[Resenha] Uma curva no tempo

Uma curva no tempo - Dani Atkins

Uma curva no tempo - Dani Atkins
Sinopse - Editora Arqueiro - 2015 - 256 páginas


Uma curva no tempo é uma história relativamente curta, muito bem escrita e que tocou meu coração. Quase tudo o que acontece do capítulo dois em diante pode ser considerado como spoiler, então essa resenha será bem sucinta para não estragar as surpresas que a leitura proporciona, ok?!?

A protagonista da história é Rachel Wiltshire, uma jovem de dezoito anos que tem um grupo de amigos muito unido. O ano é 2008, o verão terminou e todos estão prestes a viajar, cada qual rumo a uma faculdade diferente. Eles combinam sua despedida num restaurante da cidade, mas acontece uma tragédia durante o jantar, que tira a vida de um deles e abala todos os outros para sempre.

A história avança para 2013, com Rachel morando em Londres, deprimida e ainda sofrendo as sequelas físicas e emocionais do acidente. Ela não retorna à cidade natal desde então, mas sua amiga Sarah a convida para o seu casamento e a viagem à Great Bishopsford se torna inevitável. Porém, durante a visita, a sobrecarga emocional a qual é exposta, aliada às fortes dores de cabeça que já vinha sentindo, fazem com que ela sofra um desmaio.

Rachel acorda no hospital, ainda em 2013, mas a realidade à sua volta mudou. Tudo o que ela acredita ter ocorrido durante os últimos cinco anos, de acordo com todos não aconteceu, e tudo o que os outros dizem ser verdade, são coisas das quais ela não se lembra. Ela é diagnosticada com amnésia (diagnóstico do qual discorda totalmente), tem alta do hospital e é encaminhada a uma consulta com um especialista.

Enquanto Rachel (com a ajuda de uma pessoa muito querida) busca respostas sobre os acontecimentos dos últimos 5 anos de sua vida (tanto os que apenas ela se lembra, quanto os que são verdade para todos ao seu redor), formulamos nossas próprias teorias sobre o que pode ter acontecido com ela: viagem no tempo? dissociação psicológica? desdobramento da realidade? dimensões paralelas? sonho psíquico?

Mas, independentemente da justificativa que nos será dada pela autora à respeito do que aconteceu com Rachel, é fascinante acompanhar sua jornada e torcer para que ela encontre a felicidade no PRESENTE. Mesmo que seu passado verdadeiro seja o "A" ou o "B", o que importa é como ela está sentindo-se AGORA e o que irá fazer à respeito disso.

Quando uma história nos envolve e gera empatia, é fácil desejar que seu protagonista faça a coisa certa, enxergue os fatos sob um novo prisma, valorize o que há de bom em sua vida, rompa com o não lhe serve mais, grite, ame, arrisque-se! Mas será que é assim que conduzimos nossas próprias vidas? Só essa reflexão já valeu totalmente a leitura!

Uma curva no tempo é aquele tipo de história que, quando você descobre o segredo por trás do enredo, imediatamente sente vontade de retomar algumas cenas (ou mesmo todas elas) de posse dessa nova verdade. Li o livro inteiro num dia só e não pude largá-lo enquanto não cheguei ao final. O desfecho nos oferece doses de doçura, tristeza, alegria, entendimento, lirismo e até mesmo conforto. Mas a interpretação pode ser diferente de um leitor para o outro, pois vai depender do que cada um está disposto a entender, aceitar ou acreditar. 

Amei e recomendo passionalmente!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

27 comentários

  1. Quanta loucura na vida dessa mulher hein ?!
    Acho que da ate angustia só de ler kkkk
    Mas parece assim, super interessante. Já que é uma história diferente, pelo menos pra mim, que nunca li nada parecido. Me lembra um filme que já assisti.
    Beijos .

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa Elis...pensa numa pessoa ansiosa para ler um livro?!?! hehehehe
    Adorei a sua resenha...e quero ler...quero ver como vou interpretar e senti essa história...pois com certeza deve mexer com o nosso eu interior!
    Parabéns pela resenha!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, quando ler me conta o que achou!!
      Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

      Excluir
  3. Desde que o lançamento desse livro foi divulgado estou ansiosa por ele e sua resenha apenas aumentou essa curiosidade de ver essa história de perto.
    Tanto as reflexões que ele traz quanto ao que ocorreu realmente com Rachel levam a imaginação de quem não leu a mil!
    Adorei a resenha ^^
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Elis, estou acompanhando este livro pelas resenhas e tenho ficado cada dia maisinteressada nele. Que bom que gostou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com esse livro aqui pra ler.... fiquei curiosa desde que li uma resenha da Thaila sobre ele. Vou ver se começo ainda essa semana, ele até que é bem pequeno, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  6. que diva eu sendo citada nesse blog maravilindo! Amei Su! obrigada por lembrar me mim :)
    então, Elis, eu ja li faz tempinho, mas a história é tão contagiante que ta na minha cabeça ainda! um enredo trabalhado em minúcias que faz vc perceber que o final feliz nem sempre é real
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou doida pra ler esse livro desde a primeira vez que bati o olho nessa belíssima capa e li a sinopse, agora depois de ler essa resenha fiquei mega ansiosa pra conferi isso tudo, que história que drama, preciso desse livro pra ontem.

