[Resenha] Cure meu Coração

Cure Meu Coração - Melissa Walker

Cure Meu Coração - Melissa Walker
Sinopse - Farol Literário - 2015 - 272 páginas


Cure meu Coração é um livro foférrimo, assim como a capa *linda* e o título escolhido pela autora, Melissa Walker. Quem (ou o quê) detém o poder de curar nosso coração? O Tempo? A família? Os amigos? Um novo amor? Nós mesmos? É o que descobriremos com Clementina Williams, ou somente Clem.

No verão de seu 16º aniversário, Clem embarca no veleiro Tudo é Possível para uma viagem de férias com a família. Porém ela está sofrendo e sente-se extremamente culpada por algo que aconteceu há poucas semanas. A viagem pelas memórias recentes de Clem revelará o que rolou durante o 2º ano do Ensino Médio, que culminou na ruptura da amizade com sua melhor amiga Amanda; já a viagem de barco pela Great Loop (rota de navegação escolhida pelos Williams), nos mostrará como a adolescente está lidando com as consequências de seus atos e com tudo o que perdeu.

Começamos a leitura percebendo uma Clem totalmente deslocada emocionalmente da realidade ao seu redor. O verão está lindo, o veleiro está pronto, seus pais e sua irmã estão felizes com a ideia das férias em família, mas o interior de Clem assemelha-se a um ciclone de tristeza, culpa e mau-humor. Sua vontade seria ficar quieta e isolada num canto, o que será impossível durante a viagem.

Enquanto Clem remói sua dor, nossa curiosidade cresce a cerca do que aconteceu, mas essa informação virá em flashbacks do passado revelados aos pouquinhos... Portanto, o melhor a fazer é curtir o passeio e aproveitar a companhia animada da Julia e do Rob (os pais da Clem), e de Olive (a irmã mais nova da Clem), uma garota que é toda entusiasmo, inocência e otimismo. Sério gente, a Olive é uma fofa, pentelha como toda irmã caçula, mas totalmente carinhosa e compreensiva, pois ela sabe que Clem está mal e nem sempre foi ranzinza assim.

Então eis que surge um raio de sol capaz de transpassar a nuvem negra que paira sobre Clem! Durante a parada numa marina para compra de suprimentos, ela conhece James na mercearia do cais: um carinha ruivo de sorriso radiante, que acabará encontrando novamente em várias outras paradas ao longo da viagem, pois ele e seu pai utilizam a mesma rota que os Williams para velejar. 

James, Olive e os pais da Clem são tão "coloridos" e de bem com a vida, que mesmo a narrativa sendo em 1ª pessoa na voz de Clem, a história mantém-se leve e fluída. É impossível para Clem manter-se imune a tanta energia positiva, e sentimos a sua transformação a cada dia.

Durante a viagem, Clem irá repensar o que fez e avaliar a sua real "culpa" na situação. A autora soube revelar o passado de forma delicada e totalmente humana, de forma que eu não consegui condená-la por seu erro. Quem nunca errou que atire a primeira pedra, porque eu a perdoei antes dela mesma. Se bem que se eu fosse a Amanda... confesso que o perdão não viria tão rapidamente.

A diagramação do livro também está uma graça, a Clem escreve um diário e no começo de alguns capítulos, há trechinhos de seus desabafos direcionados a Amanda, Ethan, James ou simplesmente a si mesma. A fonte utilizada nesses trechos é a mesma do título na capa, um cuidado gracioso. Mas quem é Ethan? Isso vocês terão que descobrir durante a leitura rsrsrs...

Cure meu Coração é uma história que fala sobre amizade, família, amor, perdão, carinho e união. Daquelas que deixam o nosso coração calmo, quentinho e um sorrisinho involuntário e bobo no rosto. Recomendo!

Sorteio

A Farol Literário liberou o sorteio de um exemplar do livro,
clique no banner para participar:

 Sorteio "cure meu Coração"

Essa leitura foi uma cortesia da Farol Literário.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

42 comentários

  1. aos pouquinhos este livro esta me conquistando, tenho lido uma opinião aqui outra acolá que tem me estimulado bastante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis
    Achei a capa desse livro super fofa e chamou logo a minha atenção :)
    A história parece ser muito interessante e depois que terminei de ler a sua resenha, fiquei com aquela vontade danada de ler o livro *-*
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Nossa a capa é linda e a resenha está me deixando louca para ler o livro!!!! Adorei a resenha!
    Bianca Valente

    ResponderExcluir
  4. Elis!
    Livros leves são sempre bem vindos, porque tanta fantasia e tanta ficção as vezes se torna maçante.
    Fiquei interessada pela história de Clem e gostaria de acompanhar todo enredo e conflitos dela.
    “A mulher é um efeito deslumbrante da natureza.”
    Feliz dia da mulher!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A capa é linda e antes mesmo de saber do que se tratava eu já queria ler... parece ser bem fofa a história..quero muito conhecer o James.. gente eu tenho uma queda por ruivos. rsrrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O James é encantador, você irá adorar :)
      Beijos!

