quando eu vi a capa e o titulo do livro, imaginei uma aventura fantástica medieval e coisas do genero...Entao me decepcionei um pouco com a sinopse...

    Sua resenha retrata exatamente o que eu esperei do livro ao ler a sinopse, e ainda nao tenho certeza se isso é uma boa coisa ou não. Ainda nao consegui me decidir se eu realmente quero le-lo :/

    ResponderExcluir
  27. Minha cara ao ler essa resenha :O :O :O

    Quando eu vi essa capa lá no instagram, já pensei: O livro deve ser ótimo, pois a capa é milimetricamente perfeita. Dai logo mais cedo li que era era tataraneta da Alice (mais que alice, o blog que li não explicou), quando chego aqui me falam que é a Alice no Pais das Maravilhas :O

    Fiquei boquiaberta com a resenha, quero muito ler, acho que não há mundo alguém que ame mais literatura fantástica que eu, e quando ela é misturada com o Pais das Maravilhas tem tudo pra dar extremamente certo.

    Se eu não conseguir ganhar esse livro no próximo mês vou acabar usando meu credito do sub pra comprar.. rsrsr

    ResponderExcluir
  28. Este livro está muito comentado e a propaganda é imensa, não dá para negar que as capas estão muito lindas e chamam a atenção. Para quem gosta de fantasia acho que vai ser difícil passar adiante, :)

    ResponderExcluir
  29. Tudo o que envolva o País das Maravilhas e Alice ou sua família já tem grandes chances de ser uma boa leitura para mim, quando a imaginação da autora é capaz de quase enlouquecer o leitor, nos levando por um novo mundo, ai sim tenho certeza de que irei adorar o livro, a ambientação em relação ao mundo louco que foi criado não seria complicada, vivo imerso em vários mundos e livros de fantasia, logo imaginar flores mutantes e insetos que falam é coisa pouca.
    A capa está realmente fantástica, ainda bem que Alyssa não está preocupada com um namorado e sim com o que tem que fazer para se salvar e sua mãe, querendo urgentemente entrar de cabeça nessa aventura totalmente insana que a A.G. Howard nos trouxe e talvez nem queira mais voltar dele!

    ResponderExcluir
  30. Ahh, quero muito conhecer esta trilogia! A Novo Conceito sempre caprichando, heinn?! Beijos, entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!