[Resenha] O Oitavo Vilarejo

O Oitavo Vilarejo - Gustavo Rosseb

O Oitavo Vilarejo - Gustavo Rosseb
Série As Aventuras de Tibor Lobato -  Livro 01
Sinopse - Editora Jangada - 2015 - 224 páginas


Tibor e Sátir Lobato são irmãos que perderam os pais num incêndio e passaram dois anos num orfanato. Após serem encontrados pela avó, foram morar com ela em seu sítio. Quando eles perguntaram porque a avó levou tanto tempo para achá-los, ela respondeu que teve uns imprevistos, mas não quis se aprofundar no assunto e eles perceberam que ela estava escondendo algo.

Mas os dois estavam muito felizes, ganharam uma casa nova, uma avó legal e até mesmo um novo amigo, Rurique, o garoto que costuma ajudar a avó deles no sítio de vez em quando. Rurique lhes disse que coisas estranhas sempre acontecem naquele lugar em época de Quaresma, e essa data está chegando, porém os irmãos não acreditaram nele.

Um dia antes da Quaresma começar, Rurique foi dormir na casa de Tibor e Sátir e os três ficaram conversando até tarde. Rurique contou a história de um sítio abandonado que ficava ali perto e os amigos decidiram ir lá para provar um ao outro que eram corajosos, mas o que encontraram foi bem assustador: uma velha com pés gigantes e um gorro flutuante! Olha que isso foi só o começo... A partir de então, vários acontecimentos colocarão a vida dos garotos em perigo.

“A vida que tinham levado até ali os expusera a situações complicadas desde muito cedo, e logo tiveram de se apegar um ao outro para, juntos, aprenderem a superar a perda dos pais e a vida no orfanato.”

Folclore brasileiro, aventuras, lendas, perigos e perguntas a serem respondidas... “O Oitavo Vilarejo”, primeira obra do autor paulistano Gustavo Rosseb, está repleta desses elementos!

No início da história, os personagens são bem tímidos e não falam muito, mas depois que começam a sentir-se em casa, passam a quebrar as regras bem à vontade! Rurique e Sátir gostam de "dar uma" de corajosos e depois acabam se metendo em confusões. Achei Tibor o mais “certinho” dos três, o mais racional, mesmo assim de vez em quando ele tem umas crises de rebeldia.

Fiquei encantada com a quantidade de aventuras que esses amigos viveram na Vila do Meio, o autor soube usar e explorar muito bem o folclore brasileiro, usando a criatividade na hora de inventar situações de perigo para seus personagens!

O livro tem vários mistérios, mas o autor vai deixando pistas pelo caminho, é legal prestar atenção nelas para tentar descobrir os segredos antes dos personagens, eu consegui em algumas partes, mas em outras fui completamente surpreendida durante as revelações.

A parte mais legal da história é quando os personagens ouvem a lenda do lugar onde moram, de coisas que aconteceram antes dos sete vilarejos serem construídos. Essa lenda é super importante para a trama e envolve crianças desaparecidas, uma bruxa e o bisavô de Tibor.

“Siga sempre o seu coração! A razão é importante, mas o coração é a fonte de tudo. Siga-o e você estará seguindo o caminho certo, seja qual for sua decisão. Acredite nisso!”

No final do livro tem uma parte chamada “Contos da Dona Mirta”, é uma espécie de apêndice onde a Dona Mirta conta três lendas folclóricas para sua neta Rosa Bronze. As lendas são: A Mulher do Padre, As Joias da Sorte e Canção de Ninar, duas dessas lendas eu não conhecia e achei mega interessantes.

Os direitos dessa história foram vendidos para a Parakino Filmes, que realizará uma adaptação do livro para o cinema. Mal posso esperar para assistir, minha imaginação foi longe durante a leitura, vai ser legal ver tudo isso na telona!