      Excluir
  6. A arte da capa realmente é lindíssima, Elis!!!!
    E eu adorei a sinopse, é daqueles livros que dá vontade de ler na hora que você termina de ler sinopse. E com a sua resenha está tão empolgada, que notamos que você se divertiu ao ler, parece ser um livro pra sima, daqueles que você procura quando quer ler algo leve. Já anotei na minha book list.
    P.S: A playlist tá massa, love INXS

    ResponderExcluir
  7. Oi Tudo bem ?

    Nossa esse livro é bastante legal , eu acho que esses livros assim bastantes emocionantes , Principalmente quando falam de coisas que aconteceram antes , isso me deixa bastante entusiasmada , porque tem suspense e adoro ler livros com essa categoria . A capa é perfeita achei muito fofa ,simplesmente amei , Parabéns pela resenha esta espetacular .

    ResponderExcluir
  8. Oie, Elis.

    Desde que começou a divulgação desse livro pela Farol eu fiquei super curiosa com o livro e você me deixou animada com a leitura. Fiquei pensando em o que Clem fez para Amanda pra viver nessa fase cinza dela. A família dela deve ser bem divertida. Quero saber se eu perdoaria esse erro dela.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
  9. Oi, Elis!
    O livro é mesmo todo fofo. Amei demais a capa. <3 haha Mas a história também não deixa a desejar. Ainda não li, mas pela resenha pude perceber que o livro é narrado de forma bem, acho que posso dizer sensível. Pois pelo que você falou a autora aborda o erro da personagem não de forma acusatória, mas com a mensagem de que todos erramos em algum momento, mas que temos que encontrar algo que nos faça esquecer um pouco disso e seguir em frente. Fiquei curiosa pra saber o que aconteceu e achei super legal a autora ir mostrando esse erro em forma de flashbacks da própria personagem. A história parece ter sido muito bem escrita. E amo quando o personagem cita músicas! *-* hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Andreza, ela aborda o que aconteceu (e acontece) com Clem de forma bem humana, é uma leitura muito gostosa. Beijos!

      Excluir
  10. Oi, Elis!
    Ai menina, quando vi essa capa com esse título eu já fiquei louca por esse livro.
    A sua é a primeira resenha que leio dele, o que só me fez ficar ainda mais ansiosa.
    Quero muito, muito esse livro! Amei a resenha!

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  11. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela capa e sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história, amei a Playlist.

    ResponderExcluir
  12. curtir o o livro e essa sua resenha me deixou com mas vontade ainda de lê-lo, eu precisooo!

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha!!! Me identifiquei muito com o livro.... acredito que muitas pessoas passam o mesmo todos dias.... pretendo ler!

    ResponderExcluir
  14. A capa do livro passa justamente o que senti ao ler sua resenha, a história apesar de não ter chamada tanto a minha atenção me parece ser gostosa de se ler. Aquele tipo de livro que ti deixa com um sorriso bobo por ser fofo.
    Gostei da resenha, fiquei com vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Me apaixonei por Cure Meu Coração mesmo antes de não saber muito sobre o que se tratava. O enredo é muito amor, gente *-* Gosto de ler livros levinhos e fofos assim depois de uma ressaca literária hahaha A capa do livro é simples e uma das mais lindas que eu já vi! Fiquei ansiosíssima para poder ler. E essa playlist é a melhor ever <33

    ResponderExcluir
  16. Oie ELis!!! Essa capa é realmente muito fofa e romântica!!! Fiquei super curiosa pra ler o livro!!! Achei bacana o fato de mesmo o livro sendo narrado pela Clem que está um lixo emocionalmente o enredo é leve e podemos conhecer como a família de Clem é divertida!!! Nossa a Oliver deve ser uma graça: aquele personagem secundário que conquista nosso ♥!!! Ansiosa pra conhecer o James e saber quem é o EThan!!!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  17. Parece ser muito bom, eu não conhecia ele, mas fiquei interessada pois é o tipo de leitura que eu gosto.

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Own, adorei essa resenha, querooo muitissimo ler!!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, e olha, vou confessar que sou de julgar o livro pela capa, e com certeza esse faz jus a capa linda que tem! Ainda não li, mas me chamou bastante atenção! <3

    ResponderExcluir
  20. Flor!!!

    Que resenha apaixonada ♥ Não esperava tudo isso não.
    Achei a capa encantadora e a história tão fofa!
    Cheia de sentimentos!!! Tô boba.
    Só sua resenha já me deixou assim com esse tal sorriso bobo que você falou, imagine o livro...

