[Resenha] O Homem Perfeito

O Homem Perfeito - Vanessa Bosso

O Homem Perfeito - Vanessa Bosso
Sinopse - Editora Novo Conceito - 2014 - 224 páginas


Após ter devorado em apenas um dia "O homem perfeito", da autora brasileira Vanessa Bosso, a única coisa negativa que posso dizer sobre o livro é que discordo da capa produzida para a obra, pois ela me passa a impressão de que a protagonista é uma consumidora ou colecionadora voraz de objetos e de homens, o que não é o caso. Melina possui vários defeitos, mas a única coisa que coleciona são sapatos, ela possui 282 pares bem arrumadinhos em suas caixinhas originais =) Dito isso, confesso que assim que comecei a leitura, não consegui mais parar...

Essa história é sobre uma mulher perdida, que estragou as ótimas oportunidades que o destino lhe proporcionou e que, dez anos depois de ter deixado seu lar em Paraty (e seu primeiro amor, Bernardo), retorna para casa a fim de compreender melhor seu coração, suas atitudes e o que fazer dali por diante. A Mel é super legal, mas não parece ter 28 anos, está longe de ter desenvolvido alguma maturidade durante o tempo em que permaneceu em São Paulo e erra feio diversas vezes, seu jeito destemperado e inconsequente a coloca em confusões profissionais, pessoais e sentimentais, só nos resta observar seus erros e não repetir jamais rsrsrs...

O Homem Perfeito é um livro que pode ser lido numa sentada só, a narrativa sob o ponto de vista da Mel é super fluída, os diálogos entre os personagens são naturais, os pequenos flashbacks que nos dão a noção do que aconteceu no passado são divertidos e estão inseridos de forma coerente no enredo. A ambientação em Paraty e arredores é muito gostosa, me senti passeando pela cidade, mesmo sem nunca ter estado lá. Mel nos dá, de forma simples, pequenas informações turísticas dos lugares pelos quais passa, e isso torna a experiência de leitura mais rica. Mel narra como se fosse uma amiga nos contando uma história, dá pra perceber sua empolgação em alguns trechos, o seu cansaço ou a vergonha em outros, ela se expõe bastante e nos conquista por sua honestidade, mesmo quando está errada. 

Gostei muito da participação dos personagens secundários na trama, Nanie e Espírito se mostraram ótimos amigos para a Mel, cada qual com uma maneira diferente de se expressar dentro da amizade. Os avós da Mel são uns fofos, daqueles que dá vontade de apertar, e também achei interessante acompanhar o relacionamento peculiar entre o pai e a mãe da Mel, porque refletiu diretamente nos conflitos pelos quais a personagem passou, bem como na resolução deles. Ah, e o Bernardo (Ben) é um lindo, um homem carinhoso, honesto, paciente e "perfeito", torci o tempo todo para Mel conseguir reconquistá-lo (o que não foi muito correto da minha parte, já que o cara estava noivo e tals...).

Foi muito legal acompanhar as trapalhadas da Mel e perceber o seu crescimento durante esse retorno à Paraty. Vanessa Bosso nos entretém de uma maneira leve e divertida, mas também nos desperta a reflexão sobre atitudes autodestrutivas que podemos estar tomando na vida ou no amor, vamos nos ligar pessoal!! O livro é foférrimo, adorei!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários =)

Beijos...

22 comentários

  1. Quero MUITO ler essa história. Parece ser daquelas divertidas, leves e doces, que lemos em uma sentada (como você bem disse).
    O que mais gosto, além do estilo da trama, é das reflexões que a autora traz, ainda que de forma implícitas. Também acho legal que os personages secundários sejam tão bem construídos e participativos.
    OBS: só agora que reparei na capa mesmo. rs Realmente é meio estranho alguém colecionar objetos de homens. Ainda bem que não tem a ver com a história!! rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a capa quase me enganou, mas eu li comentários positivos a respeito do livro e resolvi embarcar na leitura, que foi muito legal :)
      Bjs!

      Excluir
  2. Elis, estou bem curiosa para ler este livro, acho que eu e Mel temos muito em comum, afinal damos nossas cabeçadas com o sexo masculino!
    seu entusiasmo pela história é contagiante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, eu vi movimentos contrários a essa autora na época das discussões das eleições por conta do posicionamento dela em relação a ditadura e golpe tal. Tanto que ela saiu do twitter.
    Ao que parece, isso fica bem longe dos livros, graças às entidades do multiverso!
    Pelo que falou e pela empolgação acho que a Neyla vai curtir a leitura, Elis.

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ace!
      Não há uma grama de política no livro, e acho que a Neyla irá curtir a leitura sim =)
      Bjs!

      Excluir
  4. Gostei dessa narrativa, em que a Mel "conversa" com a gente como com uma amiga.
    Parece ser mesmo um livro foférrimo! :D Fiquei curiosa pra ler depois dessa resenha, que amei!!
    Abraços Elis!

    ResponderExcluir
  5. Oi Elis.
    É uma delicinha essa leitura né. A autora trabalhou muito bem os personagens, todos os secundários tem sua parcela de importância e participação.
    Só demorei um pouco pra aceitar a protagonista, achei infantil demais.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mel é mesmo bem imatura pra idade que tem, mas eu achei legal que essa imaturidade não tornou a personagem chata, pelo contrário, me diverti bastante com ela =)
      Bjs!

      Excluir
  6. Oi, Elis!

    Já havia lido a sinopse desse livro uns dias atrás, e achei bem divertida.
    Ah, confesso que também tive uma impressão ruim com essa capa, além de achá-la meio estranha. Mas enfim, fiquei com vontade de ler (especialmente depois de notar que você ficou tão animada com a leitura), apesar de achar que vou ficar brava com a Mel em certas passagens, rs.
    Adorei a resenha! Super fofa.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou doida pra ler esse livro, parece ser ótimo, história super divertida e essa resenha me deixou ainda mais ansiosa pra conferi essa história.

    ResponderExcluir
  8. Gente, esse livro já estava na minha lista de desejados. Agora, mais ainda! Preciso dele, tipo pra ontem, hehe!!!

    Suelen Mattos
    _____________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  9. Apesar da sua resenha falar muito bem do livro acho que não é meu forte. Parece um drama-comédia. Sou muito fã não.
    Mas gostei de conhecer um pouco mais a fundo da obra. Ótima resenha
    bjos

    Antigo Leitura de Ouro agora é Tá no Blog!
    andressasantostanoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      A história não tem drama não, tá mais pra um chick lit ;)
      Bjs!

      Excluir
  10. O livro parecer ser ótimo. Já coloquei na minha lista de desejos da Amazon.

    ResponderExcluir
  11. Aí gente tô louca pra ler este livro!!!
    A Mila Wander escritora de Despedida de solteira vive falando sobre ele, parece ser muito bom e agora com esta resenha fofis dá mais vontade ainda de ler

    ResponderExcluir
  12. Oi Elis! Eu não estava colocando muita fé no livro, mas sua resenha me animou, confio no seu gosto para recomendar histórias fofas e doces.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois vou querer saber o que você achou ;)
      Beijos amiga!!

      Excluir
  13. Só li um livro da autora até hoje, e gostei muito. Gostaria de ler este também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ai Elis...lendo a sua resenha agora, já fiquei na dúvida heim?
    Parece muito bom mesmo o livro!
    Ohhhh...dúvida cruel...kkkk, (parece até que já fui a sorteada né?) hehehe
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!