[Resenha] A Viajante do Tempo

A Viajante do Tempo * Diana Gabaldon

A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon
Série Outlander - Livro 01
Skoob - SDE Brasil - 2014 - 800 páginas
Sinopse: Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.
Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?

Paixão, ousadia e coragem em uma trama arrebatadora...

Sob o arquétipo do Guerreiro escocês, eroticamente selvagem, rebelde, entretanto de lealdade mortal, Diana Gabaldon nos insere de forma magistral em um neo romantismo épico mesclado de paganismo, folclore e fatos históricos que abrange oito livros até o momento, este é o primeiro da saga.

Por meio de sua protagonista/heroína Claire Randall, somos guiados de uma Escócia pós II Guerra Mundial, praticamente intocada, aos resquícios de um ritual pagão que a lança através de um lendário portal à Escócia do século XVIII, em plena crise diante da possível revolta jacobita. 

A narração em 1ª pessoa sob o ponto de vista de Claire, é fluída apesar das inúmeras descrições de lugares, pessoas, hábitos, comidas e principalmente ervas medicinais, já que ela [uma enfermeira] irá descobrir-se como uma curadora ou quase bruxa, mas principalmente como “mulher” nesta nova realidade a qual por inúmeros motivos terá que, a princípio, adaptar-se. 

Entrementes, no decorrer dos capítulos a narração é amplificada por diálogos irônicos e passionais, graças a tempestuosa personalidade escocesa, mas sobretudo frente a teimosia da protagonista inglesa [desbocada, atrevida e ferina] deixando evidente que Claire está bem longe do esteriótipo submisso da mulher escocesa:

“Maldito, vá para o inferno! - berrei batendo com a mão no chão, frustrada. Fez-se outro momento de silêncio escandalizado e, em seguida, enquanto eu tateava no escuro procurando as pontas soltas da atadura, ouviram-se novos comentários a respeito da minha linguagem nada feminina.” [pag.80]

Clãs, disputas por terras e poder, conspirações, intrigas, bruxaria, traições, fugas espetaculares, companheirismo, lealdade, confrontos mortais e um herói como nunca existiu: Jamie Fraser, que provoca milhares de suspiros...

O Protagonista Jamie é TUDO, reúne qualidades e defeitos na dose certa para torná-lo quase palpável, mas creio que é seu romantismo e coragem que fisgam as leitoras [sua dedicação a Claire é impressionante, suas escolhas heroicas, seu sacrifício em nome do amor], sem falar que é belo, viril e selvagem com seus estonteantes olhos azuis, imaginem agora ele empunhando com habilidade uma espada de um metro de altura é para poucos hein? Hahaha! 

O antagonista, que persegue Jamie e depois Claire, é Black Jack Randall, ou seja, um ancestral do marido de Claire [sim ela tem um marido do outro lado do portal, um professor, que aparentemente é um “Lord”], no entanto Black Jack é violento, inescrupuloso, vingativo, cruel, preparem-se para ficar muiiiito “revolts” com ele, e odiá-lo perpetuamente... Rrrrrrrrrrr [usando nossos punhais].

Com jornadas dentro de jornadas, diversos personagens, inúmeras situações típicas da época, sonhos premonitórios, superstições, corpetes e saiotes, punhais e gigantescas espadas, muiiiiiiiiiiiito sexo Hehehehehe... vamos fazer a travessia das lendárias Terras Altas, vagando por trilhas na floresta e acampamentos ao luar e num piscar de olhos, estamos dedilhando uma fantasia medieval com uma Dama a ser Salva ou seria o Cavaleiro, ou seria uma troca, ou será a possibilidade de nós leitores redescobrirmos o que é o amor?

Em minha opinião Diana Gabaldon é uma das grandes damas da ficção histórica, sua trama é magnífica. Pois, se nos quedamos tontos ao devorar 800 páginas em poucos dias, é apenas para logo em seguida recobramos os sentidos para clamar à SdE Brasil:

“Precisamos muiiiiito...do Livro dois!!!”
SENSACIONAL como tudo que é: BANG!

Série Outlander


A Viajante do Tempo - Livro 01
A Libélula no Âmbar - Livro 02
O Resgate no Mar - Livro 03 (Parte I)
O Resgate no Mar - Livro 03 (Parte II)


Booktrailer



Trailer do Seriado Outlander


Essa leitura foi uma cortesia da Saída de Emergência Brasil.
Aguardamos seus comentários! By.:.

18 comentários

  1. Oi meninas! Estou com muita vontade de ler o livro, vi apenas o primeiro episódio do seriado de TV e ao ler a resenha percebi que o jeito ousado da protagonista foi bem adaptado para as telas. A trama em si me atrai muito, não só pelo tema viagem no tempo, mas por toda esta abordagem histórica.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. O.O sério que são 8 livros nessa serie? Senhor os leitores vão morre da ansiedade kkk
    Esse não é o meu tipo de livro, não que eu não goste é só que não tenho habito de lê-los (eu sei tenho que mudar isso). Porém para quem gosta aposto que é uma otima pedida. 800 paginas não é brincadeira, por ai posso concluir que é uma história com um conteudo vasto. Parabéns pela resenha :-)

    ResponderExcluir
  3. Oláa!!
    Uau, se antes eu já estava doidinha para ler esse livro, agora eu quase não me aguento!
    Confesso que a princípio me assustei (e desanimei) um pouco por conta da quantidade de páginas... fico temendo uma relação de amor e tédio como a que tive com "Um conto do Destino", mas pelo jeito eu vou adorar. Adoro viagem no tempo, épocas remotas e culturas diferentes (nunca li nada sobre a Escócia!).

