[Resenha] Supernova - O Encantador de Flechas

Supernova - O Encantador de Flechas - Renan Carvalho

Supernova - O Encantador de Flechas - Renan Carvalho
Série Supernova - Livro 01
Sinopse - Novo Conceito/Novas Páginas - 2015 - 440 páginas


Leran mora na cidade de Acigam que é guardada por muros desde que ele era pequeno. O governo monárquico absolutista caça praticantes da verdadeira ciência, chamada de magia, os poderosos querem que o povo seja ignorante quanto a existência de magia e a manipulação de elementos da natureza.

Os Silenciadores, como são chamados os soldados do governo que caçam os “magos”, são nulos em magia, mas contam com apetrechos capazes de impedir um mago de usar seus poderes. Com a morte de vários magos, os comerciantes da cidade (praticantes da ciência) começam a se rebelar, logo, todo o reino de Acigam está em guerra civil. Existem outros interesses por parte do governo no extermínio mágico, e os magos estão dispostos a descobrir quais são.

O avô de Leran é um mago, que de vez em quando ensina ao neto a arte de manipular elementos da natureza e outras energias, o garoto não faz muito progresso, mas mostra que tem boa habilidade para controlar o cobre e usa isso a seu favor. Logo, Leran se vê mais envolvido no conflito entre os magos e o governo do que gostaria e tem sua vida virada de cabeça para baixo.

Adorei a forma como o autor usou a magia e explicou-a, ele usou termos científicos e fez combinações de dois elementos da natureza para criar novos poderes! Também foi interessante o processo de descoberta do Leran, como aprendeu sobre a magia aos poucos, através de perguntas e dos novos amigos que fez, é legal ver o processo de transição de um garoto manipulado pelo rei para um garoto que sabe a verdade.

É interessante que a irmã do Leran seja mais poderosa que ele, foge do clichê e é original, mas senti falta de coisas diferentes no Leran, enquanto protagonista ele foi muito comum, apenas um mago a mais, tudo bem que sua habilidade de arquearia se destaca, mas logo vários magos se tornam arqueiros, anulando essa “diferença” no Leran. Isso pesou bastante pois é ele quem narra a história, espero que o personagem desenvolva características marcantes no decorrer da série, seja em sua personalidade, em seus poderes ou tendo um objetivo diferente dos outros.

Gostei de conhecer a história de Judra, uma personagem que surge na página 80. Só descobrimos mais sobre ela pouco depois da metade do livro, na parte em que ela narra. Judra é mais interessante que o Leran, teve uma vida difícil e seus objetivos são completamente diferentes do garoto. Mas não curti muito o romance entre os dois por causa de uma atitude que Judra tomou, não consegui entender a decisão dela levando em conta seus sentimentos.

Apesar de ambientar-se num reino, essa história não é de fantasia medieval, além do arco e flecha, armas de fogo e outras mais tecnológicas são utilizadas pelos personagens. No começo o enredo parece uma distopia, principalmente com a exploração de temas políticos na trama, porém aos poucos a magia torna-se o assunto principal da história.

O livro apresenta um finalzinho, mas nada que responda todas as questões deixadas em branco, muito pelo contrário! O autor lança mais perguntas na última página. Há um capítulo extra no final narrado por Judra, e ao contrário do que pensei ele não ajuda a aliviar a curiosidade, pois conta uma coisa que aconteceu antes do início dessa história.

Acabei o livro com uma sensação incompleta, por causa das coisas que faltaram na obra, mas me diverti bastante durante a leitura, nas cenas de ação e nas lutas. Estou animada para ler o próximo livro, pelo final me parece que o segundo volume é bem melhor que este!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários!
Beijos de uma arqueira… 

8 comentários

  1. eu recebi por conta da parceria ja faz alguns meses, mas ainda não tive pique para ler, por ja não me identificar muito com o gênero fico com um pouco de medo de me cansar fácil, por isso quero ler quando estiver animada e pré disposta
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Samantha. Eu não havia me interessado por Supernova - O Encantador de Flechas, mas ganhei o livro recentemente, então decidi conferir a resenha. A história não me conquistou por total, mas acabei me interessando por alguns fatos do livro, como a magia, o muro e a divisão de "poderes".

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Comprei o livro antes de ser lançado pela novo conceito e ainda não consegui lê-lo. mas sempre vejo boas resenhas a respeito. Que bom que pelo menos se divertiu *-*.
    Espero que eu consiga lê-lo logo.
    Bjos!!!
    http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de livros que envolvam magia e aventura, mas esse livro da Novo Conceito nao me interessou nadinha.
    Eu achei tb que era distopia, mas pelo jeito nao se trata nada disso.
    A capa achei mto juvenil, e nao gostei nadinha... Apesar da sua resenha positiva em relação ao livro, ainda nao senti aquela vontade de ler.
    Pelo menos o livro te deixou com gostinho de quero mais...vou tentar ler um dia.
    Beijos

    https://fuxixiu.wordpress.com/
    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parece bem interessante essa história...eu curto muito qdo o assunto é magia!
    Fiquei curiosa para saber o pq q. não de agradou o romance de Judra e Leran. Mas vou esperar mais um pouquinho para vê se algo mais me chama a atenção!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito aventura e fantasia, essa resenha me deixou ainda mais interessada em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Samantha
    Eu achei que era algo medieval na verdade. Não tenho vontade de ler este livro, ainda mais sabendo que tem essas situações em aberto. Também não gosto de terminar um livro com essa sensação.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. adorei a resenha,ainda no li esse livro..ms pretendo

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!