[Resenha] O Grande Ivan

O Grande Ivan - Katherine Applegate

O Grande Ivan - Katherine Applegate
Sinopse - #irado - Novo Conceito - 2014 - 288 páginas


Ivan é um gorila das costas cinza-prateadas (um líder, na verdade) e passou 9.885 dias (27 anos) dentro de uma jaula num shopping fazendo shows e sendo “cuidado” por Mack, seu dono, assim como sua amiga Stella (que é uma elefanta). Ivan também tem como amigo um cachorro chamado Bob, ele é livre para ir aonde quiser, mas gosta de dormir na jaula.

A vida de todos muda com a chegada de Ruby, uma filhote de elefante que foi comprada por Mack. Um tempo após conhecer Ruby, Ivan faz uma promessa a uma amiga, mas ele não tem muita fé de que vai conseguir cumpri-la, mesmo assim pretende se esforçar e começa a usar toda sua inteligência e seu talento para planejar uma grande coisa.

“O Grande Ivan” é um livro infantil baseado numa história real, o Ivan realmente existiu e ele também morava num shopping, mas tiveram muitos personagens que a autora inventou, por mais que eu goste de acreditar que eles foram reais!

A narrativa é em primeira pessoa pela voz do Ivan, esse é o diferencial do livro, um animal narrando, e é impossível não adquirir um grande carinho por Ivan, não amar sua forma de pensar, seu jeitinho artista de ser (Ivan adora desenhar) e sua confusão quando se trata de tentar entender os humanos: às vezes ele acha que entende, outras fica se perguntando o que passa em nossa cabeça, amei a forma como a autora deu voz a esse gorila!

“Não faz o menor sentido. (…) Eu simplesmente não os entendo. Nunca vou entender.”

Por ser um livro infantil, os capítulos são bem curtinhos e a letra tem um tamanho bom, além das páginas possuírem um espaçamento grande entre cada parágrafo. Amei as ilustrações da história, elas são poucas porém bonitinhas, todas em preto e branco! A diagramação está de parabéns e a capa dura é perfeita! Eu amo capa dura!

A maior parte da ambientação dessa história acontece no shopping, gostei da forma como Ivan descreve o estacionamento, a luz da Lua que entra pela janela, sua gaiola... Passar 27 anos num mesmo lugar fez dele um grande observador. Minha personagem preferida foi Júlia, uma humana que gosta de desenhar (e faz isso muito bem), foi ela que começou a despertar o artista interior de Ivan, além de ter um papel super importante no final.

“Os humanos parecem nem sempre reconhecer os meus desenhos. Eles ficam vesgos, inclinam a cabeça, murmuram. Eu desenho uma banana, uma banana perfeita e adorável, e eles dizem: - É um avião amarelo! - ou: - É um pato sem asas!

Recomendo “O Grande Ivan” para qualquer idade, as crianças perceberão que os animais também tem sentimentos e uma visão do mundo, e os adolescentes e os adultos vão notar como nós, os humanos, somos de verdade, as coisas erradas e ruins que podemos estar fazendo sem ao menos perceber e como tudo poderia ser bem mais simples do que é (a gente que não enxerga a simplicidade). Na visão de Ivan isso fica bem claro e essa talvez seja a maior lição que este gorila das costas cinza-prateadas quer nos passar!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários =)

Grandes beijos...

8 comentários

  1. Nossa já estava bastante interessada em ler esse livro pela sinopse e também porque curto muito livro baseado em uma história real, agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa pra conferi essa história linda e emocionante.

    ResponderExcluir
  2. Samantha!
    Amei esse livro, confesso que em algumas passagens até cheguei a chorar.
    É muito fofo e não tem como não se apaixonar pelo Ivan e sua trupe de amigos.
    Boa semana!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É como eu digo: Mate todos os personagens, mas não maltrate um animal nos livros. É incrível a força que um animal tem num livro. E quando ele narra então, impossível não se apaixonar!!
    Amei a resenha!!

    Ivan e Ruby são mesmo tudo de bom ♥

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sei se iria gostar, mas com certeza seria um livro que indicaria para meus sobrinhos.

    Abraços, Lu
    Blog: Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um pouco de resistência com animal herói.
    O Grande Ivam parece ter uma historia muito bonita e eu concordo com você a qualidade da diagramação desse livro esta fantástica NC, arrasou nisso.
    Le - Coisas de Mineira


    ResponderExcluir
  6. que fofo,amo esse tipo de livro,minha filha tambem
    entrou pra minha lista.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é muito lindinho!!! Adorei o Ivan!!

    Que bom que você também gostou!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!