[Resenha] A Filha do Sangue

A Filha do Sangue - Anne Bishop

A Filha do Sangue - Anne Bishop
Trilogia das Joias Negras - Livro 01
SDE Brasil - 2014 - 432 páginas
Sinopse: O Reino Distorcido se prepara para o cumprimento de uma antiga profecia: a chegada de uma nova Rainha, a Feiticeira que tem mais poder que o próprio Senhor do Inferno. Mas ela ainda é jovem, e por isso pode ser influenciada e corrompida. Quem a controlar terá domínio sobre o mundo. Três homens poderosos - inimigos viscerais - sabem disso. Saetan, Lucivar e Daemon logo percebem o poder que se esconde por trás dos olhos azuis daquela menina inocente. Assim começa um jogo cruel, de política e intriga, magia e traição, no qual as armas são o ódio e o amor. E cujo preço pode ser terrível e inimaginável.

Bem vindos ao mundo sombrio de Anne Bishop...

Bishop criou um mundo em camadas, portanto a leitura nos mergulha em um labirinto que interliga seus caminhos ao abismo do inconsciente coletivo da natureza humana, onde amor e ódio confrontam-se, onde os sonhos são entretecidos para iludir ou encantar, e joias representam o poder que nem sempre se traduz em salvação.

Acreditem: Essa é uma história de amor e amizade.

Mundos entre mundos: o natural, o sobrenatural, o psíquico, as tecedoras de sonhos, a magia das joias e o poder.

A SdE Brasil além de dotar esse tomo com uma belíssima capa que emoldura a imagem da protagonista da trilogia, nos oferece uma introdução esclarecedora com uma carta do editor, prefácio da autora e um resumo das personagens, das joias e castas dos Reinos dos Sangue. Se houver qualquer dúvida pode-se consultar as bases, pois o inquietante Prólogo já nos diz para o que vem esse reino distorcido hahaha!

Estranhamento... não temam, avancem, no decorrer dos capítulos as coisas ficam mais claras. Será??? Bem... Trata-se de Dark Fantasy, gênero pouco difundido no Brasil, que em suas modalidades mais leves já sugere uma bad trip de tempero picante. Digamos que Anne “fala manso mais usa um porrete” of course, quem gosta do gênero vai amar essa Trilogia que foi premiada em 2000 e demorou 14 anos para ser publicada aqui, espero que Bishop caia no gosto dos leitores brasileiros.

A narração em 3ª pessoa sob o ponto de vista de Saetan, Daemon e Lucivar, ou seja masculino, conduz a trama de um universo feminino de rainhas feiticeiras cruéis, avesso a cavalaria medieval, tendo em vista que os Senhores da Guerra são escravos de suas Senhoras, e os mais poderosos entre eles são controlados por anéis de obediência ou tortura sexual. Essa Dinastia brutal é mantida por Dorothea, a grande vilã que ardilosamente controla tudo e todos em Terreille.

De forma atemporal atravessamos séculos e mundos dimensionais, a ação divide-se em 3 partes, a trama salta alternadamente de Pruul a Terreile, ao inferno, a Kaeleer e ainda a Chaillot, com seus respectivos núcleos de personagens, assim os 15 capítulos tem subdivisões que, ao mesmo tempo que dinamizam a ação, podem tornar caótica a compreensão de leitores menos atentos, por isso atenção é TUDO, absolutamente necessária para acompanhar essa brilhante autora.

É fascinante a forma como Bishop apropria-se de elementos da mitologia grega, e recria arquétipos que nos envolvem profundamente em seu enredo sombrio de horror sugestivamente repugnante, pois temas como incesto, estupro, castração, pedofilia, assassinato, são abordados de forma tão magistral como se entrelaçados de sonhos estivessem, principalmente levando em consideração que às vezes a insinuação pode ser mais chocante que as vias de fato da ação em si. 

Também são explorados elementos góticos principalmente em Briarwood, que é um lugar sinistro, primeiro lar de algumas crianças cildru dyathe, horripilante.

Ela terá que aprender a controlar seu poder...