    Adorei!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Lelê!
      Depois quero saber como foi sua leitura =)
      Beijos!!

      Excluir
  21. Esse livro, em primeiro lugar, tem uma capa e um título muito fofo. Eu desconfiava que a estória fosse assim também. Achei que era um livro nacional, pelo contexto, bem parecido com as famosas "fanfics", só que aquelas bem fofas, sabe? Adorei a resenha bem rápida e direta. Fiquei curiosa pela estória. Sou gamada em livros desse tipo. Super ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  22. A história parece ser encantadora. Já fui conquistada pela linda capa. Fiquei curiosa a respeito da personagem. Espero ter a oportunidade de ler logo este romance. Sua resenha foi uma das melhores que li até o momento sobre este livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oiee
    achei super fofo essa capa e a historia parece ser linda e com fortes emoções
    fiquei super afim de ler, adoro lançamentos ainda mais romances rs!
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Encantada com uma resenha tão linda, de um livro que parece ser fantástico ganhar ele deve ser como mergulhar em uma história linda e encantadora, cheia de encantos quero me embriagar desse universo de sentimentos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Um livro que tem tudo para me agradar. Uma pena que eu ainda não o tenha. Gostei da playlist, só não posso opinar se combina com o enredo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  26. Primeira resenha que eu leio desse livro, e confesso que só tinha vontade de lê-lo por causa da capa :) é tão linda!!! Fiquei bastante animada para ler depois do que você disse, parece ser um livro muito bonito.

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    O nome do livro já tinha me chamado a atenção...a capa então linda, apaixonante mesmo!
    E agora lendo a Resenha...deve ser demais...mistura de suspense, com amor q. parece q. não está totalmente resolvido...envolvimento da família...amizade...nossa, louca para ler!!!!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  28. Awn! Esse livro parece ser tão doce e delicado, bom pra um dia chuvoso. Acho que dá bem um clima para um livro assim.
    Adorei a história, com as confusões passadas pela cabeça dos adolescentes, tão comum, né?
    Nunca li nada da autora. Mas já me apaixonei desde que vi essa capa. Mas, pela capa não imaginaria que a personagem principal tem só 16 anos.
    A Farol está caprichando nas suas publicações.

    bjs.

    ResponderExcluir
  29. Ainnnn :3 que Playlist Amorosa!!! Amei... <3

    Fiquei extremamente encantada, a capa, a forma da autora tratar o erro da personagem não de forma acusatória, A ideia Clem ficar quieta e isolada num canto, é justamente esse sentimento de tristeza que irá fazer ela repensar, e avaliar o que fez na verdade é como um sentimento de culpa. Mais, como você traz na resenha '' Quem nunca errou que atire a primeira pedra'', realmente é muito chato ficar angustiado por algo q se fez, e que não se teve a oportunidade ou no caso por orgulho mesmo a vontade de pedir perdão... A diagramação do livro realmente é ótima,o no desenrolar da história a Clem não estará sozinha por se tratar de uma história que fala sobre amizade, família, amor, perdão, carinho e união, e ainda mais da forma que colocastes na resenha já deixou meu coração bobo , curioso e com muita vontade de apreciar o livro...

    ^o^

    apaixonada,apaixonante,eu quero, eu quero.... :)))

    ResponderExcluir
  30. Já dá para ver que vou gostar, é bom ler romances com "um que" de mistério, já estou curiosa para saber o que aconteceu ...
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Parece bem interessante o livro. Espero que não seja uma história que me envolva.

    ResponderExcluir
  32. ai.. que curiosidade de saber o que aconteceu. gostei mesmo foi da irmãzinha, gosto de gente assim, pra cima.

    ResponderExcluir
  33. Oiee!!
    Devo começar dizendo que sou assim apaixonada por capas, muitas vezes compro o livro apenas porque achei a capa linda.
    A desse é bem bonita assim como a história, fiquei curiosa para saber por que todo mundo acabou se afastando de Clem, o que será que aconteceu pra que todos tivessem uma decisão tão dura?
    Outra coisa que me chamou a atenção foi a amizade das irmãs, sei que isso vai ser a cereja do bolo pra mim, pois sou uma pessoa muito família e acompanhar uma história que tem amor e carinho entre os parentes sempre me emociona.
    Enfim, estou com muita vontade de ler esse livro.
    Até mais!
    Bjokas ;)

    ResponderExcluir
  34. A resenha ficou ótima, me deixou curiosa, me interessei em ler, sem contar aque a capa é linda. bjos

    ResponderExcluir
  35. A resenha está muito bem feita, parabéns, estou curiosa sobre o livro, e a capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
  36. Parece ser uma história leve, perfeita para colorir um pouco nossa cinza realidade.
    A capa é um espetáculo e, mesmo não trazendo questões muito profundas em si, gostaria de ler esse livro e embarcar nessa viagem.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!