[Resenha] Os Caçadores de Nuvens

Os Caçadores de Nuvens - Alex Shearer

Os Caçadores de Nuvens - Alex Shearer
Série Os Caçadores de Nuvens - Livro 01
Sinopse - Farol Literário - 2014 - 312 páginas


O mundo como nós conhecemos não existe mais, as pessoas vivem em ilhas flutuantes no espaço, algumas ilhas são grandes, outras pequenas, algumas tem só o dia, outras só a noite. Quem mora nelas tem costumes diferentes, alguns vivem sozinhos e outros moram em comunidade. Mas existem aqueles que não moram em ilha nenhuma, pois vivem no céu e caçam nuvens para conseguir água e vendê-la (a água é muito rara), essas pessoas são chamadas de Caçadores de Nuvens.

“Acho que no geral todo mundo tem um lugar nativo, um lugar para chamar de seu, só existem umas poucas pessoas que não têm lugar nenhum (…) e os caçadores de nuvens estão entre elas. (…) A única coisa que realmente pertencia a eles era o céu. (…) Ninguém é dono do céu. Muito pelo contrário. Se alguém é dono de alguém, é o céu que é dono de nós. Somos apenas seus cidadãos. O céu, entretanto, é o reino.”

Certo dia, entra uma menina nova na escola de Christien, o nome dela é Jenine e ela tem cicatrizes profundas no rosto, uma marca que a diferencia, a marca dos caçadores de nuvens. Ela e Christien viram amigos, o garoto acha fascinante o trabalho dos caçadores de nuvens e sonha em viajar com eles um dia, até que Christien convida Jenine para jantar na casa dele e sugere que ela retribua o favor, o convidando para participar de uma caçada (okay, ele meio que enche o saco dela para ir junto). Logo a resposta chega e Christien se prepara para o que acredita ser uma grande aventura.

“Os Caçadores de Nuvens” já começou me encantando, a narrativa de Christien em primeira pessoa, descreve bastante o mundo onde ele vive, como são estas ilhas, como é a vida das pessoas e dos caçadores de nuvens, eu não me incomodei com a descrição, até gosto quando o livro é bem detalhado! Conforme Christien contava como era essa vida de liberdade, navegando entre as nuvens, pegando água e vendendo, fiquei com vontade de ir junto com eles, eu queria conhecer estas ilhas pessoalmente e não apenas por sua descrição.

“Os livres são sempre invejados, até mesmo odiados, por sua liberdade.”

A ação demora um pouco para acontecer, depois que Christien e Jenine partem (junto com a mãe dela e Kaneesh, o rastreador) as coisas começam a ficar mais legais e melhoram ainda mais depois de dois terços do livro, quando uma missão e uma aventura de verdade surgem, mas a espera vale totalmente a pena.

Gostei muito dos personagens, Jenine é uma menina bem fechada, é difícil descobrir os sentimentos dela e entender seus pensamentos, como a narrativa é feita por Christien, o psicológico da garota ficou bem oculto, queria descobrir mais sobre ela!

Tenho que admitir que no começo achei Christien meio chatinho, mas aí ele foi melhorando até eu chegar num nível “Meu Deus, que personagem maravilhoso!”, ele teve uma grande evolução durante a história, deixou de ser infantil, tomou decisões muito importantes para sua vida e ganhou experiência, além de todas as lições que passou para o leitor (fiz questão de colocar post-it em tuuudo).

Dos personagens secundários o que mais me chamou atenção foi o  Kaneesh, não só por  ter uma grande habilidade em sentir o cheiro das nuvens a quilômetros de distância, mas também pelo seu jeito meio “malvado” de ser e seu hábito de atirar sua faca no mastro do navio ou jogar dados sozinho no convés, como se aqueles números fossem lhe mostrar onde encontrar as nuvens (talvez mostrem mesmo).

“Acho que perseguem nuvens do mesmo modo como nós perseguimos sonhos.”

“Os Caçadores de Nuvens” foi uma leitura bem diferente, o autor me conquistou pela ambientação, me prendeu na história com as citações e lições e me deu um final super, hiper, mega fofo e cheio de ação, foi difícil dizer tchau para os personagens, mas sei que vou levar as lições para a vida tooooda e que poderei viver novas aventuras nos próximos volumes da série.

Com este livro vi que cada pessoa tem uma crença e um estilo de vida e, por mais estranho que seja, é no que ela se baseia para viver. Da mesma forma que você acredita nas coisas que acha certo, os outros também acreditam nas deles. As pessoas fazem guerra por causa disso, cada um quer provar para o mundo todo que aquilo que diz é a verdade, as coisas seriam bem melhores se todos respeitassem o próximo. As guerras destroem tudo, mas não fazem com que cada um deixe de acreditar no que acreditava antes, assim como você não deixará.

Eu amei e recomendo de verdade!


Essa leitura foi uma cortesia da Farol Literário.
Aguardamos seus comentários =)

Beijos...

