[Resenha] O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

O Príncipe de Westeros e Outras Histórias - Diversos autores

O Príncipe de Westeros e Outras Histórias - Diversos Autores
Sinopse - Saída de Emergência Brasil - 2015 - 480 páginas


Aclamada na Europa, chega em nossas mãos por meio da Saída de Emergência Brasil uma das melhores antologias de todos os tempos, organizada por George R.R. Martin & Gardner Dozois, dentro de uma proposta sedutora de reunir os maiores nomes da literatura fantástica contemporânea para falar de seus canalhas favoritos hahaha! E eles o fizeram magnificamente.

Com uma introdução perfeita, Martin já nos deixa em êxtase ao falar de sua paixão e influência por Westerns, o que dá um novo contorno para tudo que já vimos em As Crônicas de Gelo e Fogo, e deixa um gancho para o que podemos esperar nos 10 contos reunidos na antologia.

Absolutamente ecléticos os contos nos lançam em universos distintos que permeiam: fantasia, ficção científica, cyberpunk, mistério, etc... Cada autor vai dar um tempero diferente a obra com ênfase em seu canalha predileto, às vezes naquele “estilão” que já conhecemos e que lhes é peculiar. Assim, sem tirar o clima de suspense para quem esta ávido para ler a obra, abaixo darei apenas uma nuance das figuras que virão em cena pelas mãos dos autores já publicados no Brasil ou ainda inéditos aqui:

Neil Gaiman retoma a cena de Lugar Nenhum, com o Marquês de Carabás em sua surreal Londres subterrânea; Gillian Flynn reforça sua preferência por mulheres perigosas, nos deixando claro que suas protagonistas são seu locu; Patrick Rothfuss nos leva de volta à hospedaria Marco do Percurso para matarmos nossa infinita saudade de Kovte, e conhecermos um pouco mais sobre Bast; Martin nos leva aos antecedentes da Dança dos Dragões, e nos apresenta O Príncipe dos Westeros, Daemon Targaryen, que nomeia a antologia. 

Scott Lynch me fascinou em Um ano e um dia na vellha Theradane, com seus cenários exóticos, magia, autômatos e alquimia; sem dúvida Scott é um prodígio da literatura contemporânea, superando-se a cada obra, esse conto protagonizado por mulheres é sensacional, e a Duquesa Invisível é inesquecível.

Outro personagem apaixonante é Alaric de Phyllis Eisenstein, protagonista de dois livros ainda não publicados no Brasil que misturam viagem no tempo e fantasia. O conto A caravana para lugar nenhum, nos deixa com gostinho de quero mais desse bardo perdido no deserto que tem habilidades incomuns.

Connie Willis é autora de Em Cartaz, um conto chick-lit divertido que nos leva a uma viagem as reminiscências das grandes produções cinematográficas de Hollywood, em uma situação surreal.

Para os que gostam de detetives canastrões e cidadezinhas bizarras, Galho Envergado é um conto que vai explorar com maestria uma situação bem sinistra mas nada incomum, por Joe R. Lansdale.

Paul Cornell, com Um jeito melhor de morrer, nos presenteia com um clássico da ficção científica, o estilo da escrita, o clima, a metafísica, o argumento... genial.

Mas se fosse para eleger um verdadeiro príncipe desses Westeros, sem dúvida seria Max Wolff, protagonista do brilhante David W. Ball, em Proveniência, um conto sobre obras de arte, poder, e vingança.

Enfim, essa é uma antologia que os amantes da boa literatura vão salivar para ter em sua estante, eu mesma super desejei ela quando foi publicada na Europa e com certeza a importaria se não tivesse sido publicada no Brasil.

Excelente! Magnífico! Perfeito! Recomendadíssimo...

Essa leitura foi uma cortesia da Saída de Emergência Brasil.
Aguardamos seus comentários! By.:.

16 comentários

  1. oi Rosem, vi que foi um frisson quando esse livro foi lançado, afinal não é todo o dia que se reune esse time de autores, né?
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quantos contos legais. Eu não saberia qual escolher, acho que devoraria quase todos, com exceção de dois que não fazem meu tipo.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosem e Elis.

    Esse livro já está na minha lista de desejado por causa da capa, agora que li a resenha, só confirmou meu desejo de tê-lo. Estou muito curiosa!

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O bacana que eu achei dessa coletânea de contos é que os autores (ao menos alguns) parecem ter trazidos de volta vários personagens seus já de outros livros para nos dar uma explicação a mais do que houve com eles. Eu adoro isso ^^ o Gaiman já havia feito isso no coisas frágeis dois quando trouxe o personagem Shadow (deuses americanos) de volta num de seus contos. Louca pra ler esse livro!

    ResponderExcluir
  5. Os contos que mais gostei foram A árvore reluzente e Qual é sua profissão ? O conto do George Martin e o do Neil Gaiman achei bem legais também.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não li nada desses autores...
    Mas pela sua resenha deu vontade de ler, pois parece super emocionantes esses contos.
    E que legal que alguns autores trazem personagens de outras histórias...bacana isso!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  7. Estou doida pra ler esse livro, curto muito uma coletânea contos, principalmente assim variados, fantasia, ficção científica, chick-lit, mistério, e ainda mais escritos por esse autores super renomados, já foi pra lista de desejados.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosem!
    Confesso que se fosse comprar agora seria por causa do Martin, é um grande autor, e sou fã, adorei o que contou sobre a obra, não tinha muita noção do que ia encontrar! Parabéns pela resenha!
    Grande Beijo!
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-quando-o-amor-e-o-destino-se.html

    ResponderExcluir
  9. Ola
    eu simplesmente virei fã desse livro só por saber que Giulia estaria nele, mas parece que todos os contos são incríveis, espero poder compra-los em breve, amei de mais essa capa
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosem e Elis, tudo bem?
    Muito foi falado sobre esse lançamento, mas sinceramente ele não conseguiu despertar meu interesse, mas que bom que o livro lhe agradou.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. adoro contos ainda mais quando é escrito por Neil Gaiman, li o livro O mistério da estrela e amei, acho que vou gostar tambem desse livro. e tambem conhecer os outros autores.

    ResponderExcluir
  12. normalmente não leio um livro só de contos, mas como sempre dizem muito bem da escrita de Neil quem sabe não abro uma exceção..Pq quando é contos, uns são maravilhosos outros são ham...........Ai me desencoraja hussush Só que contos são melhores quando to sem tempo pra umas 300 páginas.

    ResponderExcluir
  13. Tá bom! Tá bom!
    Se você queria Rosem, me deixar agoniada e com água na boca, conseguiu...
    Como não desejar a leitura de um livro com contos tão diversificados e dos melhores autores em seus gêneros?
    Deve ser um exemplar magnifico!
    Bom domingo!
    “Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.”(Chico Xavier)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  14. Olá Rosem,

    Gostei muito da resenha. Infelizmente ainda estou lendo o 3º livro do GOT.

    Esse vai estar na minha lista.

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu pensei que fosse um livro do estilo terror somente, mas parece que não é. Talvez desse uma chance de leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Estava pensando em comprar por causa de Martin e do Neil Gaiman mas com essa resenha você me convenceu !

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!