[Resenha] Estudo Independente

Estudo Independente * Joelle Charbonneau

Estudo Independente - Joelle Charbonneau
Trilogia O Teste - Livro 02
Sinopse - Única - 2014 - 320 páginas


Em Estudo Independente, seis meses se passaram desde o final do Teste e encontramos Malencia (Cia) na Universidade de Tosu City, concluindo o período de estudos básicos, onde todos os calouros deverão fazer uma prova (outra!?) a fim de determinar qual será a área de estudos e futura carreira que cada um deles irá "abraçar": Educação, Engenharia Biológica, Engenharia Mecânica, Medicina ou Governo. Ironicamente, Cia é direcionada para Governo, a área de estudos que menos lhe interessa e para a qual se considera menos indicada, já que existe uma chama de rebeldia em seu íntimo, alimentada pelas lembranças do Teste, que tentaram apagar da sua memória...

Quando finalmente é encaminhada para a república dos Estudos Governamentais, Cia percebe que outro teste está rolando ali, ingressar na universidade não significa garantia de sucesso, ela terá que defender seu espaço, vida e sanidade o tempo todo, e ainda conseguir cumprir um rígido cronograma de aulas, lições de casa e trabalhos para entregar. Além disso, os números "não batem", na sua turma do Governo existem dezesseis estudantes, mas apenas doze vagas de estágio serão distribuídas em duas semanas. O que acontecerá com quem "sobrar"? Será Redirecionado??? 

"Tem algo mais acontecendo aqui. O que me faz imaginar o que significa realmente um Redirecionamento. Se não for encaminhamento para as colônias ou morte certa, o que acontece com os estudantes que não passam nos testes do doutor Barnes?" 

O enredo de Estudo Independente mantém certa linearidade em relação ao livro anterior, Cia continua exposta a perigos, dúvidas e angústias, apesar dos desafios serem novos e num âmbito ampliado. A protagonista vive em tensão constante e precisa estar alerta aos outros estudantes (que podem lhe passar a perna), aos professores (que podem lhe reprovar) e aos dirigentes de Tosu City (que podem desconfiar de suas lembranças). Sem contar com seu iminente e perigoso envolvimento com os grupos rebeldes, que não concordam com o sangrento sistema de avaliação dirigido pelo doutor Barnes e sua equipe. Cia precisará escolher em quem confiar.

A narrativa em 1ª pessoa da Cia é bastante mental (suas conexões cerebrais não param um minuto), e ao mesmo tempo tremendamente física, pois a forma como ela descreve os ambientem onde entra (cores, formas, tamanhos, texturas, sons), as coisas que toca, pega ou coloca na mochila, me aproximava demais da ação, não sei se consigo explicar, mas eu conseguia imaginar suas ações como se eu as estivesse executando com meu próprio corpo, eram minhas mãos que estavam "em cena" (pirei, sim ou não?). Por outro lado, não é um livro que eu conseguir ler de uma vez só, essa simbiose que rolou com a Cia me deixava fisicamente cansada, sério gente, eu não sou muito atlética e às vezes precisava de pequenas pausas para descansar (tá, isso foi estranho).

E a partir da terceira e última parte do livro, a história ganha um "Upgrade", há uma ampliação no leque de personagens, tramoias e possibilidades, e rola aquele momento "X" de descobrimento, choque e tomada de decisão, que toda distopia apresenta antes de entrar em sua fase final, que se dará no próximo volume. Mal posso esperar pra ler!
"Só espero estar pronta para o que está por vir."

Trilogia O Teste (The Testing)



1) O Teste (2014)
3) A Formatura (2014)

Essa leitura foi uma cortesia da Única Editora.
Aguardamos seus comentários ;)

Beijos exaustos e satisfeitos...

48 comentários

  1. apesar de n ter lido nada desa distopia mt gente tem falado bem, quem sabe eu de uma conferida.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha lido nada sobre está distopia, não gosto muito deste tipo de livro, mas me pareceu ser bem bacana está trilogia, quando eu tiver uma oportunidade vou ler !

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de O Teste e curto muito distopia, estou super ansiosa pra ler esse segundo livro Estudo Independente.

    ResponderExcluir
  4. eu ainda não tive vontade de ler, acho o enredo doido!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, o livro mexeu mesmo com vc, hein?! Não me lembro de ter lido um livro que tenha me deixado fisicamente cansada, então já fiquei curiosa, hehe. Já tinha visto o primeiro livro, mas esse ainda não tinha visto não. Ainda bem que são só 3 e não uma série enorme. Fica mais fácil acompanhar, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Suelen, a coisa foi muito louca, eu lia e ficava cansada por ela rsrsrs... Beijos!!

