[Resenha] Vango - Entre o Céu e a Terra

Vango - Entre o Céu e a Terra - Timothée de Fombelle

Vango - Entre o Céu e a Terra - Timothée de Fombelle
Série Vango - Livro 01
Sinopse - Editora Melhoramentos - 2015 - 360 páginas


Essa história começa em 1934, na Catedral de Notre-Dame, em Paris, quando Vango está prestes a se tornar padre e a polícia interrompe a cerimônia à sua procura. Sem saber o motivo de estarem atrás dele, Vango foge e uma verdadeira perseguição começa, ele consegue escapar pelo telhado da catedral, enquanto um misterioso atirador que estava na praça erra o tiro que acabaria com sua vida.

Depois disso, Vango imediatamente procura o Padre Jean, seu professor, para escutar seus conselhos, mas quando chega em seus aposentos, percebe que ele está morto e deixou uma mensagem escrita em latim: Fugere Vango/ Fugir Vango. Vango é acusado de matar Jean e além da polícia estar atrás dele, ele precisará provar que é inocente e também descobrir um pouco sobre seu passado misterioso para conseguir entender o que está acontecendo.

A partir de então a vida de Vango ficará muito mais perigosa, ele reencontrará velhos amigos e conhecidos que irão ajudá-lo, como por exemplo, Hugo Eckener, Gata, Zéfiro e Ethel, e enfrentará perigos e momentos de tensão todos os dias!

Vango: Entre a Terra e o Céu” tem uma narrativa diferente e muito bem escrita, ela é em terceira pessoa e alterna entre o ponto de vista de vários personagens diferentes. Sempre que aparecia um personagem novo, não entendia de imediato qual seria o seu papel na história e se seria amigo de Vango ou não, mas depois de um tempo, as ligações entre eles surgiam e tudo ficava esclarecido. A trama é super elaborada!

Vango Romano é um personagem maravilhoso e rico, que foi bem explorado na história. Ele tem 20 anos, não é de falar muito e nada sabe sobre o lugar onde nasceu. Criado numa ilha por sua babá Mademoiselle, aprendeu a falar cinco línguas diferentes, além de andar por cima de telhados e escalar, mas não se lembra de sua família. Foi legal acompanhar Vango enquanto ele tentava descobrir seu passado.

Meu personagem preferido sem dúvida foi Hugo Eckener, além de ser o piloto do dirigível Graf Zeppelin (que era uma sensação na época), ele também foi o único no livro que fez seu protesto contra o nazismo. A parte legal é que Eckener realmente existiu, assim como o Zeppelin, o autor só fez uma ligação ficcional dele com o Vango, eu adorei esta ligação e fiquei curiosa para conhecer mais sobre esse piloto e seu dirigível!

Outra personagem que adorei foi Ethel, uma velha amiga de Vango, ela estava na praça durante a cerimônia que transformaria Vango em padre e conseguiu ver o rosto do atirador. Ethel tem só 16 anos, mas é a personagem mais diva da história, adorei a sua determinação e as respostas que ela deu para algumas pessoas!

A diagramação do livro é maravilhosa, desde a parte interna da capa que é laranja e tem desenhos de nuvens, até as letras do texto, impressas em vermelho. Também gostei bastante do mapa e da linha do tempo, o mapa mostra onde fica a ilha em que Vango cresceu, e a linha do tempo aponta os acontecimentos importantes do mundo e da vida do Vango.

No final do livro, em “A História Dentro da História”, o autor fala dos personagens reais citados no enredo, e tem até mesmo a mini biografia de cada um deles e algumas fotos, além de um texto resumido falando das duas Grandes Guerras, a Crise de 1929 e alguns outros acontecimentos da época. Achei bem interessante e gostei bastante!

Vango: Entre a Terra e o Céu” me surpreendeu muito, gostei demais das cenas de perseguição, elas foram super bem escritas e deixaram o enredo cheio de ação! O final não foi fechado e nada foi solucionado, então é claro que ainda estou super curiosa! Tenho certeza que o segundo livro “Vango: Um Príncipe sem Reino” será ainda melhor e com mais descobertas e perseguições, mal posso esperar para ver como essa história vai terminar!

Existem portas tão fechadas que nem as vemos mais, tal é o medo que temos de abri-las. Colocamos móveis na frente delas, tapamos totalmente a fechadura. Talvez só as crianças possam ver, agachadas, a réstia de luz vermelha na fresta da porta e perguntem o que haveria por trás dela.”

Recomendo para quem gosta de História!

Série Vango


1. Entre ciel et terre (2010) - Vango - Entre o Céu e a Terra (2015)
2. Un prince sans royaume (2011) - ainda não publicado no Brasil


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Melhoramentos.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

13 comentários

  1. Sam!
    Comecei a ler hoje e já estou encantada com a primeira fuga de Vango...kkk
    Sem contar que achei a diagramação um luxo!
    Semaninha de luz e paz!
    “Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...”(Chico Xavier)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. oi flor, desde que a editora começou a divulgar este livro o acho interessante, com certeza um enredo rico cheio de pormenores interessantes
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    parece uma história muito emocionante e como você descreveu o personagem Vango o mesmo pareceu ser muito cativante.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi.... Fiquei interessada na história, parece ser bem movimentada e cheia de ação. Gostei!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, nem o primeiro. Confesso que a capa me deu uma ideia diferente do livro, mas sua resenha me fez lembrar um pouco assassin's creed que eu adoro!
    Fiquei super curiosa pra ler
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Foi bem interessante ler essa pequena resenha do livro. Mas não sei se eu iria ler.. Não sei; já li um livro nesse estilo e ate gostei, mas não me chamou muita atenção. Mas gostei do fato de ser passado na época descrita, esses anos passados me chamam a atenção. Mas, queria saber se tem algum romance nesse livro .
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  7. Estou doida pra ler esse livro, que história interessante, parece bem eletrizante e envolvente, ganhei ele ontem, num vejo a hora dele chagar pra conferi isso tudo que estão dizendo.

    ResponderExcluir
  8. Oi ...
    Parece excitante a historia , me interessa a leitura , uma narração de descobertas e aventuras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Ai que bacana essa mistura de pessoas reais com ficção. Agora fiquei bem curiosa para saber quem esta tramando contra ele e o motivo claro. Acho que tem a ver com esse passado dele misteriosos. E cara 5 línguas? E eu mal sabendo o português, nan.

    ResponderExcluir
  10. Estou doida para ler esse livro !! A diagramação dele é linda ! !

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Pela sua resenha acredito que vou gostar de ler esse livro...
    Mesmo não curtindo muito ação...mas como tem um mistério envolvido então já me chamou a atenção, rsrsrs...
    Ótima resenha!

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  12. Oi, Samantha! Oi, Elis!

    Quero tanto ler este livro, cada resenha que eu leio aumenta a minha curiosidade. Adoro livros ambientados durante ou entre as guerras, além disso, Vango parece ser um personagem tão carismático!
    Espero gostar tanto quanto você. Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu vou comprar esse livro depois dessa resenha ♥
    Ja a diagramação ja vi em vários videos e é realmente maravilhosa !!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!