[Resenha] Starters

Starters * Lissa Price

Starters - Lissa Price
Duollogia Starters - Livro 01
Sinopse - Novo Conceito - 2012 - 367 páginas


Callie, seu irmão Tyler e seu amigo Michael são menores sem teto, eles vivem em prédios abandonados e lutam para sobreviver. As coisas ficaram assim depois da Guerra dos Esporos, onde todas as pessoas entre 20 e 60 anos acabaram morrendo por conta dos Esporos (que em contato com a pele causam problemas de respiração e levam as pessoas à morte). Na época, apenas os idosos e as crianças foram vacinados, pois tinham mais chances de serem contaminadas e, no fim, foram os únicos que sobraram.

Agora o mundo é dividido entre Enders e Starters. Os Enders são os maiores de 60 e os Starters são os menores de 20 anos. Existem alguns Enders na classe trabalhadora, mas a maioria deles são ricos e não movem um dedo pra ajudar dos Starters que perderam os pais e não tem avós ricos para os sustentarem.

Tyler, o irmão de Callie, está doente e a menina não tem recursos para pagar um tratamento, sua única opção é ir até o banco de corpos, um lugar aonde Startes põem seus corpos em aluguel para os Enders que querem se divertir, mas são impedidos pela idade (a medicina deixou a expectativa de vida dos Enders em torno de 200 anos).

Callie acredita que o dinheiro que ganhará com seus aluguéis será o suficiente para comprar uma casa e pagar um tratamento para o irmão, tudo que deverá fazer é ficar inconsciente enquanto um Ender usa seu corpo, mas a garota não está certa se isso é seguro. Por desespero Callie coloca seu corpo em aluguel e, sem perceber, sua vida em perigo. 

“Era assustador não saber o que seu corpo estivera fazendo sem você.” 

“Starters” é uma distopia fantástica, conforme a trama vai evoluindo, vamos percebendo as diversas classes sociais que existem, os desesperados pela sobrevivência, capazes de matar alguém por um biscoito e os ricos, que se aproveitam do desespero de Starters pobres. 

A narrativa é em primeira pessoa feita por Callie, fica mais dinâmica depois de um terço do livro, onde algumas revelações são mostradas e temos cenas de tirar o fôlego. Callie é uma protagonista muito corajosa e inteligente, ela colocou sua vida em perigo, mas foi esperta na hora de lidar com as consequências. 

Um pouco antes da metade do livro podemos ver a interferência do governo na vida das pessoas, isso só complica ainda mais a vida dos Starters pobres que não tiveram nada a ver com a guerra e hoje, sofrem as consequências. 

“Ninguém nunca reclamava sobre ter um cérebro gordo. Ninguém acusava seu cérebro de ser alto ou baixo demais, largo ou estreito demais. Ou feio. Ou a coisa funcionava ou não funcionava. E o meu funcionava muito bem.” 

A história é ambientada em Beverly Hills e arredores, o livro deixa bem marcado a mudança de paisagens, indo do local onde Callie morava (e podia ser assaltada e morta nas sarjetas), para um lugar bem mais rico, com mansões onde ter três carros luxuosos na garagem é completamente normal. 

A única coisa que faltou na história foi explorar um pouco mais essa Guerra dos Esporos, a única informação que temos é uma citação sobre ela no começo do livro e uma lembrança de Callie, espero descobrir mais coisas em “Enders”, como o que levou a guerra a acontecer e de onde vem esses Esporos. 

O livro tem um final, mas tenho certeza que Callie ainda vai enfrentar muitas coisas, antes de ter uma vida normal com seu irmão. 

Recomendo de verdade!

Duologia Starters


Starters (Livro 1) - 2012
Enders (Livro 2) - 2014

Conforme o pessoal lembrou nos comentários (obrigada!), a autora escreveu quatro contos relacionados à serie, que foram disponibilizados pela Editora Novo Conceito para download gratuito. Clique no banner abaixo para maiores informações:


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito
Aguardamos seus comentários =)

Beijos de uma Starter...

12 comentários

  1. Sam, tenho esse livro, mas confesso que não me animo a ler, acho que ainda não esta em um bom momento, aquele que eu sinta que o livro tem que ser lido!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Samanta. Eu ainda não li a série, mas li os contos introdutórios à serie, e fiquei bem curiosa com o enredo. Amo distopias e esta parece ser muito legal.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Essa duologia parece ser ótima, gosto muito de distopia, já foi pra minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  4. Não é de hoje que eu queria ler esse livro. Ele já tinha me chamado a atenção só pela capa. Tem uns contos sobre a duologia também, né?! Eu tenho alguns, mas como não li o livro, acabei não lendo os contos também.
    Parece ser bem interessante, mesmo não gostando muito de narração em primeira pessoa!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  5. Oi Sa! Falou em distopia estou dentro, não tive a oportunidade de conferir esta ainda, mas fico feliz em saber que você gostou. Tem vários e-books desta duologia, inclusive um que acredito que explora esta questão dos esporos. Você já viu?

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Muita gente falou bem e alguns gatos pingados falaram mal, mas no contexto geral acredito que foi uma duologia muito boa. Tenho bastante vontade de ler, especialmente pata entender como os Enders "entravam" no corpo dos Starters ??? oi??? Isso nunca ficou claro nas resenhas que li, por isso ainda fico meio lesada quando vejo esses livros! Quero muito ler

    ResponderExcluir
  7. Lembro da época que o livro lançou e todo mundo ficou falando dele. Até hoje eu não li e ainda não tenho tanto animo, mas pretendo dar uma oportunidade, assim que possível. Hoje em dia é tanta distopia, que ás vezes enjoa, aí tenho que dar uma pausa entre elas, pra ficar de boa :P

    Abraços,

    Cabeças de Vento

    ResponderExcluir
  8. Olá Sam!
    Starters é uma distopia bem diferente! Eu gostei bastante da leitura, apesar do livro apresentar diversas falhas. Enders foi bacana também, manteve o mesmo nível, mas eu esperava mais desenvolvimento... ficou um q de quero mais xD

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Samantha, realmente o livro é muito bom, também gostei demais do enredo. Uma aventura e tanto, espero que siga lendo a continuação.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sam, já li o livro e gostei bastante. Para saber mais sobre a guerra dos esporos e outros temas ligados ao livro, foram lançados 4 seguimentos: Retrato de um esporo, Retrato de um inspetor, Retrato de uma doadora e Retrato de um Starter. Todos os livros estão na amazon.com.br para serem baixados de graça.

    ResponderExcluir
  11. As capas são maravilhosas! Foi isso que me encantou a princípio, e estão aguardando na minha fila para leitura.

    ResponderExcluir
  12. esses sao os meus livro preferidos SAO ÓTIMOS.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!