[Resenha] Gelo

Gelo * Kathryn James

Gelo - Kathryn James
Duologia Névoa - Livro 02
Sinopse - Farol Literário - 2014 - 376 páginas


Sou apaixonada por livros de fantasia, ainda mais se forem juvenis, com a narrativa fluída, um leve romance de fundo e personagens corajosos... Agora imagina um livro com todas essas características e que ainda por cima fala sobre Elfos. É para me apaixonar, favoritar, abraçar e não querer largar nunca mais! “Gelo” é a continuação de “Névoa”, os dois fazem parte de uma duologia. Vocês podem conferir a resenha do primeiro volume aqui.

No primeiro livro, Nell, uma garota de 13 anos, tem que atravessar a Névoa e entrar num mundo paralelo para resgatar sua irmã Gwen, que fora raptada por jovens Elfos que buscavam um acordo com os Observadores (um grupo de humanos imunes aos feitiços dos Elfos). Esses Observadores haviam capturado todos os Elfos adultos e os aprisionado nos Campos de Ferro. Nell precisava tentar salvar sua irmã, ela não queria esperar a boa vontade dos Observadores de abrirem os Campos, pois não tinha muito tempo.

Em “Gelo”, o mundo dos Elfos está morrendo, as Harpas estão parando de tocar e é sua música que sustenta esse mundo paralelo ao nosso. Nell precisa ajudar o seu amigo Evan (um Elfo lindooo) a fazer com que as Harpas voltem a tocar. Se não conseguirem, o mundo dos Elfos será destruído. A forma que Evan e Nell acham para tentar salvar as Harpas, é ir até o território dos Elfos do Gelo (onde a Harpa principal está) e recitar o poema que está escrito na Harpa, apenas um elfo e um humano juntos podem fazer isso.

Mas não podemos esquecer um pequeno detalhe: se Nell passar mais de um dia e uma noite no mundo dos Elfos e voltar para casa depois, ela envelhecerá de uma hora para outra e morrerá, isso só deixa as coisas mais complicadas, agora eles estão numa corrida contra o tempo.

“Gelo” é ainda melhor que “Névoa” em muitos aspectos, além dos personagens passarem por uma grande mudança (para melhor) num curto intervalo de tempo, a narrativa ficou mais gostosa, há mais perigo, os problemas aumentaram e muitas coisas/pessoas tentam impedir Evan e principalmente Nell de concluir seus objetivos. Teve horas em que eu prendi a respiração e até mesmo comecei a resmungar por causa desses obstáculos que não paravam de surgir.

Eu ainda não escolhi um personagem preferido, gosto tanto de Evan e Nell que não me decido entre os dois! Tem uma parte nesse livro que dá um pouco de raiva do Evan, mas felizmente isso só dura um capítulo e ele logo volta a ser o Elfo fofo, protetor e corajoso que sempre foi!

Nell é uma personagem super bem construída, ela foi corajosa na hora de enfrentar seus medos, falou boas verdades nas horas que ninguém conseguia raciocinar direito, não desistiu da sua missão quase suicida e se preocupou com sua família, mesmo sabendo que um mundo inteiro corria perigo.

Em “Névoa”, a autora mostrou bastante as relações familiares de Nell: sua irmã que tem um jeito totalmente diferente do dela, seus pais que são divorciados, sua avó que mora em uma estranha casa de ferro... Em “Gelo”, a autora deixou isso um pouco de lado e se focou mais em Nell e Evan. No começo, senti falta dessa relação familiar, somente a Gwen apareceu um pouco. Depois de um tempo fui percebendo como foi bom ter uma narrativa mais focada em Nell, a autora explorou bastante seus sentimentos: medo, amor, preocupação... Isso deixou a personagem mais humana e ressaltou o seu jeito de ser. Portanto “Gelo” está mais que recomendado, venham se encantar com os Elfos, aposto que não irão de arrepender!

Duologia Névoa




Essa leitura foi uma cortesia da Farol Literário.
Aguardamos seus comentários ;)

Beijos de uma Elfa...

13 comentários

  1. Eu não sou muito chegada ao estilo, mas sempre tive vontade de ler Névoa.
    Não sabia da continuação e fiquei feliz em ver que o segundo volume é até melhor que o primeiro.
    Gostei também de ver que tanto a narrativa como os personagens evoluiram de forma encantadora e coerente.
    Espero ter a chance de ler os livros um dia desses!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que você vai adorar a leitura e os personagens também!

      Excluir
  2. Ainda não li o primeiro livro Névoa, os dois parecem ótimos, gosto muito de livros de fantasia, gostei muito de saber que a história deve ir às telas de cinema!

    ResponderExcluir
  3. Algum tempo atrás li a resenha de Névoa e me apaixonei pelo livro,adoro esse mundo mistico e até agora fico me perguntando se Evan se parece com um humano ou não?.E Nell mesmo sendo uma personagem jovem é muito bem desenvolvida e se esse livro é ainda melhor que o primeiro não sei o que estou fazendo que ainda não fui começar a ler.Espero que a adaptação não decepcione os leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem parecido com um humano, exceto pelo cabelo, que é branco.
      Também espero que a adaptação não decepcione!

      Excluir
  4. Oi meninas!
    Eu amei os dois livros, os personagens amadureceram, a trama ficou mais complexa e os protagonistas ainda mais cativantes, uma pena ter acabado, vou sentir falta de Nell e Evan, adoraria ler mais livros da autora.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Gostei bastante da resenha e desconhecia os livros!
    Tudo isso junto em um só livro, não tem realmente como não amar!
    Fiquei super curiosa para ler os livros!! E as capas são lindas demais!

    ResponderExcluir
  6. Oi Samantha, tenho o volume 1, mas ainda não o li. É bom saber que a sequência mantém é boa. Assim que der vou comprar este volume e começar a ler a série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os dois livros em mãos você pode ler tranquila, aí quando você acabar o primeiro livro com muita vontade de ler mais sobre o Evan você já terá o segundo haha!

      Excluir
  7. Amei, amei, amei... embora não tenha lido nenhum dos dois ainda...
    sua resenha me deixou com muita vontade de ler esses livros....
    tbm adoro livros de fantasia, a leitura flui...
    com certeza vou comprar o mais rápido possível ...

    ResponderExcluir
  8. Já li várias resenhas de Névoa, e sempre tive uma imensa vontade em lê-lo.
    Fiquei muito feliz em saber que há uma continuação, isso é ótimo.
    Espero que essa leituras sejam tudo de bom mesmo e que não me arrependa de nada hahaha

    ResponderExcluir
  9. Não costumo ler muito livros de fantasia, mas depois dessa resenha. Confesse que esse deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu, amo fantasia!
      Vale mega a pena! Está mais que recomendado!

      Excluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!