[Resenha] Três semanas com meu irmão

Três semanas com meu irmão - Nicholas Sparks

Três semanas com meu irmão - Nicholas Sparks e Micah Sparks
Sinopse - Editora Arqueiro - 2015 - 320 páginas


Em Três semanas com meu irmão, acompanhamos os irmãos Nicholas Sparks e Micah Sparks durante uma viagem que eles fizeram ao redor do mundo em 2003, ao mesmo tempo em que conhecemos um pouco da história de sua família. Eu não costumo ler biografias, mas tendo em vista que Nicholas Sparks é um dos meus autores preferidos e que sua narrativa nunca me decepcionou, decidi embarcar nessa viagem.

Neste livro, Nicholas alterna entre narrar o que estava acontecendo naquele ano (como surgiu a ideia da viagem, o convite ao irmão, os preparativos e posteriormente, a viagem em si), com relatos que revelam sua trajetória pessoal e de seus irmãos Micah e Dana, desde a infância até a vida adulta, cobrindo os principais acontecimentos que contribuíram para a formação moral, psicológica e afetiva de cada um deles.

Todo capítulo inicia-se no passado recente, para depois escorregar suavemente à lembranças mais remotas, como se estivéssemos acessando as memórias antigas do Nick junto com ele. Os capítulos não são muito longos e possuem a quantidade perfeita de páginas, permitindo que a leitura flua de forma agradável. Quando a viagem começa, em todo início de capítulo há uma foto dos irmãos, tirada no local que estão visitando, acompanhada da legenda que contém a data da visita, o local visitado e o país ao qual pertence. Além dessas fotos que simbolizam cada ponto da viagem, durante todo o livro são mostradas fotos da família Sparks em momentos descontraídos ao longo dos anos.

O roteiro da viagem é um espetáculo à parte, a expedição que os irmãos participaram visitou as ruínas maias na Guatemala, as ruínas incas no Peru, a Ilha de Páscoa, as Ilhas Cook, Uluru na Austrália, o Museu do Genocídio no Camboja, o Taj Mahal na Índia, dentre outros pontos turísticos, tudo isso num intervalo de apenas três semanas! Em cada parada, que dura geralmente um ou dois dias, Sparks fala um pouquinho sobre o lugar visitado (como se fosse o nosso guia turístico), para logo em seguida Micah lançar mão de uma piadinha ou chamar a atenção para algo menos edificante, um detalhe engraçado ou curioso, que somente um turista travesso como ele poderia observar. O Micah é uma "figuraça", um cara super carismático, que dá um colorido especial à nossa leitura.

A sensibilidade presente em todas as histórias do Nicholas Sparks não poderia deixar de estar presente em sua própria história. O livro é encantador em sua simplicidade. Podemos perceber como a infância dos irmãos Sparks foi rica em aprendizados, convivência fraternal e absorção de valores positivos, ainda que materialmente possa ter lhes faltado algo. Senti muita admiração pela mãe dos três, sua coragem, força e dignidade são inabaláveis, mesmo que o método de criação utilizado por ela seja, por vezes, inusitado.

Durante a leitura, conhecemos também os momentos tristes da história dessa família, que não foram poucos. Por isso, a viagem de três semanas serviu principalmente como uma possibilidade de reflexão, cura e fortificação para Nick e Micah. O amor entre os dois é absolutamente lindo, fico grata por eles o terem compartilhado conosco e muito feliz por ter lido esse livro.

É possível perceber que vários elementos dramáticos utilizados pelo autor em seus romances provém de experiências e sentimentos que estiveram presentes em sua vida, tendo sido vivenciados por ele ou por algum ente querido. Entendi porque ele coloca tanto amor, dor, verdade e esperança em suas palavras, e talvez seja por isso que seus livros sempre me tocam de uma maneira especial.

"Este livro fala sobre fraternidade.
É a história de dois irmãos, e a história de nossa família. Tem tragédia e alegria, esperança e amparo. É a história de como eu e Micah amadurecemos, mudamos e escolhemos caminhos diferentes na vida, mas, de alguma forma, acabamos ficando ainda mais próximos.
É, em outras palavras, a história de duas viagens: uma, que nos levou para lugares exóticos ao redor do mundo, e a outra, a viagem de uma vida inteira, que nos tornou melhores amigos."

Recomendo Três semanas com meu irmão não só para os fãs do autor, mas para todos aqueles que gostam de histórias que falam sobre amor, família, amizade, fé e superação.

