[Resenha] O Segredo dos Elfos

O Segredo dos Elfos - Paula Pagliarini

O Segredo dos Elfos - Paula Pagliarini
Sinopse - Talentos da Literatura Brasileira - 2015 - 264 páginas


Anabel é uma elfa guerreira de dezessete anos que mora em Alfheim. Ela sempre soube que seria uma guerreira, pois todos os elfos de olhos verdes são destinados a esse cargo, mas a jovem precisa passar por um teste pra descobrir em qual tropa do exército entrará, e caso saia-se mal se tornará apenas uma caçadora. O teste de Anabel consiste em ir até o território dos perigosos trolls e voltar com uma prova de que esteve lá.

Felizmente ela se dá bem e ao final do teste, ganha uma espada mágica da elfa Galadriel. É quando toma conhecimento de uma lenda/profecia que dizia que dois guerreiros corajosos empunhariam duas espadas mágicas e venceriam uma batalha usando todo o poder delas, mas depois morreriam quando a espada cobrasse seu preço.

Anabel volta para o reino e entra para a Tropa da Fênix (a dos melhores guerreiros). Aos poucos, todos reconhecem sua técnica e habilidade na luta e ela é enviada para um reino distante, sua missão é ajudar na guerra contra os trolls. Lá ela conhece Gabriel, um lindo elfo de olhos azuis e cabelos curtos (o que é raro entre essa raça) e o coração de Anabel entra em confusão...

“Você é livre Ana, para fazer suas escolhas, amar quem quiser, lutar pelo que quiser, até morrer pelo que quiser. Eu estou sempre preso, pelo que esperam e querem de mim.”

O Segredo dos Elfos se desenvolveu rápido demais em determinadas partes, Anabel fazia sempre as mesmas coisas no seu dia a dia, o que se tornou bem repetitivo para a história, assim como a excessiva descrição da forma como o Gabriel falava. Mas gostei das cenas de ação do livro, elas são muitas, porém foram bem diferenciadas umas das outras, o mesmo aconteceu com as lutas, para ser mais real o protagonista também deve errar e se machucar de vem em quando, a autora está de parabéns nesse quesito!

Esse livro foi mais focado no romance do que pensei, mas houve um equilíbrio do amor com as lutas, por isso a trama me agradou. No começo pode parecer que a história vai se desenvolver no meio de um "bolo" amoroso, mas não é bem isso, a vida amorosa de Anabel simplifica-se a partir da metade da leitura.

A trama é ambientada em diferentes lugares, o que me ajudou a conhecer o mundo de Anabel, pensei que ela ficaria só em Alfheim, mas me enganei, a cultura de todos os lugares por onde a elfa passa foi bem explorada, em alguns lugares existia uma espécia de ditadura, em outros os habitantes eram livres, em certos reinos a mulher cuidava só da casa, em outros podia lutar, gostei dessa diversidade!

Anabel já começou a história sendo madura e determinada, mas tudo pelo que passou e as coisas que viu com certeza a fizeram crescer, ela conheceu outros lugares, conheceu outras pessoas e questionou se aquilo que considerava como lar era mesmo o que queria para sua vida. Além de se apaixonar, é claro, isso muda qualquer pessoa!

A história teve um final legal, mas não foi o que eu esperava, mesmo assim a leitura foi satisfatória, me diverti bastante! A autora nos disse que pretende escrever mais um livro, vou esperar ansiosamente por essa continuação!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Século.
Aguardamos seus comentários! Beijos élficos…

10 comentários

  1. Não conhecia esse livros, sua resenha está muito boa, mas mesmo assim não me interessei muito pelo livro, pois a história não é de um estilo que me agrada muito e não me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Samantha. O livro O Segredo dos Elfos me interessa, justamente, por falar de elfos. Mas, fiquei um pouco perdido nesta estória de romance entre a Anabel e o Gabriel, achei desnecessário. Encantei-me com os diferentes mundos que nos são apresentados, mas o final mediano não me agradou.

    ResponderExcluir
  3. elfos são criaturas que não vejo muito em livros...
    é interessante ver uma nova forma de construir uma história, mas senti que o final não é de todo agrado
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, curto muito fantasia, essa resenha me deixou bastante interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  5. Hello!
    Tirando HP e Senhor dos Aneis, faz tempo que nao escuto falar em elfos viu?!
    Pelo que li na resenha, acho qu vou gostar da historia com guerreiros, um romance no meio e aventura.
    O Segredo dos Elfos me deixou curiosa para saber os rumos que os personagens vao tomar.
    Gostei da protagonista, forte e determinada, e ter esse equilibrio entre a ação e o romance foi bom tb.
    Uma pena que nao tenha sido oq esperava, mas ainda sim fiquei interessada para ler.
    Beijos elficos tb...hahaha

    https://fuxixiu.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já achei interessante o fato do livro ser sobre Elfos...
    E pela sua resenha o livro parece bem interessante...gosto qdo se tem algo de poder, que depende de algo para acontecer, revelar...hehehe
    Gostaria de ler o livro sim!
    Linda semana para vcs!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi, Samantha! Oi, Elis!

    Não conhecia este livro, mas gostei do tema. Adoro elfos e personagens fortes.
    Uma pena que certas passagens tenham sido rápidas, mas parece que a autora compensou em outros aspectos.
    Ótima resenha.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Sam, não conhecia o livro, e achei interessante o enredo, ainda mais por ser fantasia, gênero que tenho um imenso carinho. Acho que meus filhos vão gostar também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Samantha
    Eu fiquei com vontade de ler este livro quando vi, mas agora não sei mais. Pelas coisas que você falou o enredo parece bom, apesar das ressalvas do final. Vejo que ele divide muitas opiniões com o que já ouvi. Vou pensar ainda se leio.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Gostei da resenha! Achei diferente, pois não vejo muitos elfos em livros haha
    O enredo me pareceu interessante, e gostei de saber que tem uma pitada de romance, adoro romance! <3
    Beijo.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!