[Resenha] Primeiro amor

Primeiro amor - James Patterson e Emily Raymond

Primeiro amor - James Patterson e Emily Raymond
Sinopse - Novo Conceito - 2014 - 240 páginas


Axi, segundo Robinson, é uma menina careta. Ela nunca cabulou aula, nunca faz nada de errado, sempre tira notas altas e lê muitos livros. Mas Axi não quer mais viver essa vida, quer deixar tudo para trás, até o pai e sua cidade natal, pois desde que sua mãe foi embora, logo após a morte da irmã, ela se sente infeliz e levar o melhor amigo Robinson pra rodar o país como sempre sonhou parece uma ótima alternativa. Ele demora para topar, mas quando isso acontece, já estão com o pé na estrada sem vontade de voltar.

“Talvez a compulsão por fugir seja genética. Minha mãe fugiu para escapar da dor. Meu pai usa o álcool para escapar. Agora é a minha vez...”

Primeiro Amor não tem personagens "politicamente corretos", até por que se você roubasse uma moto e um monte de carros, provavelmente seria preso e pegaria uma pena por isso, mas nada acontece a Axi e Robinson quando cometem esses crimes, eles simplesmente continuam a viagem como se nada tivesse ocorrido e aos poucos até a consciência pesada desaparece. Não é preciso quebrar regras para ser feliz.

Tirando esse detalhe, gostei bastante dos personagens. Axi e Robinson são o contrário um do outro. Enquanto uma curte livros e é vegetariana, o outro curte música e comidas nada saudáveis. Além disso nunca gostam dos presentes que dão um para o outro (Axi sempre dá livros e Robinson sempre dá CD's).

A amizade entre eles é bem forte, forte demais para ser apenas “amizade”, os dois sabem disso mas nenhum se declara, e a gente fica tipo: “Fala logo que ama ele!”, “Perdeu a oportunidade.” ou até “Nossa, não vai falar mesmo?”.

“(...) o mundo poderia estar coberto por lixo e escombros, mas você sempre encontraria alguma coisa que fosse limpa e perfeita.”

A história de Axi e Robinson é bem romântica e devo dizer, triste, do tipo que você se emociona profundamente quando acaba de ler e deseja que o final tenha sido diferente. 

A narrativa é em primeira pessoa feita por Axi e embora a leitura tenha sido fácil e rápida, os capítulos são curtíssimos, cada lugar que os personagens visitam é narrado num capítulo e às vezes a história fica meio superficial, senti falta dos detalhes e de mais páginas sobre o que aconteceu em cada lugar. Por isso infelizmente me decepcionei um pouco com o livro e não posso compará-lo com a outra série que amo desse autor.

Apesar de tudo, a leitura valeu a pena pelo romance lindo que a história tem, gostei da forma que Axi e Robinson continuaram tratando-se bem mesmo depois de começarem a namorar, Axi ficou mais descontraída e Robinson mais carinhoso, a amizade não acabou, o sentimento só se tornou mais intenso. 

“Existem níveis de vida. Você pode vivê-la bem ou ser um sonâmbulo. Você pode descer a encosta de trenó ou passar o resto da vida em frente à TV. (…) Arriscar, Axi. Esse é o segredo.”

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários ;)
Beijos furtivos...

27 comentários

  1. gente eu não consigo ler mais nada desse autor sauhuhhuas to traumatizada.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Nossa, imaginava algo completamente diferente para este livro... acho que minha mente foi mais criativa que o próprio enredo quando li a sinopse... mas, confesso que até que pareceria interessante se não houvesse esse lança de superficialidade na obra... fiquei um tantinho decepcionada, esperava algo que me faria suspirar por dias... mas, enfim! Adorei a resenha sincera viu?!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Polly - Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  3. Oi Samantha, ainda não li nada do James e achei que a capa tá mais pra livro do Nicholas Sparks rsrs. Achei legal a descrição que você fez dos personagens, parece que os dois são bem diferentes um do outro mesmo né.

    ResponderExcluir
  4. OMG OMG que capa maravilhosa *o* eu ainda n tinha visto nada sobre o livro e vou ler o mais rapido possivel ( principalmente por causa da capa kkkkkk ) amo esses romances bem divertidos e juvenis, onde dois amigos acabam se apaixonando :3 acho lindo e leve! espero q eu n ache q faltou detalhes no livro como vc sentiu :/

    ResponderExcluir
  5. Own esse livro parece ser muito fofo, essa e a primeira resenha que vejo dele e curti muito, espero poder ler ele logo, eu curto muito os livros do Nicholas, a Axi parece ser uma personagem encantadora, eu gostei, parabéns pela resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Uau! Curti. Mas parece meio clichê, ou não?
    Enfim, acho que eu toparia ler, mas não por gostei, mas para ter minha opinião formada quanto ao livro.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. foi um livro que à primeira vista me encantou muito, espero não me decepcionar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou com muita vontade de ler esse livro, é uma pena que ele não seja mais descritivo. Mas gostei do fato da Axi e o Robinson serem bem diferentes, acho legal pessoas diferentes que se completam e fiquei curiosa quanto ao final... hehe Espero que não seja um final "a la Nicholas Sparks"! hahahaha

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  9. Acredito de verdade que todos os livros que o Patterson lança não são dele e sim dos autores que fazem "parceria" nesse caso Emily Raymond.
    Parece ser bom, só que na verdade não é tudo que promete, a viagem realmente ficou superficial e o envolvimento parece que vai crescendo entre os personagens, os autores se valeram do velho e famoso clichê "os opostos se atraem", e isso acontece devido a amizade que é sempre a porta para um grande amor.
    Concordo com o quote que você colocou o segredo é arriscar, afinal nunca sabemos o que podemos conseguir!