      Excluir
  6. Esse livro parece, minimamente, intenso. A narrativa é rica em detalhes e isso tem seus pontos positivos e negativos. No primeiro caso, acho que o mais legal é que o leitor se sente "dentro" da trama.
    Apesar de não ter tanta vontade de ler a história, não fecho as portas. Confesso que fiquei curiosa em relação à jornada da personagem e todas essas coisas que ela tem que enfrentar.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! A história é muito bem construída, estou ansiosa pelo desfecho =) Beijos!

      Excluir
  7. Oi Elis! A Cia me deixa aflita demais, como esta menina se arrisca, eu passe toda a leitura com medo de que ela fosse ser apanhada. E aquele final? Não gostei do destino dado ao Michal.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Não vejo a hora de conhercer esta série. Ainda bem que são apenas 3 volumes.
    Bjs,Rose

    ResponderExcluir
  9. :-C eu ainda não li o primeiro livro #choro por motivos de #dinheiroqueébomnada, Enfim por esse motivo não compreendi 100% a resenha (culpa minha), fiquei meio voando por falta de conhecimento do primeiro livro, mas da pra perceber que é uma leitura cansativa, sabe eu acho incrivel, parece uma maldição do segundo volume (eu particulrmente chamo assim kkk), a história é otima, mas sempre no segundo volume acontece isso, a leitura se torna complexa, não sei, eu leio bem mais devagar que o primeiro, a grande maioria dos livros que ja li, que possuem uma sequência. Porém pelo que li, poder até sem mais lento que a primeeira mas vai valer a pena no final, e vai me fazer quer logo o terceiro. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Waleria!! Não é que a narrativa em si seja cansativa, apenas eu não conseguia ler muitos capítulos por dia porque a "Cia" vê, pensa e faz tantas coisas que eu ficava cansada só de me imaginar no lugar dela rsrsrs... preguicinha mesmo *-* Acho que o 3º volume vai ser sensacional!!! Beijos!!!

      Excluir
  10. Oi Elis,
    Para ser sincera achei a trama um pouco confusa, mas e bom saber que você curtiu e que a autora tem conseguido conduzir a trama de modo satisfatório.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adoro distopias, Elis. Porém, essa não chamou me interessou muito. Acho que vou esperar pelo último livro, se for bom, eu leio a trilogia.
    Ótima resenha. :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Gosto bastante de distopias, mas ainda não li ao primeiro livro dessa trilogia!!
    Estou louca para ler, pois parece ser uma leitura bem envolvente e cheia de ação!!
    Fico feliz que tenha gostado e espero gostar também quando ler!!

    ResponderExcluir
  13. amo distopias mas sinceramente essa não me chamou atenção...
    posso estar enganada...
    quem sabe no futuro eu leia...
    fico feliz que tenha gostado....
    parabens pela resenha....

    ResponderExcluir
  14. Oi Elis!
    A única distopia que eu li foi Starters e a continuação Enders, que eu amei! Eu não li nem a sinopse de Estudo independente porque eu quero muito ler O teste, estou curiosa para saber como os alunos são testados, deve ser um livro muito bom. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Ainda não li Starters ou Enders, mas a Samantha leu Starters e adorou. Leia essa Trilogia sim, e depois e conte o que achou ;) Bjs!

      Excluir
  15. Oi.
    Pelo que vi a história continua envolvente e bem coerente com a trama. Ainda bem que a história não se perdeu pelo caminho. Assim dá mais vontade de continuar lendo a série. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Como ainda não li o primeiro livro, estou na expectativa de que a série total, seja muito boa. A sua resenha está me deixando com muita vontade ler logo os livros e espero fazer isso em breve, tão logo seja lançado o terceiro volume.

    ResponderExcluir
  17. Aguardo para ler esse livro. Pedi para minha amiga me dar de presente. Não sei se vai, mas se não, eu mesmo compro. Quero saber como a Cia está depois da memoria apagada e de ter ouvido a voz dela no Comunicador de Trânsito do Zeen. Estou pirando. Já até virei fã.

    ResponderExcluir
  18. Particularmente, gosto sempre mais do segundo livro, pois já estou ambientada a história e já consigo entender melhor os personagens. Essa trama me parece ainda mais instigante que a primeira, gosto muito da ideia de testes a toda hora haha

    ResponderExcluir
  19. estou lendo o primeiro livro e já me apaixonei estou louca pra ver como essa história vai se desenrolar com os outros livros

    ResponderExcluir
  20. Obaaaaaaaaaa, terminei de ler O Teste e emendei com Estudo Independente, muitoooooo bommmmmmmmm, ameeeeei não me arrependi das duas noites perdidas!!!
    Linda resenha, super fiel

    ResponderExcluir
  21. Caramba, suas resenhas são magnificas, e se realmente sentiu tudo que descreveu ler Estudo Independente deve ser uma emoção sem fim, eu simplesmente adoro livros que te permite vivenciar a realidade abordada e se emocionar junto com o personagem, e também prefiro a narração "mental", acho que ela consegue transmitir bem o que acontece ao redor.
    Cia é o tipo de personagem que você se identifica, apta, treinada mas mesmo assim capaz de julgar o certo e o errado.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu Julielton *-*
      O livro é intenso mesmo, é sério, sentimentos, sensações e reações rolam a todo momento, espero que você possa ler logo e me dizer o que achou ;)
      Bjs!

