[Resenha] Os Filhos de Odin

Os Filhos de Odin - Padraic Colum

Os Filhos de Odin - Padraic Colum
Sinopse - Editora Única - 2015 - 224 páginas


Não é sempre que livros sobre Mitologia Nórdica são lançados, principalmente com a história original, mostrando os mitos do jeitinho como os nórdicos acreditavam, contos de deuses poderosos, armas incríveis e monstros assustadores. “Os Filhos de Odin” é uma ótima oportunidade para qualquer um aprender sobre essa mitologia tão diferente e cheia de magia!

O livro é dividido em quatro partes: “Os Habitantes de Asgard”, “O Coração da Bruxa”, “Odin, o Andarilho” e “A Espada Flamejante e o Crepúsculo dos Deuses”. Dentro de cada uma dessas partes se encontram várias histórias menores e bem rápidas, o ideal é que sejam lidas na ordem, pois uma leva à outra e os fatos se entrelaçam.

Os três deuses que mais aparecem no livro são Loki (os contos em que ele aparece são cheios de enganação e trapaça, Loki é muito inteligente), Thor (que vive histórias com perigos que só um deus muito poderoso como ele poderia vencer) e Odin (com seus problemas e sua busca por conhecimento).

“Os filhos de Loki e da bruxa Angerboda não eram como os filhos dos homens: eram sem forma como a água, o ar ou o fogo, mas foi dado a cada um deles tomar a forma que era mais próxima das próprias ganâncias.”

O personagem que teve as histórias mais legais foi o Loki, segundo os nórdicos, ele é um agente do bem e do mal, concordo plenamente com isso. Constantemente Loki apronta e em seguida, vendo a fúria dos deuses caindo sobre ele, tenta consertar seu erro e na hora de fazer isso, sua genialidade traz vários benefícios aos AEsir e Vanir (deuses) levando-os a esquecer, por certo tempo, do erro ou traição.

Mesmo com essa mitologia sendo um pouco complexa, o livro é super bem escrito, a narrativa não é pesada e a compreensão da história é clara e tranquila, até mesmo na hora dos fatos mais absurdos e incríveis. A diagramação do livro está show, amei a capa, pessoalmente parece que o martelo do Thor (Miölnir) está saltando para fora, assim como os raios. No interior, a fonte tem um tamanho ótimo, a página é amarelada e todo começo de conto apresenta uma letra enfeitada.

Asgard, a cidade dos deuses, é bastante citada, porém nem todos os contos se passam nela, os que são por lá nos dão uma boa ideia de como deve ser o lugar, as descrições do autor me deixaram imaginando, desde a árvore de maçãs de Iduna, até Bifrost, a Ponte do Arco-Íris guardada por Heimdall.

Minha parte preferida foi o final que conta sobre o Ragnarök, o Crepúsculo dos Deuses, é muito interessante ouvir a história de como os deuses surgiram e morreram (com milênios de anos e milhares de acontecimentos separando esses dois eventos).

Para vocês que já leram alguma obra baseada na mitologia nórdica ou já viram algum filme da Marvel em que tenham aparecido alguns de seus deuses, é interessante fazer a leitura deste livro e conhecer a história na íntegra e nos mínimos detalhes, eu curti muito essa experiência e recomendo!

Sorteio

A Editora Única liberou o sorteio de um exemplar do livro,
clique no banner para participar:

 Clique e participe do Sorteio!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Única.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

17 comentários

  1. Ai que incrível. . Eu querooooo ! :O
    Adoro os filmes de Thor, acho um herói super legal.. esses filmes da Marvel é uma delícia de assistir. Sem duvida vou querer saber mais dele.
    Beijos ;*
    http://bhulago.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já inclui na minha lista de desejos *-* Acho incrível esses livros de mitologia, principalmente pela riqueza de aventura e dos fatos narrados. Valeu pela resenha *--*

