[Resenha] Vermelho como o Sangue

Vermelho Como O Sangue - Salla Simukka

Vermelho como o Sangue - Salla Simukka
Trilogia Branca de Neve - Livro 01
Sinopse - Novo Conceito - 2014 - 240 páginas


Com inspiração em contos de fadas, Salla Simukka, em Vermelho como o Sangue, insinua-se em alguns cenários e situações de contos infantis como Branca de Neve e Cinderela, com isso faz uma analogia da transição da infância para a maturidade, pois diante um mundo hostil, adquirir habilidades para sobrevivência faz mais sentido que esperar por uma solução mágica.

Com ambientação na Finlândia, o frio e a neve estão presentes nas belas paisagens, e de certo modo criam uma aura nas personagens que se fecham em pequenos mundos de divagações e falta de comunicação, essa falta de proximidade tonifica o enredo, que toma corpo labiríntico justamente pela falta de sinceridade e rigidez dos relacionamentos.
“ ...à medida que ela se acostumava ao lugar e começava a ver quanta inveja, afetação, fingimento, autopromoção e insegurança se escondiam por trás de todos os sorrisos felizes.”
A grande protagonista Lumikki Anderson a partir de uma descoberta casual, curiosidade e um destemor quase insano de desafiar seus medos, mergulha em uma intriga que envolve drogas, corrupção, sequestro e assassinato. Assim a garota “estranha” irá desenvolver-se diante de nossos olhos em uma mistura de Sherlock Holmes e James Bond, portanto preparem-se para mistério, suspense, muita ação, aventuras  insanas e temerárias que desafiam a morte.
“Lumikki já podia ouvir a respiração do homem. Não faltava muito para a mão dele agarrar a parte de trás do casaco dela.”
As outras personagens são mero ponto de apoio para a protagonista que ofusca todos com sua ousadia e inteligência, Elisa é a mocinha a ser salva, Kasper e Tuukka são praticamente dois trolls atrapalhados e bobocas, os adultos malvados Viivo e Boris fornecem os embates, o mistério entretanto é Terho, o elo de ligação da trama.

Os capítulos são curtos, descrições poéticas equiparadas a contos intercalam a ação criando uma polaridade entre fantasia e realidade, o que sem dúvida vai ao ápice nos capítulos finais na festa a fantasia do “Urso Polar”, que é deslumbrante:
“ As ilusões a arrebataram tão completamente que vários segundos se passaram antes dela começar a discernir apropriadamente os detalhes dos salões...”
No decorrer da trama fica claro que Lumikki é uma “sobrevivente” de um passado que ela apenas sugere, portanto apesar do final fechado onde o mistério é solucionado, fica no ar o mistério de Lumikki: O que aconteceu no último verão? Por que ela fugiu para a escola de arte em Tampere? O que Anna-sofia e Vanessa fizeram a ela no ensino fundamental? E quem é o misterioso jovem que traz “o sol” aos sonhos de Lumikki? Será que desvendaremos esses segredos no próximo livro da trilogia? Espero que sim. Ótima leitura. 


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! By.:.

9 comentários

  1. Oi Rosem!
    Terminei de ler esse livro ontem e achei bem mediano. A protagonista não conseguiu me cativar, achei apagada e, em certos momentos, muito chata.
    Pretendo continuar a leitura da série, já que o passado da protagonista parece ter sido bem interessante e quero saber o que acontecerá com ela, se irá reencontrar o Urso Polar...
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  2. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela capa, título e sinopse, depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa pra conferi essa história, parece ser mesmo ótima.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosem.
    Li algumas resenhas bem desanimadoras sobre esse livro, eu soube que livro termina com muitas pontas soltas, mesmo ciente que trata-se de uma trilogia não gosto de desfecho assim....principalmente quando o livro seguinte ainda nem foi lançado.
    Vou aguardar mais um pouco pra fazer essa leitura.


    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Já estava com vontade de ler o livro pela capa que achei incrível, ai leio a sua resenha e depois que vejo isto "mistura de Sherlock Holmes e James Bond, portanto preparem-se para mistério, suspense, muita ação, aventuras insanas e temerárias que desafiam a morte."
    so tenho uma coisa a dizer.

    Eu realmente preciso ler este livro. Estou morta de curiosidade.

    Beijos
    www.garotaagridoce.com

    ResponderExcluir
  5. confesso que não é um livro que me chame a atenção de cara! um dos poucos da editora que não me arrebatou de cara!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi gente! Eu li assim que recebi e gostei muito, a protagonista é bem intrigante, estou doida para ler o próximo e saber a resposta de todas estas perguntas sobre seu passado.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Rosem, eu já estava ansiando a leitura desse livro, mas geralmente quando fico assim com um livro prefiro esperar para n ter nenhuma decepção. Fiquei bastante curiosa sobre o livro, comecei a adquirir um gosto por suspense e mistérios *---*
    Bela resenha ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse tipo de livro e ele é o meu gênero favorito. Não conheço a autora, mas lendo a resenha fiquei curiosa em elação ao livro. Quero ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rosem! Oi, Elis!

    Interessou-me pelo mistério. Li uma resenha um pouco negativo e desanimei, mas agora, minha curiosidade voltou com tudo. Apesar do medo óbvio, adorei releituras de contos de fadas. Espero que essa seja boa e que os mistérios sejam revelados devidamente nos próximos livros, rs.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!