[Resenha] Magisterium - O Desafio de Ferro

O Desafio de Ferro - Cassandra Clare e Holly Black

O Desafio de Ferro - Cassandra Clare e Holly Black
Série Magisterium - Livro 01
Sinopse - #irado - Novo Conceito - 2014 - 384 páginas


“O Desafio de Ferro” é o primeiro volume da Série “Magisterium”, escrita pelas autoras Cassandra Clare e Holly Black. Eu estava esperando o lançamento desse livro faz tempo, minhas expectativas eram altíssimas, e fico feliz em dizer que não me decepcionei com a história! Já conhecia a escrita da Tia Cassie (e adoro!), mas não tinha lido nada da Tia Holly até o momento, as duas se deram muito bem juntas, o enredo deste livro foi bem construído e pensado, a narrativa é muito leve e rápida sob o ponto de vista de Call, que é um personagem super interessante.

“– É lá que fica a escola? O Magisterium fica no subsolo? - Call perguntou.
– Enterrada sob a terra, onde ninguém é capaz de encontrá-la – o pai lhe informou, sombrio. – Não há luz, nem janelas, o lugar é um labirinto. Você pode se perder nas cavernas e morrer sem que ninguém jamais saiba onde você foi parar.”

Callum não é daqueles personagens heroicos, corajosos e determinados, ele é só um menino que anda mancando, não tem nada de extraordinário e passou a vida toda ouvindo do pai que o Magisterium é um lugar mau, que os magos não se importam com o alunos e que ele iria morrer lá dentro. Quando chega o dia da prova para entrar na escola, o pai de Call pede que ele se saia mal, mas as tentativas do garoto em falhar só entregam ainda mais os seus poderes. Call fica em último lugar, só que mesmo assim o Mestre Rufus o escolhe para se tornar seu aprendiz.

Tamara e Aaron também são escolhidos como aprendizes do Mestre Rufus, Tamara se saiu muito bem nas provas, mas Aaron foi o melhor, eita menino bom, gostei dele desde a primeira cena em que apareceu, além de ser “o cara”, ele é bem gentil e um ótimo amigo. Tamara é uma menina bem inteligente, sua irmã mais velha está no Magisterium e é a melhor aluna de seu ano, por causa disso existe uma pressão em cima de Tamara para que se ela torne uma aluna como a irmã, mas Tamara não é tão certinha como seus pais pensam.

A ambientação deste livro é bem legal, adorei as descrições do Magisterium, por ser subterrânea, essa escola tem um ar sinistro, também gostei das aulas que os personagens tiveram, no começo as tarefas pareciam meio bestas, mas depois consegui ver a importância daquilo.

A magia desse livro tem a ver com os quatro elementos: terra, água, fogo e ar, mas também tem a magia do Caos, são raros os magos que apresentam esse poder, os alunos do Magisterium aprendem a trabalhar com esses elementos primeiro separadamente e depois misturados, como por exemplo, o fogo junto com a água, o ar junto com a terra e até mesmo todos juntos! Tem um verso bem legal que os alunos aprendem:

“O fogo quer queimar.
A água quer fluir.
O ar quer se erguer.
A terra quer unir.
O caos quer devorar.”

“O Desafio de Ferro” foi um livro que me fez gritar de surpresa (sim, foi bem alto!), rolar na cama e pensar “Isso é sério?”, muitas revelações são apresentadas durante a trama, as autoras deixam o leitor boquiaberto de tanta surpresa e o final nem se fala! É pra gente morrer de curiosidade, eu preciso urgentemente do próximo volume, vou lá pra Massachusetts na casa da Tia Cassie e da Tia Holly cobrar essa continuação haha.


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários =)

Beijos irados!!

17 comentários

  1. Não tem como esse livro não ser bom, nem para mim que não sou chegada ao estilo! rs
    As duas autoras são reconhecidas pelo talento de escrever histórias incríveis. A ambientação parece muito boa mesmo, como você mencionou. É um baita trabalho construir uma realidade diferente, intrigante.
    Esse eu gostaria de ler.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Ana, mas as autoras conseguiram criar uma realidade diferente muito boa!

