[Resenha] A Herdeira das Sombras

A Herdeira das Sombras - Anne Bishop

A Herdeira das Sombras - Anne Bishop
Trilogia As Joias Negras - Livro 02
Sinopse - SDE Brasil - 2014 - 480 páginas


Este é o livro dois da Trilogia das Joias Negras e continua exatamente de onde parou o primeiro, ou seja, desde o prólogo somos introduzidos nas consequências da armadilha em que a apaixonante protagonista Jaenelle foi cruelmente enredada pelas antagonistas Dorothea e Hekatah, e frente aos terríveis acontecimentos que nortearam o clímax do livro um, o Conselho das trevas nomeará Saetan como tutor de Jaenelle que permanece ainda por algum tempo no Reino Distorcido.

“ Cuidado com a aranha dourada que tece uma teia emaranhada. A teia da viúva negra. A teia de Aracna. Cuidado com a senhora de cabelo louro que desliza pelo abismo vestida de sangue derramado.”

A luta pelo poder dos reinos ainda é o polo central da trama, porém agora vamos observar o desenvolvimento de Hekatah, que autodenomina-se Rainha do Inferno, como forte antagonista a ascensão de Jaenelle, tendo em vista que Dorothea direciona sua atenção numa feroz caçada em Terreille a Daemon Sadi, pois teme sua vingança pelos atos que arquitetou contra Jaenelle. Assim o polo de conflito e obstáculo recai sobre Hekatah e seus aliados, entre eles o asqueroso Greer e o insuportável Lord Jorval.

Com uma pegada “mais suave”, A Herdeira das Sombras tem como temática a ascensão da protagonista Jaenelle e de sua corte, seres místicos e mágicos estão presentes no círculo que se formará em torno da poderosa jovem mulher que ressurge do Reino Distorcido. Com passagens belíssimas e inesquecíveis, Bishop apropria-se do inimaginável de forma coloquial, divertida e repleta de aventuras e, aos poucos, somos enlaçados por um “novo grupo” de personagens tão humanos quanto extraordinários, que irão compor a futura corte das Sombras “Ebon Askavi”.

A trama segue a estrutura entre mundos adotada no volume um, com um tom farsesco no que tange as artimanhas dos inimigos de Jaenelle tanto no inferno como em Kaeleer, bem como entre os reinos de Terreille, onde as conspirações proliferam agora que Briarwood é alvo da vingança da “Feiticeira”. Entretanto a jovem futura rainha atravessa o desafio da adolescência e os machos ao seu entorno enfrentam todo tipo - bemmm característico desta fase - de travessuras e rebeldias, em situações que são o ápice de humor, principalmente no triângulo que a mesma estabelece com Saetan, Lucivar e Fumaça (um dos Parentes). Sem falar nas férias de verão das futuras rainhas viúvas negras hahaha! Pobres machos, elas são muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito temperamentais.

O tema abordado com sutileza pela brilhante Bishop neste volume, tem como foco a criação de alianças e as consequências que podem advir desses enlaces, que irão desde a fidelidade incondicional até a corrupção e o genocídio por enclaves territoriais; Outro tema explorado é o racismo entre as castas dos Sangue, Parentes, mestiços e plebeus; A exclusão entre raças e territorialidade fomentará muitos embates.

Nestas afrontas, “A feiticeira” vem a tona e a face que desvela é terrível:

“ Um poder obscuro invadiu a sala. Um poder inflexível e inexorável... Os lábios de Jaenelle tomaram a forma de um rosnado – NÃO ENTREM NO MEU TERRITÓRIO!”

Lendas vivas, “Os parentes”, batalhas sangrentas, armadilhas viscerais, magia... ela vai aprender que é preciso conduzir o poder... E enfim “Ela” e ao mesmo tempo a “Outra” mergulha no antigo abismo para salvar o seu amor, o seu consorte:

Daemon Sadi (suspiros...)!

Estou absolutotamente encantada pela trilogia das Joias, Jaenelle é “minha Rainha”.
Fascinante, Magico, Sensacionallllllllll!!!
Forever BANG!

Trilogia das Joias Negras




1 - Daughter of the Blood (1998) - A Filha do Sangue (2014)
2 - Heir to the Shadows (1999) - A Herdeira das Sombras (2014)
3 - Queen of the Darkness (2000) - A Rainha das Trevas (em breve)

A Saga continua...


4 - The Invisible Ring (2000)*
5 - Dreams Made Flesh (2005)*
6 - Tangled Webs (2008)*
7 - The Shadow Queen (2009)*
8 - Shalador's Lady (2010)*
9 - Twilight's Dawn (2011)*

*ainda não publicados no Brasil

Essa leitura foi uma cortesia da Saída de Emergência Brasil.
Aguardamos seus comentários =)

By.:.

10 comentários

  1. Bem legal saber que o segundo volume segue a estrutura e a coerência do primeiro.
    Gostei dos dois temas abordados aqui, as alianças e o racismo. Sinto como se fosse um "pé" na nossa realidade, ainda que se trate de outro "universo".
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Já que você está gostando tanto da série com certeza vou conferir!
    O que mais me chamou a atenção foi a autora apropriar-se do inimaginável de forma divertida e cheia de aventuras.
    Ótima resenha! Abraços Rosem!

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Vi a capa do primeiro e do segundo livro na livraria e achei lindíssimas *-*, mas não estou acompanhando essa série no momento, mas assim que tiver um tempinho vou apostar nela ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  4. olá meninas, confesso que este não é meu gênero preferido, mas devo admitir que a capas esta mais uma vez excelente qualidade, espero que os próximos volumes te deem o mesmo contentamento
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ei Rosem!
    Belíssima resenha xD
    Não vejo a hora de poder pegar para ler esse livro. Quero saber o que vai desenrolar nos conflitos que estão em volta da não mais, pequena Jaenelle! :)

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Rosem, infelizmente nem li o volume 1 ainda. É muito bom saber que além das capas bonitas, a série tem um conteúdo e qualidade que se mantém ao longo dos volumes.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o primeiro livro dessa trilogia, parece ser ótima, curto muito fantasia e sobrenatural, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rosem!

    Eu não li a resenha pq ainda não li o primeiro da série, então fiquei com medo de pegar spoilers. Não gosto muito das capas, mas preciso admitir que são incrivelmente melhores que as estrangeiras!

    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Rosem !
    Adorei a sua resenha. Faz algum tempo que quero ler os livros, mas ainda não tive a oportunidade.. Já tinha me apaixonado por essa capa maravilhosa, depois que li a sinopse tanto do primeiro quanto do segundo eu me encantei !
    Confesso que só não li porque na hora de compra-los acabei deixando pra lá e comprando outros, mas já me arrependi !
    Ah, adorei esse toque de humor que tem no livro !
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Quando eu li por aqui a resenha do primeiro meu interesse pela série diminuiu. Não sou lá fã de Dark Fantasy e o clima de intriga tem se tornado tão constante que queria fugir disso. Mas agora com a segunda deu pra sentir que o peso está menor através da própria resenha. Não apenas pelas palavras, mas como se eu sentisse a energia do momento em que foi escrita. Obrigado por despertar em mim um interesse dormente pela série. Na primeira oportunidade que tiver, começarei a ler.

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!