[Resenha] Paixão ao Entardecer

Paixão ao Entardecer - Lisa Kleypas

Paixão ao Entardecer - Lisa Kleypas
Série Os Hathaways - Livro 05
Sinopse - Editora Arqueiro - 2015 - 272 páginas


Paixão ao Entardecer é o último volume da série Os Hathaways e confesso a vocês que me despeço dessa família com o coração repleto de saudades. Lisa Kleypas escreve histórias cheias de romantismo e emoção, com um leve toque místico e momentos de tensão, que antecipam finais felizes de arrebatar o coração!

A protagonista dessa vez é Beatrix Hathaway, uma personagem que me intrigou desde o começo da série por apresentar peculiaridades que a diferenciam, inclusive de sua família pouco convencional. Beatrix possui mais afinidade com os animais do que com os seres humanos e tem o hábito de resgatar animais feridos, tratá-los e adotá-los como bichinhos de estimação, sejam eles, por exemplo, um furão, um ouriço ou uma cabra. Ela também sente compulsão de furtar objetos ocasionalmente, principalmente quando está nervosa ou sob pressão. Adorei a forma como a autora explorou as características já conhecidas da personagem, moldando o enredo deste volume em torno delas. Já Christopher Phelan é um personagem novo, o capitão da Brigada de Rifles do exército britânico, que se torna o amor de Beatrix meio que por acaso...

A história se passa em 1855, e começa durante a Guerra da Crimeia, quando Christopher escreve uma carta para Prudence, uma jovem inglesa com quem mantinha um flerte. Mas quem responde a carta em nome de Prudence é Beatrix, que faz isso porque sua amiga pretendia ignorar o soldado angustiado. A partir de então, inicia-se uma contínua troca de cartas entre Beatrix (assinando como Prudence) e Christopher. As cartas dela são o único alívio proporcionado a ele durante a batalha, e as palavras dele falam cada vez mais fundo à alma dela. Mas a imagem mental que Christopher tem de Beatrix é aquela que guarda na memória sobre Prudence. O que acontecerá quando ele retornar da guerra e descobrir a verdade?

Essa história é realmente encantadora, eu não poderia imaginar um par tão estranho e ao mesmo tempo tão certo para Beatrix. A forma como um completa o outro é muito linda. Ambos são (ou se tornaram) pessoas isoladas e deslocadas socialmente, e acham que não possuem nada de bom a oferecer aos outros, quando na verdade são extremamente bondosos e carismáticos, além de possuírem uma boa dose escondida de carinho e ternura.

O que eu mais gostei nesse casal, é que ambos tem personalidade forte e opiniões bem específicas sobre as coisas, porém não são intransigentes e conseguem conversar sobre seus problemas, cedendo ou mudando de opinião quando necessário. Além disso, esse não é aquele tipo de livro onde o casal só fica junto no final, acompanhamos o dia a dia dessa relação e os ajustes naturais que todo casal precisa fazer quando reconhece o seu amor e decide ficar junto.

Beatrix é uma pessoa totalmente integrada com a terra e a natureza ao seu redor, e é justamente essa força que ajuda Christopher a "ancorar-se" novamente ao seu lar e a lidar com os sintomas que hoje identificamos como estresse pós-traumático, decorrente dos horrores que ele vivenciou durante a guerra. A ambientação desenvolvida para a história é perfeita e por vezes me peguei caminhando pelo bosque junto com Beatrix.

A interação entre Christopher e os demais Hathaways deu um tempero especial ao enredo, os diálogos inteligentes criados pela autora com certeza são um dos pontos fortes do livro. A narrativa em 3ª pessoa alternada entre Beatrix e Christopher é super fluída e agradável, proporcionando uma leitura difícil de largar. As cenas sensuais são bonitas, divertidas, originais (sem apelar para malabarismos) e muito românticas, é um casal que gostamos de "ver" juntinho.

