[Resenha] República de Ladrões

República de Ladrões - Scott Lynch

República de Ladrões - Scott Lynch
Série Nobres Vigaristas - Livro 03
Sinopse - Editora Arqueiro - 2015 - 544 páginas


Scott Lynch mais uma vez se supera neste terceiro volume da serie Nobres Vigaristas, ao nos inserir em um cenário de corrupção e manipulação política, onde duas facções disputam o poder sem qualquer escrúpulo, o dinheiro vai correr solto e os nobres vigaristas ficarão encarregados do trabalho sujo, portanto em República de Ladrões temos uma nuance hilária do uso das “verbas” eleitorais para fins escusos.

Mantendo seu sensacional estilo Lynch não nos dá folego, exige todas nossas sinapses entrelaçando: interlúdios da juventude do bando, na cidade de Espara, quando se especializaram na arte de atuar; interseções dos arquimagos de Kartane; reminiscencias de Locke e Sabeta; ao mesmo tempo que trata das mil e uma falcatruas necessárias para se ganhar desonestamente uma eleição. Ou seja, aventuras insanas, muita adrenalina, extrema ação e finalizações de capítulos inquietantes.

A narração em 3ª pessoa desta vez confronta o luxo de Kartane versus a precariedade de Espara, nos colocando a par da evolução do status dos nobres vigaristas, os diálogos entretanto, continuam afiados, pimentados e... claro, sem classe nenhuma. Ra! 

A ambientação bifurca-se entre uma Kartane vitoriana, gentilmente mapeada na abertura do tomo (ehhhhh!) e Espara, uma cidade rural e feudal, onde Locke, Jean, Sabeta, Calo e Galdo iniciam-se como atores profissionais e envolvem-se em uma situação limite bizarra e mortal no que tange à estreia da peça teatral República de Ladrões, ocasião em que firma-se a liderança de Lamora

“ - Escute! Tudo se foi! Mas os momentos que passei com você, quer você soubesse que eu estava lá ou não, esses ainda estão comigo, queimando como carvões em brasa. Eu posso tocar neles e sentir o calor.”

Sabeta é o ponto vulnerável de Lamora, e sua rival no jogo, assim temos uma versão apaixonada de Lamora ainda mais inconsequente do que a que conhecemos [como se isso fosse possível] hahaha! Sabeta é ardilosa, arrojada, dissimulada, cruel, entretanto também tem uma vulnerabilidade: Locke Lamora... 

“Maldita confusão idiota! Seu coração estava aberto de novo feito uma ferida antiga, mas o que viria depois? O que os Magos-Servidores pretendiam que acontecesse com aquele homem que ela amava?”

Temperamentos explosivos unem e separam os antigos amantes, mal entendidos, rivalidades pelo domínio, e como se isso já não bastasse, nos capítulos finais uma nova revelação sobre as origens de Lamora coloca Sabeta e leitores de cabelo em pé... OMG!

Agora um aparte: geeeeente, o Jean é o melhor amigo do mundo, pois haja saco pra aguentar os surtos Lamorianos hehehehe!

Voltando ao final OMG! Que reviravolta geniallllllllllll, imprevisível, arrebatadora, inquietante, tem a ver com o Falcoeiro e nos abre uma brecha para o próximo volume, O Espinho de Emberlane, que já nos deixa arrepiados só de pensar que... vai ser ANIMAL!

Assim como diz Sabeta: “ pelos Deuses, a companhia de Locke era mais viciante que nunca...”

Perfeitíssimo!

Série Nobres Vigaristas



1) The Lies of Locke Lamora (2006) - As Mentiras de Locke Lamora (2014)
2) Red Seas Under Red Skies (2007) - Mares de Sangue (2014)
3) The Republic of Thieves (2013) - República de Ladrões (2015)
4) The Thorn of Emberlain (set/2015) - O Espinho de Emberlane (sem previsão)

Gentleman Bastard series - Goodreads

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! By.:.

17 comentários

  1. Ainda não comecei a ler a série, mas fiquei bem curiosa com a sua resenha, pois parece que emoção não falta. Darei uma conferida nas resenhas dos volumes anteriores e caso eu goste, darei uma chance a Nobres Vigaristas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. OI Rosem
    Nossa, a capa desse terceiro livro ficou muito da hora rs
    A resenha ficou meio confusa para mim, acho que porque não li os outros livro, mas quero muito ainda ler essa série. Bom mas o final parece ter sido incrível.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a série até agora, mas as capas me chamaram bastante atenção. Irei pesquisar mais sobre os primeiros volumes também. :)

    Beijo!
    www.carolinewsilva.com

    ResponderExcluir
  4. oi flor, o livro com certeza é um dos maiores sucessos da editora, a premissa cativou todos os tipos de leitores!
    uma verdadeira fórmula de sucesso
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a série, nunca li. Gosto muito das suas resenhas, traz sempre coisas boas. Mas não é o tipo de livro que me interessa, não sei se colocaria aqui na lista de leitura.
    Beijos, http://bhulago.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum livro dessa série, parece ser ótima, bem eletrizante, curto muito história com fantasia e aventura.

    ResponderExcluir
  7. Gente, como eu não conhecia essa série? Nossa, adoro esse tipo de série com aventura e ação, que não nos deixa respirar e pensar apenas caminhar com os personagens descobrindo e vivendo a aventura!

    Foi para a lista!!!

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Achei este livro da série o menos bom dos três até agora, porém, o final é o melhor de todos em minha opinião.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Meu deus! Por que eu não li essa série? A resenha está maravilhosa e só de lê-la já quero essa beleza na minha estante em 3, 2, 1...

    Aguardo sua visita :)
    http://porredelivros.blogspot.com/2015/07/eu-estive-aqui-da-gayle-forman.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ainda não li nenhum livro dessa série...
    As capas são lindas né? Super chamativas...diria até provocativas, kkkk
    E pela sua resenha é interessante a história, apesar de não curtir muito qdo o assunto é política...mas me arriscaria sim a ler...acredito que eu venha a gostar.
    Linda semana para vcs
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  11. Ai Rosem!
    Estou aqui bem frustrrada porque não li nenhum dos livros anteriores e fiquei 'boiando' com a resenha...
    Mudanças, amigos, reviravoltas...
    Vou ver se consigo ir em busca da série para poder ler.
    Feliz dia do amigo!
    “O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  12. O livro é cheio de reviravoltas críveis e que você nunca pensaria bem ao estilo do Lynch, e também tem o clássico capítulo presente e próximo capítulo no passado o que termina te deixando curiosa ao término de cada capítulo (assim vemos mais de Calo e Galdo que apareceram pouco)

    ResponderExcluir
  13. vai ser bom sair um pouco deste mundo de realidade cruel e curtir um belo livro.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia essa série ainda, quer dizer, já até havia lido a resenha deste livro mas não dos outros primeiros. Parece uma boa história mas fiquei meio confusa. No entanto essa capa (linda) me remeteu ao filme "de olhos bem fechados" :O

    =*

    ResponderExcluir
  15. Vou confessar que essa capa ficou PERFEITA , e pela resenha ja vi que tem muito a me esperar quando eu ler esse livro !

    ResponderExcluir
  16. oiii
    Ainda não li nenhum livro desta série. Adorei a capa deste livro me chamou bastante atenção, mais eu acho que não ia gostar desta história.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!