[Resenha] Capitolina - O Poder das Garotas

Capitolina - Vários Autores

Capitolina - O Poder das Garotas - Vol.I
Sinopse - Editora Seguinte - 2015 - 191 páginas


“Capitolina” é uma revista online voltada para meninas, que depois de um ano de publicações virou um livro super fofo e cheio de ilustrações! 41 escritoras e 23 artistas colaboradoras do site participaram desse projeto, cedendo os melhores textos e desenhos publicados durante o ano e alguns outros inéditos.

A obra é dividida baseando-se nas doze primeiras edições da revista online, onde cada edição possui um tema diferente que inspira os textos. No livro, foram escolhidos dois textos para cada tema, variando desde família até magia. No final de tudo isso, ainda encontramos alguns textos especiais sobre Cinema, Tv e Música, Escola, Vestibular e Profissão, Tech e Games, Artes, Faça Você Mesma, Relacionamentos, Sexo, Moda e Beleza.

“Não procure o príncipe encantado (…) Almeje pessoas que te façam rir à toa, que te acompanham nos seus passeios, que partilhem dos seus hobbies, por mais estranhos que sejam. Ou então não almeje ninguém! A gente pode ser feliz sozinha.”

No começo do livro, as editoras Clara Browne, Lorena Piñero e Sofia Soter contam sobre como a Capitolina surgiu: a partir de uma sensação conjunta de que elas não eram representadas pela mídia. Esse livro, assim como o site, é mais intenso e verdadeiro do que as revistas comuns vendidas em bancas de jornais, as garotas não tem medo de dar sua opinião, de espalhar suas ideias, de falar o que sentem, elas dão voz às pessoas que fazem parte de minorias (que não se encaixam nos padrões estabelecidos ou nas panelinhas de escola) e fazem com que qualquer garota se identifique com os textos.

Capitolina fala bastante sobre o feminismo, o poder das mulheres, a força que elas tem, nos incentivando a perseguir os nossos sonhos. Esse é um tema bem moderno que eu particularmente gosto muito. Outros temas bastante abordados são sexualidade e preconceito.

“O ser humano tende a dominar aquilo que não entende, costuma condenar aquilo que não conhece.”

Depois de alguns textos, temos partes interativas e sugestões de atividades, como por exemplo: após falar sobre girl bands, a autora sugere que pensemos num nome caso fossemos criar uma banda, capa do primeiro álbum, shows da turnê, etc, há espaço para escrever e desenhar no livro. Adorei isso e logo logo vou fazer tudinho!

Esse livro é simplesmente apaixonante, mesmo depois que acaba ainda podemos dar passadinhas diárias pelo site para lermos os textos inéditos, ou os outros que não couberam no livro. Recomendo tanto a revista online quanto o livro para todas as garotas adolescentes feministas, que já se sentiram sozinhas ou excluídas nesse mundão cheio de gente ditando regras e nos dizendo como nos comportar.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Seguinte.
Aguardamos seus comentários! Beijos... 

12 comentários

  1. Oi, Samantha. Confesso que não curti o fato de o livro ser baseado em uma revista online. Mas, por outro ponto de vista, a proposta da história é bem legal por passar por meios de ilustrações e pequenos textos a força de uma sociedade a favor de direitos iguais e às mulheres. Gostei da premissa.

    ResponderExcluir
  2. não conhecia a publicação, mas gostei da inovação do livro, achei interessante vir do virtual para o impresso, creio que leria com gosto
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não conhecia esse livro nem a revista online, parece super interessante, curto muito uma leitura interativa e com sugestões de atividades, já foi pra lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bom esse livro porque ele mostra o poder feminino, eu quero esse e o mulheres da carol rossetti, faz resenha desse livro ??
    Bjss e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  5. Sam!
    Muito bom ver um livro diferente das fantasias que andamos lendo por aí.
    É um livro mais maduro e carregado de fatos diários, o que agrada muito.
    E se fala de mulher, melhor!
    “A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante, então por esse motivo fiquei bem curiosa e pretendo comprá-lo.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Parece muito interessante esse livro...não conhecia.
    Vou visitar a página que vc sugeriu da revista on line, pois achei bem interessante a ideia.
    E pelo que vc falou, ainda faz a gente pensar em várias possibilidades em nossa Vida!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Samantha, lendo o título do livro, não dá para imaginar o seu conteúdo!
    Gostei de saber que o livro foi feito com base em uma revista, com assuntos variados, que dá voz às minorias, aos que não se encaixam no que a mídia prega.
    Acho importante existir um meio de comunicação que atinja outras pessoas, que as libertem!
    E gostem muito quando você falou sobre as atividades, soltar a imaginação é uma delícia!
    Visitei a revista online e me apaixonei pelo layout, pelos desenhos....
    Obrigada!

    Beijos,
    Andreza Silva Souza
    www.detalheseartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Eu não conhecia a revista mas achei super bacana a publicação desse livro,ainda mais contendo temas tão atuais direcionado para nós mulheres.Esses textos divididos com todos esses enfoques também é outra coisa que me chamou atenção.Já até quero meu livro e com certeza vou dar uma olhada na revista online.

    ResponderExcluir
  10. Oi Samantha.
    Vi sobre o livro recentemente, mas nem me atentei direito ao que se tratava; muito menos que surgiu com base de uma revista online; ele deve ser legal e super diferente do que já tenha lido.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa para saber como é um livro passeado em uma revista online, fui procurar mais sobre a revista e dei uma olhada em algumas matérias, achei tudo bem interessante e pretendo conhecer esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Essa capa está um arraso de tao linda.
    Nao conhecia a revista online, mas fiquei bem animada a conhecer depois de ler a resenha.
    Ainda mais que trata do universo feminino, que eu adoro ficar por dentro.
    Achei a proposta do livro bem interessante, mas as partes interativas e sugestões de atividades eu nao gosto, nao consigo interagir assim com o livro.
    Mas ainda quero ver por dentro, animei de conhecer mais.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!