    Fernanda Emiliano

    ResponderExcluir
  3. Sam!
    Como boa fã da Marvel, certeza que já vi muito sobre os deuses citados e como boa estudiosa das mitologias, inclusive nórdica, o livro passou a ser o mais desejado no momento.
    Quero poder acompanhar todos os contos relatados no livro.
    Bom final de semana!!
    “Pensamento positivo, otimismo e fé são o combustível de uma mente sadia.”(carlosmenduina)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adoro mitologia!!!! Sempre assisto filmes, mas nunca li! :(
    E pela sua resenha acredito que vou curtir muito...
    E fiquei curiosa para saber qual a forma que os filhos de Loki e da bruxa Angerboda tiveram.
    Eu já ouvi falar de alguns deuses desse vendo os filmes da Marvel!
    Adorei!!!!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  5. alem de eu amar essa mitologia e sinopse me encantou e com a sua resenha estou querendo mais ainda ler o livro
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Deve ser bem informativo este livro, principalmente pra quem ama mitologia. Infelizmente, não é meu caso, mas até que me interessei pela história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Samantha!
    Nunca li livros que tratam sobre essa mitologia. Gostei bastante de saber que o livro não é complexo, mas que possui uma escrita simples e fácil de entender! Fiquei bem interessada em ler esse livro :) A capa realmente chama bastante a atenção!

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  8. Estou doida pra ler esse livro, curto muito mitologia nórdica e os filmes da Marvel, essa resenha me deixou ainda mais interessada em conferi isso tudo.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro mitologia,seja nórdica, grega,romana. Amo esse tipo de livro, com suas histórias maravilhosas e Os Filhos de Odin tem tudo isso e muito mais.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, adorei a resenha e acredito que este livro seja maravilhoso. Depois dos filmes da Marvel, queria conhecer mais um pouco sobre o Thor e o Loki, e principalmente sobre essa mitologia nórdica, sou fã da grega e muito curiosa sobre esses temas.

    Beijos
    evellin23ecs@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. AInda não li nada sobre a mitologia Nordica e os filmes da Marvel eu adoro rs,
    eu acho que quero ler, pois gosto do tema mitologia e tem tão poucos livros sobre o assunto,
    este parece ter te agradado e ser bem escrito, fiquei curiosa.
    A capa é linda, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro acaba de entrar na lista de desejados. Eu amo mitologia, seja asiática, nórdica, grega ou egípcia, a oportunidade de conhecer criaturas tão diferentes é algo que não se pode negar.
    Estou super curiosidade sobre o livro, ainda mais as partes focadas no Loki, que sempre me deixou intrigada.
    A capa inclusive é bonita, mesmo pela net ela impressiona, imagina ao vivo? Deve ser do tipo que passamos horas vendo os detalhes.

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada por mitologias. Principalmente sobre Odin. Adorei o tema em questão e mais ainda, achei a história bem legal. Pelo que li na sua resenha não vou me arrepender de ler. Tramas deste tipo são difíceis de achar. Espero conseguir o meu logo. Assim poderei curtir de montão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Eu não tinha contato com a Mitologia Nordica até assistir Thor rsrs, depois disso me encantei com tudo o que pesquisei, então com certeza Os Filhos de Odin está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse tema de mitologias, só que da nórdica não sei muita coisa, acho que esse livro é uma boa pedida para aprender um pouco. Gostei muito da resenha, despertou o interesse em ler o livro, acho que vou devorar rapidinho já que a leitura parece ser bem fluída.

    ResponderExcluir
  16. DEUSES,ADORO TUDO QUE SE FALA SOBRE ELES.ATÉ MESMO DE ADORADOS A ESQUECIDOS PELO HOMENS.DIZEM QUE JÁ PASSARAM POR AQUI QUE ANDARAM ENTRE OS HOMENS.EU CREIO QUE SIM.MAS NO QUE DOZ RESPEITO A ODIN O GRANDE DEUS;PAI DE THOR E LOKI.DIZEM QUE THOR CONSEGUIA TER COMPAIXÃO MAS NA REAL ELE ERA BEM MAL E ORGULHOSO,JÁ LOCKI ERA CAPAZ DE FAZER QUALQUER COISA E NÃO SE ARREMPENDER..SEMPRE AMEI AS HISTORIAS CELTAS.

    ResponderExcluir
  17. No mais é um livro que eu super indico para o amantes de mitologia e quem deseja conhecer as aventuras dos deuses nórdicos.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!