[Resenha] Zac & Mia

Zac & Mia - A. J. Betts

Zac & Mia - A. J. Betts
Sinopse - Novo Conceito - 2015 - 288 páginas


A história de “Zac & Mia” é sobre uma amizade que começou com batidas numa parede, bilhetes trocados rapidamente por meio de enfermeiras, mensagens do Facebook às três da manhã, uma doença em comum e uma música irritante. Zac acabou de fazer um transplante de medula, está internado em observação e não pode sair de seu quarto. Mia está fazendo ciclos de quimioterapia no hospital e constantemente briga com a mãe.

Zac está no quarto ao lado do de Mia, que fica ouvindo a mesma música da Lady Gaga no último volume, diversas vezes seguidas, irritando Zac. Uma batida na parede como forma de protesto faz com que a música pare, mas Zac começa a sentir-se mal pelo que fez e passa a tentar se desculpar com Mia, que teimosa, interpreta mal todos os pedidos de perdão.

Mas no fundo os dois se entendem muito bem, ela faz perguntas que são consideradas “proibidas” no hospital e Zac garante que Mia é a mais sortuda da ala de câncer, mesmo que ela não concorde nem um pouco com isso. Promessas no meio da noite. Piadas para amenizar o clima. Coisas em comum. Zac e Mia não precisam de mais do que isso para marcarem a vida um do outro.

“Como alguém pode compartilhar segredos com outra pessoa, enviados de um lado para o outro no silêncio na madrugada, mas não sabe coisas básicas como em que bairro o outro vive ou seu número de telefone? Como alguém pode desparecer da sua vida assim tão fácil?”

O mais interessante nos livros sick-lit é que os sentimentos dos personagens são muito explorados e apesar de seus problemas, eles nem sempre estão de mal com a vida. Zac, por exemplo, é um adolescente super alegre que gosta de ver o lado positivo das coisas, já Mia é mal-humorada, briga com todo mundo e acha que é a única pessoa do planeta que está sofrendo. Zac faz uma diferença e tanto na vida dela!

O livro é dividido em três partes, uma narrada por Zac, uma com a narrativa alternada entre os dois protagonistas e a outra narrada por Mia. A melhor parte do livro foi sem dúvida a primeira, mesmo se passando inteiramente num hospital, aconteceu mais coisas do que quando os personagens estavam fora dele. A trama é muito fluída e calma, focada em pensamentos e sentimentos, em vez de ações e descrições.

“Espanta-me como a confusão do universo sabe exatamente o que está fazendo, como tudo foi acertado 13 bilhões de anos atrás e as galáxias estão seguindo as regras desde então. Elas estão todas lá em cima, seguindo o ritmo e fazendo todo o sentindo, enquanto nós humanos estragamos tudo no pequeno tempo que tivemos.”

Comecei gostando mais de Zac e acabei gostando mais de Mia, mas me identifiquei com os dois em alguns aspectos, eles são bem diferentes um do outro e se completam, é inevitável não torcer pela amizade deles (ou algo a mais). Outros personagens ganharam meu coração nessa trama: a mãe e a irmã de Zac, que são super atenciosas e uns amores de pessoa.

O final deixa um misteriosinho para o leitor, mas foi bem pensado pela autora, não ficou muito óbvio e nem um pouco clichê, fiquei curiosa para ler outros livros da A. J. Betts, pois adorei sua narrativa! Super recomendo!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! Beijos... 

10 comentários

  1. Oi, Samantha
    A autora parece ter explorado bem os sentimentos dos personagens. Eu não tenho muita vontade de ler o livro, embora não descarte a possibilidade de ler. Bom saber que narrativa é boa. Eu até gosto quando os finais são assim meio abertos, dependendo de como é, claro.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Samantha! Zac & Mia foi um sick-lit que me impressionou, pois pensei que ele seria apenas mais um plágio de outros livros com doenças quaisquer. Mas, isto não aconteceu. Me fascinei como a autora cria esses personagens, cheios de vidas, mas, ao mesmo tempo, cheio de doenças, ambos levando seus prazeres de forma bem humorada, às vezes não. E, o mais importante da leitura, a amizade.

    ResponderExcluir
  3. eu gostei bastante da trama, além de tratar de um tema delicado a trama fica mais leve com o companheirismo e amizade de Zac e Mia
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da sua resenha e fiquei interessada.
    Nesse gênero li apenas A culpa é das estrelas e gostei bastante, vamos ver se consigo ler este, afinal a lista de livros só cresce *-*.
    Tenho o blog Sentimento nos livros e estou voltando a blogar agora se quiser conhecer, fique a vontade.
    Bjos!!!
    http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Samantha! Oi, Elis!

    Apesar de não gostar muito de sick-lit, fiquei curiosa para ler este livro, pois parece ser bem meigo e divertido.
    Gostei também de como começou a amizade entre eles e o Zac me encantou de imediato!
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou doida pra ler esse livro, curto muito um sick-lit , parece ser bem emocionante e essa resenha me deixou ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  7. Desde o lançamento de “Zac & Mia” que eu to de olho.
    Ando gostando mto de sick lit e esse me interessei primeiro pela capa, que achei simples e bonita.
    Concordo total, apesar do livros terem uma carga emocional grande, acho que mostra que a vida pode ser feliz com pouca coisa e que devemos valorizar mto mais as pessoas que os bens materiais.
    Amei conhecer Zac e seu jeito para cima e como mudou a vida de Mia.
    Fiquei curiosa com o final e como não ficou muito óbvio e nem um pouco clichê.
    Ansiosa por ler logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Realmente parece muito bom o livro!
    Ainda não li nada dessa autora...
    Fiquei bem interessada a sua resenha foi ótima e estou curiosa para saber como foi o fim, kkkkkk
    Já que eles estavam num hospital em tratamento e vc falou q o fim não foi nada convencional...
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Quero ler! hahaha
    Gosto muito de livros que descrevem a visão de dois personagens!
    Parece ser uma história muito bonitinha, apesar de se passar num hospital..
    Gostei da capa!


    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. A Capa desse livro está muito bonita, e a história parece ser muito boa, tenho lido diversos comentários positivos referentes a esse livro e por esse motivo pretendo lê-lo.
    Sua resenha está muito boa. Pretendo ler Zac & Mia em breve.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!