      Excluir
  2. A ambientação do livro tem cara de bem legal mesmo! Amei você dizer que Magisterium ter um ar sinistro! *__* E só pra me endoidar pra ler o livro tem o fato dele ter muitas surpresas e um final ótimo!
    Ótima resenha! Bjs, Samantha <3

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nada de nenhuma das duas autoras. Nadica. Esse será meu primeiro contato com elas. Espero que seja bom.
    Para falar a verdade estou curioso se vou ou não curtir, haja visto que não suporto super crianças, a menos que elas tenham defeitos e dificuldades. Parece ser bem o caso aqui. Quero ver como trabalharam esses problemas nos personagens e o quanto isso atrapalha. Isso torna o personagem melhor do que simplesmente aqueles que são imbatíveis sem uma explicação plausível.
    Outra questão que me desperta curiosidade é a ambientação, algo que sou fanático. Adoro cenários e mundos bem construídos, reforçados por mitologias próprias ou adaptadas. Sou do tipo capaz de amar mais o mundo que qualquer personagem dele, foi assim com Harry Potter. Acho um desperdício JK não explorar todo potencial que ele tem, mesmo em contos.

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ace!
      Os personagens desse livro apresentam muitos defeitos, principalmente o Call, também acho que os defeitos tornam o personagem melhor do que aqueles que são "perfeitos".

      Excluir
    2. Já comecei a leitura e até agora estou gostando.

      Saudações,
      Ace Barros
      Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
      multiversox.com.br

      Excluir
  4. A sinopse não me animo em ler esse livro, mas agora lendo essa resenha fiquei bastante interessada em conferi essa história parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  5. O livro por ser envolvido com magias, gostei do Callum ele me conquistou como protagonista e por envolver mestres, aprendizes e os elementos ♥.♥ !
    Parece ser muito divertida e gostosa a leitura, estava de olho nele pela capa há algum tempo, desde o lançamento, mas até agora nada!
    Beijos Elis, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  6. oi meninas bonitas!
    bem eu não me animo muito com enredos assim, não creio que seja uma leitura para mim, foi um dos poucos lançamentos que deixei passar batido! mas é bom vê-la curtindo tanto a trama!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom? Já estava muito curiosa com este livro, sabendo que ele chegou a te fazer gritar de surpresa, fiquei mais curiosa ainda! O livro parece ser muito interessante, e pelo que você falou, a ambientação parece ser muito boa também ^^'


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  8. Oii Samantha !
    A sinopse já tinha me deixado animada, agora a resenha (a primeira que eu leio do livro) me empolgou mais ainda .. Claro que o fato do livro ser da Cassandra conta, rs !
    E realmente, o Callum parece ser um protagonista incrível, eu adorei :}
    Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que eu te deixei com vontade de ler o livro!
      Sim, esse fato conta mesmo, tenho que admitir que foi por isso que quis ler o livro, amo essa autora!
      Ele é incrível mesmo!

      Excluir
  9. Olá,
    Gosto muito da escrita da Cassandra, inclusive já li as duas séries dela e estou no aguardo da terceira! Também nunca li nada da Holly, mas ouvi vários comentários positivos. Até agora eu só tinha visto a capa do livro, mas agora, com sua resenha, que sei o perfil da história estou ainda mais ansiosa para lê-lo. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Samantha.
    Eu adoro os livros do selo #irado, me divirto com cada história.
    Li alguns capítulos de Magisterium e me encantei, só dei uma pausa na leitura porque estava com algumas pendências, mas vou retornar.
    Bom saber que surpresas me aguardam nessa narrativa

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oi Samantha, tudo bem? Nossa, morro de vontade de ler esse livro, e quando leio alguma resenha elogiando, a vontade aumenta ainda mais. Acho bem legal o fato do protagonista não ser aquele típico herói, mas alguém que tem seus defeitos, e vai ser interessante observar o amadurecimento ao longo da série... os outros personagens parecem ser bem interessantes também. Achei bem legal o que você falou sobre a ambientação do livro e me fez ficar imaginando. Enfim, ótima resenha, me fez ter ainda mais vontade de ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Que aventura eih Sam? Que bom que gostou. Eu ainda não li, mas estou encantada com esta capa, e agora que as resenhas estão saindo, meu interesse só aumentou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!