[Resenha] Eve & Adam

Eve & Adam - Michael Grant e Katherine Applegate

Eve & Adam - Michael Grant e Katherine Applegate
Série Eve & Adam  - Livro 01
Sinopse - Editora Novo Conceito - 2014 - 448 páginas


Que limites você quebraria por aqueles que ama? Que concessões faria? Que barreiras transporia? Essas são apenas algumas das questões morais e éticas que envolvem esse livro repleto de ação e descobertas, tanto científicas, quanto relacionadas ao amor...
"Minha mãe me ignora. Ela tem maneiras diferentes de ignorar, e essa quer dizer que está escondendo algo. Ela acha que ninguém percebe, e talvez nenhum de seus seguidores perceba, mas eu tive dezessete anos para conhecer a cara de paisagem que ela faz."
Eve Spiker é filha de Terra Spiker, a proprietária da Spiker Biopharm, um avançado laboratório farmacêutico, localizado num complexo gigantesco, afastado de tudo e repleto de seguranças. Eve tem dezessete anos e raramente visita a empresa da mãe, mas ao sofrer um grave acidente, é levada por Terra para ser tratada no laboratório, pelos médicos de confiança dela. A princípio, Eve fica entediada, sem ter o que fazer durante sua "espetacular" recuperação, mas então a mãe lhe dá um "brinquedo" para passar o tempo, que nada mais é do que o Projeto 88715, um software que possibilita ao usuário projetar uma pessoa geneticamente perfeita no computador. Enquanto se entretém projetando "Adam", Eve estreita laços com Solo, um empregado da empresa que ela conheceu no dia do acidente, e a única pessoa da sua idade por ali.
" - Não seja ridícula. Claro que não é real. Isso seria ilegal. As multas seriam astronômicas. O governo provavelmente nos fecharia. Eu até poderia ser presa. Eu!"
Solo Plissken vive e trabalha nas instalações da Spiker Biopharm. Ele é filho dos ex-sócios da Spiker, e ficou sob a tutela de Terra após a morte dos pais. Apesar de todo o seu potencial, Solo realiza somente pequenos serviços na empresa, como servir cafezinho, levar recados ou ajudar na manutenção. Isso é conveniente para ele, que transita por todos os ambientes e age como um investigador, reunindo dados para que um dia possa denunciar as atividades ilícitas (?) de Terra às autoridades. Ele se tornou um especialista em parecer burro e inofensivo, quando na verdade é um cara mega inteligente e observador, apesar de solitário. Ele só não contava que conheceria Eve e que ela abalaria suas estruturas.
"Solo não é só um nome, é uma descrição. Não tenho amigos. Tenho alguns na internet, mas não é a mesma coisa. Nunca tive uma namorada."
Eve não consegue ficar muito tempo longe da sua amiga de colégio Aislin, e essa garota "toda errada" acaba se juntando à Eve no laboratório, muito à contra-gosto de Terra, que não aprova a amiga da filha. Em meio à questões éticas, genéticas e até estéticas, que permeiam os conflitos de Eva e Solo, Aislin carrega um drama mais mundano, causado pela relação conturbada com o namorado, que é ex-presidiário e traficante de drogas. Durante a missão de Eve, de projetar seu "homem perfeito", mesmo que virtualmente falando, são as imperfeições de Aislin e suas consequências que abrem uma brecha na história para que Solo possa revelar o que descobriu a Eve e se aproximar cada vez mais dela. Mas o que fazer com a verdade? Quanto de médico e quanto de monstro haverá em Terra Spiker?

Eve & Adam possui a narrativa em primeira pessoa alternada entre Eve, Solo e um terceiro personagem que eu choquei quando apareceu! O texto é super simples, divertido e gostoso de acompanhar. Solo é um cara muito doido, que se mete onde não é chamado e sempre nos coloca a par dos segredinhos podres da Spiker. Já Eve é a voz que reage surpresa com tudo o que acontece à sua volta, é a nossa "representante" dentro da história. E o terceiro narrador é uma graça, mas... é surpresa. Apesar do título do livro, curiosamente são as atitudes de Solo e Aislin que fazem a história girar. O total compromisso de Solo com sua missão de desmascarar Terra e o total descompromisso de Aislin consigo mesma e com a sua segurança, são contrapontos utilizados brilhantemente na construção desse enredo.

Como esse livro é relativamente curto, a história é enxuta e sem enrolação, os personagens são muito ativos e, quando a gente pensa que sabe o caminho pelo qual a autora está nos conduzindo, ela dá um salto no abismo e nos desafia a saltar com ela. E é claro que pulei sem exitar, eu não poderia comer essa maçã pela metade!! Mas não vou dizer a vocês o que tem do lado de lá, muitas emoções os aguardam na segunda parte do livro. E sim, eu amei o final!! Depois de uma sequência de ação de tirar o fôlego, quando pensei que a autora não iria resolver tudo antes do fim, ela conseguiu!! Portanto o final é fechado, mas cheio de possibilidades de continuação. Leiam e se surpreendam!