      Excluir
  22. Fiquei curiosa pra ver como é essa sensação de, tipo, "ser" a personagem. Achei meio estranho mas tô bem empolgada pra conferir, haha.
    As capas estão lindas!!!
    Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Aquele livro com o gostinho de quero mais pelo visto né? amam fazer isso com nós leitoras, hahaha e é o que me dá mais vontade para ler esta trilogia e saber de tudo que Cia passa nesse mundo distópico e o que ela pensa, já que você citou que a narrativa dela é bastante mental.

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li o primeiro li pra falar a verdade!
    Mas não preciso ler livro pra acha historia incrivel
    quando a gente ler e so pra ter certeza mesmo hahah!
    A historia e muuuito boa e por isso acho que realmente merece continuação o terceiro
    exemplar tem uma capa linda com roxo muuuito diferente!

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
  25. Ainda não nenhum livro dessa série, porque tenho outros livros na fila para serem lidos.

    Mas já li várias resenhas dele e todas me agradaram

    ResponderExcluir
  26. Eu entrei na onda das distopia depois de Jogos Vorazes. Li outra que também é muito conhecida, mas que me agradou pouco. Agora, somente pelas resenhas, esta série parece ter tudo o que eu procuro num livro.

    ResponderExcluir
  27. A trama perece estar bem amarrada, dando sequencia na historia, prendendo a atenção do leitor.

    ResponderExcluir
  28. Ainda estou tentando entender do que realmente se trata essa distopia. É tipo um vestibular do ano 2987? Bemmmmm no futuro? Por que ao me ver se parece algo meio escola pra super heróis sem heróis. Não sei, ainda vou ter que ler outras resenha pra ver se me interesso mais. rsrs, mas no geral, amo distopias. ;) http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Estou super curiosa com esse livro já li o teste e me apaixonei pela hitória de Cia e pelo Tomas.Não consegui ler o primeiro livro em uma pancada só,como a narração é bem realista tive que dar uns descansos pro meu cerebro,por isso te entendo haha.Estou torcendo pra que nesse segundo livro o Zeen e o Michal apareçam mais,gostei muito deles.

    ResponderExcluir
  30. Tenho muita vontade de ler os dois, as resenhas são sempre positivas, as capas são lindas.
    Preciso de mais o que pra ler estes livros?
    Ahhhhh! Lembrei, me falta dinheiro :(

    ResponderExcluir
  31. Quero muito lê, parece ser perfeito <3

    ResponderExcluir
  32. Ainda não li sobre essa distopia, mais me chamou a atenção... Está na minha lista :)

    ResponderExcluir
  33. Isso de ser avaliado e observado o tempo todo e sem fazer ideia de em quem confiar (sobretudo depois que o pai dela disse para ela) deve ser bem tenso. Tô muito curioso para saber como a Cia se sairá diante disso tudo.

    ResponderExcluir
  34. ameeeeeeeeeeeeeeei esta na minha lista!

    ResponderExcluir
  35. Nunca cheguei a ter essa sensação multi-sensorial que você sentiu ao ler esse livro, mas entendo completamente o que você quer dizer. Em relação a trama, tensão e desconfiança são o que não faltam. Como gosto disso, é certeza de que vou ler essa série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  36. Fiquei ainda mais ansiosa pra ler essa série. Adoro distopia as vezes sinto como se estivéssemos a um passo de uma revolução e uma "ditadura" destas.

    ResponderExcluir
  37. Fiquei muito curiosa para ler essa série, sou fã do gênero distópico, eu li algumas resenhas do primeiro livro, e quero muito ler... Vai entrar com certeza para minha lista de leituras...

    ResponderExcluir
  38. Bela obra, uma excelente pedida, para quem quer uma boa leitura, cativante até o fim.

    ResponderExcluir
  39. Uauuuuuuuuuuuuuuuu..Elis do céu....me senti vendo um filme de suspense com ação e mega adrenalina rolando..Ja vejo que o livro vai nos render totalmente e vou querer lê-lo de um fôlego só. Já vejo que essa trilogia será uma da minha favoritas..
    Bjs e parabén pela resenha

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!