Essa leitura foi uma cortesia do Grupo Pensamento.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

18 comentários

  1. O livro parece ser uma ótima aventura, acho que a minha irmã mais nova iria adorar e até se ver em certos personagens. Apesar de não ter me interessado muito, A Odisseia de Tibor Lobato parece uma aventura divertida para os fãs do gênero.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina, que bom que gostou. Fico feliz! Veja só o trailer do livro: https://www.youtube.com/watch?v=hBHRUdtYm1M

      Um beijão
      Gustavo Rosseb

      Excluir
  2. Oi Samantha..
    Acho que nunca li um livro que misturasse o folclore na história, mas gostei de saber.
    Lógico que curto muito um livro com boas aventuras e isso que mais me chamou atenção no livro.
    Nem sabia que a história iria para as telas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia. Fico feliz demais com sua curiosidade! Espero que goste do livro. Veja só o trailer do livro: https://www.youtube.com/watch?v=hBHRUdtYm1M

      Um beijão
      Gustavo Rosseb

      Excluir
  3. Olá!
    Nossa eu fiquei com uma vontade de ler o livro...e olha q. lendo a sinopse não me chamou muito a minha atenção...
    Mas pela sua resenha deu para perceber que tem muitas aventuras dentro do Folclore que anda meio esquecido no meio das crianças, achei super interessante!
    E que legal que vai para o Cinema...
    Parabéns pela resenha!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, que bom que ficou curiosa! Quero uma critica depois, hehehe. Veja só o trailer do livro: https://www.youtube.com/watch?v=hBHRUdtYm1M

      Um beijão
      Gustavo Rosseb

      Excluir
  4. Nossa, folclore brasileiro, aventuras, lendas, perigos e perguntas a serem respondidas, esse livro parece ser super interessante, fiquei doida pra ler e gostei muito de saber que vai ter adaptação do livro para o cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena, que bom que gostou. Fico muitíssimo feliz, viu! Veja só o trailer do livro: https://www.youtube.com/watch?v=hBHRUdtYm1M

      Um beijão
      Gustavo Rosseb

      Excluir
    2. Gostei muito desse book trailer, ficou show!

      Excluir
  5. Sam faz tempo que quero ler um juvenil, depois de tantos elogios ja tenho minha escolha certa
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não é o meu tipo de livro, então não me chamou muita a atenção.
    Mas parebenizo pela resenha, ficou bstanre fácil de ler e completa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sam!
    O melhor dos livros infantos juvenis é justamente isso: muita aventura!
    O livro deve ser maravilhoso contando sobre o folclore, adorei!
    E sabendo agora que vai virar filme, ainda melhor!!
    “O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sa! Eu adoraria ler este livro por conta desta abordagem folclórica, só li algo assim quando criança, e seria um ótimo retorno. Sério que vai ter adaptação? Acho que vai ser excelente para a garotada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Uau! Hoje o dia é de descobertas pessoal! Adorei a ideia desse livro, uma aventura dentro do Folclore brasileiro, com direito a homenagem a Monteiro Lobato logo de cara. Achei demais essa ideia, que bom que vai para o cinema, o Brasil precisa disso!

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi, Samantha!

    Adoro infantojuvenis, especialmente quando envolvem magia e/ou lendas, e este parece ser muito bom. Fiquei curiosa para saber qual é a história sobre o lugar onde eles moram e o mistério que envolve a bisavó dos irmãos.
    Que bacana, gostei de saber que será adaptado.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu realmente gosto de livros com um ar de antigo, e confesso que esse é o primeiro livro que vejo que fala de folclore brasileiro. Adorei a temática, explorando as lendas do Brasi

    ResponderExcluir
  12. Quando vi a capa desse livro a primeira vez quando foi lançado, já tinha achado a proposta interessante :) tão acostumados estamos em ler livros de escritores estrangeiros que as vezes esquecemos como temos uma cultura rica ^^ gostaria de ler porque eu nunquinha li um romance com folclore brasileiro no meio.

    =*

    ResponderExcluir
  13. Nossa adorei a história do livro, que fala do folclore brasileiro. Ultimamente estou adorando os livros de autores brasileiros. E esse livro me fez lembram da época do colégio que ia para biblioteca ler livros assim.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!