    ResponderExcluir
  10. Eu estava muito afim de ler esse livro, de verdade. Gosto de romance e o título me chamou a atenção. Mas depois que li a resenha, que soube do que se tratava, percebi que é algo bastante clichê, sei lá, essa foi a impressão que me passou.

    ResponderExcluir
  11. Tem um outro livro romântico desse escritor, e acho que são poucos, o 'Diário de Suzana para Nicholas' que me marcou muito. Eu adiei a leitura,eu pensava, mais um romance clichê, e lá vem tragédia, mas nossa, fiquei com uma lição para toda a vida, tipo 'não julgue precipitadamente, às vezes as coisas não são exatamente o que parecem ser'... Então fica dica deste outro livro para vocês. :)

    ResponderExcluir
  12. Como estou surpresa com essa resenha...
    Tinha uma ideia suuuper errada desse livro. Achei que não curtiria de jeito nenhum, mas sua resenha me fez adicioná-lo na wishlist. Parece ser bem interessante. Adorei a discrepância entre os personagens e tudo mais.
    E quero saber que final é esse!!!

    Beijos,
    Mari | http://www.semquerermeintrometer.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Samantha! Oi Elis!
    Estou bem ansiosa para ler esse livro. Estou com expectativas bem altas, já que todo mundo elogiou um outro romance do autor (O Diário de Suzana para Nicholas) e espero me emocionar com a história.
    Uma pena vc ter se decepcionado um pouco com a história. Mas que bom que não foi uma leitura ruim, né verdade?
    Beijão
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  14. Eu já estava lendo a resenha com aquela sensação de "ownt, que fofinho" até ler a parte "triste" da história..... Meu ♥ não aguenta não, rs.... Acho que vou deixar essa passar, apesar da curiosidade que estou sentindo, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  15. Estou com esse livro aqui, mas não sei se o lerei em breve, pois não sou muito fã dos livros que fogem do gênero policial de Patterson :p

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  16. Eu imaginava outra história para esse livro,mas parece ser muito interessante e que com certeza vai me conquistar.... Eu nunca li nada do autor e vou ler esse livro sem comparações.

    adorei a dica.

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Samantha!
    Só posso dizer que adorei a sua resenha, você conseguiu explicar muito bem sobre o livro e apesar de ter dito que ele é meio superficial eu fiquei com muita vontade de ler... estou lendo bastante esses romances "bobinhos" e acho que iria gostar muito de Primeiro amor!
    Beijos
    http;//sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ler, e fiquei apaixonada pelo casal. Aliás me emocionei com o final que mesmo sendo esperado, não era o desejado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente à parte *triste* da história me deixou um pouco desanimada, já que tinha grandes expectativas com a relação à trama do livro, mas ainda assim irei lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nah, romancezinho...

    Tentei ler um livro do James Patterson, já q as pessoas falam tão bem dele (o diário de suzana para nicholas), mas simplesmente não fui cativada pela história...Romances são sempre a mesma coisa ://

    ResponderExcluir
  21. Hah... Parece ser bem cuti-cuti..
    A capa é linda!!
    Quero!!
    Deve ser muito bom poder viajar pelo mundo sem ter destino fixo...

    ResponderExcluir
  22. Acho que o livro serve meio que como uma válvula de escape para nós nos recordarmos o nosso primeiro amor, serve como uma ponte, mas nunca um sofá. Acho que leria sem o menor problema, e até seria meio que uma leitura leve, sem muitos mimimis

    ResponderExcluir
  23. Não imaginava um livro assim por causa da capa, imaginava uma história de amor super louca e envolvende.. hahaha

    Mas... o livro parece ser muito bom, porque é um amor que vai surgindo, e depois que aparece e os envolvidos se dão conta, demora pra acontecer porque está se amadurecendo (acho que se os amores de hoje em dia fosse mais "devagar" um pouquinho durariam mais.. rsr).

    A temática de fugir da monotonia, viver a vida loucamente e encontrar o amor perfeito é bacana, um pouco irreal, mas acho que pra um livro é algo que te prende ;)

    ResponderExcluir
  24. Estou muito curiosa em relação a esse livro, ainda não tive oportunidade de ler nada do autor, e creio que seria uma leitura que me agradaria. E pela a sua resenha creio que vou gostar...Uma leitura simples....
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  25. Nunca li nada do autor , mais achei bem legal a resenha , mais nao sei se vou ler o livro , confesso que tenho um pouco de interesse e curiosidade sobre o livro ! mais nao sei se leio , mais ainda me deixa coom um pé atras por voce ter dito que se decepcionou um pouco com o livro , !

    ResponderExcluir
  26. Vi alguns comentários no twitter de pessoas que não gostaram desse livro. Antes disso queria lê-lo, depois fiquei em dúvida. Depois da sua resenha, continuo em dúvida, mas agora com motivos concretos: Eu amo romances, e como você gostou do livro pelo romance de Axi e Robson, quero ler o livro, mas ao mesmo tempo que gosto de capítulos curtos também gosto de detalhes. Não gostei das atitudes do casal, como você disse, eles não precisavam ter fugido das regras. Para se arriscar não é preciso desrespeitar as leis. Beijos

    ResponderExcluir
  27. Esse romance parece bem interessante, por ser com personagens bem diferentes do que conhecemos nos livros do gênero. Fiquei curiosa, o enredo parece ser bem interessante, gosto muito de romances que se iniciaram com uma linda amizade. :)
    beijos!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!