[Resenha] ABARAT

ABARAT - Clive Barker

ABARAT - Clive Barker
Sinopse - Companhia das Letras - 2003 - 440 páginas


Mais uma vez Clive Barker nos surpreende com sua excepcional habilidade na criação de mundos, definitivamente a imaginação do midiático autor não tem limites, Abarat é um lugar onde “o tempo é espaço”, um arquipélago de ilhas em uma dimensão extremamente exótica, e assim ele nos lança em uma viagem surreal, bizarra, magica, fantástica e indescritível:

“ ... os visitantes do Mais-Além precisavam de dias, semanas, às vezes meses para se aclimatar a Abarat; Se tentassem acelerar o processo, as pessoas ficavam loucas. Suas imaginações frágeis não podiam aguentar.”

A protagonista Candy Quackenbush é a típica adolescente entediada de uma cidade entediante, quando sua paixão por coisas bizarras a conduz a investigar o misterioso passado de sua cidade, sua descoberta, ousadia e “insolência” são o ponto de partida para uma jornada alucinante.

“ As linhas ondulantes na sua cabeça começavam agora a esmaecer, como se tivessem dado por terminada a tarefa de fazer com que ela saísse andando a esmo até avistar aquela nuvem-flor. Ela a vira; já sabia para onde tinha de ir.”

A trama que a princípio parece tratar-se de uma jovem em busca de aventura que foge com um ladrãozinho de oito cabeças, ao decorrer dos capítulos torna-se mais complexa, entrelaça aventuras repletas de perigos, magia e tecnologia a um arrojado “simbolismo ocultista” implícito tanto nas entrelinhas quanto nas inúmeras ilustrações, e reverte-se em uma jornada da heroína em busca de “si mesma”.

“ Ela tinha uma razão para estar ali. Mesmo que ninguém ainda soubesse qual era, ainda assim ela pertencia a Abarat.”

A sensação que temos ao ler é de estranhamento, com efeito, Abarat é um paradoxo, apesar de lúdico e divertido é grotesco e bizarro; vilões imageticamente repulsivos como Stampa, Kaspar e o Lorde da Meia-Noite: Cristóvão Carniça demonstram uma fragilidade emocional que nos comove, ao passo que principesco Rojo Pixler possui uma alma negra e traiçoeira; Mesmo Candy não é quem parece ser, e o que dizer de Treloso e Malingo, que também revelam-se no calor dos acontecimentos? Portanto, temos muitas reviravoltas e surpresas no decorrer da leitura recheada de monstros e seres fantásticos. O final é fechadinho e deixa com um gostinho de quero mais.


Em anexo há um apêndice com alguns enxertos do “Almenak de Klepp”, que descreve e ilustra as 25 ilhas e sua hora respectiva, cada uma delas vive o eterno presente, ou seja, na ilha da meia-noite é sempre meia-noite e assim por diante, a 25ª hora é a ilha/hora fora do tempo, no centro do arquipélago citada como a Torre de Odom, onde de acordo com Valgo Virtuoso:

“ Todos os mistérios do Abarat, disse ele, tem aqui sua solução; todos os encantamentos, a sua fonte; todas as preces, o seu destino.”

Esse é o primeiro livro de quatro, que a Cia das Letras publicou em “altíssima qualidade”, esperamos que os próximos sejam em breve publicados com o mesmo zelo. Mergulhe também nas águas cálidas do Mar de Izabella, e venha conhecer Abarat.


Estranho, envolvente, apaixonante, inesquecível!

Essa leitura foi uma cortesia da Companhia das Letras.
Aguardamos seus comentários! By.:.

16 comentários

  1. Bom, como gosto muito de livros de fantasia e também de aventuras, fiquei bem curiosa em relação a história desse livro após ler sua resenha, parece ser muito bom, pretendo ler. Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas! Eu não conhecia está obra do autor e fiquei fascinada pelo enredo e por ter uma universo tão peculiar. É diferente de outros livros do gênero que já li e fiquei curiosa para desvendar estes personagens, especialmente depois do comentário de que Candy não é quem parece ser. Dica anotada.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rosem. Nunca vira Abarat antes, mas confesso que despertou-me uma chama quando presenciei a história extremamente fantasiosa que ele possui. Não conhecia o autor, mas a sua narrativa parece bem encantadora, nos envolvendo desde o inicio do livro com a apresentação da personagem. Outro fato importante são as belas ilustrações.
    Consumidor de Sonhos

    ResponderExcluir
  4. oi flor, passo por aquela velha história: eu preciso parar de torcer o nariz para histórias que eu não conheço a fundo e bloqueio por marra
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto muito fantasia e aventura e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo ser envolvente, apaixonante, inesquecível.

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei esse livro, é lindo demais e a história é louca e sensacional. A Cia. das Letras vai publicar a continuação? É que eu acho que esse já foi publicado há um bom tempo. Coloca a sua resenha no Skoob, por favor que tem várias resenhas detonando o livro por lá, ainda bem que eu não me baseio nisso na gora de comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não temos informação sobre a continuação Cris, mas torcemos para que as publicações aconteçam. Já coloquei a resenha no Skoob ;) Beijos!

      Excluir
  7. Fiquei muito interessado em Abarat. Mais um para minha lista de compras !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Achei bem interessante esse livro!
    Cheio de fantasia né? Apesar de parecer bem fantasioso, eu gostaria de ler, já que vc falou que o final foi bom e que ficou com gostinho de quero mais...me chamou à atenção!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Achei muito bom a resenha e adoro livros fantasioso, entrou na minha lista de quero ler :)
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha escutado sobre esse livro Abarat, e olha que eu fico de olho nos livros da Cia das Letras. Achei a capa bem legal, com esses personagens diferentes.
    Lendo a sua resenha, fiquei muito animada a conhecer Clive Barker e na sua habilidade de criação de mundos, nos fazendo imaginar e surpreender com suas historias.
    A diagramação do livro está mto perfeita, com certeza a Cia das letras investiu bem.
    Nao sou fã de livros com ilustrações, mas desse eu gostei por ser diferente.
    Animei de conhecer.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Rosem!
    Bom ver um livro ilustrado, cheio de reviravoltas, seres mais que fantásticos, e ambientado em lugar paradisíaco, porém bem perigoso.
    Adoro as ilustrações porque fazem nossa imaginação recriar as imagens.
    ”Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”(Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  12. Por mais que tivesse gostado dele pelo nome e capa no Correio Passional, não passava pela minha cabeça que seria tao "assuatador" (se assim posso dizer). No começo fui ficando muito empolgada para fazer a leitura, mas quando vi a 1ª foto, me assustei e agora não sei se terei coragem para ler; mas não tem nada a ver com medo e sim porque não gosto de figuras e afins daquele jeito.

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de ler livro do gênero fantasia e também gostei desses desenhos nas paginas, mas esse livro em especial não me chamou muito a atenção. Quem sabe em outra oportunidade não acabo lendo ele.

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Eu não estava lembrada do escritor então fui procurar no google pra saber o que esperar dele.E pelas suas outras obras essa deve ser mesmo bizarra kkk,mas gostosa de acompanhar.Eu não conhecia essa coleção que a editora publicou mas vou dar uma procurada nela também.Com certeza é algo bem diferente do que estou habituada mas que me interessou bastante.E é bom saber que tem um final fechado,estou sem tempo pra séries.

    ResponderExcluir
  15. Acho ótimo quando o autor faz a mistura de fantasia com mistérios e um pouco de ousadia por parte do personagem. Na verdade, a história fica bem mais emocionante e sou fã de carteirinha desse tipo de leitura. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!