[Resenha] O Motivo

O Motivo - Patrick Ness

O Motivo - Patrick Ness
Trilogia Mundo em Caos - Livro 01
Sinopse - Pandorga - 2011 - 447 páginas


Um menino, seu cachorro, sua faca... e uma donzela em perigo. Todd Hewitt é inesquecível e apaixonante! Nada é o que parece na ousada Trilogia Mundo em Caos, portanto prepare-se para grandes emoções. Surpreendente, enigmático e magnífico, esse primeiro tomo “O motivo” nos assombra, Patrick Ness mergulha fundo e com maestria no inconsciente para questionar a natureza humana.

Narrado em 1ª pessoa sob o ponto de vista de Todd Hewitt, já somos fisgados nas três primeiras páginas tanto por Todd, como pelo extraordinário Manchee, que é sem dúvida o cachorro dos sonhos de qualquer humano.

A jornada que Todd e Manchee empreendem, depois do encontro com a “garota” Viola no Pantano, é FENOMENAL, indescritível, heróica, comovente, fantástica e por si só já vale a aventura. Entretanto, é apenas pano de fundo para os temas que serão abordados nas entrelinhas desta premiadíssima Trilogia, e digo aqui: com absoluto mérito. Ness é um autor genial, está mil anos luz à frente de todo ruído de pretensão literária dita “distópica” da atualidade. 

“...informação demais pode levar um homem à loucura. Informação demais torna-se simplesmente ruído. E nunca, nunca para.”

Existe uma mensagem profunda no mundo criado por Ness, um paralelismo da atual sociedade da informação que vivemos, que a cada dia perde a identidade para a massificação de exaltações e ostentações midiáticas ocas de sentido.

Se o mundo do ruído já não fosse enlouquecedor o suficiente, ainda existe um segredo capaz de abalar toda e qualquer crença, o pior de todos: O segredo sobre o si mesmo.

Em um mundo de homens, o universo masculino será decodificado: O cachorro, a faca, ser homem. O rito de passagem no perigo da transformação em adulto, abandonar as coisas de menino... A fuga, o rio e o curso da vida, as montanhas, as colinas, os altos e baixos do percurso, o lodo do pântano... do inconsciente, da fantasia, da sujeira recalcada, dos “pecados escondidos”, os spackles. 

Racionalidade X intuição

As desavenças e orgulho que Todd mantém em relação a Viola, apontam características peculiares dos relacionamentos homem X mulher com todos seus meandros, clarificando a postura masculina e o “motivo” de certos comportamentos, mas também pontuando o passo a passo na conquista do amor verdadeiro. 

Entre Homens ou monstros?
Embates épicos e sem piedade, nada de catchup...

Aaron é mais que um vilão, é a sombra de Todd, que renasce das cinzas, do medo, invencível, imortal, vingativa, em busca de redenção. Então preparem-se para odiar absolutamente Aaron e gritar Nãooooooooooooo! Cada vez que ele aparece. 

Escolhas horripilantes, perdas irreparáveis, crescer dói?
Para Todd dói muito...

O motivo é fascinante, repleto de aventuras e desventuras, nos envolve, emociona, inflama, revolta, Todd nos encanta na medida em que nos faz relembrar de algo sobre a vida, sobre ser. Nos identificamos com o que somos, com o desconhecido que buscamos, com as mentiras que também queremos descobrir, com a esperança que queremos encontrar ao final do caminho.

“Oh não me engane, oh nunca me abandone, como você poderia fazer isso com uma pobre donzela?”

Com um final enigmático e torturante, vamos precisar imediatamente do tomo II “A missão”. Como os três volumes já estão publicados, garanta sua trilogia sem medo de ser feliz. 

Ah! Detalhe: a opção pelo sotaque coloquial fez toda diferença ao clima da obra, bem como a diagramação dos ruídos nos remete a insana sensação de tumulto. Nota Mil aos editores, a capa é linda, a fonte agradabilíssima, a gramatura perfeita. 

Excelente leitura!

Trilogia Mundo em Caos


O Motivo (2011) * A Missão (2012) * A Guerra (2013)

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Pandorga.
Aguardamos seus comentários =) By.:.