Em meio a tanta maldade esta Jaenelle, a protagonista menina-feiticeira que nos encanta, pontua a trama com passagens irônicas, divertidas e românticas no estilo romance de cavalaria, ela é a Senhora que será amada e cortejada “incondicionalmente”, a dama dos sonhos, musa inspiradora de três homens poderosos, o mito vivo da futura Rainha.

“Ela seria Sangue e ao mesmo tempo Outra, uma estrangeira e ainda assim aparentada. Seria espantosamente Magnífica.”

Todos os personagens são polarizados, sejam demônios, híbridos ou humanos, e espelham facetas emocionais e dramáticas, para o bem ou para o mal, tão verossímeis que quase podemos tocá-los. Os que mais me encantaram além da imbatível Jaenelle, foram Surreal e o apaixonante Daemon Sadi; os segredos e a conivência da família Angelline são estarrecedores e me contorceram as entranhas, Kartane é repugnante mas tio Bobby... ah, esse é a TREVA. 

O último capítulo é eletrizante, sem fôlego corremos junto com Sadi, Surreal, Saetan e os outros, ficamos em estado de choque, não, não, não, mergulhamos com a negra, gritamos:

Nãooooooooooooooooo!!!!!

Isso mesmo super mega clímax, e uffff! Ops... Tem um trecho de A Herdeira das Sombras no final, mergulhamos nele até que... acaba! Como assim? Jaenelle???? 

Pera aí, vamos usar nossas joias para que venha logo o livro dois, juntas agora!
Envolvente, fascinante, inesquecível! BANG!

Trilogia das Joias Negras




1 - Daughter of the Blood (1998) - A Filha do Sangue (2014)
2 - Heir to the Shadows (1999) - A Herdeira das Sombras (2014)
3 - Queen of the Darkness (2000) - A Rainha das Trevas (2017)

A Saga continua...


4 - The Invisible Ring (2000)*
5 - Dreams Made Flesh (2005)*
6 - Tangled Webs (2008)*
7 - The Shadow Queen (2009)*
8 - Shalador's Lady (2010)*
9 - Twilight's Dawn (2011)*

*ainda não publicados no Brasil

Essa leitura foi uma cortesia da Saída de Emergência Brasil.
Aguardamos seus comentários ;) By .:.

22 comentários

  1. Oi Rosem. Nossa, pelo que entendi, além de ser uma trilogia, ainda possui uma série relacionada? São bastantes livros né, é uma pena que acabam chegando no Brasil muito tempo depois, mas enfim, nunca é tarde pra começar a ler um livro que valha a pena. Este livro não tinha despertado a atenção, mas depois que o vi pessoalmente, fiquei encantada. A Editora fez um belíssimo trabalho mesmo. A história parece ser bem densa, daquelas que misturam vários personagens e um enredo bem forte. Eu acho que ainda não tinha ouvido falar de Dark fantasy, mas apesar de me chocar com algumas narrativas mais fortes, gosto de histórias deste tipo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Rosem pra te falar a verdade não curto muito esse gênero, mas fico te imaginando lendo, pois se suas resenhas são tão empolgadas que dirá quando você ta lendo? aposto que viaja na trama!!!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosem, que resenha intrigante e envolvente!!!!

    A capa é realmente linda demais e por sua resenha me parece ser uma estória eletrizante que reúne um pouco dos temas que mais gosto. Também ainda não conhecia o "gênero" Dark Fantasy. Gosto muito das obras que trazem em si diversas dualidades, afinal a vida é feita delas e isto me cativa.

    Apesar de me sentir atraída, o fato de ser trilogia e ainda não ter os outros livros publicados, me deixa com um um "não sei se leria", pois quando leio trilogias gosto de ter todos os livros comigo para ler em sequencia. Não gosto de ficar esperando (ansiosa eu? Imagina!). kkkk

    Bjs
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  4. Nossa que tanto de livros... não sabia que eram tantos assim *--*
    Mais eu super quero esse livro, a primeira vez que vi ele foi no skoob mi apaixonei pela capa é tbm e um tipo de historia que eu gosto, ja tenho ele na minha listinha de desejados *--*

    ResponderExcluir
  5. Oi, fiquei ensandecida quando vi sua resenha, de uma maneira boa. Comprei o livro há poucos dias foi meio que amor a primeira vista. Não sei explicar. Gosto desse estilo mais dark, com uma história densa e personagens maravilhosos. Ainda não terminei de lê-lo para dar meu veredito final, mas realmente é uma história que nos prende e sua resenha só confirmou o que eu vim achando até aqui.

