[Resenha] O Teste

O Teste * Joelle Charbonneau

O Teste - Joelle Charbonneau
Trilogia O Teste - Livro 01
Sinopse - Editora Única - 2014 - 320 páginas


O Teste, de Joelle Charbonneau, é o primeiro livro de uma trilogia distópica ambientada num futuro pós-apocalíptico, onde o planeta foi devastado durante os "Sete Estágios da Guerra" e o governo da Comunidade das Nações Unificadas reuniu o que restou da humanidade em dezoito colônias, que tentam sobreviver como podem num habitat física e quimicamente destruído. O "Teste" consiste numa "prova" aplicada pelo governo, direcionada apenas aos melhores formandos do ensino médio, pra decidir quem irá para a Universidade e depois trabalhará pra eles, revitalizando e reconstruindo o planeta.

Malencia (Cia) tem dezesseis anos, chegou o dia da sua formatura e a partir de agora ela é considerada adulta e terá que escolher um trabalho, tornando-se um membro produtivo de sua colônia, a Cinco Lagos, mas desejo de Cia é cursar a Universidade em Tosu City, assim como seu pai. Esse sonho parece distante, pois já fazem dez anos que a colônia Cinco Lagos enviou o último representante para o Teste, só que dessa vez quatro jovens locais são escolhidos e Cia está entre eles.

"(...) Ser escolhido é uma honra. Os formandos da universidade são nossa grande esperança, aqueles com os quais todos contamos para ajudar a regenerar a terra e melhorar nossa qualidade de vida. São os futuros cientistas, médicos, professores e oficiais do governo."

Cia fica eufórica, mas também preocupada, pois sabe que se passar no Teste e cursar a universidade, provavelmente será enviada para trabalhar em outras colônias e talvez nunca mais veja a sua família. Além disso, o pai lhe conta um segredo: anos atrás, quando ele participou do Teste, sua memória em relação ao que aconteceu nas provas foi apagada, mas até hoje pesadelos recorrentes sugerem que coisas terríveis ocorreram no período em que estava sendo testado.

"(...) é melhor que você saiba. Melhor que você vá para Tosu City preparada para questionar tudo o que vê e tudo o que encontra. Isso pode ser a diferença entre sucesso e fracasso."

Numa situação onde há de se temer animais e humanos "mutantes", como também homens "normais" de caráter animalesco e mutável, você saberia em quem confiar?

O Teste começa num clima de ansiedade e nervosismo, semelhante ao que todo estudante sente numa prova importante e decisiva como o vestibular, por exemplo, com a diferença de que nessa história, ninguém sabe o que vai acontecer durante as provas. Aos poucos, o que todos pensavam que seria apenas um teste de inteligência, revela-se uma armadilha aterrorizante, onde o desempenho de cada candidato irá determinar o rumo de sua vida ou a sua morte.

A narrativa em 1ª pessoa consegue transmitir toda a tensão que a protagonista vivencia, sua indignação e choque pelas coisas que vê, a desconfiança em relação aos outros candidatos e, aos poucos, a consciência de que todo erro é fatal. Cia é uma personagem observadora, inteligente, questionadora e obstinada, que luta ferozmente pela vida e agarra seu destino com as duas mãos, os dois pés e com os dentes também. A história é tensa, me senti absolutamente envolvida, como se eu mesma estivesse sendo testada e raciocinasse, suasse, sofresse, sentisse dor e fome junto com Cia.

Adorei a forma como a autora trabalhou a ambientação da trama, utilizando-se de diversos recursos, em momentos chaves das cenas, para elucidar o que aconteceu com o planeta, qual é o estado atual da natureza e da sociedade e o que as colônias estão fazendo para sobreviver e revitalizar suas áreas. Joelle construiu uma ambientação consistente sem comprometer a fluidez da narrativa, que é dinâmica, eletrizante e me fez devorar o livro rapidamente!

A avaliação terminou, o resultado do Teste foi revelado, mas as consequências das decisões tomadas só saberemos nos próximos volumes...

"Seja apenas você mesma, penso enquanto atravesso a porta. Contudo, em vez de me acalmar, as palavras fazem meu coração bater mais depressa. (...) Depois de tudo o que vi e fiz, sou forçada a admitir que não sei exatamente quem eu sou."

