[Resenha] A Libélula no Âmbar

A Libélula no Âmbar - Diana Gabaldon

A Libélula no Âmbar - Diana Gabaldon
Série Outlander - Livro 02
Sinopse - SDE Brasil - 2014 - 944 páginas


A libélula no âmbar é o livro II da Saga Outlander, badaladíssima na Europa, que a Saída de Emergência publica agora no Brasil. Numa fusão de ficção científica e romance histórico, acompanhamos as aventuras de Claire Randall que, ao atravessar acidentalmente um círculo mágico, adentra ao século XVIII em plena revolução jacobita na Escócia e encontra Jamie Fraser, o grande amor de sua vida.

Depois de um final paradisíaco em A viajante do tempo - resenha aqui -, no livro II a autora nos surpreende com um salto de 20 anos após o desaparecimento de Claire, e ela surge na Escócia de 1968. Isso, é claro, nos deixa desnorteados: Como assim? Cadê o Jamie? Surge também em cena Brianna Randall, sua filha de 20 anos, mas afinal ela é filha de Frank Randall ou de Jamie Fraser? Well... Essa é a premissa da espetacular Gabaldon para nos inserir nesta aventura, narrada sob o ponto de vista de Claire, sobre a participação dela e Jamie nos antecedentes da revolução até a sangrenta batalha final em Culloden em 1745.

Dividido em 7 partes, o livro é enorme, afinal são 935 páginas, a leitura no entanto é viciante, Gabaldon é intensa, criativa, sedutora em suas descrições tanto das paisagens físicas quanto das paisagens interiores de suas personagens, que evoluem no decorrer dos fatos, principalmente no que tange a seus protagonistas Claire e Jamie, que desnudam sua alma diante de nossos olhos, com o fascinante relato, profundo e sensível do que ocorre entre um homem e uma mulher quando a real entrega acontece, ou seja, o matrimônio sagrado.

Se na parte I somos instigados por dúvidas e reminiscências torturantes, da II à IV mergulhamos na corte parisiense, palco onde desenvolve-se a conspiração dos Jacobitas, com a inserção de personagens como o boticário Raymond, Fergus, o príncipe Charles Stuart, o rei Louis, o conde Saint Germain, madre Hildebrand, Mary Hawkins e Alexander Randall, que atuarão como agentes de grandes transformações emocionais nos protagonistas que serão provados sob todos os aspectos.

Claire e Jamie como polo de uma das maiores conspirações da Europa, enfrentarão inimigos explícitos e ocultos na devassidão da corte francesa, e terão que unir forças para desvencilhar-se de ambiciosos e ardilosos cortesões, cabalistas, ocultistas e bruxos, serão alvo de intrigas, armadilhas, cobiça, traições, e vingança. Como se isso não bastasse, um trágico reencontro causará uma reviravolta atordoante.

A parte V é ambientada mais uma vez na Escócia e traz a aparente calmaria após a tempestade com reavaliação de todos os propósitos, sob pressão ainda em ebulição, pois as cicatrizes são profundas e o futuro ainda é incerto. O símbolo da libélula no âmbar, título da obra, está sempre suspenso sobre o destino dos amantes, como pontua a intuitiva Claire:

“Mas houve aquele período de ausência e a experiência de vida além dos limites de Lallybroch, além até mesmo das costas rochosas da Escócia. Jamie falara com reis, aprendera leis e comércio, experimentara a aventura, a violência e a magia. Uma vez ultrapassadas as fronteiras do lar o destino seria suficiente para prendê-lo? Eu duvidava.”

Na parte VI, das águas calmas submerge o pior dos presságios, e os eternos amantes serão lançados na tormenta de uma batalha sangrenta em que o conhecimento do futuro parece ser mais prejudicial que benéfico; Se a honra move Jamie, é a fé numa possível mudança dos fatos pelo conhecimento do futuro que levará Claire a fazer uma aliança temerária que poderá tanto salvar como destruir o futuro da escócia, e assim levá-la a perda de seu grande amor.  

Na parte VII, com uma pegada repleta de mistério, prepare-se para revelações surpreendentes, Claire está em absoluta forma e causando mais do que nunca, o que sem dúvida prenuncia que o livro III promete emoções avassaladoras.

