[Resenha] Os segredos de Colin Bridgerton

Os segredos de Colin Bridgerton * Julia Quinn

Os segredos de Colin Bridgerton - Julia Quinn
Série Os Bridgertons - Livro 04
Sinopse - Editora Arqueiro - 2014 - 336 páginas


Penelope Featherington passou quase a metade da vida apaixonada por Colin, sem nutrir qualquer esperança de que um dia pudesse vir a casar-se com ele. Mas aos 28 anos, o "temido" status de solteirona veio acompanhado de uma certa dose de liberdade, e finalmente Penelope pôde escolher suas próprias roupas (deixando de ser refém do terrível mau gosto de sua mãe por cores que não lhe caíam bem) e dispensar a presença da dama de companhia nos passeios curtos. Penelope, enfim, tornara-se mais espontânea e atraente...

Colin Bridgerton é um homem totalmente encantador e inquieto, o terceiro filho de uma família nobre e numerosa, que conquista a todos com seu sorriso e simpatia, mas que não sabe ao certo o que fazer da vida. Ele não possui as responsabilidades que o título do irmão mais velho demanda, nem o talento artístico revelado pelo segundo irmão mais velho. Aos 33 anos, a falta de perspectiva o sufoca e sua saída para isso é a fuga, nos últimos anos Colin passou mais tempo viajando pelo mundo do que permanecendo "preso" em Londres.

Colin e Penelope sempre foram próximos, na verdade ela é a melhor amiga de Eloise (uma das irmãs de Colin) e por conta disso, tornou-se querida por toda a família Bridgerton. Mas quando Colin retorna de uma de suas longas viagens, inesperadamente, é como se o foco de seu olhar sobre Penelope mudasse e ele passasse a enxergar nuances sensuais e beleza onde antes havia apenas amizade e ternura. O patinho feio haveria se transformado em cisne ou fora sempre um cisne e Colin não havia tido a sensibilidade necessária para enxergar? 

Desde crianças, Colin e Penelope meio que foram "atropelados" pelas dinâmicas de suas próprias famílias, e mesmo depois de adultos, eles continuaram seguindo a corrente... Somente agora, ao desfrutar um pouco de liberdade, eles começaram a se descobrir, a perceber qualidades e talentos que não sabiam existir dentro de si e um no outro. Essa nova convivência, sob esse olhar mais intenso, acabou por nos fornecer uma história de amor irresistivelmente divertida, comovente e sensual.

Como eu disse antes, Penelope sempre foi apaixonada por Colin, mas era um amor idealizado, platônico e juvenil, ele era o seu herói, perfeito e inatingível. Descobrir que Colin é um homem de verdade, possuidor de fraquezas e defeitos, a fez amá-lo ainda mais, e lhe deu a possibilidade de concretizar sua paixão, que até então habitava apenas o campo dos sonhos. Nós, leitores, também ficamos encantados com o lado humano e vulnerável do Colin, da mesma forma que ficamos surpresos com a força que Penelope ocultava dentro de si.

Os segredos de Colin Bridgerton é o 4º livro de Os Bridgertons, uma série de Romances de Época que estou amando acompanhar. Em todas as histórias da Julia Quinn, os personagens coadjuvantes são muito bem trabalhados e nunca estão em cena por acaso. Amo todos da família Bridgerton, mas o destaque desse volume para mim foi Lady Danbury, uma senhora bastante idosa, rica, excêntrica e dona de uma perigosa bengala, que sempre agita enquanto fala, atingindo quem estiver ao redor. Ela teve a audácia de anunciar uma recompensa de mil libras para quem desmascarasse a misteriosa colunista de fofocas Lady Whistledown, "pondo fogo" numa temporada de bailes que até então estava se mostrando tediosa para a sociedade londrina. Essa mulher inteligente, de língua afiada e com olhos de águia, possui um coração de manteiga quando se trata da Penelope, e só por isso já ganhou meu coração.

Cometi o erro de começar a ler esse livro à noite, e quando percebi, lá estava eu, às 4 horas da manhã, tentando controlar os risos para não acordar o resto da casa. Esse é o meu livro preferido da série até agora, e resenhá-lo é muito difícil, porque os motivos especiais que me fazem amá-lo são justamente fatos que eu não posso revelar aqui. Dito isso, só me resta recomendar: leiam, divirtam-se, apaixonem-se e surpreendam-se!!!

Série Os Bridgertons


1 - O duque e eu - Daphne - 2013
2 - O visconde que me amava - Anthony - 2013
3 - Um perfeito cavalheiro - Benedict - 2014
4 - Os segredos de Colin Bridgerton - Colin - 2014
5 - Para Sir Phillip, com amor - Eloise - 2015
6 - O conde enfeitiçado - Francesca - 2015
7 - Um beijo inesquecível - Hyacinth - 2016
8 - A caminho do altar - Gregory - 2016
9 - E viveram felizes para sempre - Violet + epílogos - 2016

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro
Aguardamos seus comentários! 
Beijos completamente apaixonados...

23 comentários

  1. Estou doida para ler esse livro. A série dos Bridgertons é a minha favorita no momento.
    Adoro o estilo da autora e sua narrativa é surpreendentemente boa (também já me peguei lendo de madrugada, por não conseguir parar e nem ver o tempo passar).
    A história do Colin e da Penelope parece fofa. Gosto bastante dessa abordagem mais íntima da vida de cada um. E também de sempre poder rever o resto da família (divertidíssima, por sinal).
    A revelação da Lady Whistledown deve ser o ponto alto mesmo!! rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar Ana, mas não comece a ler à noite rsrsrs... bjs!