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários =)

Beijos...

23 comentários

  1. Jurava que o livro era chatinho, mas pelo visto não é nada disso. Tem bastante surpresas pela frente (tipo, quem é o terceiro narrador? Fiquei mega curiosa) e uma narrativa envolvente, fácil de ler.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      O livro é divertido e cheio de surpresas, eu realmente adorei!
      Beijos =)

      Excluir
  2. Oi Elis!
    Que saudade que eu estava de visitar o blog, ainda nem tinha visto o novo layout, que por sinal ficou lindo :)
    Fiquei bem curiosa quando li a sinopse do livro, ainda mais com esse título (adoro personagens que têm o nome meio parecido com o meu). A mistura de romance com fantasia, ainda mais com elementos tecnológicos, geralmente é perfeita para me prender ao livro e com sua resenha fiquei ainda mais curiosa. Foi para a listinha dos que vou querer no Natal kkk
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Eve, você vai se amarrar no livro =)
      Beijos!

      Excluir
  3. AAAAAAAAHHHHHHHHH, tô histérica aqui! Estava doida pra ler uma resenha sobre esse livro. Só de ver a sinopse eu já tinha me interessado. Agora entrou definitivamente na lista de desejados. Saindo daqui, já vou lá no skoob marcar, hehe!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  4. terceiro personagem já sei que é o adam uhsauhsaasuhasuh só pelo fato de ser paranoica com várias coisa e eve acabou criando um cara pra ela de verdade D: cara se for isso vai ser um livro mt top.
    gostei mt da resenha elis.
    espero ler meu exemplar logo.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Olá Elis, já estava ansiosa para o lançamento deste livro e não vejo a hora de poder ler. Parece ser bem interessante e pelo modo como o Solo é, deve ser bem engraçado e também emocionante. Espero que não tenha uma continuação muito longa, porque estou lotada de trilogias e séries para ler haha.
    Parabéns pelo blog e pela resenha.
    (Achei seu layout lindo, tão ardente kkkk).
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom curtiu o nosso fogo hehe!!
      O bom desse livro é que apesar de ser parte de uma série, possui um final legal :)
      Bjs!

      Excluir
  6. tenho visto este livro como um dos destaques do mês! alguns dos meus leitores estavam ansiosos para este lançamento. Eu, particularmente, não me senti atraida pela história, meio que não simpatizei por Eve
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Elis.
    Uau, o livro parece ser ótimo! Com certeza será uma de minhas próximas leituras :)

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  8. Olá !
    O livro parece bastante interessante, acho que leituras curtas e mais enxutas são boas principalmente em momentos como o que eu passo, de uma ressaca literárias das brabas ;)
    Curti a história!
    Abraços
    Melissa
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser mesmo divertido e gostoso de se ler. Com certeza é uma ótima ficção científica!
    Fiquei curiosa pra descobrir o terceiro narrador. rsrsrs
    Agora que soube que você amou o final é correr pra ler!
    Amei a resenha! Bjs, Elis <3

    ResponderExcluir
  10. Nossa o livro parece ótimo, história divertida, surpreendente e emocionante, já estava bastante interessada em ler só pela sinopse, agora depois dessa resenha fiquei ainda mais ansiosa pra conferi essa história.

    ResponderExcluir
  11. Beléssima resenha Elis!
    Estava levemente curioso com esse livro, mas sua resenha me convenceu a colocar na listinha xD
    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, depois quero conferir sua opinião sobre a leitura :)

      Excluir
  12. Oii Elis !
    Já tinha me apaixonado por essa capa, mas não achei que seria um livro tão bom .. Realmente fiquei super curiosa porque parece que ainda tem muitos segredos no meio dessa história toda.
    Eu também achava que esse terceiro personagem era o Adam, mas agora pelo seu "espanto" eu fiquei na dúvida, e claro que mais curiosa quanto a leitura !! Adorei a resenha :}
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Pela ficção cientifica talvez, eu disse TALVEZ, dê uma chance a ele. Já estará em casa mesmo, mal não fará. XD

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ai não, eu preciso desse livro.
    Já pensou, eu construindo um serzinho perfeito?!
    Demais.

    http://inquietudessecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que bom que o livro agradou em cheio. Eu já estava mesmo encanta por ele por conta da capa, imagine agora depois de conhecer um pouco do livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Oi Elis, tudo bem? É a segunda resenha que leio desse livro, e quero ainda mais ler. Eu sabia que o livro me lembrava de um filme, e agora lembrei de um filme da Disney meio bobinho, mas tem esse conceito de criar "alguém" perfeito. Acho bem interessante essas histórias que tem um pouco de ficção científica no seu enredo, e acho muito legal essa área de manipulação genética, biotecnologia e tudo mais.

    AAh, o Solo, fiquei bastante interessada nele, parece ser um personagem super complexo e cheio de coisa para nos mostrar. Achei legal o livro se focar nas ações do Solo e da Aislin. E nossa, fiquei bem curiosa sobre essa terceira narrativa.

    Enfim, preciso ler esse livro!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!