    Parabéns pela resenha e OBRIGADA! ;)

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosem e Elis,
    Gosto de tramas que tenham “romances” e “viagens no tempo” e pela sua resenha e os episódios que assisti da série de Tv , acredito que iria gostar e muito do livro.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sensacional!
    Estou de olho nesse livro há muito tempo e agora que vi essa nova edição fiquei ainda mais animada.
    Gosto da cultura escocesa e também das aventuras dos personagens, mas acima de tudo, gosto do tema. Qualquer coisa relacionada com viagem no tempo me intriga absurdamente.
    Espero ler o livro em breve, mas enquanto isso vou vendo a série!! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  6. ja vi que Jamie vai roubar o coração!!!!
    a história será daquelas intensas e mesmo gigante não irá enjoar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Não costumo acompanhar seriados, então não será uma opção!
    Mas o livro com certeza pretendo ler!! Parece ser cheio de ação e muito envolvente!!
    Gosto bastante de filmes e livros que tenham como tema viagens no tempo!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosem!
    Eu vi apenas o primeiro episódio da série, estou esperando sairem mais para ver de uma vez, ver aos picadinhos é muita tortura!
    Bom, eu comentei em um post que eu fiz que tinha achado chocante o hot da série e agora estou ainda mais chocada por saber que o livro também tem essa tomada. Acho que acabei de desistir da leitura rsrsrsrsrs
    Achei que a resenha captou bem a alma dos protagonistas, jack é um fdp mesmo...kkkkk e Jamie é muito amor!
    Beijos
    Chrys Audi
    http://todaaliteraturadomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eita oito livros até o momento, que saga hem, o livro parece maravilhoso, estou doida pra ler mesmo já sabendo que ficarei super ansiosa pelos próximos livros.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosem.
    Vejo que a autora se empenhou muito para nos transportar para uma época tão distinta da nossa. Ler um romance e ainda aprender sobre os costumes da Escócia do século XVIII, deve ter sido ótimo, com certeza foi. Fiquei curiosa para ler esse livro gigantesco e saber quais serão as escolhas de Claire, já que ela tem outra vida, ela tem uma história fora dali. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olha, já decidi há um tempinho que não lerei os livros da série, pois apesar desse aí parecer ser mara, não gostei do que acontece nos próximos. É o tipo de coisa que, particularmente, não curto em romances. Mas a série de TV consigo ver numa boa (acho, rs...). Um dia eu assisto!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  12. não imaginei que esse livro seria tão interessante ....
    com certeza lerei a saga...
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  13. Meninas... estou entorpecida pela resenha da Rosem. Antes de tudo, fiquei intrigada: 8 livros??? Ave Maria, é uma série gigante! Outra: 800 pp? Desanimei. Tenho medo de coisas demoradas assim.
    Por outro lado, adorei a primeira época, o pós-guerra é muito charmoso com toda a reconstrução da vida. E essa volta a tempos mais duros, bárbaros, rsrs, imagino homens barbudos, de mãos grandes e sem muito trato com as mulheres.... mas nem por isso menos empolgantes, hahaha.
    Achei o recheio do livro bem variado, só tem que garantir uma boa trama que justifique tantas páginas.
    Beijo.

    Resenha de Proibido: Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  14. Oi Rosem!
    Ainda não li o livro nem vi a série, mas a trama de Outlander me deixou bem curiosa... viagem no tempo, Escócia de século XVII e muita aventura? É comigo! :P Pretendo ler o livro em breve, pra ver o que acho dele...
    Bjus!
    Paty Algayer - http://patyalgayer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu estou apaixonada por este livro e vendo os episódios da série on line, enquanto não chega ao Brasil.
    É viciante, 800 páginas que parecem 80 de tão boa que é a leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oii, aqui está mais um livro que preciso pra ontem, estou vendo a série, e estou gostando muito da premissa, dos personagens, de tudo, e ao ler sua resenha, acho que a adaptação está tão boa quanto o livro me parece ser, (mesmo sabendo que livros são sempre melhores é claro hahaha).
    Quanto ao Black Jack, eu já o odiei no primeiro episódio da série, imagina no livro? rsrs.. enfim, adorei a resenha, beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Oiee
    Fiquei muito feliz quando a editora anunciou esse relançamento,e a um preço acessivel.A história deve ser fantastica e adorei todos os temas que ela abrange,só fico imaginando esse monte de volumes mesmo essas 800 páginas fluindo rapidamente não sei se daria conta do resto da coleção,se bem que a curiosidade pode falar mais alto.E não é pecado imaginar o Jamie como o Orlando Bloom,é? kkk

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro, fiquei encantado com a quantidade de páginas que possui, adoro!
    Fora a capa, a sinopse e todas as resenhas que li, sensacional.
    A série não irei assistir enquanto eu não ler o livro primeiro.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!