Creio que não restam dúvidas de que me apaixonei pelo livro e por todos os personagens da Lisa Kleypas, recomendo a série passionalmente para quem gosta de histórias belas, românticas, fluídas, originais e adoráveis!

Série Os Hathaways


2,5 - Casamento Hathaway (ebook gratuito)

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

16 comentários

  1. Amo essa série e curto muito romance de época, está na minha meta de leitura desse ano concluir essa série, gosto muito de histórias com irmãos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elis,
    adorei a Beatrix, bem legal ela resgatar animais feridos e adotá-los, mas pera, até uma cabra? '-'. Acho que vou adorar essa personagem! E mesmo a autora antecipando o final feliz, quero saber como termina a história desse casal...
    Pretendo ler a série, gosto de histórias românticas e adoráveis ;D
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oi flor!
    este é o livro que mais aguardo para ler desde que a série começou, gostei bastante da Bea nos livros anteriores e acho que ela merece viver uma linda história de amor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história dela foi a mais esperada por mim, adorei!

      Excluir
  4. Cara, os spoilers dessa série chegam em mim feito tsunami, e eu ainda não li nenhum dos livros! Que bom que não teve spoilers monstruosos na sua resenha, só me deixou mais ansiosa ainda, na verdade. Todos os blogs que eu acompanho só fazem críticas positivas da série. É recomendação de Os Hathaways pra cá, Os Hathaways lá... Eu fico loka!
    Tipo, para o mundo que eu preciso ler todos de uma vez só e rápido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Spoiler não pode né?
      Leia e se encante Anelise :)

      Excluir
  5. Oi Elis
    Amei sua resenha, descreveu com perfeição tudo que penso sobre o livro. Eu sou apaixonada pela série e também fiquei de coração partido com seu final. Mas soube que a arqueiro vai lançar mais livros desta autora, onde as histórias se passam antes destas (inclusive de personagens que aparecem nesta série), estou aguardando ansiosamente.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo Gisela, porque já estou carente ;)
      Beijos!

      Excluir
  6. Elis!
    O enredo na verdade nem é inusitado: uma que se corresponde com o protagonista, se fazendo passar pela outra e no final quando é descoberto, ele não gosta dela, etc...porém, é inusitado do ponto de vista da personalidade da protagonista e do gosto pelos animais.
    Fiquei daqui imaginado como será o relacionamento de Beatrix com o Capitão...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oie Elis,
    Não li nenhum dos outros livros,e fiquei com medo de pegar spoilers rs
    Mas ,acho que não peguei muitoo não ><
    Fiquei curiosa para ler a série ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Elis!

    Ah, me rendi aos Hathaways. Estou lendo o segundo livro e, meu Deus, que livro incrível. A Lisa tem uma escrita tão envolvente e gostosa que é impossível parar de ler. Como adquiri Paixão ao Entardecer primeiro, já o folheei e li algumas páginas, rs... Mas assim que os outros chegaram, parei e comecei a ler do primeiro.
    Adorei a resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi! Conheço essa série e estou louca para ler cada livro dela, amo histórias de época, me encantam e ainda mais quando a personagem principal não é muito convencional, sinto que ele logo perceberá que era ela que trocava cartas com ele, além do mais se percebe isso apenas em conversar. Amei e claro que vou ler.

    ResponderExcluir
  10. Elis :}

    Quero muito ler os livros da série, cada resenha me deixa mais curiosa!
    Achei interessante a pesonagem Beatrix que a autora criou .. Esse lado dela de cuidar de qualquer animal que vê é uma coisa incrível a meu ver, já o lado dos pequenos furtos parece ser meio engraçado. Como você disse, é um casal estranho, aliás, que "se juntou" de forma mais estranha ainda, rs! Imagine chegar para encontrar alguém que te mandava cartas e encontrar uma totalmente diferente ..
    Enfim, adorei a resenha, espero comprar os livros logo, são maravilhosos!
    Bjs :*

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!