25 comentários

  1. Nossa esse livro parece ser incrível! O fato de ser narrado em primeira pessoa é algo bem legal, porque assim nós podemos compreender melhor os medos, anseios, enfim os sentimentos do protagonista. É bom saber que a autora preocupou em mostrar a sociedade que estamos inserida, como os valores humanos já se perderam e como as pessoas se tornaram gananciosas. A capa do livro é um tanto chamativa e eu espero poder ler essa obra!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  2. mesmo com uma opinião tão bacana e uma resenha bem escrita cheia de detalhes e questionamentos que nos levam a refletir também, não foi um livro que me atraiu
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha sendo o mais sincera possível quando li a sinopse não me encantei de maneira nenhuma, pareceu-me uma sinopse meio sem lógica, confusa, daí li a resenha que vocẽ fez em seguida e pimba: meu pensamento mudou em 180 graus com certeza, até parece que a pessoa que escreveu essa sinopse não queria que o livro fosse lido, já sua resenha me despertou muita vontade...

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deusas, esse livro está na minha lista de desejados faz muito tempo. A cada vez que leio uma resenha, consigo ficar mais ansiosa para lê-lo e não, isso não é exagero da minha parte. Nossa, parabéns pela resenha, conseguiu me deixar mais "preciso jáaaa".

    ResponderExcluir
  5. Antes de ler a sinopse e a sua resenha, não estava dando nada pelo livro, vendo só a capa e o titulo. Mas confesso que fiquei super empolgada com o enredo! Achei super diferente e original a trama que o autor criou. Preciso ler essa trilogia!!
    Obrigada pela dica.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Uau! Pelo jeito que você descreveu o livro é maravilhoso. Nossa, deu vontade de pegar agora e começar a ler.
    Vamos lá: adorei a parte em que apareceu que tinha um cachorro na história <3 Já me conquistou. HAHA! Convenhamos que aquelas criaturinhas de rabos abanando são as coisas mais fofas do mundo. ;) Outro momento que achei interessante, antes de falar o que realmente me convenceu a colocar o livro na lista dos "desejados", foi que é em sotaque coloquial, certo? Adoro quando a história tenta se aproximar do leitor, é simplesmente contagiante. Agora, para finalizar, esse livro entrou para minha listinha porque fala sobre os homens (?). Sim! Qual mulher nunca quis entender a cabeça de um homem? Nossa! Assim como eles são empenhados (ou não) em nos conhecer, eu pelo menos, sou louca para entender as atitudes e pensamentos masculinos. E pelo jeito esse livro tira bastante dúvidas.
    Enfim, amei a crítica. Está "no grau"! kkkkkk ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas! Eu achei este livro ótimo, uma história inteligente e cheia de entrelinhas, você tem que ler aos poucos e ir saboreando cada pedacinho, para absorver a mensagem do autor em sua totalidade. Manchee me fez chorar, gente que cachorro sensacional.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma história bem envolvente; já tinha ouvido falar dele, mas não tinha ficado tão interessada como agora!!
    Amei esse cachorro só pela resenha, entretanto como sou louca por cachorros não conta kkkk.
    Ele vai para minha listinha, com certeza!!
    Esse livro é daqueles que mandam um recado, e é por isso que eu gosto de ler, não leio livros que não passam nada para o leitor além de uma historinha de imitação.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de livros narrados em primeira pessoa. É como se fosse um encontro entre o narrador e o leitor, acho isso fascinante.
    A obra parece incrível.
    Adorei seu blog, visite o nosso, será uma satisfação. Se gostar e tiver interesse em seguir, só nos avisar que iremos retribuir com muito carinho.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosem. Eu não tinha ouvido falar desta série ainda. Que bom que você gostou e que a série já possui todos os livros publicados, assim não precisa ficar esperando pelo lançamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia essa trilogia e no primeiro momento achei a sinopse de “O Motivo”, bem confusa, mas lendo sua resenha pude perceber a trama inteligente e interessante escrita pelo autor. Dica anotada!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parece ser uma distopia bem interessante, achei diferente o fato da linguagem coloquial de alguns personagens não interferir leitura!! Algo bacana também é o fato do autor nos fazer "prender" na história, sentir as angustias do protagonistas, acho livros assim maravilhosos!!! Ótima resenha!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Rosem!
    Devo ter lido a sinopse deste livro algum dia e me impressionado, porque ele está na minha lista de desejados e eu nem lembrava. A capa é realmente linda, agora sei que a diagramação e os demais também são, e oque é mais importante: A história é incrível! Não só a história, a narrativa também, estou ansiosa para ler este livro enquanto reflito, porque é um livro de fantasia mas muito real, nos dias de hoje a privacidade quase não existe, é como se pudessem " ouvir nossos pensamentos ". Tem pessoas que precisam crescer/amadurecer muito cedo, como acontece no livro, ainda que nele seja comum com todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Rosem, eu já discordo de você, acho esta capa horrível! Mas de resto, o livro me interessa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Nossa mais que resenha fascinante.Incrível o jeito que você descreveu o livro e como isso já me despertou um interesse enorme pelo livro.Adoro seu blog e com certeza esse livro já entrou na minha lista.