    A verdade é que eu estou ansiosa e enrolando ao mesmo tempo com medo que acabe logo. Vou morrer de ansiedade até próximo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já tinha me encantado pela sinopse do livro e agora tive certeze de que tenho de ler. Também adoro os lançamentos da SdE por conta desse cuidado de esclarecer o leitor e fazê-lo mergulhar no mundo do livro. Mas gente, como é grande essa coleção...

    Adriana Medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Li muitos comentários sobre esse livro, principalmente pela belíssima capa, porém a trama não conseguiu me atrair , mas que bom que você curtiu a leitura, então espero que os próximos livros sejam igualmente satisfatórios.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já queria intensamente ler esse livro, agora depois de ler essa resenha quero mais ainda. amei a história bem o tipo de livro que eu gosto, fora que é uma série bem extensa, né? Vou comprar logo o primeiro, pra ir acompanhando os lançamentos.
    Beijos
    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  9. Senta que lá vem meu comentário:
    Bom, primeiramente quero deixar claro que adoro suas resenhas, e este livro entrou agora na minha lista de livros a ler, mas até ontem as dez da noite eu achava ele meio que uma piada. Vou explicar: sigo o Cabine Literária, no youtube, e sempre acompanho atentamente os lançamentos das editoras, e eles são uma comédia só. O que me aconteceu foi que esse livro tem uma sinopse um tanto confusa, mas o que me deixou mega sem créditos com ele foi o noem dos trẽs demônios, gentemmmmmm o que é aquilo??? Daemon??? Lucivar e Saetan, podia ser mais criativo né? Convenhamos que isso talvez seja erro da tradução (tomara), porque não dava pra levar muito a sério esses nomes não. Daí começo a ler sua resenha e me deparo com mais coisas que me deixaram confusa, no inicio entendi um pouco a história no meio não tava entendendo nada e depois voltei a ler do começo antes de terminar (sou lesa) e juro juro juro que até agora nem sei o que dizer a respeito desse livro de verdade, então coloquei ele em minha lista de livros a ler para que essa agonia de não ter entendido nada passe!!!
    Ufa!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Acho que estou precisando de férias literárias!

    ResponderExcluir
  10. Sabe aqueles livros que você começa a ler e eles fluem tão rápido que você termina algumas horas depois? Foi desse jeito com a sua resenha! kkk Nossa, ela foi bem eletrizante e eu acho que me encaixo nos leitores desatentos que você citou, porque você disse: atenção é TUDO!, e até agora estou boiando quanto a essa história.
    Pelo jeito o livro deve ser muito bom, pois mexeu muito com você, mas não sou de ler esse tipo de gênero.
    Abçs!

    ResponderExcluir
  11. Que resenha diferente de tudo que já li sobre este livro.
    Só achei muitos detalhes malucos que me deixaram confusa.
    Fantasias geralmente tem elementos um tanto diferentes e que podem parecer piração pra quem não está acostumado. Eu adoro, pena que é uma saga tão longa. E porque demorou tanto para lançarem aqui?
    Adorei os personagens e achei a estória bem equilibrada em meio a tanto desequilíbrio ;)

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que a série teriam 9 livros, vou querer ler, mas acho melhor esperar sair mais alguns volumes.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Não gostei muito da trama. Gosto muito de fantasias, mas achei a história desse livro um pouco confusa. Um mundo totalmente diferente, com diversos personagens e etc.
    Além disso, são 9 livros. Chega de séries para mim.

    ResponderExcluir
  14. Oie Rosem, parece ser um livro bem interessante, mas não curto o estilo. A capa dele é linda e a leitura parece ser bem eletrizante mesmo, a premissa do livro é chamativa, mas infelizmente não é o tipo de leitura que eu gosto de fazer, rsrsrs. Mas que bom que você gostou flor, agora é você torcer para os próximos livros serem publicados logo!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  15. Caramba! A série é gigante! Adorei a capa que a SdE trouxe para a versão em português, mas não posso deixar de me encantar pela simplicidade das capas americanas.
    Gostei bastante do enredo do livro e fiquei mega curiosa pra ler e conferir se a escrita da autora é tão eletrizante assim. Mas com tantos livros já publicados e apenas um traduzido para o nosso idioma, acho mais fácil eu pegar e lê-los em inglês mesmo. Não, não sei ser paciente e esperar.