Beijos testados e aprovados!!!

Trilogia O Teste (The Testing)



1) O Teste (2014)
2) Estudo Independente (2014)
3) A Formatura (2014)

Essa leitura foi uma cortesia da Única Editora.
Aguardamos seus comentários ;)

65 comentários

  1. A porcaria é quando eu tenho duas distopias pra ler, aí escolho uma, e não tô gostando nadinha. Aí venho aqui e vejo que se tivesse escolhido o outro (que é O Teste) eu iria gostar muito mais e não me arrepender. :(

    Adorei sua resenha!! Vou ler logo então, tomara que eu goste tanto quanto você.

    Bjkas


    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lelê!
      É muito chato quando a leitura emperra, felizmente esse eu devorei rapidinho =)
      Beijos!!

      Excluir
  2. Muito bom quando um livro deixa um gostinho de quero mais... já mantendo o suspense para o próximo.
    Elis, querida, a comparação entre a ansiedade de um estudante em vias de uma prova decisiva e o livro me deu a noção exata do que esperar... sei que ficarei sem fôlego e adoro quando um autor faz isso comigo, hahaha...
    Beijão, excelente resenha!

    (Tem resenha novinha minha aqui: Ler para divertir. Te espero lá. Bj)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto quando o livro mantém o suspense, desde que forneça algum tipo de desfecho para eu saborear, que foi o caso aqui ;)
      Beijos!!

      Excluir
  3. É incrível quando lemos um livro intenso e maravilhoso como esse. A capa dele é bela e parece condizer com a história. Gostei do fato da narrativa ser em primeira pessoa, é como você afirmou: isso nos permite compreender melhor a protagonista, sentir suas tensões e medos. A Cia parece ser uma garota forte, decidida e que acima de tudo está preocupada com sua família, pois apesar de alimentar o sonho de estudar na Universidade em Tosu City, ela pensa primeiro na família. Gostei do fato da leitura já inciar de forma eufórica e terminar nos deixando com o desejo de ler logo o próximo livro. Espero poder ler essa obra!!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jullyane!
      A ligação de Cia com o pai e a forma como ela foi criada em Cinco Lagos será decisiva em sua trajetória!
      Beijos...

      Excluir
  4. Oi Elis,
    Um livro que possui um final que lhe deixa curioso pela continuação e sem dúvida um livro com uma trama interessante, porém vou esperar pelos próximos volumes, para me decidir se lei ou não.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Elis!
    Esse livro é super a sua cara e assim que vi o lançamento tinha certeza de que vc iria curtir.
    Tenho curiosidade me ler, gosto desse clima de ação em livros, principalmente quando já começa com um ritmo mais intenso. Achei o enredo bem interessante, achjo que vou gostar muito da leitura também.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  6. Amei o livro e amei a resenha. Esse vou ler com certeza, pois parece ser de muita ação. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  7. Olá Elis, tudo bem???
    Menina adorei a sua resenha, estou com esse livro aqui em casa assim que foi lançado eu comprei porque amo de paixão distopias... lendo sua resenha me fez ter uma noção do que posso esperar pela leitura e acredito que vou gostar muito... Adorei o enredo proposto pelo pouco que você contou e estou bem ansiosa pela leitura... Xero!!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana!
      Tenha uma ótima leitura, espero que curta tanto quanto eu :)
      Bjs!

