[Resenha] Da Ordem ao Caos

Da Ordem Ao Caos - Elizabeth Laban

Da Ordem ao Caos - Elizabeth Laban
Sinopse - Farol Literário - 2015 - 320 páginas


Duncan acabou de começar mais um ano letivo no Colégio Irving, agora ele é um terceiranista e, por causa disso, ganhou um quarto só para ele na escola (nos anos anteriores ele tinha um colega de quarto). O Colégio Irving é um lugar cheio de tradições, uma delas diz que o aluno do ano anterior deve deixar um tesouro em seu quarto no último dia de aula e colocar um papel com o nome do seu “sucessor” na porta, assim no primeiro dia de aula do ano seguinte, cada aluno encontra seu quarto e o seu tesouro.

Mas quando Duncan entra em seu novo quarto, não encontra um tesouro “normal” como os de seus colegas, ele encontra uma coleção de CD'S gravados por Tim, um garoto albino que tem certa relação com Duncan. Nessa coleção de CD'S, Tim promete revelar tudo sobre um acontecimento misterioso do ano anterior (que não acabou nada bem) e dar à Duncan todas as informações para que ele possa escrever seu ensaio sobre a tragédia (um trabalho que os terceiranistas tem que fazer para a aula de literatura). A partir do momento em que Duncan começa a escutar os CD'S, ele não para mais, e conforme vai chegando o momento em que a tragédia aconteceu, mais tensa fica a narrativa.

“(...) estava fazendo exatamente aquilo o que dissera que não faria: estava deixando os acontecimentos do passado estragarem o presente.”

A história é bem fluída e alterna a narração de Tim (feita em primeira pessoa) com os pensamentos de Duncan e sua vida no Colégio Irving (narrados em terceira pessoa). É claro que gostei muito mais da parte do Tim, a única coisa que o Duncan fez foi se sentir culpado pelo que aconteceu no ano anterior, pensar na sua "namorada", no seu ensaio sobre a tragédia e ouvir os CD'S de Tim. Porém, a história não teria o mesmo charme se apenas o Tim fosse o protagonista, a história dele é interessante, mas o mistério que existe na trama só foi possível por causa da existência do Duncan e de suas perguntas.

“(...) por que desperdiçar seu tempo sentado no quarto e ouvindo um cara triste contando uma história triste? E por acaso ele tiraria daquilo alguma lição que fizesse alguma diferença?”

Entre todos os personagens da história, não teve algum que se tornou o meu favorito, mas gostei muito do Tim, embora tenha sentido raiva dele em alguns momentos por ser teimoso e por considerar o fato de ser albino, o problema central da sua vida. A Vanessa também é uma personagem muito legal (principalmente no começo do livro). O Duncan não me conquistou tanto assim, por ser um dos protagonistas, eu esperava mais dele!

O que mais me chamou a atenção no livro foi a capacidade da autora de me prender na trama, eu fiquei mega curiosa e a todo momento tentava decifrar o que acontecera a Tim no ano anterior, queria que ele revelasse tudo logo, mas também queria que a história se estendesse por muito tempo (de tão boa que estava). “Da Ordem ao Caos” é um livro de mistério incrível, ele nos deixa tensos, mas ao mesmo tempo é muito gostoso de ler, adorei e recomendo!

Sorteio

A Farol Literário liberou o sorteio de um exemplar do livro,
clique no banner para participar:


Essa leitura foi uma cortesia da Farol Literário.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

24 comentários

  1. Sam!
    Livro de mistério é bom demais, né? A gente fica tensa na leitura do início ao fim e quer logo desvendar tudo e aí não paramos mais de ler até chegar ao final...
    Qual será o mistério de Tim?
    Desejo uma semana de concretizações pessoais!
    “Compartilhar é uma das maiores qualidades espirituais. O milagre é que quanto mais você compartilha sua felicidade, mais você tem.” (Osho)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não vou negar que fiquei um pouco com medo desse mistério todo kkkk
    Sei lá, não leio muitos livros assim.. o último foi policial.
    Mas como sempre a resenha foi ótima

    Beijos ;*
    http://bhulago.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii.... Esta história me interessou. Adoro um mistério, e já fiquei curiosa apenas com sua resenha. Vou ter que participar do sorteio.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. leio comentários bons, aliás muito bons sobre a história a forma como a autora lidou com diferentes e atuais temas no mesmo enredo além de uma aposta bem grande foi bem elaborado, bem construido e pelo visto sistematizado
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parabéns pela Resenha!
    Adoro livros de mistérios...e pela sua resenha já quero saber o que aconteceu de fato, kkkkk,
    Livros que não te deixam parar de ler é ótimo...
    E como sempre tem o dilema do que fazer? Ficar curtindo o passado ou seguir em frente...muito legal esses livros que vc se põe no lugar do personagem e pensa, o que vc faria, acho q. deve ser desse estilo o livro.
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  6. Já havia escultado algumas amigas falarem sobre esse livro , fiquei absurdamente curiosa ...."O sofrimento e a ruína quase sempre são provocados
    pelo próprio defeito ou fraqueza do protagonista
    e sua incapacidade de lidar com a sina que lhe coube."

