[Resenha] Tudo o que você precisa saber sobre mitologia

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia - Kathleen Sears

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia - Kathleen Sears
Sinopse - Editora Gente - 2015 - 256 páginas


Sou apaixonada pela história das civilizações antigas, seus costumes e crenças, gosto de entender como essas pessoas que viveram tanto tempo antes de nós enxergavam o mundo, e o que os levava a ver a vida daquela forma. Adoro a mitologia justamente por isso, são histórias criadas por pessoas comuns, numa tentativa de entender melhor esse mundo e a vida, todas são criativas e tentam explicar algo de nosso cotidiano. 

Por esse motivo, me interessei em ler “Tudo o que você precisa saber sobre mitologia” e gostei de perceber que o livro tem uma linguagem fácil e nenhuma enrolação, é muito claro e bem explicado, além de conter algumas ilustrações para ajudar na compreensão. Os capítulos são curtos e rápidos, é uma daquelas obras que você consegue ler nos intervalos do dia.

Durante a leitura, notamos as diversas influências da mitologia no nosso dia a dia, a maioria delas estão em palavras que utilizamos, desde o nome dos signos e seus símbolos até as constelações no céu, que tem tudo a ver com os mitos. A autora também indica alguns livros e filmes interessantes, para aprofundarmos melhor determinados temas dentro da cultura grega.

Os gregos criaram seus deuses à sua imagem, ou seja, eles erravam, traíam e tinham os mesmos sentimentos dos humanos, isso pode ser bem observado, pois cada deus tem sua característica marcante: Hera é invejosa, Hades é antissocial, Afrodite é apaixonada, Zeus é sedutor (e traidor), Hermes é brincalhão, etc..., o livro aborda bastante seus defeitos e qualidades, apresentando-os muito bem ao leitor.

Um fato interessante é que cada um dos deuses mais importantes recebeu um capítulo só para si. A autora preferiu dar ênfase nos seus relacionamentos e filhos, mas também contou algumas histórias sobre problemas que os deuses enfrentaram. Os semideuses mais conhecidos também ganharam espaço na obra, como Perseu, Teseu, Jasão, Odisseu, Aquiles, Agamenon, etc, e não podemos nos esquecer dos monstros e de suas descrições que me dão arrepio só de lembrar, os heróis das histórias tiveram muito trabalho!

Minha parte preferida do livro foram os três capítulos que falam sobre a Guerra de Troia, pois sempre tive curiosidade de saber mais à respeito desse conflito. O livro trouxe informações sobre as origens da guerra, os principais heróis que participaram dela, quem eles mataram ou quem os matou, assim como a queda de Troia.

A mitologia romana foi pouco abordada, os únicos capítulos relacionados a ela foram “Eneias: O Herói Troiano”, “Rômulo e Remo” e “Os Reis Romanos”. Essa falta de aprofundamento se deve ao fato de que a maior parte da cultura romana foi “roubada” dos gregos, eles apenas modificaram os nomes dos deuses e heróis. O livro apresenta uma tabela de comparação de nomes gregos e romanos, o que ajuda bastante na hora de ler os mitos de Roma.

A leitura me agradou, foi rápida e tranquila, nem vi o tempo passar, aprendi coisas novas, conheci personagens diferentes e tirei algumas dúvidas que tinha. O livro não precisa ser lido por alguém que já tenha base no assunto, qualquer um que deseja conhecer sobre mitologia gostará da experiência.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Gente.
Aguardamos seus comentários! Beijos mitológicos...

10 comentários

  1. Oi Samantha...
    Mesmo diante dos elogios quanto ao desenvolvimento da obra, eu não sei se leria. Até gosto um pouco de mitologia, mas não muito. Quem sabe mais para frente eu me anime.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Preciso ler então esse livro, pois gosto muito de Mitologia! Acho incrivelmente Maravilhoso tudo...as histórias que envolvem, os conflitos enfim, tudo!
    Fiquei morrendo de vontade de ler!
    Parabéns pela resenha Samantha!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  3. gente adorei o livro, eu amo mitologia, principalmente a grega, e achei a ideia desse livro mt legal, com certeza irei comprar e ler! mitologia romana foi msm "roubada" da grega susahusahuash agr eu quero uma de mitologia egipcia, pq essa sim eh complicada!

    ResponderExcluir
  4. Estou doida pra ler esse livro, curto muito mitologia e essa resenha me deixou ainda mais interessada em conferi isso tudo que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro foi, simplesmente, criado para mim hahahha Eu AMO mitologia, principalmente grega, pois é a que eu tenho mais conhecimento, e vendo esse livro, fiquei bastante interessado! Vendo sua resenha, vi que o livro aborda de tudo um pouco, o que me fez querer mais ainda. Adorei o livro!

    ResponderExcluir
  6. oi flor, em algum momento todos nós temos um pouco de curiosidade sobre a mitologia, por muito tempo ela regeu a fé das pessoas, é sempre interessante estudar sobre
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sam!
    Também sou apaixonada por Mitologia, seja ela qual for, mas a GRega... é minha paixão absolluta.
    Fico bem feliz em saber que a linguagem é acessível a todos, quem sabe assim mais, pessoas possam se apaixonar pela mitologia.
    “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.”(Oliver Goldsmith)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha foi incrivel, mas não me chama muita atenção esse tipo de livro. Já li algumas coisas sobre, e ate trabalhos de escola ne, porem não gosto muito. Mas tenho colegas que ficariam encantados !
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Na verdade os romanos absolviam a cultura dos povos que dominavam, de TODOS eles, os africanos e asiáticos inclusive, acho que a cultura grega foi mais absolvida por já te sido espalhada por aquela área do Mar Mediterrâneo antes dos romanos por Alexandre, O Grande.

    A parte isso, acho massa mitologia grega, sai século entra século e essas narrativas continuam cativando os leitores, um exemplo da força e do encantamento gerado por aquele povo... é mágico, um dos assunto mais legais de abordar na sala de aula com certeza é Mitologia Grega e esse livro foi para a lista, nunca são demais os textos sobre mitologia.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Sou uma apaixonada por mitologia e fiquei muito interessada nesse livro, principalmente agora que li sua resenha.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!