[Resenha] Simplesmente Acontece

Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern
Sinopse - Editora Novo Conceito - 2014 - 448 páginas


Simplesmente acontece é um livro diferenciado, que nos apresenta a história de Rosie, Alex, suas famílias e seus amigos, exclusivamente através de bilhetinhos, cartas, e-mails, mensagens de texto, SMS, convites e cartões-postais ou de felicitações de todo tipo. Por conta disso, o livro não possui um narrador, nem a história é contada sob o ponto de vista de X ou Y. Nós ficamos sabendo apenas o que cada um resolve contar ao outro. Aquilo que não foi dito e os sentimentos dos personagens ficam sub-entendidos de acordo com o tom da mensagem. Pensei que essa característica resultaria numa narrativa rasa e sem expressão, mas eu estava redondamente enganada. Cecelia Ahern me surpreendeu e me cativou profundamente.

É incrível como nos tornamos íntimos dos personagens ao longo da leitura. Sentimos as alegrias, tristezas, frustrações e surpresas que cada mensagem recebida proporciona a quem a lê pela primeira vez. Como não há um narrador dizendo o que cada personagem sentiu, aquilo que nós (leitores) sentimos ao ler cada bilhetinho, carta, e-mail, convite ou cartão, nos dá o termômetro do que o personagem sentiu ao ler aquilo. A empatia é instantânea e inevitável!

Vários tipos de relações são abordadas nessa trama: entre amigos, irmãos, mãe e filha ou pai e filha, padrinho e afilhada, esposa e marido, homem e mulher, etc... cada mensagem deixa transparecer um nível diferente de intimidade, afetividade e maturidade. Acompanhamos quase meio século da vida dessas pessoas que se importam umas com as outras, se comunicam e se apoiam na saúde e na doença, nas alegrias e nas tristezas. O formato do texto e a alternância entre os personagens e os diversos meios de comunicação escrita utilizados entre eles, proporcionam uma leitura rápida, dinâmica e "ilargável"! É aquele tipo de livro que agarramos e pensamos "só mais um pouquinho, só mais um pouquinho..." e as horas passam sem que consigamos nos desgrudar.

A leitura é extremamente fluída e são tantas voltas e reviravoltas nas vidas desses personagens que essa experiência me trouxe alguns aprendizados e reforçou outros nos quais acredito: o amor precisa ser manifesto em gestos, ações e atenções, mas também em palavras; Nunca devemos deduzir o que o outro deseja ou está sentindo, bem como não devemos esperar que as pessoas adivinhem o que queremos ou o que sentimos; Às vezes aquilo que desejamos está ao alcance de nossas mãos, basta termos coragem para esticar o braço; Há coisas que simplesmente acontecem e outras pelas quais temos que lutar muito, muito mesmo para conseguir.

Não posso deixar de mencionar que a diagramação do livro está incrível, as fontes e os detalhes que diferenciam os diversos tipos de texto foram trabalhados com bastante cuidado. Vocês perceberam que eu procurei não falar muito sobre os pormenores do enredo durante esta resenha, não é? É que cada mensagem, mesmo o mais singelo bilhetinho, traz uma pequena surpresa e eu não quero subtrair essa experiência de vocês. Simplesmente Acontece é uma história linda, realista e sensível sobre encontros e desencontros, mas sobretudo sobre amizade, família e amor. Simplesmente leiam e se encantem!!!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários =)

Beijos...

12 comentários

  1. Oi Elis!
    Estou no meio dessa leitura e amando cada carta! O começo do livro já é muito fofo e depois fui me surpreendendo em cada página, realmente não tem como não se encantar com a história. Estou ansiosa pelo lançamento do filme, espero que também seja muito bom! Infelizmente não gostei muito dessa capa...
    Beijos!
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito fofucha mesmo, espero que o filme capte perfeitamente o espírito do livro =) Beijos!!

      Excluir
  2. Amei P.S. Eu te amo da Cecelia Ahern e esse seu novo livro parece ótimo tmabém, história super fofa, quero muito ler o livro pra depois conferi o filme.

    ResponderExcluir
  3. sou fã da Cecelia e acredito que seja essa capacidade dela de criar enredos, de trabalhá-los de diferentes formas que a tornem tão especial!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom? Isto de o livro não possuir um narrador me deixou com um pé atrás sabe, com o mesmo sentimento que você estava ao iniciar a leitura, que seria algo muito superficial. Confesso que, agora que li sua resenha, fiquei muito tentada a ler este livro! Adorei seus comentários sobre o mesmo ^^"


    Bjs!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Pollyana, o livro é ótimo e bem diferente!!
      Beijos =)

      Excluir
  5. Oi Elis
    Meu livro chegou essa semana e já estou querendo passar ele na frente dos outros rsrs
    Parabéns pela resenha, ficou ótima
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. OI Elis, terminei de ler semana passada Simplesmente Acontece e amei o livro, gostei tanto q li em 2 dias kkkkk!!! Sua resenha tá fofis demais, bjão

    ResponderExcluir
  7. Olá Elis!
    Eu já estava mega curiosa pra ler esse livro, desde o Circuito NC. Agora, depois dessa sua resenha incrível, cheia de sentimento (deu pra sentir como o livro mexeu com você, independente de narrador ou não presente). Adoro livros contados por cartas, emails, e afins! Espero curtir tanto esse novo livro da Cecelia como você! <333

    Beijos
    Nica
    http://www.draftsdanica.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Elis, vou confessar que não estava tão interessada assim no livro, mas mudei de ideia diante desta sua resenha tão boa. Fiquei com a impressão de ser mesmo uma bela leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Que leitura gostosa *-*
    Eu adorei o livro, a forma como a história nos é apresentada, os encontros e desencontros.
    Impossível não nos apaixonarmos pelos personagens e desgrudar do livro até terminar a leitura.
    Ri demais lendo. Leitura mais que recomendada.

    Com relação ao filme, já não gostei, pq pelo q é mostrado no trailer, Alex está no baile.
    Imagina o que mais eles mudaram ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi o trailer, mas o livro é tão peculiar que dificilmente o filme o igualará, vou assistir com a mente aberta pra não me decepcionar, é capaz de mudarem bastante a história. Bjs!!

      Excluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!