      Excluir
  8. eu gostei bastante da resenha, acredito que pontuo bem a história, mas não é um livro que me atrai, o tema em si que é abordado passa longe do que mais me atrai e portando fico meio desconfiada do livro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu AMO distopia e tenho interesse de ler O Teste desde o seu lançamento.
    A ideia de não saber o que vai acontecer durante o teste deve ser agoniante. Enquanto alguns pensam que é só um teste de inteligência, esses podem não estar preparados para um teste de sobrevivência, e então sucumbir =/
    A Cia parece ser uma ótima personagem, perspicaz e inteligente. A narrativa em primeira pessoa deve ser eletrizante.
    Espero poder ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  10. Oi Elis, muito legal você ter postado esta resenha. Este livro é muito desejado por mim desde que vi o lançamento. Amo distopia, e apesar de os livros sempre terem semelhança, acho que não vou enjoar tão cedo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Elis!
    Gostei da sinopse de O teste desde que vi o lançamento, mas agora fiquei ainda mais curiosa! A leitura parece ser perfeita para quem gosta de uma boa distopia, sem contar que eu acho que iria gostar da Cia, tenho um pouco de raiva das mocinhas bobinhas...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tomei gosto pelas distopias, mas também um profundo desgosto com trilogias, porque esperamos que a coisa evolua e fique melhor e as vezes é o contrário, ela involui e fica péssimo. Por isso nem sei o que dizer, achei meio parecido com Divergente, o negócio de fazer testes, sei lá se no meio do teste alguém diz; Seus testes foram inconclusivos!!! Espero que não seja beeeeeeeeeem assim como estou imaginando porque se for, eu passo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li Divergente, mas pelo pouco que sei da história através de comentários, a aplicação dos "testes" é diferente, bem como o que eles avaliam ;)
      Bjs!!

      Excluir
  13. Nossa eu preciso desse livro ja estava de olho nele desde o lançamento mais agora com essa resenha aumento tipo nível total *-*
    Nossa a historia é o meu estilo <3
    Falam que é meio que Jogos Vorazes, Divergente... esse tipo
    Adorei *-*

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro distopias e estava esperando ler uma resenha deste livro para saber mais...
    Já curti muito a capa de início também.
    Gostei muito da resenha e achei bem sintetizada mesmo, ao ponto de me deixar querendo saber mais sobre os testes.
    Tem previsão para o lançamentos do demais livros? Já está confirmado ao menos?
    Estou louca para ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!!
      Ainda não há previsão, mas a Editora Única costuma publicar rapidamente suas séries, pelo menos foi assim com a Saga Encantadas e a Série "De Repente". Beijos!!

      Excluir
  15. Sua resenha me envolveu totalmente! O Teste parece ser um livro muito bom e eu, como amo distopias, não deixarei de ler essa. Já estou até prevendo o que Cia passa nessa prova. Parece ser horrível! Mas isso não me impedirá de ler :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Elis.
    Que bom que seu desafio ta fluindo, eu desanimei mas ainda não desisti.
    Eu recebi esse livro semana passada, mas ainda não consegui encaixá-lo.
    Precisava ler essa resenha pra me empolgar na leitura, mas essa coisa do teste onde os melhores irão trabalhar para o governo me lembrou delírio. O que me atraiu foi a questão dos mutantes, espero gostar da leitura tanto quanto você.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!
      Não li Delírio mas tenho curiosidade, a Cida me falou bem dessa série =)
      Beijos!!

      Excluir
  17. Só eu que achei este livro uma mistura de Divergente com Legend?
    Enfim adorei a resenha

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu *-*
      Não li Divergente ou Legend, então não saberia apontar as semelhanças ;)
      Beijos!!!

      Excluir
  18. Não acredito que você terminou assim a resenha!!!!!!!!! Me deixou mega curiosa! Se eu já queria este livro, agora o desejo e muito!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  19. Não li nenhuma distopia ainda :/
    mas se ao ler a sinopse desse livro muito já havia me interessado, agora ao ler essa resenha foi que me interessei mais ainda. Ainda mais com você acabando seu texto desse jeito, me fazendo ficar morrendo de curiosidade por dentro, beijos

    ResponderExcluir
  20. Adoro distopias, mesmo estando na "modinha" é algo que nunca enjoamos de ler, pois sempre os que são lançados são diferentes um dos outros e acabam te prendendo.
    Achei a pegada do livro muito boa, essa parte de não se lembrar de nada que acontece no teste é uma tacada e tanto, da aquele clima de tensao e medinho u.u

    ResponderExcluir
  21. Elis
    Uma história distópica com uma trama muito interessante. Imagino a tensão desses jovens tendo que fazer uma prova para poder cursar a universidade e ter que trabalhar para o governo.
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  22. Sou apaixonada pela capa de O teste e agora me apaixonei também pelas capas de Independent Study e Graduation Day. Sei que esse será o tipo de livro que ficarei ansiosa pela continuação e não vou aguentar e terei que ler em inglês, assim como fiz com Insurgente e Convergente.
    Adoro distopias e fiquei louca por esse livro quando o vi nos lançamentos, agora conhecendo a estória um pouco mais a fundo fico ainda mais ansiosa para ler este livro. Quero descobrir como é esse "Teste".

