[Resenha] O Resgate no Mar (Parte I)

O Resgate no Mar - Diana Gabaldon

O Resgate no Mar - Diana Gabaldon
Série Outlander - Livro 03 (Parte I)
Sinopse - SDE Brasil - 2015 - 592 páginas


O Resgate no Mar é o livro três da aclamada saga Outlander, e foi dividido em duas partes, nesta Parte I, Gabaldon desde o princípio já nos surpreende com uma variação narrativa, posto que nos tomos anteriores concentrava-se sob o ponto de vista de Claire Randall, e neste já principia sob o ponto de vista de Jamie Fraser nos escombros da Batalha de Culloden.

Entre a curiosidade e misteriosas deixas de capítulo a capítulo, alternaremos entre as épocas de 1746 e 1968, que referem-se aos vinte anos subsequentes à milagrosa sobrevivência de Jamie e a busca de Claire por vestígios históricos de que Jamie possa ter sobrevivido à batalha, auxiliada pelo agora historiador Roger Wakefield e sua filha Brianna.  

No que tange as aventuras de Jamie, é cativante a intensidade das reviravoltas que envolvem a vida do mais belo herói escocês de todos os tempos, desejado e cobiçado ele segue arrebatando corações não só de nobres mulheres, mas até de ilustres cavalheiros hahaha!

Claire, por outro lado, nos “confidencia” como enfrentou as responsabilidades de ser mãe, estudante de medicina em um mundo machista, e esposa de um renomado acadêmico. Aliás, o peso destas responsabilidades são relatadas de modo intimista como se fossem um preço a ser pago, tanto por seu sumiço de três anos como por ter retornado grávida de Brianna, mas principalmente por jamais ter esquecido Jamie Fraser, aquele que ela acredita ser verdadeiramente seu destino.

Com uma temática voltada aos efeitos do tempo sobre as pessoas - desde físicas, mas sobretudo as psicológicas diante das experiências vividas -, a autora ressalta o amor e de que forma esse sentimento resiste a essas transformações.

“Eu vira, ouvira e sentira o suficiente, durante as poucas horas da noite, para ter absoluta certeza de que o Jamie Fraser que eu conhecera ainda existia. Restava saber quantos outros homens ele poderia ser agora.”

Cenas quentes, diálogos divertidos, mistério, ação, aventura, personagens que são retomados anelando-se a trama de forma inteligente e perspicaz demonstram o brilhantismo de Gabaldon, que evolui tanto em sua escrita como no desenvolvimento de suas personagens, que a cada livro tornam-se mais apaixonantes.

Com um final a beira do caminho, mais de certa forma fechado, pois encerra mais uma das façanhas do clã “pirata” Fraser, cumprindo o primeiro turno do título “O Resgate no Mar”, só nos resta devorar a parte II do livro três, que promete emoções arrebatadoras.

“Eu me sentia como se estivesse rolando nas ondas de uma arrebentação, à mercê de forças muito mais poderosas do que eu.”

Irresistivelmente viciante...


Essa leitura foi uma cortesia da Saída de Emergência Brasil.
Aguardamos seus comentários! By.:.

11 comentários

  1. Só ouço coisas boas sobre os livros e a série de TV Outlander.
    Os livros eu fujo porque já tenho um monte de sagas pra terminar mas a série de TV quero muito ver.
    Apesar dos pesares, acho as capas lindas
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. OI Rosem
    Essa série tem tudo que eu gosto, e já está no terceiro livro e ainda nem li o primeiro (lágrimas).
    Gostaria de ver como foi trabalhado o amor na história. Adorei a resenha, preciso ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi Rosem, eu tenho vontade de ler os livros da série, só ta faltando coragem mesmo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2015/09/resenha-cinco-dias.html

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nem o primeiro livro dessa série, estou amando a série de TV, quero muito, só me falta dinheiro pra compra todos os livros.

    ResponderExcluir
  5. Uau que legal. Geralmente adoro as resenhas que você posta, são livros que eu não conheço e acabo gostando muito, como esse, por exemplo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Rosem!
    Tenho esse livro aqui para leitura, porém tenho de ler os anteriores para acompanhar toda história desde o começo.
    Fato é que me interesso muito pelos livros que falam de passagem no tempo.
    “Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Confesso que não me interessei muito...deve ser pq não li o primeiro e me senti um pouco perdida dentro da história!
    Mas como gosto de aventuras no mar...vou ler a resenha do primeiro e voltar aqui para ler novamente, kkkkk
    Lindo FDS!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosem.
    Esta serie Outlander me arrebatou desde o inicio; confesso que não tenho muito a descrever pelo simples e angustiante motivo de ainda não ter lido-a. Essa série fara parte da minha estante com certeza e para isso acontecer preciso que o ultimo livro saia o mais rápido possível; sou daquelas que só lê livros com mais de 1 após todos os volumes serem publicados; sendo assim minha ansiedade por eles acaba diminuindo, pois não fico roendo as unhas a fim de saber sua sequencia, eu realmente não consigo se não tiver completa.
    Aguardando ansiosamente o ultimo livro.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rosem. Esta série me interessa bastante, de inicio não dava nada por ela, mas logo depois vi que Outlander prometia, e muito. Confesso que li a resenha por partes para evitar me aprofundar já na terceira estória da série. Mas, o que me chamou bem a a tenção foi uma frase descritiva feita por você: "...diálogos divertidos, mistério, ação, aventura...".

    ResponderExcluir
  10. Estou muito interessada nessa série, pois a cada resenha que leio sobre um dos livros, mais e mais fico querendo muito ler.

    ResponderExcluir
  11. Gostei da personagem Claire, parece ser bem forte e decidida com muita influencia ao decorrer da série.
    bjos

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!