Livros do Nicholas Sparks resenhados no blog:



Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

20 comentários

  1. Gente, nem sabia que este livro era uma espécie de biografia. E na verdade acho que é a primeira resenha que vejo dele.
    Ah adoro o autor também, e imagino que toda sua sensibilidade deve estar mais do que presente na história. Fiquei curiosa pra conhecer ele um pouco melhor e seu irmão é claro.
    Adorei a resenha, me convenceu mais ainda a ler a obra.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Leticia, porque a leitura é ótima. Beijos!!

      Excluir
  2. Olá
    eu fiquei muito surpreso quando vi o lançamento do Nicholas, sem duvidas esse foi o único livro do autor que me deixou muito curioso desde o seu lançamento ate agora quando leio as resenhas, espero poder compra-lo e curti a leitura ao máximo
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e depois me diga a sua opinião :)
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Não fazia ideia de que é uma biografia e apesar de ser um gênero que pouco leio, o livro parece ser encantador e emocionante.
    Conseguiu despertar a minha curiosidade, quero conhecer melhor esses dois irmãos e ver como as experiências de vida de Nicholas o moldaram como escritor.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que curta tanto quanto eu, abraços flor!!

      Excluir
  4. Olá!
    Boa tarde Elis!
    Eu tbém não curto mto biografias, kkkkk, mas como vc sou Fã do Nicholas Sparks, e todos os livros que eu li dele, eu adorei...com certeza vou gostar dele tbém.
    Gostei da sua resenha, e pelo que percebi, a Biografia ele fez de um jeito que se tornou uma história super envolvente...adorei!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!!
      Sim, o livro foi escrito de maneira bem envolvente, de forma que às vezes a gente até se esquece de que os "personagens" são pessoas reais :)
      Beijos!!

      Excluir
  5. oi Elis, também li recentemente e tenho a resenha programada para esses dias :) estive bastante comovida esses dias com o enredo, não só por ser uma biografia, mas por aproximar o Nicholas homem do seu leitor
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila!
      Conhecer as qualidades, os defeitos, os sonhos e os medos dos nossos artistas preferidos realmente nos torna mais próximos a eles. Bjs!

      Excluir
  6. Estou doida pra ler esse livro, adoro os livros do Nicholas Sparks e gosto muito de biografia, essa a primeira resenha que leio dele e me deixou ainda mais ansiosa em conferi essa história sobre a vida desse autor maravilhoso.

    ResponderExcluir
  7. Uuh, nunca sabia que existia esse livro. Deve ser bem legal, já que ele é um dos meus autores favoritos. Acho que ele escreve super bem, e contar sobre ele e sua familia deve ser fantástico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nesse livro o mais especial é que ele volta no tempo ao apreciar cada paisagem diferente em cada dia e conta várias situações de sua própria vida desde a infância até os dias presentes.
    Em cada relato do passado as sua palavras fazem-nos conhecer o verdadeiro homem por de trás do escritor de tantos sucessos, podemos vê-lo também como pessoa,ou talvez como um de seus próprios personagens e é isso que torna esse livro especial.

    ResponderExcluir
  9. Oi Elis.

    Olha, eu tenho "O Melhor de Mim", mas infelizmente não fiz sua leitura, porém, isso não muda o carinho que adquiri do autor, toda vez escuto o nome dele eu sinto uma paz e já decidir obter todos seus livros quando for possível.
    A respeito desse livro, devo confessar que não havia me tocado que o livro falava sobre o Nicholas e seu irmão, fiquei feliz em saber; não preciso nem dizer que terei um exemplar em minha estante kk

    Bjssss

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do Sparks mas o que achei legal desses livro nem foi tanto a história dele e do irmão (é legal e tudo mas...) a narração dos lugares por onde eles passaram, acho que isso sim me prenderia (ilha de páscoa ♥).

    =*

    ResponderExcluir
  11. Elis!
    Gosto muito de biografias e se são das pessoas que admiro, como é o caso do Nicholas, é ainda melhor poder conhecer um pouco mais sobre a vida ao lado da esposa e filhos.
    Imagino o quanto de coisas aconteceram na vida dele, os dramas, porque daí, sabemos de onde vem toda inspiração dele.
    Ansiosa pela leitura.
    “Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  12. Ameii, Muito bom, com certeza vou procurar ler ele, parece ótimo !

    ResponderExcluir
  13. Nossa eu amo Nicholas Sparks , e agora eu não sabia que ele tinha essa biografia ! Vou ler, e sei que vou amar !!

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho visto este livro em vários blogs, mais eu não sabia que era uma biografia dele. Eu adoro os livros de Nicholas Sparks, eu sempre acabo chorando no final :)

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!