Denso, intenso e arrebatador...
Pode o amor superar as barreiras do espaço-tempo?
Leia e descubra... Sensacional!

Série Outlander


A Viajante do Tempo - Livro 01
A Libélula no Âmbar - Livro 02
O Resgate no Mar - Livro 03 (Parte I)
O Resgate no Mar - Livro 03 (Parte II)


Essa leitura foi uma cortesia da Saída de Emergência Brasil.
Aguardamos seus comentários! By.:.

15 comentários

  1. Oi Rosem, tudo bom? Sem puxação de saco ou algo assim mas, bem, li pelo menos umas vinte resenhas deste livro (e estou me segurando para não comprá-lo haha) e a sua foi a melhor de longe, até agora! Isso de você dividir a resenha pelos capítulos foi incrível e só aguçou minha curiosidade. Parabéns mesmo!
    Quanto ao livro, estava receosa com este salto de vinte anos no tempo e fiquei meio "bolada" com o sobrenome da filha da Claire (pelo que o pessoal falou, achava que aparecia pouco o Jaime no livro), mas, sabendo que ele reaparece, bem, já vale ler o segundo livro haha
    São quantos mesmo?

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  2. meu Deus é uma bíblia! tem que ter muito pique pra tanta história e um cuidado a mais da escritora pois vamos combinar o pessoal ja foge de livros grossos!
    senti que vc gostou Rosem e espero que os outros volumes sejam ainda melhores
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Solicitei o livro 1 a Saída de Emergência para leitura mas ainda não chegou. Tomara que sejam bons mesmo pois são muito grandes, mas não tenho medo de livros com muitas páginas, até gosto mais. Estou muito ansiosa para conhecer a história. Esta editora tem a minha cara.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  4. Nossa estou doida pra começa a ler essa série apesar de ser enorme, curto muito história sobre viagem no tempo, estou amando a série de TV, quero muito conferi os livros.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o primeiro livro da série, mas estou com muita vontade.
    Sua resenha me despertou mais vontade de ler as obras, parece uma série que nos faz viajar pelas páginas.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rosem! Oi, Elis!

    Essa série está super badalada. A cada resenha que leio, fico mais intrigada... Mas mesmo assim, ainda não fiquei empolgada a ponto de comprar para ler.
    Adorei sua resenha! Bem informativa e despertou ainda mais minha curiosidade. Quem sabe eu não leia no futuro!? :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Está aqui em casa esse livro <3 Amei a capa e uma amiga minha é que devorou esse volume RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Caraca eu li A Viajante no Tempo e fui correndo para esse segundo livro.
    Confesso que foi um baldão de agua fria, até deixei ele de lado e estou dando um tempo entre agente....kkkkkkkkk..... Queria mais do Jaime, muito mais!!!!
    Confesso que li sua resenha "pulando", uma linha sim duas não, com medo de mais alguma coisa que eu não goste de saber, ainda bem que não vi nada.
    Assim, que terminar os livros que estou lendo vou ver se retomo a leitura.
    Bjus.
    =]

    ResponderExcluir
  9. AHH mais uma coisinha, adorei o layout, ficou bem melhor!
    Não sei faz tempo ou não, mas é que faz tempo que não entro nos eu blog, sempre acabo acompanhando pelo feed no meu e-mail.
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudamos o layout no final de outubro Taisa, que bom que gostou ♥

      Excluir
  10. Esse livro é maravilhoso, assim como a série!!
    Realmente arrebatador!!
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  11. Olááá! :D Eu acompanho a história do Jamie e da Clare só pela série porque o grande número de páginas dos livros me desanima um pouco :/ Mas é uma história e tanto, bastante envolvente e que com certeza deixa todo mundo mais apaixonado pela Escócia! xD Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  12. estou acompanhado a serie,e já faz um tempo que venho namorando esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Uma amiga quase me intimou a assistir a série de tv Outlander, fez milhares de recomendações e eu disse que ia assistir. Como sempre faço antes de começar uma série nova, sai pesquisando sobre a dita cuja, até que descobri que havia os livros e minha reação foi impagável ao ver o tamanho de cada livro e a quantia de livros que a série tinha. Ainda estou pensando se vou ou não encarar a leitura hahaha

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!