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Falarei o que? Que eu quero ler muito muito muito? Fui lendo as primeiras linhas e disse me lembra jogos vorazes então tem armadilha, mas penso o que será que ela fez para duvidar de si mesma? aquelas palavras do pai dela me fez pensar coisas horríveis do que ele passou lá e pendo que ele tem um trauma e por isso não lembra e tem pesadelos.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Um dos lançamentos atuais que mais me deixaram com vontade de ler, apesar de parecer um apanhado de outras várias séries distópicas, " O Teste" nos mostra elementos novos e uma personagem capaz de cativar qualquer um, batalhando para seguir seu sonho, mesmo sem saber que em breve ele será algo mais assustador que os pesadelos do pai.
    Passar por cada prova acompanhando o olhar da menina, seus medos e suas angústias deve ser viciante, com certeza o governo não é nada bom e justo e sem dúvidas tais provas não são meramente de inteligência, existe muito mais coisa escondida e poderemos aos poucos ir desvendando cada um dos segredos que rodeiam essa história.
    Quando um autor consegue nos fazer sentir os mesmos sentimentos que os personagens é porque soube contar suas história da melhor forma possível e quero ver como é a narrativa da autora, como ela construiu cada cenário e descreveu cada situação, tomará que os próximos livros sejam tão bons ou melhores que esse e torne essa uma marcante distopia na minha lista de favoritos do gênero.

    ResponderExcluir
  25. quando estava ficando bom termina, adorei a resenha, gostaria de ler estes livros.

    ResponderExcluir
  26. Nossa ele livro parece ser mto bom a resenha esta bem chamativa para o lado do livro agora fiquei curiosa..

    ResponderExcluir
  27. Oie...
    Estou louca para ler esse livro!! Já vi ótimas resenhas sobre ele e amei!!
    O livro parece ter muita ação e prender o leitor do início ao fim!!
    Ainda bem que já será lançado o último livro da trilogia! Assim posso comprar todos de uma vez!

    ResponderExcluir
  28. Ta ai uma história que estou doida pra ler. O tema tem uma trama super envolvente e se tratando de um distópico, só posso esperar que seja muito bom. Com certeza vou amar ler este livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Estou de olho nesse livro desde o seu lançamento e fiquei esperando o lançamento dos outros. Agora, finalmente o terceiro sai em outubro, então está na hora de começar a ler. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  30. Perfeito! eu quero esse livro impresso. Li ele em epub pq nao aguentei esperar mais tempo para lê-lo. É incrível. Indico a todos!! Já quero ler os próximos!!! Uma coisa que comentei é que a historia é uma mistura de divergente e jogos vorazes e a protagonista, Cia, parece muito com a Tris de Divergente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Trilogia O Teste vai render filmes incríveis =)

      Excluir
  31. Eu sou simplesmente apaixonada por distopias. E na minha opinião, essa história parece ser uma das melhores premissas que já vi. Me deixa curiosa e já consegue me envolver desde a sinopse, e não é qualquer livro que consegue esse feito. Por isso estou muito ansiosa para ler logo a trilogia, e não vejo a hora de iniciar a desvendar os mistérios dessa trama.

    ResponderExcluir
  32. Estou lendo o primeiro livro da trilogia e me apaixonei de cara, quero ler todos.

    ResponderExcluir
  33. Love distopias, e O Testa não deixa nada a desejar as outras obras com mesmo tema, muito boa, muito suspense, muita coisa pra pensar

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Eu tô muita curiosa com essa trilogia, pois só recebe elogios, preciso!!!
    A personalidade da Cia, ser inteligente, obstinada, questionadora e tudo mais, achei muito show! Amo personagens assim, como todo protagonista de uma distopia deve ser.
    Nem me fale de narrativas eletrizantes, pois são tudo!
    Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito desse livro, é ótimo, curto muito distopia, estou super ansiosa pra ler a continuação Estudo Independente.

