[Resenha] A Formatura

A Formatura - Joelle Charbonneau

A Formatura - Joelle Charbonneau
Trilogia O Teste - Livro 03
Sinopse - Editora Única - 2014 - 320 páginas


A Formatura é o terceiro livro da Trilogia O Teste, e começa exatamente no ponto onde o segundo volume terminou. Desta vez, Malencia Vale (Cia) precisará de toda a sua inteligência, habilidade, intuição e coragem para encarar seu teste final. Se você ainda não conhece esta distopia, fique por dentro conferindo as resenhas de O Teste e Estudo Independente.

Após descobrir (de uma forma muito dura) a verdade sobre a rebelião planejada por Symon, para extinguir O Teste comandado pelo doutor Barnes, Cia quer deixar de ser manipulada e dar seus próprios passos para acabar com as mortes e desaparecimentos de candidatos e estudantes, ocorridas nos testes de admissão e iniciação da Universidade de Tosu City.

Como estagiária da presidente Collindar, Cia utiliza seu fácil acesso ao gabinete dela para lhe revelar tudo o que descobriu sobre os planos do doutor Barnes. Mas, ao invés de livrar-se do problema, repassando-o para alguém que supostamente tem o poder para resolvê-lo, Cia acaba com uma dor de cabeça ainda maior, quando a presidente "lhe devolve a batata quente", e a incumbe de uma missão quase impossível, que vai de encontro a tudo aquilo que Cia acredita.

A questão agora não se trata apenas de acabar com o teste, mas também de evitar uma rebelião que poderá causar a morte de muitos estudantes, a queda da presidente Collindar e a possível destruição da Comunidade Unida. Cia conseguirá passar por cima de seus valores mais básicos para cumprir a missão que lhe foi dada? Quem ela escolherá para formar a sua equipe de confiança?

"Meus pais me educaram para acreditar nos meus conterrâneos e na Comunidade Unida para consertar as coisas. Fico imaginando o que diriam se soubessem que me disseram que, para consertar o país pelo qual eles deram duro, eu agora tenho de, deliberadamente, tirar vidas."

A Formatura fala principalmente sobre fazer escolhas difíceis e arcar com suas consequências. Que, infelizmente, a realidade na qual vivemos às vezes se choca com aquilo em que acreditamos, e que é preciso reavaliarmos o tempo todo nossas atitudes e o impacto gerado por elas, em nós mesmos e nos outros.

Tive dificuldades em digerir a leitura desse terceiro livro, porque as decisões que a Cia precisou tomar também vão contra os meus princípios de vida. A própria protagonista se questiona o tempo todo, entre agir como seus pais lhe ensinaram, ou de acordo com a necessidade imposta. A narrativa em primeira pessoa na voz de Cia é bem detalhista, tanto na ação física quanto na psicológica, portanto a leitura foi tensa, onde a minha consciência se misturava o tempo todo com a consciência dela. Mas Cia não me decepcionou em momento algum, questionando a tudo e a todos o tempo inteiro.

A Trilogia O Teste chegou ao final, surpreendendo até o último momento. Felizmente, Joelle Charbonneau deixou uma brecha para que a continuação dessa história possa ser contada, afinal, Cia é uma jovem de inteligência e habilidades espetaculares, que tão logo resolve um problema, já parte para o próximo. Essa protagonista não deve sossegar e, na minha opinião, impulsionará a autora a escrever mais sobre seus próximos desafios. Espero que sim!

"(...) Este não é o caminho com que sonhei enquanto crescia, mas é o que preciso percorrer."

Trilogia O Teste (The Testing)



1) O Teste (2014)
2) Estudo Independente (2014)
3) A Formatura (2014)

Essa leitura foi uma cortesia da Única Editora.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

18 comentários

  1. Gosto muito da Trilogia O Teste, curto muito distopia, estou doida pra conferi o desfecho dessa história ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora conferir esse final e depois me conta o que achou! Beijos :)

      Excluir
  2. A Formatura foi, sem dúvida, um desfecho bem elaborado e inteligente, com reviravoltas impressionantes e surpreendentes.
    Alguns personagens ganharam destaque e conquistaram nossa atenção, Raffe, Stacia, Will, o próprio Doutor Barnes, entre outros!!adorei a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana!
      Agora ficamos na expectativa por novas obras da autora =)
      Bjs!

      Excluir
  3. Definitivamente não posso mais adiar a leitura desta trilogia.

    Adorei. Gosto mais ainda quando um último livro, aquele que deveria somente dar explicações e enceramentos, mexe com o leitor. Te faz não concordar, questionar, e mesmo assim ler e gostar!!

    Amei a resenha!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lelê! O legal foi que os 3 livros mexeram comigo de maneiras diferentes, a trilogia é muito inteligente. Beijos!!

      Excluir
  4. confesso que em principio não é o livro que mais me atraia para ler
    mas suas criticas positivas me mostram que posso me surpreender com a trama!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila! Assim como você, eu sou mais de ler romances, mas às vezes saio da minha zona de conforto e me surpreendo positivamente, como aconteceu nessa trilogia. Beijos!

      Excluir
  5. Cia ♥. Gente, preciso conhecer a trilo distópica da Joelle. Gostei tanto da Cia e também do enredo que ela fez. O governo, com estes testes e apagões de memórias. Vi que vai ter muita trama e batalhas talvez no último. Espero adrenalina.
    Abraços Elis,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A adrenalina começa desde o primeiro livro, acho que você vai adorar!
      Beijos =)

      Excluir
  6. Elis!
    Não tive oportunidade de ler nenhum dos livros da trilogia ainda, embora goste demais de livros distópicos.
    Muito boa a resenha.
    De volta após mais de um mês sem net...
    Bom final de semana!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Elis, eu ainda não li nenhum livro dessa trilogia, mas tenho lido somente coisas boas sobre a serie, e adorei que você contou que a autora colocou a personagem como uma pessoa que questiona tudo ao seu redor e tentar fazer o melhor que pode e não uma mulher boba que é manipulável.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Oi, Elis, que fantástica essa trilogia e esse último livro está com tudo. Começando primeiro pela belíssima capa.
    Adorei sua resenha e confesso que quando o livro mexe com a gente é excelente, quando é o último, então, nem se fala. Afinal, não tem coisa pior do que se decepcionar com a trilogia no último livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  9. Não tive a oportunidade ainda de ler essa trilogia, mas eu sempre fico impressionada com a velocidade que a editora publicou os três. Lembro como se fosse ontem quando saiu o primeiro! E essa capa do terceiro, para mim, é a mais bonita! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca li distopias, mas sempre tive vontade de ler essa trilogia. Mas vou confessar que agora fiquei com receio por conta dessa brecha no final.... será que serão mais que 3 livros? É que tô tentando evitar séries longas.... minha lista de leitura parece não ter fim, rsrs....

    =)

    Suelen Mattos
    ___________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen!
      Esse é apenas um palpite meu, pois a Trilogia teve um final, só acho que podem surgir outras histórias mostrando o que aconteceu a partir de então.
      Beijos!!!

      Excluir
  11. Oi, Elis!

    Tenho acompanhado essa trilogia pelo seu blog e, agora que ela chegou ao fim, posso perceber que deve ser uma ótima leitura. Como li poucas distopias, estou abrindo espaço para novos livros desse gênero e acho que esse vale a pena. Além disso, o final parece ser bem satisfatório e bacana.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que legal, não conhecia essa coleção...
    Por isso gosto de blogs literários ficamos por dentro das novidades e resumos.
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!