    ResponderExcluir
  16. Olá Rosem, bom saber mais sobre o livro e um pouco mais sobre a série. Apesar de ter gostado do que vi na resenha, realmente, esse não será um livro que pegarei por ora. Você sanou minhas duvidas sobre todos os quesitos, e acredito que será melhor acompanhar só a saga do Mago mesmo XD Acho ótimo a Saída de Emergência trazer essas séries todas ao Brasil, uma pena que acompanhar todas e mais outras está dificil XD

    Abraços!
    Multiverso X

    ResponderExcluir
  17. Oi Rosem!
    Comecei a ler sua resenha pensando em um livro de fantasia com bastante aventuras, mas percebi que estava totalmente enganada pela sinopse. Nunca li nada desse gênero, mas tenho que dizer que fiquei bem curiosa, o único problema é que sou meio devagar e consegui me perder já na sua resenha... O jeito vai ser ler e ver o que acho, você conseguiu me deixar muito curiosa mesmo!
    Nossa, como eles demoraram para traduzir esse primeiro livro, só espero que não demorem para continuar com a série...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá Rosem!
    AMEI sua resenha.
    E sim, atenção total na leitura desse livro. Eu fiquei muitoooo confuso, mas depois fiquei completamente sugado pra dentro do livro. Eu, que não estou muito acostumado com cenas mais fortes e picantes, estranhei bastante. Bishop conseguiu dosar tudo muito bem. Os personagens são tão reais, parece que vão pular do livro.
    Uma das cenas que eu mais gostei, foi a da sala de música. Ver o Daemon daquele jeito deixa qualquer um feliz, o personagem complexo, senti tanta pena dele...
    Não vejo a hora da continuação.

    Gabriel
    umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. O que falar desse livro depois dessa resenha e de confirmar minha compra?
    Uma obra de fantasia que merece ser conhecida de todos, totalmente dark como você mesmo citou, envolvendo demônios e escravos sexuais, toda a magia das joias, enfim um livro que nos apresenta um novo inferno e nos prende nele, não iremos querer sair até finalizar a leitura e perceber que precisamos voltar urgentemente para acompanhar mais e mais dessa série.
    Realmente uma pena que tenha demorado tanto tempo para ser publicada no Brasil e até publicar todos os livros mais anos de espera, pelo menos veio pela Saída de Emergência que caprichou em tudo na edição.
    Não tenho palavras para descrever o desejo que tenho de ler esse livro, por sair justamente da minha área de conforto dentro dos livros fantásticos e abordar temas fortes sem o menor pudor, ainda mais com a escrita de Bishop que me parece ser muito boa, o melhor de tudo apesar de se passar em meio a uma guerra por poder, os personagens são reais, apresentam uma gama de emoções que nos fazem acreditar de verdade neles, não são superficiais e sim muito bem estruturados e desenvolvidos.
    Quanto a atenção eu sempre fico totalmente atento a qualquer livro, pelo visto nesse preciso ficar um pouco mais e para finalizar a capa ficou perfeita, dando o efeito de um diário de couro mesmo, pessoalmente essa impressão deve se confirmar.
    Um livro que figura no topo da minha lista de futuras leituras e que com certeza ficarei viciado e necessitando do próximo volume!

    ResponderExcluir
  20. Livro super interessante, essa trilogia eu preciso ler. Parece ser muito legal.

    ResponderExcluir
  21. :O Que livro diferente hahahahah
    Adorei esse novo gênero, nem sabia que existia... e as rainhas dominando os reis... a história está ficando boa... kkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Gostei da capa do Brasil, nunca ouvi falar desse gênero e espero que goste. Eu infelizmente sou desatenta e me perco muito nas histórias e confundo os personagens. Mas o que será que farão para corromper a futura rainha?
    bjs

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!