[Resenha] O Príncipe dos Canalhas

O Príncipe dos Canalhas - Loretta Chase

O Príncipe dos Canalhas - Loretta Chase
Série Canalhas - Livro 03
Sinopse - Editora Arqueiro - 2015 - 288 páginas


O Príncipe dos Canalhas é um romance de época ambientado na França e Inglaterra, cujos personagens principais são Jessica Trent, uma dama de personalidade e inteligência emocional impressionantes, e Sebastian Ballister, o lorde Dain, um cavalheiro que carrega profundas carências e fragilidades, escondidas por trás de sua máscara de "canalha".

Essa história já me conquistou desde o prólogo, que se passa a partir de 1792 e relata o desamor e repúdio com os quais o pai de Sebastian o tratou desde o seu nascimento, assim como os maus-tratos e humilhações sofridos por ele no colégio interno. A aparência física de Sebastian, considerada "horrorosa" para os padrões da sociedade londrina, não foi o único motivo que levou o pai a rejeitá-lo, mas com certeza foi determinante para que seus colegas de classe o humilhassem, xingassem e batessem nele constantemente. Sebastian só conquistou um pouco de respeito à partir dos treze anos de idade, quando passou a utilizar os punhos para se defender e socar quem ousasse zombar de si no colégio. Violência, arrogância, ironia e desdém eram as armas que Sebastian tinha para se defender. Ele cresceu e se tornou conhecido como lorde Belzebu, mas aquele garotinho assustado e sem um pingo de auto-estima ainda vive dentro dele.

O 1º capítulo avança para 1828, durante a chegada da srta. Jessica Trent à Paris. O objetivo dela é convencer o seu irmão Trent a voltar para Inglaterra, livrando-o assim da influência nefasta de lorde Belzebu, que o está induzindo a uma vida de vícios. Jessica tem 27 anos, é solteira, órfã desde criança e durante boa parte da vida morou com suas tias, cuidando de seu irmão e de seus primos mais novos. Agora o que ela mais deseja na vida é conquistar sua independência financeira, e para isso, tem planos de montar sua própria loja de antiguidades, já que possui "olho bom" para achar preciosidades em leilões e antiquários, e "boa lábia" para comprá-las ou revendê-las. Jessica não pode correr o risco de depender do irmão "pateta" e "desmiolado", e tão pouco pretende se casar com qualquer "idiota" que tenha a pretensão de usá-la como reprodutora e controlar todos os seus atos.

É justamente numa loja de antiguidades que Jéssica tem seu primeiro encontro com lorde Dain (ou Sebastian, ou Belzebu, como preferirem). E a partir de então, os dois entrarão numa disputa pela posse de um determinado artefato antigo, que na verdade será apenas uma "desculpinha" para que possam se encontrar diversas vezes, já que o efeito desse primeiro encontro foi inesquecível para ambos. Eles ficam fascinados um com o outro, tanto intelectualmente como sexualmente, e por vezes, seus sentimentos incomuns os levam a ter reações que normalmente não teriam com outras pessoas. Não quero entrar em detalhes em relação ao desenrolar da história em si, porque Loretta Chase proporciona muitas surpresas ao leitor no decorrer da trama (muitas mesmo!). A autora trabalha seus personagens maravilhosamente bem, e mesmo escrevendo uma história "de época" respeitando as etapas características desse tipo de romance, consegue inovar trazendo cenas totalmente inesperadas que, ao mesmo tempo, fazem todo o sentido dentro do enredo.

Os personagens são mesmo encantadores. Apesar de estar vivenciando sua primeira paixão, Jessica é uma mulher consciente das reações de seu corpo, mente e coração, característica justificada pela convivência íntima e franca com a sábia avó, e também pelo fato de que ela conviveu por mais de uma década com seus primos e os amigos deles. Como eu disse no começo da resenha, a inteligência emocional dela é assombrosa, e a interpretação que ela faz do comportamento de Dain é perfeita, bem como sua réplica à ele. Por outro lado, por mais que Dain seja um devasso assumido, considerado por todos um Belzebu desalmado, o que ele sente por Jessica o deixa desarmado e confuso, tanto que não consegue pensar com clareza e tão pouco domina o próprio corpo ou algumas de suas ações. A narrativa em terceira pessoa, alternada entre o ponto de vista desses dois protagonistas expressivos, é super fluida e envolvente, introduzindo perfeitamente o leitor em seus pensamentos, fazendo com que não tenhamos vontade de soltar o livro até que essas duas criaturas obstinadas finalmente se entendam!!!