    ResponderExcluir
  7. Eu recomendo a leitura para amantes dessa temática e que gostam de dramas adolescentes, reflexões, uma pitada de romance. Eu gostei muito da resenha e a primeira experiência que tive com essa autora só me deixou gás para ler outros títulos que ela publicar.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia o livro, e fiquei curiosa pelo desfecho.
    Eu gosto de livros que se passam em colegios internos, eu gosto do ar de colegio rsrs vai entender rs.
    Uma pena um dos personagens não agradar tanto, mas o misterio envolvendo o garoto anterior deve ser bom,quero le lo,
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu conhecia o livro, mas não tinha parado para ler uma resenha dele. Sou fã de mistério, então pode imaginar como fiquei feliz em ler e perceber que o livro vale a pena.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem?

    A história me interessou, possui bastante mistério.. Com certeza vou parar para ler..
    Beijos parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser ótimo, curto muito um mistério e drama, fiquei bastante interessada em ler

    ResponderExcluir
  12. Como eu adoro um bom mistério, obviamente já me interessei pelo livro logo de cara! Achei a capa bastante sugestiva, combina muito com a história, sem falar que a premissa do livro é algo extremamente instigante. Com certeza vou adorar ler a história!

    ResponderExcluir
  13. Amo livros nesse estilo, com mistério, com personagens e uma trama que prenda nossa atenção e por podermos nos apaixonar e torcer por dois personagens diferentes... Eu gostei demais da rua resenha, tu escreves extremamente bem e o blog lindo como sempre!!!! Parabéns e continue assim!!
    Bianca Valente

    ResponderExcluir
  14. Oi Samantha,
    Não gostei muito da capa, mas o mistério existente na trama despertou meu interesse, então no futuro se tiver uma oportunidade lerei o livro.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu sou fanática por livros que possuam um bom suspense, ainda mais quando nos aprofundamos na vida e no psicológico dos personagens, descobrindo cada uma de suas camadas em uma mistura de medo e curiosidade, Da Ordem Ao Caos parece um livro que se encaixa nisto e perfeito para ler em dias frios e úmidos com uma xícara de café <3
    Desde que vi uma resenha anterior sobre ele estou super curiosa quanto a trama e o aconteceu no ano anterior, pelo que li não me arrependerei após a leitura.

    ResponderExcluir
  16. Essa não é a primeira resenha positiva que leio sobre esse livro, mas com certeza aumentou a minha curiosidade. Além do mistério, o tema abordado também é importante. E é bom saber que a autora faz isso sem deixar a narrativa tensa e densa, o que não cansa o leitor. Quero ler!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei bastante curiosa com o mistério e o desenrolar da estória.
    Quero ler!!

    ResponderExcluir
  18. Oiie, resenha fantástica, fiquei ainda mais curiosa para ler o livro, gosto muito de um mistério e o tipo de livro que surpreende e prende do inicio ao fim. Com certeza esta na listinha de desejados.

    Beijos.
    evellin23ecs@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Precisando desse mistério, está na lista de desejos <3, participando do sorteio!

    ResponderExcluir
  20. Já tinha lido algumas resenhas do livro e estou bem curiosa sobre a história, que parece ser bem real mesmo, principalmente por causa dos temas complicados que trata. Não está entre os livros que mais quero ler, mas pretendo dar uma chance para a história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Fiquei cativada pela trama que você me apresentou na sua resenha. Não esperava gostar tanto assim da história. Te digo até que estava sem nenhuma vontade de ler,pois a capa não me chamou atenção. Mas agora mudei de opinião. Vou ver se consigo ler. Espero apreciar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Fiquei bem curiosa para ler o livro. Sempre acho livros de mistério cativantes, não vemos a hora de chegar ao final para entender o que aconteceu. Ainda mais se a autora tem mega capacidade de te prender na trama, deve ser daqueles livros que não conseguimos largar enquanto não enxergarmos o fim

    ResponderExcluir
  23. Gostei da tua narrativa e me deixou anciosa em poder ler o livro !!!

    ResponderExcluir
  24. É curioso,mas creio que se eu começar a ler este livro eu não conseguirei para até saber o final igal fiz como seriado LOST e o filme PASSAGEIROS>supense..

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!