    ResponderExcluir
  8. Oi Elis..
    Até o momento não vi ninguém que não tenha gostado do livro. Imagina se não estou louca para ler. Adoro leituras assim em que tiramos algo de bom para nós, e que nos emociona.
    Claro que todo leitor interpreta de um jeito, como você citou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A capa já tinha me deixado louca de curiosidade, tem uma menina em cima e dois embaixo, já é uma pista para a estória do livro com certeza.
    Ao ler a sinopse gostei da ideia de voltar no tempo e aparentemente ter tudo consertado e tal, afinal quem não gostaria de ter uma segunda chance na vida ne?!
    Eu quero ler muito o livro, pq já tinha me encantando, mas sei que muita gente não amou essa protagonista, a Rachel. Reclama demais ao invés de aproveitar a vida que o amigo deu para salvar a dela... aiai...
    Bom, ainda quero muito ler, melhor eu ter a minha opinião ne?!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Além da capa LINDA, a estória parece ser linda. Não sabia que o livro era tão complexo assim. Adorei de verdade a resenha e mal posso esperar para poder ler esse livro!

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Elis, querida, adoro histórias assim. Gosto de ficar tentando imaginar qual as prespostas que a autora dará, que caminhos a personagem trilhará para resolver suas questões. O final deve ser coerente, não necessariamente o que eu prefira, mas que seja compatível com a trama até então. Fiquei tentada a ler, obrigada pela sugestão.

    Beijo!

    Minha nova resenha: As Pontes de Madison:
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu já queria ler esse livro por causa da capa. Agora lendo a resenha , quero mais ainda.
    Fiquei curiosa sobre o que acontece..ela perde a memória msm..ou é mais uma loucura..ui....

    Preciso desse livro pra ontem.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Elis!

    Também amei e me emocionei lendo "Uma Curva no Tempo". É uma história adorável e tocante, pensei em várias alternativas, mas, mesmo assim, o final me surpreendeu.
    Adorei a resenha.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Elis!
    Ei também gostei de Uma Curva no Tempo, mas esperava mais do livro,principalmente do romance entre eles. O final foi bacana, mas eu já desconfiava que seria assim.

    B-jusss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não supriu suas expectativas, mas às vezes acontece! Já eu me surpreendi no final. Beijos!

      Excluir
  15. adorei esse livro,mt emocao...e pra quem nao leu..eu super indico....

    ResponderExcluir
  16. Elis!
    Gostei demais do enredo, adoro os livros que abordam esse tema de desdobramento do tempo ou que seja dissociação psicológica, de qualquer forma nos causa questionamentos e adoro!
    Sem contar que tem aí um triângulo amoroso que incrementa mais a história.
    “Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”(Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  17. Elis!
    Depois de ler sua resenha sobre A Curva no Tempo não vou esperar para iniciar essa leitura e saber qual vai ser a minha reação. A história pelo que relatou é bem envolvente.
    Adorei sua resenha!
    Beijos

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim amiga, depois vou querer saber sua opinião!
      Beijos :)

      Excluir
  18. Ola Elis!

    Muito boa a resenha!!!!

    Nossa, que legal essa história. 5 anos perdidos\modificados\inventados ... me deixa muito curioso para saber o que realmente aconteceu. Parece ser um livro que você não consegue parar de ler =)

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Acho que esse é um dos lançamentos da arqueiro que eu tô mais afim de ler! Adorei essa capa desde a primeira vez que vi e essa história envolvendo voltar no tempo e consertar as coisas me interessa muito. Eu estou muito curiosa pra saber o que acontece mas estou com uma impressão boa porque a sua resenha deve ser bem a milésima que leio e também deu um joinha pro livro *risos*

    =*

    ResponderExcluir
  20. Aiii a, mas depois dessa resenha vou comprar este livro a estória parece ser linda ! E não vamos nem comentar sobre essa capa né ?? A capa é linda !!

    ResponderExcluir
  21. Oi Elis.
    Cada resenha lida, só me faz apaixonar ainda mais por este livro. Acredito que possa ser até um pouco angustiante essa não descoberta de Rachel, essa definição deve deixar os leitores meios aflitos para descobrir o que realmente é verdade. Ele já está em minha lista; louca para ler.

    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Tenho visto este livro em várias resenhas, e cada vez que vejo aumenta a minha vontade de ler ele, Ficando curiosa para saber o que aconteceu de fato com a personagem do livro.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!