[Resenha] Saúde Integral com Medicina Ayurvédica

Saúde Integral com Medicina Ayurvédica - Frank John Ninivaggi

Saúde Integral com Medicina Ayurvédica - Frank John Ninivaggi
Sinopse - Editora Pensamento - 2015 - 408 páginas


Desde os conhecimentos milenares dos vedas até a dieta equilibrada por cores e sabores, a cultura ayurveda desdobra-se em consciência plena, e neste sentido, o magnífico Dr. Ninivaggi nos guia a uma jornada, não apenas entre dois mundos [oriental e ocidental], mas a um novo modo de “ver” a vida, esse novo olhar nos fornece subsídios para trilhar o caminho do meio e conquistar uma vida saudável sob todos os aspectos: Físico, mental e espiritual.

“O foco do ayurveda, na verdade, é a pessoa como um todo – corpo físico, mente e consciência.”         

O brilhante autor é médico especialista em psiquiatria e neurologia e professor da Universidade de Yale. Considerado um dos mais proeminentes estudiosos de medicina ayurvédica no ocidente, nos presenteou com obra ímpar que alinha a fisiologia ocidental, a medicina ayurvédica e a neurociência de modo simples e prático.

Dividida em 12 capítulos, a obra foi escrita tanto para ser um livro didático, bem como um manual de autoajuda, que estabelece diretrizes para uma dieta que realinha biopsicoespiritualmente o leitor/praticante, por meio de seu tipo físico/bioenergético nomeado Dosha.

“A natureza do dosha é a de uma força que reside no limiar entre a matéria e a energia.”

A cultura  Ayurveda, portanto, reconhece o indivíduo por meio dos “humores” de seus três Doshas biológicos: Vata [ar], Pitta [fogo] e Kapha [água] em relação dos cinco elementos do padrão bioenergético [o éter, o ar, o fogo, o ar, e a terra], e das trinas forças universais de energia, é fascinante a quantidade de conhecimento contida em um só volume, obra de mestre.

Aspectos teóricos e comparativos entre a fisiologia, digestão, e nutrição no oriente e no ocidente, nos advertem de modo esclarecedor como as toxinas podem comprometer órgãos, tecidos ou pior todo o sistema, e como isso gera o processo de doença pela irritabilidade de determinado dosha por fatores como: a alimentação, idade, estação do ano, comportamento e estilo de vida, ou mesmo por fatores psicológicos.

A nutrição e dieta ayurvédica tem como princípio que a natureza do sabor divide-se em seis: doce, salgado, ácido, amargo, picante e adstringente e serão seus efeitos sobre os Doshas o elo para criação das dietas para o equilíbrio, ativação ou desintoxicação dos mesmos, esse conteúdo relaciona as cores dos alimentos, ervas, condimentos na reabilitação de órgãos e tecidos. [tudo explicadinho no livro, cada sabor, dosha e grupo de alimentos... sensacional!]

“Os alimentos brancos nutrem os pulmões e o cólon.
Os alimentos pretos e azuis-escuros nutrem os rins.
Os alimentos verdes nutrem o fígado e a vesícula biliar.
Os alimentos de cor amarela e laranja nutrem o estômago, o baço e o pâncreas.
Os alimentos vermelhos nutrem o coração e intestino delgado.”

Deste modo, esse guia completíssimo de conhecimentos milenares decerto encantará os amantes do estilo de vida saudável, incluindo yôga e meditação como práticas integrativas da cultura ayurveda, ressalte-se ainda que inúmeras ervas e especiarias são indicadas para o reequilíbrio dos doshas, e facilmente o leitor pode identificar seus Doshas e programar sua própria dieta preventiva de equilíbrio energético, super fácil e genial.

A medicina ayurvédica surge como uma das grandes tendências internacionais de saúde preventiva.

Gratidão infinita ao Dr. Ninivaggi e a Editora Pensamento pela a rara oportunidade de termos em mãos, em formato de livro, conhecimentos milenares antes restritos apenas aos sábios do oriente.

Namastê!

Essa leitura foi uma cortesia do Grupo Pensamento.
Aguardamos seus comentários! By.:.

12 comentários

  1. com certeza nao leria esse livro, ja nao gosto mt e fiquei perdidinha na resenha sauhuash
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rosem!
    Gosto muito da cultura oriental e fico feliz em ver um livro tão instrutivo e importante para nossa saúde.
    Muito interesse tenho nessa leitura instrutiva e saudável.
    “A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Deve ser maravilhoso ! Alem de ser um tema bastante interessante, deve passar muita sabedoria também. Gostei e com certeza 3u o leria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosem...
    Eu até gosto de ler algo sobre a vida saudável, e quando tem algo oriental também no meio, mas acho que não leria este livro. Mas de qualquer forma é uma ótima dica para quem curte.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ser um livro que eu não costumo ler, esse livro aparenta ser ótimo para aprender mais sobre o assunto e adquirir mais sabedoria sobre o mesmo. Além disso, eu adoro tudo, não só livros, que envolvem cultura!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Confesso que desde que vi o lançamento desse livro, fiquei com vontade de ler...e lendo a sua resenha, vou adorar.
    Pois gosto muito quando envolve saúde e bem estar...
    Parece ser um ótimo guia, onde ele vai ensinando a conhecer o corpo e o que faz bem à ele...
    Ótima resenha!
    Lindo FDS!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  7. oi flor, parece ser um daqueles livros que abre a mente, gostei bastante da proposta, dá pra tirar ótimas lições
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fiquei doida por esse livro desde o seu lançamento, gosto muito de saber mais sobre a saúde preventiva e a a medicina ayurvédica é riquíssima, essa resenha me deixou ainda interessada em ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. A procura de uma vida alimentar e espiritual mais saudável hoje e muito importante em nossa sociedade devido a tantos alimentos industrializados e rotinas de trabalho tão exigente que te tira o tempo ate pra estar com a família pois este ritmo te exaure física ,emocional e espiritualmente e essa livro ao que me parece te ajuda há se reequilibrar seu organismo e seu mental e espiritual muito bom esse lançamento.

    ResponderExcluir
  10. Ola Rosem,

    Pela sua resenha o livro parecer ser muito bom, os orientais tem um ótimo estilo de vida e é muito bom esse livro ensinar um pouquinho para nós.

    Acho que na correria do dia a dia esse livro pode ser de grande ajuda para quem deseja melhorar um pouco sua saúde.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Amo as resenhas que voces fazem, são ótimas, e essa não foi diferente, ameii mesmo ^^

    ResponderExcluir
  12. Oi Rosem :)
    Não vou mentir, fiquei meio perdida na resenha e precisei ler mais de uma vez para tentar entender, rs. Bem diferente essa leitura não é?
    Não dá para negar que é uma leitura bem instrutiva, mas infelizmente não me chama a atenção. Creio que seria uma leitura encantadora para os estudantes de medicina/enfermagem!
    Beijos :*

    Blog:Passeando com os livros

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!