Balanço Passional da Bienal 2014


Olá Amigos Passionais! Eu (Elis) e a Samantha estivemos na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo nos dias 22 e 23 de agosto e vou contar um pouquinho do que aconteceu pra vocês! (lembrando que a Bienal está rolando no Pavilhão de Exposições do Anhembi até o dia 31 - site oficial).


Cida, Elis e Samantha. 

O primeiro dia (sexta-feira) foi super tranquilo, chegamos lá por volta das 13h, peguei a minha credencial, encontramos com nossa amiga Cida do Moonlight Books e aproveitamos para visitar os estandes das editoras parceiras, conversar com o pessoal do Mkt e tirar algumas fotos, porque imaginamos que no sábado tudo estaria uma loucura.

 Pandorga

 Arqueiro

 Grupo Pensamento

Novo Conceito

 Gente e Única

 Farol Literário

O segundo dia (sábado), foi mesmo a loucura que havíamos imaginado. Chegamos na Estação de Metrô Barra Funda às 9:50h e só conseguimos entrar no ônibus que fazia o transporte gratuíto para a Bienal às 11:15h. Chegando no Anhembi, havia uma fila enorme para entrar, mesmo para quem já tinha ingresso comprado ou credencial. E ao entrar no Pavilhão, nos deparamos com o caos, uma mar de gente se apertando por entre os corredores que não eram dignos desse título.

Não presenciei a guerra que houve durante a abertura dos portões, na disputa de senhas para os autógrafos dos autores internacionais, mas fiquei indignada com a falta de estrutura da Bienal: além da superlotação já citada, a maioria dos estandes não estava conseguindo aceitar cartões de crédito por falta de sinal para efetivar a operação, a fila para o banheiro demorava no mínimo 20 minutos e a fila para o ÚNICO bebedouro do pavilhão (que ainda por cima estava entupido) demorou 45 minutos!!!!!!!!

A minha programação para o sábado foi toda furada, não deu pra fazer nem a metade do planejado, mas o dia compensou pelos abraços e sorrisos que dei e recebi, e pelos amigos que reencontrei ou finalmente conheci pessoalmente ^.^

   Eu, a Chrys(Todas as coisas do meu mundo),
a Giulia(Prazer, me chamo Livro) e a Cida(Moonlight Books).

As autoras Rosana Rios e Helena Gomes,
autografando Sangue de Lobo pra mim.

Kel Costa (autora de Fortaleza Negra) e eu.
Confiram o restante das fotos no Álbum Bienal 2014 no Facebook.

A Samantha comprou alguns livros, vocês podem conferir aqui a postagem que ela fez para o Só pra Menores, mas eu não comprei um único livro. Motivo? Na sexta-feira, verifiquei e todos os livros da minha lista de desejados estavam mais caros do que nas lojas virtuais que eu havia pesquisado durante a semana, e no sábado sinceramente não tive pique para disputar um espaço nos estandes e garimpar outros títulos que talvez estivessem mais em conta. Por outro lado, ganhei vários mimos, que vou mostrar pra vocês em outra postagem, juntamente com um Sorteio de Marcadores bem lindão =)

Quem foi? O que achou? O que comprou?
Beijos (ainda) exaustos... Elis Culceag.

22 comentários

  1. Eu queria ter ido no sábado, mas não foi possível, irei amanha, espero que esteja tranquilo, quero conseguir ver as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que estará mais tranquilo Bruh, depois me conta como foi ;) Bjs!

      Excluir
    2. Realmente hoje estava tranquilo, adorei, estava tudo muito lindo,consegui visitar todos os estandes.Só fiquei bem decepcionada em relação a preço, a maioria que eu queria estava bem mais caro do que na internet, consegui achar alguns de R$ 5.00 na intrínseca, mas os outros vou optar por comprar na internet mesmo, mas o passeio valeu apena !

      Excluir
  2. Que inveja! Como eu queria poder ter ido! Fico só olhando e babando nas fotos lindas que todo mundo que foi posta! Mas, eu fico mais triste ainda é de não poder ter conhecido de pertinho as minhas autoras favoritas. :( Mesmo com toda bagunça que pelo que eu vi dizerem que tava, teria valido a penas apenas pra pegar um autógrafo das divas. Mas, se Deus quiser, talvez na próxima edição da Bienal eu possa ir. Tomara!!!!

    PS: Eu verdadeiramente estou apaixonada pelos estandes das editoras, uma mais linda que a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Estava tudo muito lindo mesmo, mas na próxima vez eu vou evitar os finais de semana, pra poder aproveitar melhor ;) Beijos!!!

      Excluir
  3. Elis, querida, que bom vc poder chegar na sexta antes da muvuca do final de semana. Pelo que vi no Facebook, todos reclamaram da superlotação e alguma desorganização nos stands - por conta da multidão. Não tenho pique pra aguentar filas intermináveis.
    Aqui em Fortaleza a bienal nem chega aos pés da estrelada de SP, rsrs, e teremos este ano.
    Adorei as fotos de vcs juntinhas, blogueiras queridas: Chrys, Giulia e Cida, e vcs mãe e filha.

