[Resenha] Antes da forca

Antes da forca - Joe Abercrombie

Antes da forca - Joe Abercrombie
Trilogia A Primeira Lei - Livro 02
Sinopse - Arqueiro - 2014 - 496 páginas


Ninguém será poupado ao ousar aventurar-se no mundo perverso criado pelo genial Joe Abercrombie. Neste livro 2, a saga de nossos anti-heróis prossegue exatamente do ponto em que os deixamos no livro 1 (resenha aqui). A União enfrentará portanto duas frentes de batalha: ao Norte, os Clãs selvagens de Bethod e ao Sul, O Império de Gurkhul e o poderoso Profeta feiticeiro com seu exército de adeptos, “Os Cem Palavras”, treinados na Arte Superior e violadores da 2ª Lei.

Portanto o bicho vai pegar, e tratando-se de Abercrombie pega mesmo, pois ele não tem nenhum tipo de apego com suas personagens, e irá testá-las nos limites mais absurdos, aliás não há limite, de modo que é uma leitura para quem tem nervos de aço.

Batalhas sangrentas, viscerais, violentas, insanas, total gore, não recomendado a estômagos delicados.

A genialidade do autor fica evidente no domínio que detém da trama, adotando enredos totalmente diversos, que interligam-se apenas quanto a mesma motivação: ao Norte, o regimento militar e as agruras da guerra correlacionadas à escolha do Tenente West, que conflituam entre a honra e a sobrevivência; ao Sul, sob a fenomenal presença de Glokta [que excelente personagem], o desenrolar da estratégia política, o jogo de poder, as manobras de trafico de influência, traições, assassinato, tortura, chantagem, corrupção; e Bayaz, que “aparentemente” ruma ao outro lado do mundo, para buscar um artefato capaz de salvar a União de seu maior inimigo vindo do Sul, nos mostrará uma outra face e com ela a verdadeira motivação pela sua busca.

Muitas surpresas e em sua maior parte pouco agradáveis...

A intercalação desses três enredos nos faz saltitar entre mundos, ora no inverno nórdico, ora no úmido e tórrido clima praiano sulista, ora nas exóticas terras além mundo com a história dentro da história da Irmandade dos Magos, que aos poucos Bayaz vai revelando a Jerzal, Ferro, Logen, Quai e Pé Comprido, que também enfrentam opositores cruéis em sua jornada, contudo seu maior obstáculo será o desenvolvimento da tolerância, do respeito, da coragem e do sacrifício, ou seja, vergarem-se sobre si mesmos. Hummm difícil...

Creio que o maior trunfo deste segundo livro seja a maestria com que Abercrombie desenvolve suas personagens, a forma como se transformam, se humanizam ou desumanizam no decorrer dos acontecimentos é impressionante e de verossimilhança assustadora, o que nos remete a muitas reflexões, de modo que a violência empreendida para tanto é quase lúdica. Hahaha! Se apertar o livro escorre sangue.

Ponderações quanto ao amor, dor, apego, confiança, honra, amizade, família, hierarquia, medo, ganancia, poder, gratidão, lealdade são exploradas com uma sutileza extraordinária através de diálogos fluentes, diretos, ácidos, irônicos, extremamente pertinentes e nos garantem muitas gargalhadas. 

Assim preparem-se para muita adrenalina, surpresas, sustos, indignação, medo, paixão, mistério, ação, aventura, repulsa, reflexão, Abercrombie sem dúvida desponta como um dos melhores autores de Fantasia da atualidade.

Já salivando pelo Duelo dos Reis? A Arqueiro adivinhou e colocou em anexo nas ultimas folhas um trecho para te instigar ainda mais Ehhhhhhhhhh!

Excelente Leitura!

Trilogia A Primeira Lei



1) O Poder da espada - julho/2013
2) Antes da forca - junho/2014
3) O Duelo dos Reis - fevereiro/2015

Site do autor:

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seu comentário! By.:.

18 comentários

  1. Eu não me canso deste gênero de fantasia. E esta série parece ser o estilo que eu gosto: batalhas, reinos, aventuras. Estou bem curiosa, só vejo boas recomendações...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Elis eu só digo uma coisa: essa capa e a do primeiro está simplesmente linda e forte, além de despertar em mim uma louca vontade de ler! Eu acho que quando os personagens são bem desenvolvidos e evoluem com o decorrer dos livros isso demonstra que o autor só tem pontos a ganhar conosco, pelo menos comigo! E fiquei curiosa para ler os dois!

    QUE BRILHE A SUA LUZ!

    ResponderExcluir
  3. você descreve de forma tão envolvente que até eu que não sou muito chegada me senti atraida!
    acho que no fundo merece uma oportunidade!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha e dos pontos apresentados, dar para perceber que o autor não tem medo de arriscar e com isso deixa seus leitores instigados.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. E uma serie? Ai meu bolso.
    Gostei do genero (mas ja desencantei por que é serie) me parece ser uma fantasia muito bem elaborada da qual o autor sobre explorar bem a ideia que teve. Gostaria de chegar a lelo um dia.

    ResponderExcluir
  6. Olá =).
    Eu confesso que, apesar de ter ouvido falar desse livro, nunca tive um real interesse em realizar a leitura pois não faz meu estilo literário. Mas fico feliz em saber que o livro é bom e adorei as novas capas.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o primeiro livro dessa trilogia, mas está na lista de leitura, esse segundo também parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  8. Sabe que eu não dava nada por esta capa...se fosse por ela eu não leria o livro, mas com você elogiando tanto assim começo a mudar de ideia, hehe.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser ótimo, esse gênero me chama bastante a atenção.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!
    Não tenho interesse nenhum nesse livro por não fazer meu gênero mas acredito que agrada muito ao público em questão!
    Beijos,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar de 'O Poder da Espada', mas é a primeira vez que fico sabendo que faz parte de uma série. De qualquer forma, o enredo do livro, a escrita profunda e objetiva de Joe Abercrombie me conquistaram, e desejo ler esse livro em breve :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Rosem, não li ainda o volume 1, mas quando vi o lançamento deste volume fiquei bem interessada com o enredo da série, e pelo visto, o interesse vale a pena.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Gente, eu adoro livros desse gênero, fantasia eu realmente viajo kk, mas confesso que não tinha lido ainda sobre essa série, valeu pela dica, a resenha me deixou curiossísima, com certeza entrou pra minha "listinha" :))

    ResponderExcluir
  14. Rosem, eu gostei do que o livro parece ser, mas sabe quando você não anima?
    Não sei, acho que no momento eu não lerei, mas vou anotar sua dica sobre esse autor (:
    beijos
    No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
  15. Mais uma trilogia que estou ansiosa para ler, só que quero ler os três juntos e como ainda não foi lançado o terceiro, vou aguardar. Amei sua resenha, e isso só reforçou meu desejo de ler os livros.

    ResponderExcluir
  16. Oi Rosem. Eu gosto muito de fantasia, gosto das surpresas, nunca sabemos o que esperar em livros assim, mas não acho que esse livro irá me agradar, tem muita violência, ainda assim fiquei curiosa com a escrita do autor, você elogiou tanto, quero tentar lê- lo.

    ResponderExcluir
  17. Nossa! isso daria um filme.
    Fiquei impressionada com a resenha e com curiosidade de ler...

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros assim, com muitos mundos, muitos personagens, muitas histórias a serem contadas!
    Apesar de não ter lido o primeiro me entusiasmei por esse, é definitivamente um livro que eu leria!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!