A última parte da história é emocionante, um outro personagem (que eu não posso dizer quem é) entra em cena e com uma forte ajuda de JéssicaDain enfrentará os seus fantasmas mais antigos. Com um final redondinho e delicioso, O Príncipe dos Canalhas arrebatou meu coração e merece todos os elogios da capa, contracapa, orelhas, críticas e resenhas... Recomendo passionalmente!

Série "Canalhas"


1. The Lion's Daughter*
2. Captives of the Night*
3.5 The Mad Earl's Bride*
*ainda não publicados no Brasil


3. Lord of Scoundrels - O Príncipe dos Canalhas (2015)
4. The Last Hellion - O Último dos Canalhas (2015)


P.S. Segundo informações do Goodreads e de pessoas que já leram a Série "Scoundrels" (Canalhas), as histórias acima são levemente ligadas, mas podem ser lidas de forma independente ou fora de ordem. Eu particularmente considero O Príncipe dos Canalhas um livro único e completo, portanto "não se prendam" por essa lista.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

29 comentários

  1. Olá!
    Bom dia Elis!
    Nossa estou encantada e morrendo de vontade de ler!
    Adoro um romance bem feito...cheio de emoções e surpresas...e esse parece bem inteligente, enfim, não parece ter só melação...envolve sentimentos mais profundos pelo que vc descreveu.
    Parabéns pela Resenha!
    E louca para ler!!! hehehe
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis.
    Adorei sua resenha. Estou com muita vontade de ler esse livro, e não vejo a hora de ter em mãos. Agora porque a editora não publicou os outros livros da série? Mesmo que este seja o livro único, muitas leitoras podem ficar confusas. Eu mesma não sabia que ele fazia parte de uma série e gostaria de ter ela completa, principalmente se vierem com as capas lindas como essa.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia!
      Ainda não sei porque O Príncipe dos Canalhas foi publicado primeiro, nem porque ele está classificado como série no Goodreads, mas eu li as sinopses dos dois primeiros livros no site e não achei elementos em comum com esse terceiro livro. Mas torço para que a editora publique os demais livros da autora porque a escrita dela é o máximo. Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Elis!
    Romance de época não faz muito meu tipo, mas o jeito da tal Jessica me encantou!
    Estou cada vez mais tentada a ler esse livro, dar uma nova chance para os tais romances de época!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  4. Estou mega curiosa para ler esse livro. Não vejo ahotra de comptrar ela, todos que lleram gostaram.

    ResponderExcluir
  5. Elis!
    Que nome: Belzebu!! Ele deve ser 'o cão chupando manga'...kkkk
    Adorei saber que Jéssica é uma protagonista firme e de personalidade, mesmo tendo o coração cheio de bondade.
    Adoro romances de época e esse tem um enredo diferente, porque o protagonista não é daqueles mocinhos de se suspirar, ao contrário...
    “Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai sábado vou pro evento da editora e estou torcendo muito pra ganhar este livro ha, ha.
    Já ouvi e li maravilhas e essa capa me conquistou totalmente.
    E mesmo que não fosse tudo isso com as suas palavras fiquei tipo, encantada.
    Simplesmente necessito desse ai. Quero logo conhecer este canalha de "pertinho" kkkkkk

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu sou apaixonada por romances de época. Já li vários e me apaixono cada vez mais. Esse mesmo eu tô morrendo de vontade de ler, ja me encantei com a sinopse, e sua resenha. Com certeza vou arrumar um tempinho para ler.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  8. eu amo de paixão romances de época e ja estou louca para ler esse! só esperando meu exemplar chegar, aguardo ansiosa para curtir tanto quanto você!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu estou justamente lendo esse liro. Estou no cap 10 ainda, e estou amando! Acho que essa visita inesperada é justamente relacionada à única parte que está me incomodando nesse livro. Preferia que não tivesse essa parte, mas se o final for isso mesmo que estou pensando, fico feliz que o assunto não tenha morrido, que se resolva no final das contas. Aí sim vou ficar aliviada, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora fiquei curiosa pra saber se o que está te incomodando é a mesma coisa que eu estou pensando, quando você acabar de ler me chama no Face pra trocarmos figurinhas ;) Beijos!!!