    ResponderExcluir
  36. É muito difícil ler uma resenha assim tão bem feita e não sair correndo para comprar o livro. Sempre me deparei com ótimos elogios a essa série e acredito que realmente ela é a nova Jogos Vorazes, não por se parecerem e sim pelo fato de substituir perfeitamente a outra série distópica. Adorei a ideia da autora de basear tudo em algo tão trivial como um teste para vestibular, embora o do livro se pareça com algo bem mais brutal e sanguinário.
    E Cia parece aquele tipo de pessoa que você encontra nos livros e se apaixona, justamente por se parecer tão real, com imperfeições e carisma.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  37. deve ser muito bom, tenho o livro mas ainda não li!!

    ResponderExcluir
  38. O livro já me chamou a atenção só por ser uma distopia. E no decorrer da resenha, vários dos pontos ressaltados me fizeram ter mais certeza ainda de que preciso ler este livro. Foi pra listinha! Otima resenha!

    ResponderExcluir
  39. Distopias <333
    Esse é aquele livro que eu vi a capa: me encantei, li a sinopse: me apaixonei e depois da sua resenha: já sei que vou amar esse mundo distópico que a Joelle criou!
    Adorei o fato da narrativa ser em primeira pessoa, pelo ponto de vista da protagonista, e sei que vou sofrer a tensão junto com Cia, hahaha

    ResponderExcluir
  40. Adorei a resenha....muito bem feita
    Pontos bem destacados, vou ler o livro com certeza.

    beijos

    ResponderExcluir
  41. A resenha está muito boa! Estou ansioso demais pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  42. Enredo bem desenvolvido, mergulhando um leitor em uma narrativa com um bom ritmo, tornando o livro cativante.

    ResponderExcluir
  43. Parece ser ótimo... Mais um pra minha lista :)

    ResponderExcluir
  44. Estou morrendo de vontade de saber como esse Teste e de como a Cia se sairá nele. Com toda certeza, essa trilogia entrou a minha lista. =)

    ResponderExcluir
  45. É isso que eu busco em uma boa distopia. Momentos de tensão, crítica social, e por aí vai. Pelo que entendi, a autora mandou super bem no quesito ambientação. Soube criar uma sociedade bem complexa e ainda conseguiu explica-la sem perder a fluidez na narrativa. Quero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  46. Eu gosto de distopias, já li várias...
    Sua resenha me chamou bastante a atenção, esse livro tem tudo para ser muito interessante... Ação, aventura, a protagonista parece ser forte e determinada, estou ansiosa para ler...

    ResponderExcluir
  47. Como eu amo distopias, eu queria muito poder ler esta, já que dizem que ela é parecida com algumas outras mais conhecidas... Espero pode apreciar essa leitura logo! Estou participando da promoção para ganhar a trilogia!

    ResponderExcluir
  48. Pensa numa pessoa que ta louca pra ler O Teste é eu haha
    Desde quando foi lançado, mas ainda não pude ler aff :/
    Amoo distopias, essa parece ser otima, e ainda mais com essa resenha to louca pra ler hehe <3
    E gente que capa é essa, muuuuito diva !
    Bjinhos
    Anny Soraia

    ResponderExcluir
  49. Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca peguei pra ler nenhuma resenha, essa foi a primeira adorei a resenha e achei bem parecido com Maze Runner, os testes o governo, todas essas coisas... Quero muito ler, e realmente espero que não seja muito parecido, amo Maze Runner mas assim não dá né? Haha

    http://oppeningminds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Um bom livro, bem amarrado, dando ritmo à leitura, contagiando os leitores.

    ResponderExcluir
  51. Eu amo distopia, pois tem muitas possibilidades. Já vejo que vou adorar Cia, pois ela uma mocinha forte, determinada e fantástica..A trama parece ser bem interessantes .. quero muito saber sobre esses testes...Parabéns pela resenha, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  52. Esse livro é maravilhoso,adorei a Cia e alguns dos colegas do Teste,desconfiei e ainda desconfio do Thomas e quero que ela tenha "algo" com o Michal.Me surpreendi com os testes,achei que seriam menos perigosos mas se tratando de distopias tudo é possível.E a descrição da Joelle é mesmo muito boa,foi bem fácil imaginar os cenários onde se passava a história.

    ResponderExcluir
  53. Pela Resenha acredito que vou ficar encantada com o livro

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!