[Resenha] A Rainha Normanda

A Rainha Normanda - Patricia Bracewell

A Rainha Normanda - Patricia Bracewell
Trilogia Emma da Normandia - Livro 01
Sinopse - Editora Arqueiro - 2015 - 400 páginas


Patricia Bracewell nos conduz em uma viagem fascinante aos primórdios da Inglaterra medieval, para um mundo dominado por homens brutais e guerras sangrentas, onde duas mulheres irão destacar-se em ousadia, perspicácia, astúcia, sagacidade, docilidade, mas sobretudo coragem e determinação.

Ambientada na Inglaterra, a trama tem início em 1001, época da Invasão Viking, o romance segue os acontecimentos relatados na Crônica Anglo-Saxã, bem romantizados “of course”, e decorre até o ano de 1005, deste modo os capítulos destacam datas e lugares que podemos seguir no “detalhadíssimo” mapa incluso nas primeiras páginas, que dão um encanto todo especial à leitura [I love it].

Com uma escrita cativante, Bracewell entrelaça diversos acontecimentos paralelos e nos insere na dimensão histórica, com ênfase psicológica das personagens concedendo-lhes uma veracidade visceral, resultado de uma narração em 3ª pessoa que divide-se sob o ponto de vista intercalado e quase sempre [hahaha] completamente equivocado dos principais membros da corte: Rei Anglo-Saxão, Conde da Nortúmbria, Príncipe Anglo-Saxão, Emma da Normandia, Elgiva da Nortúmbria, entre outros. Assim o ritmo é constante, o conflito tanto interno como externo, e no fim, nada é o que parece, pois as intrigas transformam formigas em elefantes.

Uma luta pelo poder de tirar o fôlego nos surpreende com atitudes de revirar o estômago, aliás até comer e beber era muiiiiiiiito arriscado na corte Anglo-Saxã hahaha! Sim, venenos tem participação fundamental em mais de uma ocasião.

Entre o pecado e o desejo...

Apesar do Clero estar logicamente em cena, não há uma personagem exclusiva neste volume que carregue o cetro da religiosidade, forte característica do período, pelo simples fato deste “fervor/fardo” estar presente nos atos e pensamentos de TODAS personagens católicas, que mesmo atadas em um fervor que beira o tabu não medem seus atos: Pecam, pecam e pecam e depois arrastam a culpa com correntes descomunais, daí a questão do pecado fortíssima na trama porque a devassidão e o sexo correm soltos na corte do rei AEthelred, a começar por ele. No que tange ao desejo... embutido na trama um amor proibido, passional, româââântico... como nas canções de amor dos trovadores, e é claro torcemos pelos apaixonados:

“Iria guardá-la e protegê-la do que quer que acontecesse, sem pedir nada em troca...” 

“Ela o entendia muito bem. Assim como entendia o próprio coração o suficiente para saber que, se estivessem juntos longe dos olhos e dos ouvidos curiosos da corte, ela correria um perigo muito maior...”

Emma, a heróica protagonista busca seu lugar de direito entre inúmeros desafios: uma corte desagregada que a vê como estrangeira, seu relacionamento conturbadíssimo com um Rei misteriosamente atormentado, uma eminente invasão Viking e, ainda sua super antagonista, a “poderosa”, bela e fatal Lady Elgiva, que a odeia incondicionalmente e fará “tudo” para tornar sua regência insuportável, assim o conflito entre as duas é extremo, as armas: o ardil e a estratégia, em um jogo de enxadristas.

Violência, caridade, intrigas, traição, lealdade, pureza, devassidão, submissão, insanidade, justiça, passionalidade, devoção, ousadia, egoismo, obsessão, o amor e o ódio andam de mãos dadas na dança do poder.

A belíssima capa é adornada por arabescos medievais com suave relevo brilhante, e no interior a citação dos originais da Crônica Anglo-Saxã também recebe a delicada ilustração de um arabesco, e o mapa... perfeito! Com legenda de localização de Abadias, Palácios, Burgo, Fortalezas e até do Círculo de Pedras... impossível não viajar no tempo hahaha!

A Rainha Normanda me encantou e envolveu de tal forma que estou curiosíssima pela continuação, afinal é a saga de uma das rainhas mais poderosas da Inglaterra.

Excelente leitura!

The Emma of Normandy Trilogy - Goodreads


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! By.:. 