      Excluir
  10. Oi Elis! Desde que a Arqueiro começou a publicar estes romances eu viciei no gênero, são sempre a garantia que farei uma ótima leitura, eu preciso te passar a dica de duas outras séries que li e gostei, e também de uma que descobri e pretendo ler em breve. Ao ler sua resenha já virei fã da mocinha e fiquei curiosa sobre quem é que aparece no final e você não quis dizer.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Meniina, li esse livro todinho hoje. Queero mais ♡ obrigada por ter indicado, romances de época é apaixonante.
    Ele é simplesmente incrível!!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  12. Oi, Elis!!
    Fiquei maluca por esse livro assim que a Arqueiro lançou, mas ainda não pude ler. Até nem imaginei que O Príncipe dos Canalhas fizesse parte de uma série, e fiquei surpresa pela editora não ter lançados os anteriores, é bem estranho rç
    Romances de época sempre são boas leituras, pelo menos todos que eu li foram ótimas escolhas, e to apostando que com este não vai ser diferente :)

    ResponderExcluir
  13. Estou doida pra ler esse livro, não entendi porque a editora lançou primeiro o terceiro livro da série, mas ainda bem que dá pra ler esse sem ter lido os outros, essa resenha me deixou ainda mais ansiosa em conferi essa história preciso desse livro pra ontem.

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que era uma série, mas que bom que dá para ler sem ficar voando por não ter lido os outros. Me apaixonei pela sinopse e capa assim que vi pela primeira vez, então mal posso esperar para ter o meu em mãos e fazer a leitura. Amei a resenha, fiquei ainda mais curiosa!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo esse livro e gostando bastante! Tem um toque de humor bem legal que gosto muito, principalmente quando é nos livros históricos.
    Já estou seguindo o seu blog e ficaria feliz feliz se pudesse seguir o meu também. (E comentar quem sabe rsrs)

    Entre Mundos Literários
    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Elis!

    Este livro me conquistou antes mesmo de chegar às livrarias, rs. Já recebi o meu e lerei em breve. Acho que irei gostar tanto quanto você, pois romances de época sabem como me prender, especialmente pelo humor e os personagens carismáticos!
    Ótima resenha - me deixou ainda mais curiosa!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Elis!
    Estou tão louca por esse livro! Mas entre os lançamentos da Arqueiro do mês passado tinha tanta coisa boa que acabei optando por Outlander (Jamie ♥) e Uma Curva no Tempo. Mas esse mês eu solicitei e não vejo a hora que chegue para começar a leitura. Já li tantas resenhas positivas que meu desejo só aumenta.
    Mas mesmo sendo um livro independente, a Arqueiro poderia tem lançado a série na ordem, né?
    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  18. Adoro romances de época, e este eu to simplesmente muito ansiosa para ler este livro. Vi muitas criticas boas a respeito dele. Entrou pra minha lista de desejados. Ótima a resenha *-*
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Olá... Ouço muito sobre este livro, acabei de ler Encontrada e estou extasiada com os séculos passados rs. Engraçado, este livro faz parte de uma série, mas pode ser lido independentemente. Curti.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Normalmente esses romances históricos não me chamam muito atenção mas eu já tinha lido a resenha desse mesmo livro em outro blog e como é interessante ler opiniões diferentes porque agora vi um outro lado da história. Eu achei interessante a análise que você fez do "Lorde Belzebu", talvez eu até lesse esse título.

    ResponderExcluir
  21. Ola Elis
    Gostei muito da resenha. A história parece muito intrigante e mostra um lado frágil que o lorde Belzebu não demonstra usualmente. Gostaria de ler com certeza.

    Obs: Pesquisei Belzebu no Google por curiosidade e não gostei muito :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Oi Elis :)
    Estou desejando esse livro desde que olhei para essa capa .. Mas confesso que essa é a primeria resenha que leio, e me chamou mais atenção ainda!
    Me surpreendi com a protagonista que a autora criou .. Tô gostando desses romances de época em que as mulheres são um tanto teimosas, chega a ficar engraçado, rs.
    Claro que só a palavra "Belzebu" assusta um pouco. Não conhecia o "significado", mas bastou uma pesquisa pra me deixar mais interessada pelo livro ..
    Bj :*
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  23. li o livro esses dias e gostei muito, é do jeito romantico mais nem tanto, adorei o Dain, logo no inicio ja percebi que ele era mais do que aparentava ser, gostei da resenha e a capa é um amor.

    ResponderExcluir
  24. Amo romances de época e esse parece ser um dos que vou adorar ainda mais! Gosto de personagens femininas fortes, que apesar da época, tentam se impor e não se submetem a todas as regras da sociedade. Dain parece ser um personagem interessante, diferente dos que conheci em outros romances. Ele teve uma vida difícil, não é bem visto por seus pares e por isso deve sofrer bastante...acho que formarão um casal incrível, devido a suas personalidades fortes. Muito ansiosa para ler esta história.

    ResponderExcluir
  25. Oi Elis

    Ja tinha visto essa capa rodando por aí na internet , confesso que o titulo nao me interessou , a foto da capa é belissima , mas lendo sua resenha minhas anteninhas se acionaram e me deixaram totalmente curiosa pela leitura .
    Bom passear por aqui !!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!