[Resenha] Para Onde Ela Foi

Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

Para Onde Ela Foi - Gayle Forman
Duologia If I Stay - Livro 02
Sinopse - Novo Conceito - 2014 - 219 páginas


“Para Onde Ela Foi” é a continuação do livro “Se eu Ficar”, agora a história é narrada por Adam e três anos se passaram desde o acidente que Mia sofreu no primeiro livro. Mia se tornou uma violoncelista de sucesso e a banda de Adam (Shooting Star) está bombando e conquistando muitos fãs, mas Adam não está feliz nem de bem com a vida, ele toma remédios calmantes e muitas vezes fica violento, ele não toca no assunto “Mia”, porém sempre se pergunta porque ela o abandonou sem dizer nada ao ir para Juilliard.

Até que Adam e Mia se reencontram numa noite em Nova York, no dia seguinte ele terá que ir para Londres começar uma turnê de sessenta e sete noites, e ela, para o Japão, mas até lá muita coisa pode acontecer.
“Então é assim que ficou? É assim que eu fiquei? Uma contradição ambulante, sou cercado por gente e me sinto sozinho. Clamo por um pouco de normalidade, mas agora que tenho um pouco, é como eu não soubesse o que fazer com isso, não sei mais como ser uma pessoa normal.”
Comecei a ler esse livro com um pé atrás, algo me dizia que eu poderia não gostar muito desse volume, mesmo tendo amado o primeiro. Confesso que me decepcionei com a história, essa continuação não era obrigatória, mas como a autora decidiu escrever pensei que teria algo diferente, mas não tem nada de diferente, apenas um personagem depressivo que não quer entrar numa longa turnê e um reencontro com sua ex-namorada que o abandonou. O livro todo mostrou os dois conversando e gastando o pouco tempo que tinham, indo de lugar em lugar, brigando, rindo, chorando, reclamando, lembrando...

O livro não é ruim, mas também não é tão bom quanto o primeiro, eu estava lendo e achando apenas okay, porém nas últimas trinta folhas o avanço que a trama teve foi muito grande e gostei bastante da última parte, pois eles já tinham discutido tudo que tinham que discutir e as lembranças que vieram foram melhores, além de Adam tomar uma decisão bem radical.
“Penso em todas as vozes que ecoam ao redor da minha cabeça, vozes que estou bem certo que são apenas versões mais velhas, ou mais jovens, ou apenas versões melhores de mim.”
O livro tem capítulos alternados entre as lembranças que Adam tem e o presente que ele está vivendo, ao contrário de “Se Eu Ficar”, nesse livro eu preferi os capítulos do presente, no começo de cada um deles, há um trecho de uma das músicas do álbum Collateral Damage, que foi o último sucesso da banda do Adam, o personagem escreveu todas as músicas na casa dos pais, enquanto pensava em Mia, é legal de ler esses trechos e ver tudo aquilo que ele estava sentindo sendo transformado numa canção.

Se você leu “Se eu Ficar” e quer saber o que aconteceu depois com os personagens, pegue “Para Onde Ela Foi” sem expectativas e não desista da leitura, pois o final é ótimo! Se você gosta quando o autor trabalha bastante os sentimentos dos personagens, acho que vale a pena ler, pois o Adam sente muuuuita coisa e fala sobre todas elas com um toque de drama e na maior sinceridade.
“Para onde você foi? Pensou alguma vez em mim? Você me arruinou. Você está bem?”

Duologia If I Stay (Se eu Ficar)



Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

10 comentários

  1. Oi Samanta! Oi Elis! :)
    Ao contrário de vc, eu não gostei tanto de Se Eu Ficar. Achei que deixou a desejar em algumas questões e não senti muita força no sentimento de Mia para com Adam. Para Onde Ela Foi eu achei que foi um pouco melhor, mas mesmo assim não me cativou. A narrativa é muito arrastada e, muito embora o livro seja narrado por Adam (que eu me apaixonei no primeiro livro), não conseguiu me empolgar.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  2. Oi gurias!
    Assisti ao filme 'Se eu Ficar' no vôo de volta das minhas férias e quase morri de tanto chorar. Estava louca para ler o livro, e agora com a continuação já quero os dois de uma única vez!
    *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei o livro bem mais triste que o filme.
      Espero que goste das leituras!

      Excluir
  3. acabei de resenhar este livro
    achei a trama mais interessante que o anterior, achei a trama mais segura e Adam um personagem mais desenvolvido
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Jura que você não gostou tanto quanto do primeiro?? Ouvi muitas pessoas falando o contrário, e até eu mesma fiquei com mais vontade de ler esse segundo volume do que o primeiro. Bom, só lendo pra descobrir a própria opinião né, isso varia bastante :DD

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem tag nova de Cachorros Literários no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do primeiro livro Se eu Ficar e amei o filme, estou doida pra ler Para Onde Ela Foi e conferi a continuação dessa excelente história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é bem fiel ao livro, não é?
      Espero que você goste de "Para Onde Ela Foi".

      Excluir
  6. Oi Samantha!

    Olha, me decepcionei com esse livro mais que você... nem o final me ajudou a gostar um pouquinho... a depressão do Adam chegou a me irritar, não gostei do modo como as coisas foram conduzidas e, sinceramente, preferia que esse livro não existisse. E comigo foi o contrário, gostei mais das cenas do passado... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu sei o que acontece nesse segundo porque uma amiga me contou, então perdi a vontade de ler, mas conheço algumas pessoas que amaram esse livro. Fico feliz que o final seja ótimo, pelo menos deixa a leitura mais agradável! Beijos :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sa! Eu gostei bem mais deste do que do primeiro, pra mim os sentimentos de Adam foram bem mais intensos do que os de Mia e neste livro consegui sentir na pele os dilemas dos personagens, minha conexão com a história foi maior.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!