      Excluir
  2. oi flor, os históricos andam fazendo a minha cabeça! estou louca para dar inicio as leituras!
    eu to morta de saudade da Julia
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amo Romances de Época, essa série é ótima, Julia Quinn arraza, estou doida pra ler esse quarto livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Elis! Eu amo esta série, nenhum dos livros me decepcionou, são todos excelentes. Este casal foi muito divertido, eu chorei de rir na cena que ela desce da carruagem e cai no chão, o que foi aquilo minha gente? E descobrir quem era a fofoqueira? Eu pensei que seria só no último livro, vou sentir falta de suas colunas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também chorei de rir amiga, a Julia Quinn escreve cenas hilárias =)
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Oi Elis, apesar de ser fã de romances de época, eu ainda não conheço esta série, o que é uma pena, pois falam muito bem dela.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Ja ouvi falar muito da Julia Quinn e dos seus romances bem trabalhados e com essa caracterisitica peculiar (epoca), é muito dificil uma historia de epoca chamar tanto a atenção dos jovens atualmente, o que para mim mostrar que essa autora sabe escrever. Ainda não pude ler nenhum livro dela, não sei como é a estrutura das suas narrações, esse tipo de romance não faz muito meu estilo, mas eu sou daquele tipo de leitora que de vez enquando adora mudar os habitos. Gostei da sua resenha, clara, objeiva, e em poucas linhas você conseguiu me fazer ficar curiosa. Se um dia a oportunidade surgir quem sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu Waleria, esses romances de época diferenciam-se dos históricos porque possuem a narrativa leve e divertida, mantendo os diálogos super inteligentes, vale a pena experimentar!! Se for o caso, comece com o 1º livro, "O Duque e Eu" =) Beijos!!!

      Excluir
  7. Oi Elis. Eu já li outras resenhas suas dessa série, mas não lembro se você disse se os livros tem que ser lidos na ordem. Eu também gosto de livros com personagens tão verdadeiros, demonstrando seus medos dúvidas, e defeitos, como você disse. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara!
      Cada livro traz a história de um dos Bridgertons encontrando o amor, mas como a família inteira sempre está presente nos livros, o ideal é lê-los na ordem para aproveitar completamente o desenvolvimento do enredo e a evolução de cada personagem. Se você ler um dos livros anteriores isoladamente, irá entender a história, mas já no caso desse livro específico, do Colin e da Penelope, ler sem ter lido os anteriores é um grande desperdício, tem coisas específicas que vem se desenvolvendo desde o primeiro livro e atingem o seu ápice aqui ;) Beijos!!

      Excluir
  8. Oi Elis,
    Esse e o segundo livro da série que estou lendo e estou gostando bastante. Colin e Penelope são um casal cativante, sem falar que estou dando boas risadas com Lady Danbury e sua perigosa bengala.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Elis, estou igual a você apaixonada por essa serie, o livro do Colin foi o que eu mais espere para ser lançado, já era fã dele por sua pequenas participações nos livros anteriores e agora misturando a Penelope na historia gostei ainda mais.

    ResponderExcluir
  10. A Julia Quinn é um amor. Eu só li o primeiro livro dessa série, mas achei o máximo e super fofo. Não vejo a hora de ler os outros - até já os comprei, mas ainda não tive tempo de lê-los.

    Beijocas, Elis.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Já ouvi falar muito bem dessa série!! E estou louca para ler!
    Ainda não li nenhum livro da série pq não gosto de ler aos livros e ficar esperando os próximos lançamentos de continuação!! Vou esperar todos serem lançados para comprar!!
    A premissa do livro é muito boa e gosto bastante de romances de época!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um bom investimento Michele, a série é ótima =)

      Excluir
  12. apesar de ouvir criticas positivas sobre a serie, ainda não tive oportunidade de ler...
    espero ler em breve....
    sua resenha me deixou mais que curiosa...

    ResponderExcluir
  13. Ai que fofura Elis! É ótimo quando a gente acerta na escolha do livro não é? Não sou muito de romance de época por causa do meu pequeno trauma de Jane Austen, acho a escrita dela extremamente complicada de entender, nunca consigo acompanhar. Mas dessa autora parece ser algo gosto de apreciar e acompanhar. E pelo que li da personagem Lady Danbury, parece ser uma pouco comédia romântica. Dai sim já fica mais no meu gosto. Bacana Elis, já ta na minha estante de "vou ler" no Skoob. ;)

    Tem sorteio! http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela!
      Apesar de se passar na mesma época dos livros da Jane e abordar os mesmos costumes, a linguagem da Julia Quinn é totalmente diferente, a narrativa é gostosa e acessível, dê uma lida no 1º capítulo do 1º livro para conferir:

      http://www.editoraarqueiro.com.br/upload/pdf/O_duque_e_eu_Trecho.pdf

      Beijos!!!

      Excluir
  14. Vou seguir sua dica e me jogar de cabeça nos romances da Julia,já comprei os dois primeiros então estou só esperando eles chegarem pra mim furar a fila de leitura.A cada resenha eu me apaixono mais por essa família e achei linda essa história da Penelope e o Colin,adoro quando o personagem feminino dá aquela volta por cima e finalmente encontra alguém que a ame.E sei bem como é começar uma leitura maravilhosa e nem se dar conta das horas,sempre acabo fazendo isso.

    ResponderExcluir
  15. Vou começar a ficar de mal com quem elogiar os livros da Julia Quinn. Parece que só eu, na blogosfera literária inteira, que não li nenhum ainda. Meu, preciso ler este livro! Também quero rir de madrugada kkkkkkk

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!