[Resenha/de banca] Terra do Céu Aberto

Terra do Céu Aberto - Linda Lael Miller

Terra do Céu Aberto - Linda Lael Miller
Serie Parable, Montana - Livro 01
Sinopse - Editora Harlequin - 2013 - 320 páginas


Terra do Céu Aberto é o 1º livro da Série Parable, Montana e nos conta a história de Slade Barlow e Joslyn Kirk, um homem e uma mulher que desejam de alguma forma reafirmar seus papéis enquanto cidadãos e tomar nas mãos as rédeas de seus próprios destinos, que até então foram ditados pelas más escolhas de outras pessoas.

O xerife Slade Barlow tem 35 anos e carrega o estigma de ser o filho bastardo de um fazendeiro rico da região. Seu "pai", John Carmody, não deu apoio à sua mãe quando ela engravidou, jamais assumiu o bebê e casou-se com outra mulher, gerando um filho chamado Hutch Carmody. Por tudo isso, o espanto foi enorme na hora da leitura do testamento do velho Carmody, que deixou a metade de seus bens para Hutch (o filho legítimo) e a outra metade para Slade (o bastardo). Enquanto Slade fica confuso, pois o pai jamais o reconhecera em vida, Hutch quase enlouquece, pois ama a fazenda na qual foi criado e pela qual é responsável. Hutch oferece uma oferta de compra à Slade, mas os dois possuem uma rixa desde crianças e Slade reluta em vender a sua parte, mesmo sabendo que conviver com o "irmão" no rancho seria impossível.

"Os irmãos se encontravam parados a poucos centímetros de distância, encarando um ao outro. Os cavalos relinchavam e resfolegavam, as aves chilravam nos galhos das árvores, peões se encaminhavam às tarefas da manhã. Tudo parecia normal, mas um silêncio tenso e muito pessoal se esticava entre Slade e Hutch."

Paralelamente a isso, conhecemos Joslyn Kirk, uma mulher que nasceu e foi criada com todas as mordomias que uma família rica poderia oferecer, mas cujo castelo de areia desmoronou aos 17 anos, quando o padrasto foi preso por lesar financeiramente boa parte das pessoas da cidade. Muitos anos se passaram desde que Joslyn, sua mãe e a governanta tiveram que fugir de Parable na calada da noite, mas ela sempre carregou um sentimento de culpa pelo que aconteceu, porque acha que a ganância desmedida do seu padrasto teria sido gerada pela necessidade de manter o padrão de vida elevado que a família desfrutava. Agora, Joslyn retornou à cidade com o objetivo de reparar o passado e refazer a sua vida, no local que sempre considerou o seu verdadeiro lar.

"Afinal, o orgulho era a única coisa que lhe restara. Deixara tudo para trás como uma pele extra, o negócio, o emprego, o apartamento em Phoenix com todos os móveis cuidadosamente escolhidos, tudo para poder pagar as dívidas de outra pessoa. (...) e rumara para Parable com seu carro de segunda mão, sem ter ideia do que esperar."

Slade e Joslyn nunca foram amigos, eles frequentavam grupos sociais diferentes quando jovens, embora ele sempre tenha ficado de olho naquela garota inalcançável, a antiga namoradinha do irmão. Mas desde o retorno de Joslyn à cidade, eles tem se visto e conversado muitas vezes, a atração entre os dois é enorme e promete ser explosiva, motivo pelo qual ambos mantém um pé atrás quando estão juntos, estudando o terreno onde pisam, com receio de dar um passo além. A relação é construída devagarinho, esquentando em fogo baixo...

Terra do Céu Aberto é uma história bonita e bem escrita, um romance de banca que não deixa nada à desejar aos romances de livraria. Nela, acompanhamos o surgimento de um forte amor entre o casal protagonista, enquanto desenrolam-se os conflitos entre os dois irmãos cabeças-duras, ao mesmo tempo em que os demais habitantes da cidade são apresentados, inclusive os mocinhos e as mocinhas que irão protagonizar os próximos dois volumes da série.

Adorei a escrita da autora, Linda Lael Miller não inventa amores instantâneos ou conflitos mirabolantes para fazer "render" o romance, mas opta por desenvolver muito bem todos os personagens criados, focando na rotina do casal principal sim, mas também revelando ao leitor as características, conflitos e sonhos dos personagens coadjuvantes, enriquecendo dessa forma o enredo. Até o cachorro do Slade e a gatinha da Joslyn são bem caracterizados, os bichinhos são uns fofos!

A história possui um final fechado, assim como os próximos volumes da série, porém aconselho que os livros sejam lidos na ordem correta, pois importantes conexões ou interações entre os personagens acontecem desde o início. O próximo volume traz o zangado Hutch como protagonista e estou bastante curiosa pra saber se ele será enfim "domado". Recomendo!

Série Parable, Montana 



1 - Big Sky Country (2012) - Terra do Céu Aberto (2013)
2 - Big Sky Mountain (2012) - Montanha do Céu Aberto (2013)
3 - Big Sky River (2012) - Rio do Céu Aberto (2013)
4 - Big Sky Summer (2013) - ainda não publicado no Brasil
5 - Big Sky Wedding (2013) - ainda não publicado no Brasil
6 - Big Sky Secrets (2013) - ainda não publicado no Brasil


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Harlequin.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

8 comentários

  1. só li uma trilogia da autora e tava vibrante, cheinha de vontade de me jogar e levei um balde de agua fria!
    a história me deu sono!
    espero que esse seja mais animadinho
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual trilogia você leu Thaila?
      Eu adorei o livro, tem bastante coisa acontecendo, mas ao mesmo tempo o ritmo é tranquilo, sem atropelos. Geralmente histórias em ambiente rural são assim, eu curto. Beijos!!

      Excluir
  2. gostei. tipo n sou mega fã de amores instantâneos, só alguns e bem raros. prefiro quando o pessoal vai se apaixonando de forma mais real sabe.
    tenho q tomar vergonha na cara e ler algo de banca. sou curiosa mas nunca li sabe!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Tem ótimas autoras cujas obras são publicadas em formato de banca :) Beijos!

      Excluir
  3. Já li os três primeiros livros dessa série e amei, acho ótima a escrita da Linda Lael Miller, tomara que publiquem logo os outros três livros aqui no Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também torço pra que isso aconteça Milena, beijos!

      Excluir
  4. Oi amiga! Gostei de saber que o romance é bem trabalhado, aqueles que o casal dá uma trombada e se apaixona não é comigo, preciso ver algo nascer e florescer. Nunca li nada da autora, mas com selo Passional de qualidade eu confio.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho opiniões controversas qnto a autora.... Teve livro que eu amei, mas teve livro que eu odiei. Ficou tão no meio a meio que fiquei até receosa de ler outro livro dela. Mas ainda tenho uns aqui e vou ler! Juro!

    ^__^

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!