21 comentários

  1. Não conhecia o livro e achei encantador.
    O que mais gostei foi da contextualização e ambientação da história. Construir um "mundo novo" deve ser difícil, mas o autor parece ter conseguido.
    Os personagens parecem adoráveis também. E esse fundinho de "lição" que a história nos apresenta também me agrada muito.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o autor conseguiu criar um novo mundo muito bem! Assim como você, gostei desse fundinho de "lição" que o livro tem!

      Excluir
  2. como a Ana encontrar este livro foi uma surpresa para mim, mas adorei a capa e mais ainda a história, que parece ser bem fofa e criativa ao mesmo tempo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sam! :)
    Eu fiquei bem curioso com a leitura do livro quando vi a capa antes mesmo do lançamento. Sim, os livros me compram pela capa hahaha
    Adorei sua resenha e me deu ainda mais vontade de ler :)

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. A ambientação parece ser mesmo incrível! E achei a ideia dos "Caçadores de Nuvens" bem original.
    Só que não gosto de personagens fechados, como a Jenine, então ela não vai me conquistar.
    Ótima resenha! Abraços Samantha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma das coisas que eu mais gostei nesta história, esse lance dos Caçadores de Nuvens, bem original mesmo!

      Excluir
  5. Nossa o livro parece ser ótimo, história super diferente, cheia de ação e bem emocionante, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Adorei a dica, pois ainda não tinha ouvido falar desse livro.
    Fiquei bem interessada nele, parece ser um ótima leitura
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Oi, Samantha! Oi, Elis!

    Nunca ouvi falar desse livro, mas já fiquei encantada - pela capa fofa e a história convidativa. :)
    Achei a premissa muito bacana e estou curiosa para saber como são essas ilhas e como vivem os caçadores de nuvens. Deve ser um mundo super instigante.
    Adorei a resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa deste livro é maravilhosa mesmo, eu amo!

      Excluir
  8. Oi não conhecia o livro, mas achei tudo muito lindo, a sinopse a arte da capa tudo lindo!!!
    Parabéns pela linda resenha!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Samantha!
    Esse livro foi uma boa descoberta. Pela sua resenha, parece uma leitura muito interessante - e a temática me agrada bastante também, curto muito histórias que se passam no futuro. Fiquei curiosa para conhecer melhor essa história.
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já conhecia o livro, mas apenas de capa. Até a resenha eu não sabia nem do que se tratava realmente... e parece ser bem interessante. O fato de ser série, diminui um pouco a minha vontade de conhecer. Contudo, a minha curiosidade ainda é bem grande. Gosto de explorar os cenários e conhecer a forma que são construídos, as vezes deixando até os personagens em segundo plano. E, ao que parece, esse tem um "X" a mais.
    Ps. (Mas não menos importante) Parabéns pela resenha!
    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro pertence a uma série mas o final é fechado, não fica nenhuma ponta solta!
      Obrigada!

      Excluir
  11. Oie,
    não conhecia o livro, mas gostei bastante da resenha

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não sei se compraria esse livro pela capa, titulo ou sinopse. A principio achei tudo meio infantil, e difícil de acreditar em pessoas vivendo em ilhas no espaço e caçando nuvens, talvez seja preconceito em não aceitar uma ambientação tão diferente e estranha ao que estamos acostumados.
    Mas sei por experiencia própria que um autor com criatividade consegue te fazer acreditar até no impossível, então já exclui o pré-conceito de ser um livro infantil e bobo e decidi que assim que possível irei lê-lo.


    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  13. Oi Sa! Eu imaginava um história mais simples, mas ao ler sua resenha percebi que a trama é mais elaborada do que pensei. Gosto quando os personagens crescem no decorrer da história, especialmente quando não nos agradam logo de cara. Adoraria ler este livro.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

  14. Oii Samantha:]
    Sabe quando olhei pela primeira vez a capa do livro eu realmente tinha achado que seria um livro bem infantil, claro que achei ela uma fofura, mas não tinha me interessado pela leitura ..
    Depois que li a resenha fiquei encantada, é um tema tão diferente, e o livro parece ser tão gostoso de se ler que acabei ficando curiosa ! Ah, eu também adoro quando o livro é beem detalhista, então claro que vou adorar esse :]
    Beijos !

    ResponderExcluir
  15. Oi Sam, fiquei com uma enorme vontade de ler este livro, que aliás, eu não conhecia. O que você disse é verdade, cada um tem sua crença, e isso deve ser respeitado. Pena que os humanos não pensem assim e resolvam as coisas com guerras.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. O título é maravilhoso, a sinopse é perfeita e a capa é maravilhosa, gente *o*
    É bem legal quando logo no começo do livro a gente não gosta muito de um personagem e depois ele torna a ser um dos melhores, se não o melhor, e nos encanta, acontece as vezes comigo e adoro quando me surpreendem.
    Acho que será um livro que quando eu começar a lê-lo devorarei em horas, parece ser uma aventura gostosa de ler.
    Adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!