    ResponderExcluir
  16. nao me interessei muito pelo livro , nnao me chamou atençao , nao faz mto meu gosto , mais quem sabe um dia , eu sinta vontad de ler

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu nunca tinha ouvido falar dessa trilogia, mas achei hiper interessante e diferente, fiquei interessada para conhecer melhor Todd, já me apaixonei por ele antes mesmo de ler o livro, adorei a resenha viu.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Rosem,
    Tem tempo que sei dessa trilogia e nunca me animei a lê-la, mas depois do que conta em sua resenha fiquei interessada. Parece ser magnífica essa trilogia. Já vai para lista que não pára de crescer.

    Beijos


    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  19. trilogias *-* tantas pessoas nao gostam de muitos livros em sagas porque ficam agoniadas por esperarem os proximos lançamentos... mas eu amo isso! nao por esperar, mas por saber q vou poder acompanhar a historia por muito tempo :3
    essa ai parece ser incrivel!! tem toda uma premissa incrivel, porem tenho receio de ler livros com animais :( pq geralmente matam os animais e eu n consigo muito ver ou ler coisas onde os animais sofrem :/

    ResponderExcluir
  20. Oi Rosem!
    Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia, mas a ideia de uma sociedade só de homens e das aventuras de um garoto com seu cachorro já me conquistaram. Pela sua empolgação já fiquei bem curiosa, mais ainda por ser uma espécie de precursor das distopias atuais... Só não gostei muito da capa...
    Beijos
    http://sorelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Já tinha lido algumas resenhas sobre este livro e parece ser muito interessante e bem construído. Gostei de saber que o livro prende a atenção do leitor nas primeiras páginas e o enredo é bem interessante também, adoro livros que transmitem uma mensagem e fiquei curiosa para descobrir a deste.

    ResponderExcluir
  22. Sabe que eu realmente nunca tinha parado pra ler nenhuma resenha desse livro?? Não sei, sempre torci o nariz pra ele sem nem sequer ter lido a sinopse (sim, coisa feia...Julgar o livro pela capa e pelo titulo haha)...Mas a sua resenha me fez pensar melhor!

    Parece ser um livro meio doido, mas parece muito bom. Espero conseguir ler ele em algum momento :)

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros narrados em 1ª pessoa, parece que a história é contada melhor sabe.. rsr

    Mas uma vez a capa se mostrou completamente diferente do proposito do livro, esse é o lado bom de ler resenhas, pois se eu vejo esse livro na livraria não compraria pela capa.. rsr

    ResponderExcluir
  24. Este livro estava e mpromoção recentemente so site do Submarino.:)

    ResponderExcluir
  25. Raro e excitante quando encontramos um livro que possa nos causar tantas sensações e o melhor de tudo ser bom, não conhecia a trilogia, apenas o autor e vejo que já perdi tempo demais sem poder ler suas obras.
    Um garoto que tem que enfrentar seus medos e fazer descobertas não só sobre si, mas sobre tudo o que acredito, acompanhado de um cachorro e uma garota, com um grande vilão e grandes questionamentos e mensagens, Patrick soube realmente como atiçar o leitor para estar ao lado de seus personagens, já estou providenciando a minha trilogia completa e estará entre as futuras leituras.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!