    Beijooooo!

    Minhas novas resenhas, adorarei saber sua opinião:
    A verdade sobre nós: Ler para Divertir
    A cor do leite: As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!!
      Os organizadores da feira precisam rever seus conceitos, porque está cada vez mais difícil aproveitar a Bienal da forma como gostaríamos ;)
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Nossa como eu queria ter ido, babado muito nas fotos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Elis!
    Também estive na Bienal, nos dia 22, 23 e 24 e queria muito ter te conhecido. Uma pena que não conseguimos nos encontrar. Eu vi que vc e a Sam estavam por lá pela assinatura no mural da NC, mas estava impossível encontrar alguém naquele tumulto.
    Eu cheguei até cedo no sábado e vi o caos que foi para entrar, e tenha certeza que foi bem pior do que vc imaginou. Eu queria senha para o Harlan Coben, mas não consegui. Só consegui para a Lucinda Riley e valeu muito a pena, ela é uma amor!!!
    Comprar eu fiz bem poucas tbm, não tive pique para as filas de caixa, mas encontrei alguns preços bons nos estandes das distribuidoras menores.
    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      É mesmo uma pena não termos nos encontrado. Eu nem tentei pegar senha para os autores, e mesmo assim acabei perdendo o horário de vários outros eventos. Ainda bem que consegui encontrar alguns amigos que fizeram o passeio valer à pena =)
      Beijos!!!

      Excluir
  6. no fim é uma canseira boa rsrs!
    eu mesma adoraria ter podido te conhecer, fazer a festa nos estandes!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Menina, estou vendo muitas reclamações nesse sentido da Bienal de SP. Gente.... Um evento grande desse deveria ter tido um pouco mais de cuidado nos detalhes. Vai autor internacional? Sebe que vai encher. Então deveriam ter preparado o local adequadamente. E como assim SÓ UM bebedouro? Cho-quei!
    Mas que bom que deu pra vc encontrar as amigas, sem contar que passar um tempo assim com a filhota é tudo de bom, né?!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Elis, pela sua sinceridade.
    Porque até agora de todas as postagens que eu vi, só se falava do lado bom de tudo, é um absurdo uma feira de tanto sucesso estar má planejada dessa forma.
    Quem sabe com mais reclamações na próxima eles melhorem isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Kris, nem tudo são flores, encontrar os amigos e autores queridos é ótimo, mas uma melhor organização viria a calhar e inclusive reverteria em mais lucro para eles, no presente e no futuro. Beijos!!

      Excluir
  9. Eu fui no dia 24 e hoje. Quero ir de novo no sábado, vamos ver... Aproveitei e comprei alguns livros por R$5,00, tanto para mim quanto para as crianças.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  10. É um absurdo um evento desse porte ser realizado com uma estrutura tão precária e uma programação toda defasada.
    Ouvi muita gente (muita mesmo!) reclamando do caos e da superlotação. Além disso, os eventos não tinham capacidade para tanta gente e o povo acabou desapontado.
    Outro ponto negativo (absurdo, na minha opinião) são os livros MUITO mais caros do que nas lojas. Não deveria ser o contrário?
    De qualquer forma, é bom ressaltar que a experiência vale e é ótimo encontrar com gente que também ama a literatura.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Nosa, parece que infelizmente o que todos irão se lembrar dessa Bienal é a falta de organização e o desreparo dos pessoal do evento...realmente, é trite ver coisas assim acontecendo...Só espero que em 2016 isso já tenha sido resolvido...
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oieee
    Mesmo com toda a falta de desorganização deve ter valido muito a pena,eu não fui mas sei que como sou irritada iria sair de lá bufando haha.E as promoções podiam estar um pouquinho melhores não é.Os estandes estavam lindos e fico imaginando o quanto estavam lotados.Tomara que os organizadores planejem melhor a próxima Bienal.

    ResponderExcluir
  13. Queria muito ter ido :( Distancia chata

    ResponderExcluir
  14. Toda Bienal é essa mesma história, a estrutura não é pensada de uma forma que seja priorizada a organização, chega a ser um desrespeito com os leitores que compram o ingresso e querem presenciar esse que é um dos eventos mais importantes para a literatura no país, espero que na do Rio que eu irei as coisas sejam um pouco mais organizadas e o espaço seja maior, para que não aconteça o que ocorreu agora em São Paulo.
    Infelizmente não consegui ir na Bienal desse ano por estar correndo com várias coisas agora, não tive tempo para me programar antes e ir pelo menos um dia, ano que vem eu compenso, confesso que esperava mais promoções de livros, pelo que vi outros blogs comentando também, foram bem poucas e alguns preços estavam realmente maiores, mesmo assim não tenho dúvidas que eu compraria vários livros que estavam em promoção, mesmo que não façam parte da minha lista de desejados.
    A experiência de qualquer forma é válida, quero viver isso em 2015.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!