[Resenha] Se eu Ficar

Se eu Ficar - Gayle Forman

Se eu Ficar - Gayle Forman
Duologia If I Stay - Livro 01
Sinopse - Novo Conceito - 2014 - 224 páginas


“Se eu Ficar” conta a história de Mia, uma jovem que é bem diferente do resto de sua família, além de ser morena numa família de loiros, Mia é apaixonada por música clássica (ela toca violoncelo) enquanto seus pais e seu namorado, Adam, curtem rock. A impressão que a narrativa passa ao leitor é de que Mia tem uma vida perfeita, seus pais são amorosos, seu namorado a adora, seu irmão é legal... mas ela não é uma pessoa completamente feliz, tem dúvidas e sentimentos que guarda apenas para si.
“Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você.”
Mas tudo isso muda depois de um acidente de carro sofrido durante um passeio de família, quando Mia acorda e percebe que ninguém consegue ouvi-la nem tocá-la, logo ela percebe que está fora do seu corpo e precisa tomar a decisão mais importante de sua vida: ficar ou partir.
“Não estou certa de que esse é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar.”
A coisa que mais gostei nessa leitura, é que a narrativa mistura o presente (o que está acontecendo na UTI e os pensamentos da Mia), com o passado (como a história de amizade entre Mia e Kim, e sua história de amor com o Adam). Preciso admitir que gostei mais do passado, principalmente as partes em que a Kim aparece, ela é uma coadjuvante perfeita e uma amiga excelente!

A narrativa é em primeira pessoa pela voz de Mia, acho que pela trama não poderia ser diferente, amei saber de cada pensamento da personagem e estar por dentro de todos os passos dessa decisão! Me prendi bastante ao livro, embora seja um drama, a trama não cansa por causa das lembranças de Mia, cada uma é tão completinha e bem escrita que tive a impressão de estar lendo vários contos sobre uma mesma pessoa! Uma coisa bem interessante é que toda essa história se passa em apenas 24 horas, por isso temos o horário em que a cena está acontecendo no começo dos capítulos, já li alguns livros que utilizaram essa técnica e gostei.

No final temos os agradecimentos, um trecho de “Para Onde Ela Foi” (2º volume desta duologia) e uma entrevista com a Chloë Grace Moretz, que interpreta a Mia no filme e com o Jamie Blackley, que interpreta o Adam (sim, Se eu ficar virou filme e eu ainda não vi!). Ainda não li as entrevistas pois odeio spoilers, mas adorei a ideia de colocá-las no livro! Apenas tomem cuidado: por causa dessas últimas folhas extras, vocês podem pensar que a história é maior e ao acabar de ler o último parágrafo, ao perceber que NÃO TEM MAIS NADA, poderão surtar! Isso só não aconteceu comigo pois minha mãe marcou com post-it onde a história acabava, mas mesmo assim, o choque foi grande.

“Se eu Ficar” é triste, mas faz a gente refletir que mesmo aquelas pessoas que parecem muito felizes podem ter medos, dúvidas, escolhas difíceis a serem feitas e talvez essas pessoas nem sejam assim, tão felizes por dentro. Esse livro fala sobre a vida, a morte, o amor, a amizade, se sentir sozinho mesmo estando rodeado de pessoas que se importam com você e, acima de tudo, sobre fazer escolhas. É lindo, eu recomendo!

Duologia If I Stay  (Se eu Ficar)


Se eu Ficar - Gayle Forman

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

13 comentários

  1. Amei esse livro, história super emocionante, estou mega curiosa em ler Para Onde Ela Foi, o segundo volume desta duologia, vi alguns dizendo que o segundo livro e ainda melhor que esse primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou curiosa para "Para Onde Ela Foi", quero ler ainda esse ano!

      Excluir
  2. eu gostei da história Samantha, mas achei muito previsível e isso acabou influenciando na minha emotividade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Quando eu li esse livro amei demais, a história sensível e cativante me conquistou. Já estou com a continuação em mãos super ansiosa pra ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam, tive o prazer de ler este livro há uns dois anos atrás, e também gostei muito. Me emocionei em vários momentos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Samantha.
    Expectativas acabam com nossa leitura né....eu fui com muita sede nesse livro, e acabei me frustrando, esperava muito mais emoção.
    Quanto a Mia não consegui criar um elo com a personagem e seu drama, achei ela fria, mas eu me encantei por Adam e Mia, pra mim eles roubaram a cena rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro, e depois de assistir o filme decide que não tenho vontade de ler. Detestei o filme, em quase tudo, a unica coisa legal daquilo é a Chloe. Sério não entendi por que todo mundo que lê o livro ou vê o filme chora, na verdade o único momento que realmente achei emocionante, é o desfecho do irmão da Mia, achei aquela cena tensa.
    Talvez o livro supere as expectativas e realmente emocione, mas se o filme foi fiel, acho difícil gostar também.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não assisti o filme inteiro, só o começo, mas até parte que eu vi ele estava bem fiel. Mas, eu achei o livro muito emocionante!

      Excluir
  7. Adorei o conteúdo do livro que me deixou ainda mais curioso para ler Para Onde Ela Foi, espero comprar logo pois estou ansioso pra ler !

    ResponderExcluir
  8. Samantha, querida, amei este livro. Li em ebook e fui completamente envolvida pela dor, pelo drama e pela família linda da narrativa. Triste e reflexivo, como vc bem disse. Quero ver o filme agora e ler a continuação.
    Beijo!

    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei o e.book desse livro, mas só li o primeiro capítulo, não gostei muito da narrativa da autora e acabei deixando de lado, porém sempre leio comentários bons sobre ele e principalmente da continuação, agora vou ver se me animo e pego firme novamente.

    Beijo

    www.caprichoseleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. É um livro curto e apresenta leitura fácil, apesar da historia ser meio pesada e triste.
    Confesso que não estava 100% animada para começar a lê-lo, mas no final acabei gostando. Não posso dizer que foi o melhor que eu já li, porém é um daqueles livros que faz você refletir sobre muitas coisas! mas não sei se vou ler o 2

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!