14 comentários

  1. Oi Rosem!
    Quanto tempo faz que não apareço por aqui... Estava com saudades das resenhas incríveis que vocês fazem!
    Quando vi esse livro entre os lançamentos fiquei muito curiosa sobre a história. Gosto bastante de estudar sobre o período medieval, mas li poucos romances que se passassem nessa época. A história de uma corte cheia de intrigas e romances proibidos, além da luta pelo poder me deixou muito interessada pela leitura, espero ter A Rainha Normanda em minhas mãos logo...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie Rosem!!!! Quando recebi a atualização dessa resenha no meu e-mail corri logo pra cá.... Eu estou pirada pra ler esse livro! Amoooo de paixão histórias que se passam em séculos anteriores e que envolvem uma monarquia polêmica, uma história de amor e é claro uma rainha com suas roupas maravilhosas e com uma dose de audácia!!!! Preciso ler logo essa obra! A capa desse livro é incrível!!!

    P.S: Bem que podia rolar uma promo/ concurso cultural dele por aqui! ;) hehehe

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rosem! Oi, Elis!

    Essa é a primeira resenha que leio sobre "A Rainha Normanda" e adorei. Desde que a editora Arqueiro divulgou o lançamento, fiquei super curiosa para ler. Espero gostar tanto quanto você, Rosem.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha.... a história do livro A Rainha Normanda parece bem interessante. Pretendo ler em breve!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não botei muita fé quando o livro foi lançado, não tinha gostado da premissa, apesar de gostar bastante de enredos históricos. Mas olha só, quando alguém fala tão bem e com tanto entusiasmo de um livro, com certeza vale a pena dar uma conferida.
    Mas continuo não curtindo muito a capa do livro.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sou nova por aqui...e o que me chamou a atenção no Blog foi a Paixão por Livros!
    Vi o seu Blog no Blog Gosto Disto!

    Eu não conhecia esse livro!
    E pela resenha me chamou muito a atenção pelo fato da história envolver Mulheres Determinadas na época que se passa!
    Lindo domingo!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda ao blog Alessandra!
      Beijão :)

      Excluir
  7. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse e capa, agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece excelente.

    ResponderExcluir
  8. Oi Querida.
    Eu amo romances assim de outras épocas , eles são bem interessantes porque ,monstra o lado da quela época, como eram os romances naquele século ,estou encantadíssima para ler esse livro ,ele tem muito a me surpreender ,sua resenha esta chocante rs ,muito boa mesmo ,eu li ela toda com muita ansiedade . Parabéns Querida !

    ResponderExcluir
  9. Rosem!
    Nossa!
    Que livro rico, tanto nas descrições locais como na caracterização das personagens, adoro quando os perfis psicológicos são bem desenvolvidos.
    Realmente o envenenamento fazia parte das traições da época.
    O livro deve ser uma delícia para se ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Que lindo esse livro!! Quando vi o lançamento e li a sinopse achei super incrível a história... Mds! Ser rainha aos 15 anos? sei que isso era mais que comum neste período da história,mas ainda me deixa meia pasma e ainda com um homem tãaao mais velho! As intrigas e conspirações existentes em volta da coroa são surpreendentes, o que o homem faz por poder é chocante! Adorei a resenha e está naquela listinha de que um dia eu lerei.. haha

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosem, estava louca para ler uma resenha deste livro, pois fiquei muito empolgada com ele. Que bom que gostou, espero ler também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Rosem, adorei a época em que a história foi ambientada! Uma verdadeira viagem no tempo, na história, nos costumes antigos. Adorei! Espero poder ler em breve! A capa já é bonita em foto, imagina esses detalhes todos que você descreveu, pessoalmente?! A Arqueiro caprichou nessa edição.

    ResponderExcluir
  13. Que resenha!!! , e que livro , realmente me fez ver como sua trama encarnou tudo o que uma ficção histórica deve ser. A construção de um mundo fictício ao redor de uma história que realmente aconteceu me deixou comovida e encantada. E posso acreditar que com a leitura desse primeiro livro da trilogia promete ,o leitor mergulha verdadeiramente no tempo.
    Deu pra perceber que os personagens são bem trabalhados.
    Livro fascinante, amei a abordagem da resenha , a ed. Arqueiro e a autora Patricia Bracewell, estão de parabéns ...



    ^_~

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!